PARABÉNS A VOCÊ !

A casa está de parabéns !
Faz hoje precisamente um ano nascia no mundo cibernauta VEDETA DA BOLA.
A sua origem encontra-se num fórum de discussão fechado criado por alturas do Euro 2004, que a pouco e pouco foi fazendo crescer a vontade de sistematizar e alargar o seu âmbito.
Em 21 de Março de 2006 concretizou-se esse propósito com a publicação de VB. Como curiosidade, refira-se que o nome esteve ainda para ser “Linha de Fundo”, acabando todavia por prevalecer a primeira ideia.
Um ano e 452 posts depois, o balanço só pode ser positivo. Quase 15 mil pessoas visitaram VB, alguns textos originaram bastante discussão, e sobretudo proporcionaram momentos de grande prazer a quem aqui escreve quase diariamente. Foi feita cobertura intensa dos principais momentos do futebol português, com presenças no estágio da selecção nacional com vista ao Mundial, e na quase totalidade dos jogos do Benfica na Luz, bem como alguns em Alvalade, Restelo ou Setúbal - assim vai continuar a ser com presença já assegurada nas importantes partidas Portugal-Bélgica, Benfica-F.C.Porto e Benfica-Espanhol. Foram partilhadas com os leitores histórias do passado, com outros jogos, outros locais e protagonistas.
Nunca foi propósito do autor ceder à popularidade a qualquer preço. Seria relativamente fácil fazê-lo (apostar nas polémicas, nas arbitragens, em textos curtos e incisivos etc), mas esse caminho nunca esteve em equação – sendo isto um mero passatempo, nem tal faria sentido. A ideia sempre foi a de criar um grupo coeso de leitores e participantes, capaz de manter acesa a chama da discussão, mas sempre dentro dos limites da civilidade, do desportivismo e até, se possível, do bom humor, com o gosto pelo futebol - o dos relvados, dos jogadores e das tácticas – como pano de fundo. Grosso modo isso foi conseguido, ainda que alguma preguiça dos leitores na hora de comentar nem sempre tenha favorecido uma maior vivacidade.
Ao longo deste tempo foram levadas a cabo algumas melhorias como a introdução de sondagens, de fotografias, de hipertexto, e mais recentemente a criação de um endereço de e-mail (L-F@sapo.pt) específico para o blogue. Iniciativas como a "Vedeta da Jornada" ou, sobretudo, a "Classificação Real" foram um sucesso, sobretudo nos momentos em que o campeonato mais aquece.
O maior problema com que se tem defrontado VB é naturalmente a falta do tempo suficiente para um maior rigor editorial, quer quanto à criatividade dos textos, quer quanto à revisão dos mesmos. A vida quotidiana obriga muitas vezes a escrever sob grande pressão de tempo, sendo que naturalmente VB não pode assumir para si a prioridade de outros aspectos da vida. Efectivamente, a necessidade de corresponder ao calendário competitivo e de a articular com afazeres profissionais e familiares gera frequentes situações de embaraço que resultam em posts editados à pressa ou a horas impróprias em que o sono nos fala baixinho ao ouvido. Contudo, julgo que os mínimos têm sido de um modo geral mantidos. Os máximos ficam naturalmente ao critério dos leitores.
Para o futuro as ideias são bastantes. A sua materialização difícil.
VB tentou, sem sucesso, que pudessem aqui ser trazidas algumas declarações exclusivas das grandes estrelas do nosso futebol – nomeadamente do Benfica. O moderno relacionamento dos clubes com a imprensa (por maioria de razão com a de natureza amadora), feito de agentes, de bloqueios, burocracias e constrangimentos, isso impediu em mais de uma ocasião. Quem sabe no futuro…
Por falta de tempo, não foi ainda possível avançar com algumas outras ideias que há muito grassam por aqui. Mas a essas prefiro deixá-las guardadas por agora na esperança que a sua concretização se possa dar a breve trecho.
Por agora resta um sentido agradecimento a todos os que este espaço visitaram (e/ou para ele contribuiram), e um convite a que o continuem a fazer.
Este aniversário também é vosso.
OBRIGADO A TODOS !

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns, sem dúvida que um ano a blogar com a regularidade e a qualidade que tens demonstrado no VB é uma tarefa muito trabalhosa, mas como quem corre por gosto não cansa… Agora só espero é que até ao verão, não haja mais nenhum motivo para te dar os parabéns. Lagarto, lagarto, lagarto…

Anónimo disse...

Obrigado :)

LOM disse...

Parabéns!
O "Vedeta da Bola" é uma das minhas leituras habituais.
Continue o bom trabalho.

Anónimo disse...

Obrigado Lom.

Espero que continue a aparecer por aqui.

Um abraço