FALTA DE ESPELHOS

Comparar Eusébio (um dos melhores jogadores do Mundo de todos os tempos) com Anderson (uma mera promessa, cujo curriculo é um golo e duas bolas ao poste), ou acusar João Alves de ser um treinador fracassado (depois de ter feito excelente carreira no Estrela da Amadora, onde levou o clube ao cume da sua história, e no Boavista), é absolutamente natural em quem nada percebe de futebol.
De facto existem intelectuais e pseudo-intelectuais. Estes últimos são justamente aqueles que falam sobre tudo mas de nada percebem, ainda que com o dom da oratória ou uma escrita fluente quase pareçam por vezes possuir uma credibilidade que de facto não têm.
Porque não se olham ao espelho ?

11 comentários:

Anónimo disse...

Primeiro: O homem não comparou o Deusébio ao Anderson. Segundo: que equipa de futebol está o luvas pretas a treinar?!! O sucesso esporádico não é sinónimo de competência, mas sim a sua regularidade... (não, não estou a dizer que tem que ser campeão todos os anos...)

Anónimo disse...

E qual é o currículo do Deusébio para ser considerado um dos melhores do mundo? O grande jogo no mundial de 66 frente à Coreia, será suficiente para ser considerado como tal? Ou será apenas um dos melhores de Portugal?
Não estará o Eusébio muito endeusado?
Duvido que estas e outras questões possam ser respondidas de forma desapaixonada… Sei que para o Vedeta provavelmente acabei de cometer um sacrilégio, mas eu também não me importo de ser excomungado da legião de adoradores do Deuzebio..

LF disse...

Não comparou ????????
Lê novamente o artigo !

Em Portugal há mais treinadores do que equipas. Além disso há uma lógica de interesses e empresários que favorece uns em deterimento de outros.
João Alves ganhou uma Taça de Portugal no Estrela da Amadora e fez excelentes épocas no Boavista, já nos anos noventa.

Mas o que está em causa nem sequer é isso (ninguém me paga para defender o João Alves, apesar de ter sido um dos meus ídolos de infãncia enquanto jogador).
O que está em causa é que eu não reconheço conhecimentos nem capacidade a MST (é dele que falo) para avaliar sequer o treinador do Juventude de Évora, quanto mais técnicos com titulos nacionais no curriculo.

O mal está em um mero "curioso" como ele, escrever sobre um tema especializado num órgão de comunicação especializado, como se soubesse mais do tema do que qualquer um de nós.
Aliás o homem julga saber de tudo, pois a sua crónica semanal no Expresso também está sempre simetricamente cheia de certezas absolutas e de disparates absolutos, próprios de quem fala por falar, próprios, enfim, de um ...pseudo-intelectual.

A propósito de comparações, que tal compará-lo enquanto escritor com Saramago ou Lobo Antunes ?
Resultaria grotesco, não ?

LF disse...

Otragal,

Tens de ler mais sobre a história do futebol.
O Eusébio não é do nosso tempo, eu sei, mas caramba !
"Um dos melhores" de Portugal ???????????
O Otragal !!! Com franqueza !

Pode-se discutir se está entre os cinco, entre os dez ou entre os vinte melhores de sempre.
Mas daí para baixo só por má vontade...

Eusébio foi melhor marcador dum mundial, aonde levou a selecção nacional "às costas". Foi duas vezes "Bola de Ouro". Foi duas vezes "Bota de Ouro". Foi a várias selecções do Mundo. Foi campeão Europeu marcando dois golos na final, e voltando a marcar noutras finais. Foi onze ou doze vezes campeão nacional, venceu várias taças de Portugal, foi melhor marcador nacional sete vezes, etc etc etc.

Rakal D'Addio disse...

Estou a parte da discussão, mas acho que só o fato de comparar o jovem Anderson com alguém já é motivo de lamento.

Anónimo disse...

Já li, e continuo a achar que não comparou, pelo menos depreciativamnete...
Essa animosidade para com MST já vem de longe, digamos que é um dos teus ódios de estimação... assim com era (menos, é verdade) o Lobo Antunes, que tu dizias não gostar por associá-lo, penso eu, à direita, mas isso´são outros assuntos que não futebol.
Mas voltando ao MST, trata-se de um colunista que eu admiro, mas que tb discordo de algumas das suas posições, como aquela última de defender que o Katsouranis terlesionado o Anderson de propósito, no entanto isso não significa que o passe a achar uma besta ou um imbecil, eu respeito as opiniões contrárias à minha, tu tb deverias aprender a faze-lo...
Quanto à questão do Eusébio, cada um pensa aquilo que quiser, mas a sua, ainda, enorme popularidade além fronteiras deve significar alguma coisa, bem como todos os rankings elaborados pelas mais variadas instituições internacionais que periordicamente aparecem, que teimam em colocar o Eusébio (vou ser modesto), como um dos melhores 20 jogadores de futebol de sempre, estarão todos errados?!!!

Anónimo disse...

Rakkal,

A questão centra-se num colunista aqui de Portugal, que escreve sobre quase tudo, diz mal de meio mundo, sem que se lhe conheça nenhum particular mérito que não ser filho de uma excelente poetisa e de um jornalista e deputado.
A última dele foi insinuar que um jogador como Eusébio já não teria sucesso no futebol actual (eu acho precisamente o contrário, pois uma das suas armas era justamente uma impressionante capacidade física), ao contrário de Anderson (do Porto, seu clube) que, esse sim, era o jogador que o futebol de hoje pedia.

Foi dele que Scolari (um dos seus grandes alvos) disse um dia tratar-se de alguém que como escritor era uma "bosta".

Anónimo disse...

Brytto,

Eu continuo a achar que comparou.
Ficamos nisto.

Não tenho qualquer ódio de estimação. Não odeio ninguém, nem nunca odiei.
Simplesmente irritam-me o tipo de comentadores que, percebendo pouco dos assuntos em causa, enche a boca a dizer mal de tudo e todos, como se fosse dono da verdade e do supremo conhecimento.
O caso em questão é o paradigma desse fenómeno.

Por vezes até concordo com ele, e reconheço que escreve e fala razoavelmente, motivo pelo qual, além da sua ascendência, tem acesso a tantas tribunas.
O facto de estarmos aqui a falar dele, talvez justifique a opção da "Bola" em o mater por lá, pois de facto eu reconheço que também o leio, e os jornais querem sobretudo vender. Ele vende.
Agora perceber de futebol ...

António Lobo Antunes é um excelente escritor, do qual aliás tenho várias obras em casa.
Não simpatizo com a pessoa, é verdade, acho-o um tanto presunçoso e arrogante enquanto cidadão, mas isso não lhe retira o talento como escritor.
Posso até preferir pessoalmente outros estilos literários, mas isso em nada afecta o meu respeito pelo autor Lobo Antunes enquanto tal.
De forma alguma tenho qualquer espécie de ódio por ele, que aliás até já me autografou pessoalmente um livro.

Não sei de onde tiraste essa história de direita e esquerda, pois eu nem sei qual a cor política de Lobo Antunes. Nem me interessa.
Sei que foi no passado filiado no Partido Comunista, e que está casado com uma ex-ministra do PSD. Nada mais.
Aliás, tanto leio Borges, Vargas Llosa ou Agustina, como Saramago, Garcia Marquez ou Luís Sepúlveda, não estando a minha admiração por qualquer deles dependente de outra coisa que não o talento literário.

Deve haver alguma confusão tua em redor deste tema, que todavia não se enquadra na natureza de VEDETA DA BOLA.
Podemos continuar a discutir isso noutro âmbito que nºao aqui, onde se fala só de futebol.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Porquê este silêncio, já passaram dois dias e nem uma linha em relação ao caso Veiga? Estás à espera da conferência de imprensa/posição oficial para te alinhares?
Será que em nome da chamada blindagem do plantel a imagem do Benfica deve continuar a ser tratada desta forma?

Anónimo disse...

O silêncio prende-se com duas ordens de razões:

1º Não é um caso desportivo, mas sim meramente pessoal.

2º Falta de tempo para escrever sobre aquilo que não seja esritamente essencial (espero poder fazer um post sobre o jogo da selecção ainda hoje)


Mas deixo a minha opinião muito rapidamente:

Não simpatizo com Veiga, e não chorarei uma única lágrima no dia que ele abandonar o Benfica (apesar de lhe reconhecer alguns méritos). Contudo preferia que esse dia fosse no final da época, e numa altura em que houvesse tempo para calmamente encontrar um substituto.
Nesta fase temo que a sua saida cause alguma instabilidade no plantel