TRAUMA DE INFÂNCIA

O Sporting é um grande clube nacional. O seu historial, o seu palmarés, e a grande quantidade de adeptos espalhados por todo o país, fazem dele uma referência no desporto português, e uma entidade respeitada no panorama internacional. Tem neste momento uma equipa jovem e forte, um treinador ambicioso, estando presente na Liga dos Campeões ainda com todas as hipóteses de apuramento.
Por tudo isto, não se percebe que o clube de Alvalade insista em se assumir constantemente como uma espécie de negativo do Benfica, algo que, em nada afectando o rival, empequenece os leões aos olhos de qualquer observador desapaixonado.
Vem isto a propósito das declarações do dirigente leonino Meneses Rodrigues num encontro com um núcleo de sportinguistas, que para além de se limitarem praticamente a ataques aos rivais lisboetas, algo verdadeiramente incompreensível (e impossível de suceder no inverso), incorrem em erros de facto que importa desmontar.
O Benfica procedeu a uma meticulosa renumeração de associados imediatamente antes de dar início à campanha do novo “Kit”. Como sócio do clube, sou testemunha disso, tendo visto na altura o meu número baixar consideravelmente.
É claro que haverá pessoas que, tendo comprado o Kit, não tenham prosseguido com o pagamento das quotas. Mas trata-se seguramente de uma minoria irrelevante, pois não é natural alguém aderir a uma instituição e abandoná-la apenas seis meses depois (os primeiros estão desde logo assegurados).
Seria bom para o Sporting que os seus dirigentes e adeptos assumissem de uma vez por todas a identidade própria do clube sem recurso ao odiado Benfica. Sendo certo que os clubes não sobrevivem sem oposição desportiva, também soa a complexo de inferioridade a constante invocação do eterno rival, na maioria das vezes sem qualquer razão lógica ou aparente.
Estou em crer que o Benfica, com toda a sua implantação e prestígio internacional, sobreviveria muito bem sem o Sporting. Será que o contrário também é verdade ?

7 comentários:

LOM disse...

A questão colocada no fim do texto é bastante pertinente.

Anónimo disse...

não confundas a árvore com a floresta.
já vi atitudes de benfiquistas no sentido inverso e coloquei-as no sítio delas, relativizando-as.

Anónimo disse...

A questão cj é que estas observações vieram de um dirigente com responsabilidades.
Seriam coisas perfeitamente naturais em conversas de café, mas são absurdas em termos institucionais.

Dias Ferreira ontem também dissecava, quase a babar-se de raiva, acerca dos sócios correspondentes e dos sócios menores, como se estes não fossem sócios como os outros (no Benfica um sócio correspondente é absolutamente igual a um efectivo, pagando menos apenas no pressuposto de que não irá tantas vezes ao estádio por morar longe).

O Benfica tem nos seus associados uma fonte de receita estrondosa, e é isso que parece incomodar tanto os adversários.
Mas factos são factos.

De resto nem atribuo grande importância a estes aspectos. Trocava bem 50 mil sócios por mais uma taça europeia...

Anónimo disse...

Em matéria de comentários infelizes, os dirigentes benfiquistas são campeões, eu diria, mundiais. È pena que não mereçam da parte do Vedeta a mesma atenção que os comentários do Sr.Meneses Rodrigues.
Quanto ao tema do clube com mais sócios; o Record encarnado e a alegria com que tem sido propagado está na linha do espírito Português. Os portugueses adoram figurar no Guiness, ao lado do Benfica lá estam a maior feijoada, a maior bicicleta, a maior árvore de Natal, a maior piza, etc.. tudo made in Portugal.
Só lá faltava mesmo o Benfica... E para ser sincero já fazia falta
Bom proveito e tenham muitos sócios.

LF disse...

Otragal,

Não me lembro de ver os dirigentes do Benfica muito preocupados com o Sporting.
Aliás, para ser franco, nem sequer os próprios adeptos do Benfica se chateiam muito com o Sporting, que desde o tempo dos cinco violinos, não é, convenhamos, um alvo prioritário a abater (desportivamente, entenda-se).
A grande rivalidade de há muitos anos para cá no futebol nacional é entre Benfica e Porto.

Um clube que quer ser grande deve ter a sua própria identidade, e não se deixar tornar num anti-qualquer coisa.
Penso que o SPorting, a nivel de adeptos quase sempre, e por vezes mesmo a nível institucional, resvala frequentemente para um registo identitário meramente anti-Benfica, vivendo muiuto em função do calendário do rival, ora imitando-o, ora denegrindo-o, mas sempre em função dele.

Foi isso que eu critiquei, achando que o Sporting é grande demais para necessitar constantemente dessa atitude, eu diria, provinciana, que nada o engrandece. Pelo contrário.

Quanto ao guiness em si, também não dou muita importância.
Mas 160 mil sócios pesam no orçamento, ou não ?

Anónimo disse...

Quanto a este tema, vedeta, vai ver a minha opinião na tua crónica intitulada "soltas" e verás que o que está acontecer é exactamernte o espirito portuguesinho em marcha (inveja e mediocridade)... os nosso rivais estão a espumar de inveja, e quando assim é, só posso ficar satisfeito.

LF disse...

Brytto,

Já respondi no referido post.