GOLPE DE ESTÁDIO

Em Itália são condenados, demitidos, presos, e as suas equipas descem de divisão.
Em Portugal são recebidos na Assembleia da República como heróis, e ainda se riem na cara de todos nós.
Será que alguma vez poderemos ser um dos quatro melhores do mundo na justiça ?

7 comentários:

Maria Strüder disse...

E as pessoas acham piada e ainda os vão receber como se fossem deuses. Sinceramente como é possivel deixarem-se levar por estas palhaçadas e ainda achar piada! é impressionante a estupidez popular.

Rakal D'Addio disse...

Talvez tenhamos importados essa mesma característica de vocês, ou o contrário, não sei bem, o fato é que aqui no Brasil o ocorre o mesmo.

Anónimo disse...

Não sei se sabe aí no Brasil, Rakal, mas em Portugal sucedeu precisamente o mesmo que em Itália.
Ficou inclusivamente provado em tribunal, que eram disponibilizadas prostitutas para certos árbitros após jogos do F.C.Porto e Boavista, com o fim de os favorecerem, e para jogos de clubes rivais com o fim de os prejudicarem.
Só que, depois de quase dois anos de espera, ficou tudo em nada, porque não conseguiram (ou não quiseram) encontrar nexo de causa entre os favores recebidos pelos árbitros, e os erros cometidos pelas arbitragens desses jogos (os únicos em que havia provas concretas de aliciamento, através de escutas telefónicas). Ou seja, um dado meramente processual e burocrático, que não invalida o essencial: as tentativas de favorecimento, que aliás resultaram em vários campeonatos ganhos de forma bem estranha.
Assim, embora tenham chegado a ser detidos para interrogações, o presidente do F.C.Porto, Pinto da Costa (cujo advogado no processo foi um antigo presidente do conselho de arbitragem, em dois anos que corresponderam a dois títulos para os portistas), bem como o presidente da Liga (e pai do presidente do Boavista) Valentim Loureiro, ficaram absolvidos.
O processo ainda decorre, mas já só com um pequeno clube da segunda divisão (o Gondomar), pois convém sempre encontrar um bode expiatória para afastar os principais corruptos.

Em Itália não houve problema em remeter Juventus, Lazio e Fiorentina para a segunda divisão, além de suspender todos os principais intervenientes no caso.
Em Portugal, Valentim Loureiro continua a presidir à entidade que organiza os campeonatos e dirige a arbitragem (!!!!), e Pinto da Costa foi ainda esta semana recebido na Assembleia da República, por um grupo de deputados adeptos do F.C.Porto.

Enfim...
A única coisa que valeu a pena neste vergonhoso processo (chamado Apito Dourado)foi que, nestes dois anos, os benefícios de arbitragem para aqueles clubes não foram de facto tão evidentes...

Rakal D'Addio disse...

Aqui também temos diversos casos de pilantragem explicita que culminaram em absolutamente nada, o Fluminense, por exemplo, caiu para a segunda divisão em 96, mas aparentemente a CBF não percebeu, porque no próximo ano a equipe permaneceu na Série A, justiça foi feita em já em 97 o Flu caiu novamente e desta vez caiu mesmo, a coisa andava tão ruim que no ano seguinte a equipe foi rebaixada para a terceira divisão.

Pois bem, em 99 o Fluminense subiu para a segunda e (observe que milagre) no ano de 2000 o clube já estava de volta a primeira, a impressão que passa é que o Flu não pode de forma alguma disputar a segunda divisão, nem mesmo se pertencer legalmente a ela.

Passaram-se 6 anos e provavelmente muitos esqueceram-se disso, agente já passa batido, como se fosse rotineiro.

Agora mudando um pouco de assunto, mas continuando em um assunto que intriga, é curioso a Record transmitir Palmeiras X Corinthians para Portugal, porque eles não fizeram o mesmo aqui no Brasil.

Abraços

Anónimo disse...

É, realmente aí também há muita coisa para contar...


Eventualmente não transmitiram o jogo aí para São Paulo de modo a não prejudicar a bilheteira (ainda que o Morumbi estivesse muito longe de encher).

Aqui todos os domingos a TV Record transmite um jogo do Brasileirão (antes era através do GNT).

Anónimo disse...

Great site lots of usefull infomation here.
»

Anónimo disse...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»