QUEM ÉS TU BENFICA ?


Não há rodeios possíveis. O Benfica fez um jogo miserável!
Já não é a primeira vez, nem a segunda, que a equipa encarnada dá mostras de uma inabilidade tremenda sempre que se depara com equipas pressionantes e minimamente imaginativas no ataque. Com Sporting, F.C.Porto, Celtic, Sion, Boavista e agora Sp.Braga, os encarnados sofreram sempre três golos, mostrando enormes carências nas transições defensivas, falta de capacidade de sofrimento e desnorte competitivo. Se perante adversários frágeis este Benfica consegue realizar exibições plasticamente bem conseguidas e resultados robustos, sempre que se depara com um conjunto mais forte e de maior ambição atacante espalha-se ao comprido, evidenciando fragilidades impróprias para um candidato ao título.
A primeira meia hora foi inqualificável. Nenhum lance atacante, desastre defensivo, um golo ridículo sofrido logo aos sete minutos (começa a ser lícito equacionar um regresso de Moreira), nenhuma capacidade de choque, perdas de bola sucessivas.
O golo de Ricardo Rocha surgiu completamente contra a corrente do jogo, sendo esse um golpe de sorte que nem mesmo assim o Benfica conseguiu depois aproveitar ou fazer por merecer. À beira do final do primeiro período nova oferta, desta vez de Nelson, muita delicadeza de Ricardo Rocha na abordagem a Maciel, e a bola novamente no fundo da baliza de Quim. Suspeitei de imediato que o jogo tivesse ficado aí resolvido, e a segunda parte viria a dar-me razão.
Mesmo nos momentos em que o Benfica teve mais posse de bola, a sua eficiência foi praticamente nula. Houve vários jogadores a exibirem-se a níveis francamente baixos - Nélson, Miguelito, Katsouranis e Nuno Gomes, este sentindo os golos falhados na última quarta-feira sem que desta vez se possa sequer queixar de azar -, e a equipa colectivamente nunca se entendeu com a pressão dos bracarenses, mais frescos, mais motivados e mais organizados.
O terceiro golo surgiu com naturalidade, e se o jogo durasse mais uns dez minutos provavelmente o resultado ainda teria engordado.
Fica também a perplexidade acerca da abissal diferença de prestações dos bracarenses em Alvalade, na anterior jornada, e hoje. É verdade que houve entretanto mudança de treinador, mas cada vez se torna mais evidente que o Benfica encontra nos seus adversários uma estranha e incompreensível motivação suplementar – até ao nível do próprio público – que muito o penaliza nas contas do campeonato. Prova da sua grandeza, mas também de um certo ambiente, até mesmo no espaço mediático, que favorece essa atitude.
Benquerença também puxou dos seus “galões”, poupando pelo menos dois livres perigosos aos bracarenses, numa fase em que um eventual 2-2 podia ter mudado o rumo dos acontecimentos (numa delas Petit ainda viu o cartão amarelo), tendo já antes poupado a expulsão a Maciel.
Depois de uma noite assim, as pontuações não podem ser generosas: Quim 1, Nelson 1, Anderson 1, Ricardo Rocha 2, Miguelito 0, Petit 2, Katsouranis 0, Nuno Assis 2, Simão 1, Nuno Gomes 0, Miccoli 2, Karagounis 0 e Paulo Jorge 0
Melhor jogador do Benfica, ou com mais rigor, o menos mau: Miccoli (apesar de longe, muito longe, das últimas exibições).
Veremos na terça-feira até que ponto este resultado, e sobretudo esta exibição, vai pesar numa equipa que, aos inúmeros azares que tem coleccionado, junta também uma tendência quase genética para o abismo, parecendo por vezes pensar que só com as camisolas e com um passeio bem disposto pelo relvado consegue ganhar jogos e pontos.
Assim se fica a nove pontos (!) da liderança...

3 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

LF

O que dizer quando o Benfica tem um Guarda redes que só defende bolas pelo ar, ou aquelas que vão ter com ele ( nem todas, já passou uma por baixo das pernas )

Repare que o 1º golo do Sp. Braga, é uma grande falha do Quim, mas o Anderson deveria tapar o avançado, para os casos do guarde redes falhar, até nos pontapes de baliza, os defesas não podem deixar os avançados sem marcação, isto ensina-se nos infantis

No 2º Golo do Sp. Braga, se tomar atenção o lance começa numa avançada do Anderson, até meio do meio campo adeversário onde, perde a bola, ou passa ao Nelson, este perde a bola e na defesa só está o Ricardo Rocha, o avançado do Sp. Braga, entra pelo lado esquerdo da grande area e marca o golo, junto ao poste esquerdo da baliza do Quim, também se ensina nos infantis, que a bola pode entrar pelo poste mais longe, agora pelo 1º poste é que não, esse poste é do guarda redes e o Quim sofreu o golo pelo seu poste

No 3º golo, julgo que tem menos hipoteses, mas mesmo assim, penso que a reação ao remete foi tardia

O FS, quando diz que o seu guarda redes é o Quim e faz aquela palhaçada de convocar o suplente á vez, leva a que os três guarda redes, não tenham incentivo para trabalhar, porque sabem que não interessa quem está em melhor forma

Quanto ás declarações do LFV, no final do jogo, julgo que só pecam por tardias, os jogadores têm de ser chamados á atenção publicamente, para sentirem a vergonha, que os adeptos sofrem quando eles jogam mal e o Benfica perde, estes jogadores são pagos a peso de ouro e pela conversa estão em dia, por isso têm de ser profissionais e jogarem no limite das suas capacidades

Anónimo disse...

Lamento mas não concordo com as declarações de LFV.
Um lider não critica os seus subordinados em público, mas sim em privado. Em público defende-os.
Assim é que deve ser, e Veiga, diga-se o que se disser, sempre assim procedeu.

Quanto ao Quim acho simplesmente que está em má forma.
Como eu disse, talvez o Moreira merecesse uma oportunidade, ou até mesmo o Moretto, agora com outro enquadramento e apoio, pudesse estabilizar e fazer o lugar melhor do que no ano passado.