TUDO OU NADA PARA BENFICA ; PORTO E SPORTING EM BUSCA DA GLÓRIA

A Champions League está de regresso, e com uma jornada de enorme importância para a definição dos grupos onde se inserem as equipas portuguesas. Sporting e F.C.Porto têm hipótese de dar significativos passos rumo aos oitavos-de-final, enquanto o Benfica tem desesperadamente de vencer para se manter na corrida.

Hoje na cidade eterna, o Sporting tem a história diante de si. Em caso de vitória a equipa de Paulo Bento coloca-se muitíssimo bem nas contas do apuramento, embora obviamente nada fique decidido qualquer que seja, aliás, o resultado deste jogo – tanto Sporting como Roma podem sempre corrigi-lo em Alvalade.
Do outro lado está uma das melhores equipas italianas da actualidade – ainda que a atravessar uma sequência de resultados negativos -, que também, depois da derrota em Manchester, terá que fazer pela sua vida. Quem tem Totti, Perrotta, Giuly, De Rossi, Juan etc, e joga em casa, terá forçosamente de ser considerado favorito, o que não representa qualquer novidade face ao que se disse e escreveu aquando do sorteio.
Sendo muito franco, não me parece que o Sporting tenha grandes possibilidades de vencer esta partida. Um empate já seria um excelente resultado, mas a maior experiência dos transalpinos deverá mesmo ditar leis. Roma não é Kiev, e a sorte não dura sempre. Em todo o caso, deverá ser deixada alguma margem para a esperança que qualquer jogo de futebol sempre acarreta, na convicção de que nada é exigido aos leões que não seja o seu total empenho, algo que ninguém duvida se verá no relvado do Olímpico.
Equipas Prováveis:
A.S.ROMA – Doni, Panucci, Juan, Mexes, Tonatto, De Rossi, Perrotta, Vucinic, Giuly, Totti e Mancini.
SPORTING C.P. – Tiago, Abel, Polga, Tonel, Ronny, Miguel Veloso, Izmailov, Moutinho, Romagnoli, Yannick e Liedson.
PROBABILIDADES (1X2) – 60% ; 30% ; 10%

Com quatro pontos conquistados, o F.C.Porto é, até pelo grupo que lhe calhou em sorte, a equipa portuguesa que mais perto está de passar à fase seguinte. Uma vitória em Marselha praticamente garantirá o apuramento, mas o empate também não é de desprezar.
Na máxima força, diante de um adversário em crise doméstica, e desfalcado do seu principal defesa central, os portistas muito dificilmente deixarão de pontuar. Eu apostaria numa igualdade, mas a vitória também é perfeitamente possível.
Equipas Prováveis:
OLYMPIQUE DE MARSELHA – Mandanda, Bonnart, Faty, Givet, Taiwo, Cana, Cheyrou, Valbuena, Ziani, Zenden e Niang.
F.C.PORTO – Helton, Bosingwa, Stepanov, Bruno Alves, Fucile, Paulo Assunção, Raul Meireles, Lucho, Cech, Quaresma e Lisandro.
PROBABILIDADES (1X2) – 20% ; 50% ; 30%

Caso queira ainda disputar uma vaga nos oitavos-de-final, o Benfica não tem outra alternativa senão vencer o jogo de amanhã na Luz diante do Celtic.
Com duas derrotas – uma natural, mas outra altamente comprometedora -, os encarnados terão de fazer 10 dos 12 pontos em disputa, para dependerem apenas de si próprios face ao apuramento. É verdade que outras combinações de resultados podem permitir ao Benfica apurar-se com 9 ou mesmo 8 pontos (dois empates e duas vitórias nos jogos que restam), mas sabendo-se que o calendário ainda obriga a visitas a Donetsk, Glasgow e a uma recepção ao campeão europeu Milan, tudo o que não seja uma vitória amanhã deixa a equipa portuguesa praticamente afastada da luta pelos dois primeiros lugares.
Um Benfica desfalcado, ainda à procura da sua nova identidade, recheado de jogadores jovens e sem experiência internacional, com um muito problemático défice de concretização, terá todavia grandes dificuldades em bater uma equipa muito mais madura, com processos de jogo sistematizados e interpretados por internacionais consagrados, e a quem o empate poderá servir na perfeição. Vai ser precisa muita alma, muito sofrimento, muito apoio e muita sorte para a equipa de Camacho alcançar o objectivo e assim acalentar alguma esperança de prosseguir em prova.
Já agora, uma vitória do Milan diante do Shakhtar também dava algum jeito, pois se ninguém acredita que os transalpinos fiquem pelo caminho, é urgente que os ucranianos comecem a ceder pontos.
Equipas Prováveis:
S.L.BENFICA – Quim, Maxi Pereira, Luisão, Katsouranis, Léo, Binya, Rui Costa, Nuno Assis, Cristian Rodriguez, Bergessio e Cardozo.
CELTIC DE GLASGOW – Boruc, O’Dea, Caldwell, McManus, Naylor, Donatti, Brown, Jarosik, Sno, Nakamura e McDonald.
PROBABILIDADES (1X2) – 40% ; 40% ; 20%

Sem comentários: