MUITO PREOCUPANTE !

Não basta já toda a instabilidade que vive o seu plantel, não bastam as lesões, e o Benfica ainda vai ter de se haver na Dinamarca com um árbitro holandês muito pouco recomendável.
Trata-se de uma nomeação completamente absurda, que escolhe para este decisivo jogo um juiz que contribuiu objectivamente para a eliminação europeia dos encarnados na última época - entre outras coisas, ao perdoar uma grande penalidade claríssima sobre Simão Sabrosa no jogo da 1ª mão com o Espanyol em Montjuic.
Veja-se a propósito, o que aqui escrevi na crónica a essa partida:

(…) O árbitro holandês também nada ajudou, com duas grandes penalidades (uma claríssima, outra mais duvidosa) por assinalar a favor do Benfica, uma expulsão perdoada a Zabaleta, e uma dualidade de critérios gritante. Destes, temos nós cá muitos na Liga Portuguesa. Confrangedor!
Já aquando dos jogos da selecção tinha falado nisto, mas ficou uma vez mais patente a má fama que os jogadores portugueses (muitas vezes injustamente) têm adquirido junto das instâncias da arbitragem nos últimos anos. Esta situação agudizou-se muito desde o último mundial, quer pelo jogo com a Holanda (onde o grande culpado foi o árbitro russo), quer pela vergonhosa e tabloidiana campanha contra Cristiano Ronaldo movida pelos ingleses. Ontem, o árbitro da...Holanda, teria claramente em mente o que se passou em Junho, não assinalando, de todo, as faltas sobre os jogadores do Benfica. Desde Junho, exactamente, que não me lembrava de uma arbitragem tão má no futebol internacional (…)

As perspectivas de uma arbitragem isenta são portanto bastante duvidosas.
Depois do que sucedeu no Mundial - sem ir a outros aspectos que possam eventualmente ter provocado alguma fricção entre holandeses e portugueses, como a dispensa de Adriaanse, a animosidade com Koeman, a eliminação no Euro etc - torna-se cretino nomear árbitros holandeses para jogos de equipas portuguesas. Não sei se será incompetência ou antes esperteza saloia. Bom senso não é certamente.
Espero bem que Eric Braahmaar me demonstre na próxima quarta-feira que este receio não tinha afinal razão de ser. Mas a sua nomeação, até prova em contrário, representa meio golo para o F.C. Copenhaga.

Sem comentários: