COUCEIRADOS !


Não fosse o sortilégio das classificações dos restantes grupos e Portugal teria sido ontem eliminado do Mundial de sub-20.
Se atendermos àquilo que a selecção nacional fez nos seus primeiros dois jogos, talvez essa hipotética situação se revestisse de alguma injustiça. Mas há que dizer que pelo que realizou ontem, a equipa de Couceiro não merecia de facto ir mais longe.
A exibição portuguesa foi efectivamente má demais, sobretudo na segunda parte, deixando-a ficar por completo à mercê de um adversário desde cedo reduzido a dez unidades e apenas assente na sua forte capacidade física, que diga-se, chegou e sobrou para um Portugal completamente descaracterizado e desunido.
As responsabilidades deste resultado e desta exibição devem ser endereçadas em primeiro lugar ao técnico José Couceiro, que supreendentemente alterou e adulterou toda a equipa numa lógica de incompreensível poupança (??) quando a qualificação ainda não estava matematicamente atingida, e os riscos de apanhar um adversário bem mais forte nos oitavos-de-final deveria estar bem presentes no espírito de todos. Lamentavelmente o tiro saiu pela culatra, e a equipa portuguesa ficou provavelmente privada de André Marques e Bruno Gama para o resto da prova, o que para quem pretendia resguardar jogadores não deixa de ser amargamente irónico.
A desorganização táctica da selecção nacional foi mais que evidente, demonstrando uma vez mais as enormes debilidades e insuficiências de um técnico que, embora bem falante, por vezes dá a sensação de perceber tanto ou tão pouco de futebol como qualquer um de nós que, amadoramente, discute os jogos neste e noutros espaços.
Nada me move contra José Couceiro. E obviamente que desejo ardentemente o seu sucesso nesta missão, que será o sucesso de Portugal e dos portugueses. Mas é bom que a FPF reflicta sobre as contratações que faz (agora é também Paulo Sousa, ex grande jogador mas…) para os seus quadros técnicos, pois Scolaris não há muitos, mas existem bons treinadores de formação em Portugal, capazes de levar a cabo um trabalho sólido e seguro no sentido daquilo que foi o passado cada vez menos recente de Queiroz e Vingada, com os frutos que se viram.
Quis o destino que a carambola de resultados dos vários grupos atirasse Portugal para os braços do Chile (de Nicolas Medina), que não sendo pêra doce, também não é propriamente a Espanha, campeã europeia e séria candidata ao título – curiosamente os espanhóis, que ganharam o seu grupo, vão ter pela frente o Brasil…
Veremos até que ponto a equipa lusa sabe aproveitar a oportunidade que a sorte lhe está a dar. Mas a avaliar pelo que se viu ontem em Montreal, as expectativas de um fracasso total parecem bem mais consistentes do que a de um êxito que nos colocasse na senda do historial que Portugal tem nesta prova, onde conquistou dois títulos (com Fernando Couto, Paulo Sousa e João Pinto, e depois com Figo, Rui Costa e Jorge Costa), e um terceiro lugar (com Quim, Beto, Nuno Gomes e Dani).
Vamos pois esperar um milagre.
Eis os jogos dos oitavos-de-final:
Quarta,11 AUSTRIA-GAMBIA ; E.U.A – URUGUAI ; ESPANHA-BRASIL ; JAPÃO-REP.CHECA
Quinta, 12 ZAMBIA-NIGÉRIA ; ARGENTINA-POLÓNIA ; MÉXICO-CONGO ; PORTUGAL-CHILE (às 22.45 com transmissão na RTP1)Se Portugal passar aos quartos-de-final, defrontará o vencedor do duelo africano entre Zmabia e Nigéria.

2 comentários:

Anónimo disse...

LF

Este é o nosso fado, estamos sempre a lamentar-mos e a perder com equipas que não lembra a ninguêm, depois são contas e sorte ou azar

O que se passou nos mundiais de 1989 e 1991, foi o oásis do nosso futebol, agora é só deserto, areia e mais areia

A nossa equipa de Sub 21, tinha grandes hipoteses de ganhar, mas para o nosso treinador, o sexto lugar foi muito bom, já com a equipa de Sub 20, as hipoteses de ganhar são menores, parece-me que esta equipa acenta em dois jogadores, Fabio Coentrão e Bruno Gama, jogadores muito acima da média

O futebol ofensivo de Portugal, é sempre canalizado por estes jogadores, ora neste jogo faltou o F. Coentrão de inicio e depois durante a 2ª parte, perdeu-se o B. Gama e a equipa ficou sem poder ofensivo, a equipa andou por ali a passar a bola do meio campo para a defesa e vice versa e sem soluções para atacar o adversário

O "nosso" treinador, também nada fez para organizar a equipa e essa era a sua responsabilidade e o seu dever, arranjar uma solução para dar a volta ao jogo

Com um pouco de sorte, vamos vencer o próximo adversário e passar para a fase seguinte, para José Couceiro deverá ser um feito do outro mundo

Anónimo disse...

Seria um milagre.