RUDE GOLPE

“O Benfica não vai vender ninguém. Contudo, se alguém pagar a clausula de rescisão, não poderemos fazer nada”. Estas foram as palavras que todos ouvimos da boca de Luís Filipe Vieira há poucos dias atrás. Estas foram as palavras que tranquilizaram os benfiquistas, que com elas ficaram a saber que Simão Sabrosa, capitão de equipa e seu melhor jogador da última década, apenas sairia do clube por 25 milhões de euros.
Esta manhã acordamos com a notícia da transferência de Simão para o Atlético de Madrid por 20 milhões.
O futebol de hoje é o que é, os custos são exorbitantes – bem maiores que os proveitos, que em Portugal, como sabemos, são exíguos - e neste contexto sabe-se que há necessidade de proceder a este tipo de encaixes extraordinários. O que não há necessidade é de mentir. Porque não admitiu Vieira que isto poderia acontecer, quando provavelmente até já estava a negociar com os espanhóis ?
Os sócios do Benfica já se vão habituando a ser tratados como imbecis. Vale e Azevedo inaugurou o estilo, com os resultados que se conhecem.
Luís Filipe Vieira, com o seu voluntarismo, tem-se deixado frequentemente cair numa lógica de populismo barato, que por vezes acaba por prejudicar o clube (equipa maravilha, 300 mil kits, Nuno Assis etc). Neste caso, é todavia de uma mentira que se trata. De uma mentira inaceitável, que passará inevitavelmente a constituir um dos mais tristes episódios desta gestão no seu relacionamento com a massa associativa que, directa e indirectamente, sustenta o clube.
Mas para além desta questão - da maior importância, diga-se -, o negócio em si também não é bom. 20 milhões de euros conseguem-se, por exemplo, com uma ou duas boas campanhas na Liga dos Campeões, para as quais são necessários...grandes jogadores. Deve ser esta a lógica de raciocínio dos grandes clubes. E o Benfica pretende sê-lo.
Fala-se na vinda de dois jogadores do plantel “colchonero”. Da sua lista de dispensas, certamente. Da lista de dispensas de um clube que não luta por nenhum título, nem estará nas competições europeias desta época, salvo vença a pudibunda Intertoto.
O Benfica acaba por ficar sem o seu melhor jogador, o seu maior símbolo e a sua principal referência desportiva, por menos 5 milhões do que rendeu Nani ao Sporting, e por menos 35 milhões do que renderam Pepe e Anderson ao F.C.Porto, com a agravante de isto acontecer num timing altamente comprometedor em termos de planificação da época - e já agora inviabilizando definitivamente a saida de Quaresma dos portistas, jogador que era também pretendido pelos madrilenos.
O clube da Luz terminou a época passada sem conquistar qualquer título, o que aliás já havia acontecido na anterior, e não parece ter-se ainda convencido de que para o conseguir tem, forçosa e rapidamente , de diminuir as distâncias que se vão cavando para a concorrência – para o F.C.Porto em função dos seus voluptuosos orçamentos, para o Sporting devido à sua torrencial formação –, e que isso se faz reforçando a equipa, mantendo a sua base, e não trocando uns jogadores por outros, sobretudo quando se trocam verdadeiros craques pelas mais totais e absolutas incertezas. Ou então assuma-se que Porto e Sporting são mais fortes e não se vendam ilusões.
Fernando Santos, depois de ver sair Karagounis e Miccoli (sem falar em Anderson e outros oito jogadores menos utilizados do plantel da época passada), fica agora sem aquele que não queria mesmo perder. O seu pesadelo aí está, tornado amarga realidade.
O plantel do Benfica vai emagrecendo da pior forma possível – à custa dos melhores. Aconteça o que acontecer, venha quem vier, está criado o panorama de instabilidade que na época passada originou o fracasso – os encarnados voltam a partir dum claro e atrasado terceiro lugar numa pole-position que pareciam há bem pouco ter condições para comandar. É bom que os críticos de Fernando Santos, quando lá para o Natal o Benfica estiver muito provavelmente afastado do título e das provas europeias, se lembrem disto. Nem todos os santos fazem milagres, e este não os pode manifestamente fazer.
O Benfica afinal não vai ter a grande equipa que se chegou a perfilar nos sonhos dos adeptos. Não senhor. Vai tudo ficar pior. Só um milagre fará desta a grande época com que os benfiquistas sonhavam.
Este momento marca também o fim de uma era. Depois das saídas de Tiago, Miguel, Geovanni, Ricardo Rocha, Manuel Fernandes (este entretanto recuperado), e agora Simão, toda a estrutura edificada por José António Camacho, que venceu uma taça e depois conquistou um título, e que o presidente chegou a afirmar ser a base de um futuro Benfica campeão europeu, cai definitivamente por terra.
Fica Mantorras. Para animar a malta.

9 comentários:

Anónimo disse...

LF

Foi realmente um "rude golpe" para o Benfica, na parte desportiva, na parte financeira, nem tanto, 20 milhões + 2 jogadores, em que um deles pode ser José Castro, o outro pode ser só adquirido para o ano, até pode ser um jogador que não se adapte ao futebol espanhol e que seja de grande valor

Penso, que na parte financeira foi um grande negocio, os 2 jogadores podem valer muito mais de 5 milhões, ora juntando esse valor aos 20 milhões, passa da clausula de rescisão de 25 milhões, podendo o Benfica ganhar mais algum dinheiro com este negocio

Portanto não me sinto enganado, quando o Presidente falou que só vendia Simão pelos 25 milhões, julgo que este negocio pode valer muito mais, que a clausula de rescisão

No plano desportivo, perdemos um grande jogador, mas penso que houve épocas, que estavamos pior, agora temos Rui Costa, Nuno Assis e o tal reforço que vem a caminho, que pode ser o Americano Freddy Adu, isto na posição 10

Estou triste, mas o Benfica sobrevive e acho que FS ainda vai a tempo de delinear uma equipa ganhadora, por isso, se tiver de o criticar em Dezembro, critico sem problemas alguns, a equipa não vai mudar de esquema táctico, vai ser uma troca de jogadores, aceito que Simão era o melhor jogador a actuar em Portugal, que marcava a diferença nesta equipa, que era um capitão com carisma e que os outros jogadores o ouviam, mas ao mesmo tempo penso, que D. Sebastião só ouve um e Portugal seguiu o seu caminho, tal como o Benfica vai seguir o seu, não é o fim do mundo, é só um jogador, aliás o melhor desta equipa

Sem stress, o Benfica vai sempre lutar pelo titulo

Anónimo disse...

É com muita pena que vejo partir o capitão ainda por cima para uma equipa como o Atlético de Madrid...Sempre pensei que a sair só para um colosso europeu que todos os anos luta pela conquista de um título a nível do "Velho Continente", o que não é claramente o nível do Atlético!

No plano financeiro o Benfica saíu a ganhar, e como o catn disse e bem, a transferência de Simão poderá render aos cofres da Luz bem mais do que o valor da cláusula de rescisão, ou seja, 25 milhões de euros...

Mas em todo este processo á que deixar bem claro uma situação de que ainda ninguém falou e que quanto a mim foi fulcral nesta ronda de negociações: a vontade do jogador!

Quanto a mim foi o que mais pesou, porque não nos podemos esquecer que desde à 3 anos a esta parte, o Simão tem sempre demonstrado vontade de abadonar o clube sempre que os seus e os interesses do clube fiquem salvaguardados, como foi o caso, por isso nesta situação Luís Filipe Vieira pouco ou nada poderia fazer...

Resta-me por isso desejar as maiores felicidades ao Simão e agradecer por tudo o que fez por este clube, porque ele foi uma peça fulcral para tirar o clube "da lama"!

Esperemos que os jogadores vindos do Atlético de Madrid sejam verdadeiras mais valias como é o caso de José Castro e que o jogador que segundo LFV já estará a viajar para o nosso país seja mais um excelente reforço e que venha com vontade de ajudar...

LF disse...

Catn,

É claro que o Benfica não acaba.
Se não acabou quando Eusébio deixou de jogar, não seria agora.
Mas não tenhamos ilusões. Está-se a seguir o mesmo caminho de anos anteriores, com os resultados que sabemos.
O Benfica está, de há muitos anos, vários degraus abaixo do Porto (e agora também de certo modo face ao Sporting, e insiste em não dar esse passo, que o coloque ao nível dos rivais e em paralelo com o discurso megalómano da direcção, em particular do seu presidente.

Ainda há pouco ouvi as declarações de Vieira, dizendo que o Benfica tem um plantel fantástico, que qualquer treinador quereria ter um plantel assim, que é o melhor das últimas décadas, que quer ganhar tudo etc etc.

Este tipo de discurso, que as massas gostam de ouvir, não coincide com a prática de vender os melhores jogadores a cada ano que passa.
Há um claro desfasamento entre a mania das grandezas do presidente e de muitos sócios, e a realidade do futebol benfiquista, que foi campeão uma única vez nos últimos 14 anos, e mesmo assim com grande sofrimento.

Os benfiquistas, e a direcção do clube, têm que se convencer que o Porto está melhor. É melhor. Muito melhor. E se quiserem recuperar o seu lugar na dianteira do futebol português têm de contratar mais e melhor, e vender menos que o rival do norte. Senão a hierarquia ir-se-á manter.

Se o Benfica diz ser um dos clubes mais ricos do mundo, com um potencial de criação de receitas enorme, como não consegue manter os seus jogadores?
Não dará a Liga dos Campeões um rendimento suficiente para compensar o esforço do investimento ?
Pelos vistos prefere-se caminhar em sentido inverso. Vender os bons, comprar à toa, e continuar em terceiro lugar por muitos e bons anos.

Sabem quem são os jogadores da lista do Atlético de Madrid ?
Eu digo-vos:

-Eller
-Calvo
-Zé Castro
-Costinha
-Diego Costa
-Miguel
-Valera
-Pablo

Uns são veteranos em fim de carreira, outros jovens provenientes da cantera e sem qualidade para se afirmarem.
Diego Costa por exemplo, era suplente do Braga no ano passado.
Sobra ainda assim Zé Castro.

A lista de dispensas do A.Madrid, nada tem que ver com a do Manchester, do Chelsea, do Barcelona ou do Milan.

Quase aposto que o Benfica não fará um cêntimo com nenhum dessas tais duas "estrelas".


O presidente tinha dito que não negociava o Simão. Limitando-se a aceitar a hipótese de alguém pagar a clausula.
Não foi isso que aconteceu.

Enfim. Veremos se sempre vem Freddy Adu.
Gostei muito dele num dos jogos do mundial mas noutros dois pouco se viu.
Um Simão não vai ser de certeza.

LF disse...

Pedro,

Também não pensei que Simão quisesse ir para um clube como o Atlético, de segundo plano em Espanha, fora da Europa, e mergulhado numa interminável crise - hoje mesmo está marcada uma manifestação de adeptos contra a venda do estádio.

É verdade que vai ganhar quase 300 mil euros por mês, mas para um jogador com a sua categoria, seria de esperar que privilegiasse a hipótese de conquistar títulos, e alí não é provável.

A vontade do jogador não é relevante quando há um contrato a cumprir. Senão não se assinavam contratos.
Será que a vontade do Quaresma é ficar no Porto ? e a do Liedson sempre foi ficar no Sporting ?
Sei que é difícil gerir essas situações, mas é também aí que se vê a força de uma direcção.

A direcção benfiquista tem feito um excelente trabalho a nível económico-financeiro, mas em termos desportivos tem cometido erros atrás de erros, desde que o clube foi campeão em 2005.

LF disse...

É importante deixar claro que nada do que escrevi incorpora qualquer tipo de animosidade contra o jogador.
Simão continuará a merecer todo o meu respeito, pelo que fez no Benfica, e pelo que fez e seguramente ainda fará na selecção nacional.
Desejo-lhe as maiores felicidades nesta nova etapa da sua brilhante carreira.

Anónimo disse...

LF

Aceito que esteja chateado, triste e até revoltado

Mas sempre teve ideias minimamente racionais, o que não está a acontecer neste momento

1º o fcp, vendeu Anderson, Pepe e vai ainda vender ou emprestar Helder Postiga e talvez mais alguns, que eu não me lembro

2º o Sporting, vendeu Nani, Ricardo, Tello, perdeu Caneira e muitos outros

3º o Benfica, vendeu Karagounis, Simão, Anderson (que remedio)perdeu Miccoli, emprestou e vendeu algumas das 2ª figuras do plantel

Não vejo muita diferença, aliás penso, que o fcp e Sporting venderam titulares indescutiveis ( Pepe, Anderson, Nani e Ricardo), no Benfica o único titular indescutivel era o Simão

Não percebo onde pode estar o Benfica, atrás dos seus rivais, contratou Cardozo, Bergessio, Zoro (estes ultimos a ter demostrar o seu valor) e recuperou Manuel Fernandes e Nuno Assis, sinceramente não percebo onde se está a apoiar, para dizer que o fcp e Sporting, são melhores que o Benfica

Em relação aos dinheiros, o Presidente nada podia fazer, mais tarde ou mais cedo o At. Madrid apresentava os 25 milhões e levava o Simão, ele tentou "sacar" mais algum

Se conseguir trazer o José Castro e talvez para o ano outro jogador, não está em causa, se pode fazer dinheiro com eles, está em causa é o dinheiro que pode poupar na contratação de outros jogadores, se José Castro vier, não é necessário gastar dinheiro na contratação de outro central

Eu entendo, que o Presidente tem razão quanto ao plantel, caramba é um bom plantel e ainda faltam 3 reforços, o Benfica vai ter soluções para todos os lugares, com bons jogadores

Aceito que alguns são inespriêntes, mas só podem ganhar experiência jogando, o Benfica quando joga em casa, tem 90% de possibilidaes de ganhar os jogos, contra as equipas ditas "pequenas", este ano há a Taça da Liga, há a Taça de Portugal, esses jogos servem para rodar o restante plantel, está é a minha opinião

LF disse...

O problema é precisamente o Benfica estar a fazer o mesmo que os outros, quando tinha que fazer melhor.
O Benfica é terceiro classificado há dois anos consecutivos. Por algum motivo é . E neste caso nem se poderá falar de arbitragens.

Para ser primeiro, teria de fazer uma gestão desportiva que lhe permitisse beneficiar da vantagem das vendas dos rivais. Não o está a fazer.

Se o Atlético tivesse pago a clausula, eu teria de compreender. Assim não entendo nem aceito. Quer pela mentira, quer achar ser um negócio comprometedor para a época do Benfica, e assim para o seu futuro imediato.

O José Castro não é nenhuma estrela. É um jogador de segundo plano, como todos os outros que o Atlético de Madrid poderá estar na disposição de ceder.
Até porque, estando já o negócio feito, eles só irão ceder os que menos lhe interessem - por exemplo, quando o Porto vendeu o Deco, incluiu de imediato o Quaresma, não ficou à espera de nenhuma lista.

Lembro que Pepe saiu por 30 milhões, Ricardo Carvalho idem, Paulo Ferreira por 22 milhões, Nani por 25, Anderson por 26, e Simão por...20.


Eu até podia dizer que ia esperar para ver quem eram os reforços. Mas já percebi tudo.
É mesmo mais um ano igual aos outros todos.

Para já, a 19 dias da eliminatória da Champions, ainda estamos a discutir se e como serão os reforços. Só isso já é muito mau.

Boabdil disse...

Eu estou dividido. Agora que passou o choque da noticia posso ser mais racional.

Sim, ninguém é insubstituível e mesmo sendo o capitão existem outros jogadores com voz no balneário(talvez até mais). Mas como jogador era sem dúvida o melhor jogador do plantel e não sei se os 20 milhões chegam para compensar a saida o melhor jogador de uma equipa como a do Benfica. Principalmente se não vier nenhum reforço com qualidade - e sinceramente tenho as minhas dúvidas em relação á capacidade de gestão da direcção do Benfica neste aspecto.

A "bottom line" é que só no final do defeso e após os primeiros 4-5 jogos oficiais é que se poderá fazer uma avaliação do plantel. Até lá tudo sao especulações. E se o FS nao tem culpa das entradas/saidas dos joagdores (nao é um Manager mas apenas um Treinador) a verdade é que ele tem de ter um plano B e tem de saber usar o que tem á sua disposição. E isso define os bons treinadores dos outros (seria um bom assunto de discussão comparar o trabalho do Jorge Jesus com os seus antecessores no belenenses).

P.S.-Imagino que as declarações dele a dizer que sa saida do Simão seria um pesadelo deve ter animado o balneário agora que o Simão se foi.

LF disse...

A questão não é tanto o ter este ou aquele jogador.
O problema está em tirá-lo numa fase em que estava a contar com ele, e adulterar por completo o plantel, quando a Liga dos Campeões está a duas semanas de distância.
É disto que Fernando Santos se pode queixar com toda a razão.