SER OU PARECER

Quem são afinal os vilões na história da transferência de João Pinto ?
Quando todos apontavam para Veiga, eis que surge esta notícia, que parece levantar um pouco o véu sobre a questão.
À boa maneira do mestre Hitchcock, nem tudo é aquilo que parece, ou acaba da forma a que a alguns daria mais jeito.
Se isto se confirmar, Veiga terá todas as condições para voltar ao Benfica pela porta da frente e com direito a aplausos.

PS: A propósito de justiça, seria curioso imaginar a reacção do Sporting, seus responsáveis e adeptos, ao processo Apito Dourado se em vez de Pinto da Costa e Valentim Loureiro os principais arguidos fossem Luís Filipe Vieira e José Veiga.

9 comentários:

Anónimo disse...

E na transferência do Mantorras quem será, o vilão? Nessa já existem arguidos mas estranhamente nada se fala!!!
O bem amado Veiga, não saiu do Benfica por este caso. No diferendo com um qualquer banco Luxemburguês, também proclamou a sua inocência e depois acabou por abrir os cordões à bolsinha. A transferência do João Pinto não é única, atrás dela virão outras….
Quanto à reacção ou não reacção do Sporting já me pronunciei. O dado novo, é o silencio do Vieira perante os últimos acontecimentos, porque será?

Anónimo disse...

A transferência de Mantorras não envolve nenhum benefício para o Benfica.
Se se vier a provar que L.F.Vieira é culpado de alguma coisa, pois que seja julgado e condenado. Mas esse será um problema dele com a justiça, não estando em causa vitórias nem campeonatos.

Quanto ao caso Dexia, tratava-se de uma dívida, que entretanto foi paga. Era um assunto meramente pessoal. Não podemos confundir as coisas.

Quanto a outras transferências que virão, saberemos depois quem afinal desviou dinheiro, fugiu aos impostos ou forjou contratos paralelos. Pode até haver surpresas...


O caso apito dourado tem um problema para muitos sportinguistas: o principal envolvido não é, ao contrário do que desejariam e do que de certo modo proclamaram ainda há dois anos atrás, o Benfica.

Se o fosse, de certo veriamos os leões na primeira linha do combate contra o esquecimento e contra a impunidade. Assim...


Silêncio de Vieira ???????!!!!!!???????
Não me lembro de alguem que tenha falado mais e mais insistentemente no Apito Dourado, nem na necessidade de regenaração do futebol português do que ele, combate para o qual tentou atrair o Sporting, mas infelizmente sem grande sucesso.

Anónimo disse...

LF

Para quem diz , que está fora do Apito Dourado, não me parece esta transferência muito clara, é uma real fuga aos impóstos, depois o culpado era o José Veiga

Parece-me, que o Sporting está dentro do Apito Dourado, como os outros

Os muitos anos do "sistema", estão agora a aparecer aos olhos do publico, e como se ganhavam e se perdiam campeonatos

Embora, eu seja contra a guerra Norte/Sul, dá para perceber onde estava a força do futebol português e onde se faziam alianças para derrotar os clubes do Sul, destas alianças faziam sempre parte o Pinto da Costa e o Major Valentim Loureiro, depois chegavam-se ,ora ao Benfica, ora ao Sporting, ganhando estes clubes um campeonatozinho, para calar os seus adeptos

Agora, estas alianças vão aparecer e é claro que os clubes do Sul, vão ter os seus problemas, com tranferências, com arbitros e outras maroscas, que fizeram para ganhar os seus campeonatozinhos, por isso imaginem o que vai aparecer dos senhores do Norte

Podemos ter de esperar muitos anos, mas a verdade virá a publico e ficaremos todos a saber a verdade

ESPEREMOS, QUE ASSIM SERÁ

Anónimo disse...

É evidente que o Sporting é como os outros.
Mas a alma do sistema era o F.C.Porto e Pinto da Costa. Foram eles que mais beneficiaram.
Não me esqueço o tempo em que Lourenço Pinto era presidente do conselho de arbitragem, e que custaram dois campeonatos ao Benfica que tinha Futre, Paulo Sousa, Rui Costa, Mozer, Paneira etc.
Há muito por contar desse período.


Não estou tão optimista quanto ao desfecho destes processos.
De qualquer modo é sempre bom virem a lume, que mais não seja para evitar que se repitam.

Anónimo disse...

Ainda não percebi! De que crime é acusado o Sporting? Não foi o Sporting que pagou? As mais valias não são pagas por quem recebe?

O que está em causa, penso tratar-se, de um crime de evasão fiscal. Não acredito que o Sporting seja culpado. Se isso vier acontecer, de certeza que todos os clubes o são, porque se trata de uma prática generalizada, ainda para mais com o Veiga ao barulho. Apesar de considerar um crime grave, não se pode confundir evasão fiscal com corrupção desportiva, suborno de árbitros e arranjo de resultados. Assim não queria ganhar nada.

Entendo que este assunto tem merecido muito destaque, ao contrário de outros, nomeadamente da transferência do Mantorras. É a chamada imprensa amiga. Até o meu caríssimo amigo LF que não gosta de comentar estes assuntos “extra-futebol”, abraçou esta causa. Para dizer mal do Sporting arranja-se sempre tempo e inspiração. Eu compreendo sempre que alguém está acima do lamaçal à que o arrastar para a chafurdice.

Relembrei também que o Veiga não saiu do Benfica por este caso, que alias ainda nem era conhecido. Se lhe quiserem bater palmas, batam, mas não o façam com o argumento de uma vitória sobre o Sporting.

O Vieira desde que é arguido nunca mais abriu o piu.

Anónimo disse...

Caro Otragal,

O Sporting é, pelo menos, acusado de saber muito bem onde estava o dinheiro, a quem o pagou e a que título, e escondê-lo da justiça.
Talvez o objectivo fosse incriminar Veiga, mas a coisa saiu mal.
Parece-me também, a avaliar pelo que se sabe, haver razões para ser acusado de fazer contratos paralelos e de fraude fiscal.
Muitos o fazem ? É verdade, mas só alguns são apanhados.
O que não bate certo é colocarem-se numa pose angelical e afinal fazerem o mesmo que os outros.

José Veiga há uns anos atrás era o homem forte das transferências do Sporting. Tirou o Paulo Sousa ao Benfica para o levar para lá, levou o Jardel, e o João Pinto, era empresário de Quaresma, Cristiano Ronaldo, Hugo Viana (todos eles antes de sairem do clube), Beto etc etc.

Não foi no tempo de Jorge Gonçalves, foi com José Roquette, Dias da Cunha e Soares Franco que também já pertencia à direcção.

Não se pode ser sério quando se trabalha num clube, e passar a corrupto e mafioso quando se trabalha com o rival.


Eu gostava também que o meu amigo Otragal me dissesse então se o caso da transferência de Mantorras é um caso de "corrupção desportiva, suborno de árbitros e arranjo de resultados".
Não é ?
Então não é assim tão grave !

Anónimo disse...

Não abracei esta causa.

Simplesmente fiz um post, não muito grande, sobre uma notícia do Público.
De resto tenho respondido apenas aos comentários dos leitores.

Anónimo disse...

se esperares mais uns tempos, ainda vais a tempo de ver isso.

Anónimo disse...

Quem sabe CJ.
Para já os dados que temos são o que são.
Ms quero deixar bem claro que não ponho as minhas mãos no lume por nenhum dirigente desportivo. Nenhum !