UMA TAÇA MORIBUNDA

Jogam-se hoje os quartos de final da Taça Uefa.
As equipas em presença são as seguintes: Levski de Sófia, Schalke04, Middlesbrough, Basileia, Steaua de Bucareste, Rapid de Bucareste, Sevilha e Zenit de S.Petersburgo.
Se atentarmos ao posicionamento destas equipas no ranking dos últimos cinco anos em todas as competições europeias, verificamos que o Schalke 04 é o melhor colocado, no 44º lugar. Sevilha, Basileia e Middlesbrough ainda aparecem nos 100 primeiros, enquanto os restantes surgem em lugares entre 100º e o 200º(o Rapid é o pior classificado no 197º lugar).
No ano anterior sucedeu mais ou menos o mesmo.
A pergunta que se impõe é a seguinte: qual é o interesse desta competição ?
A aposta, bem conseguida reconheça-se, da UEFA na sua Liga dos Campeões levou, e bem, à extinção da Taça das Taças.
Quedou-se então a Taça Uefa, como competição de consolação e forma de gerar algumas receitas suplementares.
Há que reconhecer que se tratou de um erro. Nem gera receitas, nem desperta qualquer interesse competitivo. Suspeito que um destes anos nem a própria final venha a ser televisionada.
E que tal, se os vencedores das taças dos países fossem apurados para a primeira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, e se acabasse de uma vez com a Taça Uefa, Intertoto e Supertaça europeia, passando a existir apenas uma grande competição europeia ?
Ou então, em alternativa, haverá que pôr fim à presença de terceiros e quartos classificados de alguns campeonatos na Liga dos Campeões, oferecendo assim à Taça Uefa um brilhantismo que o seu historial, apesar de tudo, merece.
Tal como está, não faz sentido existir.

1 comentário:

Anónimo disse...

A questão é que não desperta interesse competitivo, logo não atrai adeptos, não gera receitas, e em certos casos até se torna um estorvo para alguns clubes de campeonatos mais ricos.
Por exemplo, o Parma jogou com a segunda equipa nas meias finais da época passada frente ao CSKA, de modo a poupar os jogadores para um jogo decisivo do campeonato (estava em risco de descer).
Creio que hoje é mais prestigiante, quer em termos financeiros, quer em termos mediáticos, estar numas meias finais da Champions, do que ganhar a Uefa.
Duvido que a Taça Uefa seja acompanhada em países como o Japão, a China, o Brasil ou os Estados Unidos.
Antes era entendida como uma das três competições europeias (apesar da Taça dos Campeões ser sempre naturalmente a mais importante), e hoje é meramente uma competição de consolação.
A primeira opção que pús, também permitia a clubes como o Vitória de Setúbal, estar nas pré-eliminatórias através da taça, dando-lhes possibilidades de receita enormes.