A TAÇA A QUE NINGUÉM LIGA

A Taça da Liga prossegue a sua triste via-sacra até à final. Ontem mais dois sonolentos jogos, disputados em estádios completamente vazios, e perante o alheamento quase total do país desportivo.
O Sporting cumpriu a sua obrigação vencendo o Beira Mar em Alvalade, e ficando a apenas um ponto da final do Algarve. Aliás, a caminhada dos leões para a final desta prova faz lembrar o percurso que tiveram na temporada passada até vencer a Taça de Portugal – na qual jogaram sempre em casa frente a equipas de fundo da tabela -, sendo este contudo, ainda bem mais facilitado. Mesmo não vencendo qualquer equipa da primeira divisão, e perdendo até com uma da segunda, um estranho e absurdo regulamento tem aberto ao Sporting o caminho da conquista de um troféu. Deve dizer-se que os leões não têm culpa disso, mas não deixa de ser curiosa a forma que Paulo Bento encontra para motivar a sua equipa, lembrando que em dois jogos marcou sete golos e não sofreu nenhum, esquecendo, ou omitindo, que defrontou duas equipas de escalões secundários. Agora terá apenas de empatar em casa com uma outra, por sinal a última classificada da liga de honra, para seguir em frente.
Na final, está mais do que visto que o Sporting irá defrontar o Vitória de Setúbal, o que de algum modo, com um bom espectáculo, poderá resgatar, em parte, o prestígio da prova. Os sadinos até com uma derrota diante do Beira Mar se poderão apurar, desde que a mesma seja tangencial, não sendo crível que deitem fora a hipótese de voltarem a uma final.
Um regulamento a rever, sob pena de condenar ao fracasso desportivo e financeiro uma competição que até poderia ser interessante. Porque não uma fase de grupos inicial sema presença das equipas de topo, entrando estas só a partir dos quartos-de-final, não as desgastando e possibilitando-lhes assim de utilizar os seus principais jogadores e lutar para vencer a prova ?
Fica a sugestão.

4 comentários:

Anónimo disse...

Vamos supor que as quatro equipas eram o Benfica, Sporting, Porto e p.ex. Guimarães; ainda pensavas o mesmo? O que se passou, é que os organizadores tiveram muito azar, quem poderia imaginar que o Porto podesse ser iliminado pelo Fátima e o Benfica pelo Setúbal (a duas mãos!)?!... Para mim este regulamento está feito para beneficiar os grandes, nada mais...

LF disse...

O problema está em que Benfica e Porto não fizeram nada por estar nesta fase, jogando com as segundas equipas e mesmo assim sem se esforçarem.
E porquê ?
Porque este regulamento obriga os finalistas a realizar 7 jogos, mais até do que a própria Taça de Portugal, e isso, na realidade do futebol português, é incompatível com uma presença europeia ambiciosa. E entre uma coisa e outra a escolha é óbvia.

Creio que o Sporting não fez o mesmo porque não tem alternativas de banco que lhe permitissem. E ou me engano muito, ou na fase final da época vai pagar com juros este desgaste de Janeiro.
Mesmo assim esteve a um penálti de ser eliminado pelo Guimarães, e a poucos minutos de ser eliminado pelo Fátima...


Se os grandes (ou genericamente as equipas participantes em provas internacionais) apenas disputassem, por exemplo, quartos de final, meias finais e final, tudo a uma mão, resolveriam a questão com apenas 3 jogos, e seguramente entendiam a prova de outra forma.

Não esqueçamos que esta competição foi criada para ajudar os clubes da segunda liga, e do fundo da tabela da primeira, a terem mais algumas receitas ao longo da temporada. Para os grandes, financeiramente não serve para nada, e desportivamente é um contratempo.

Anónimo disse...

Nao ligas porque nao ta la o teu clube!! Senao ligavas obviamente!! Quando esta liga tiver nesta fase as grandes equipas nacionais ja sera uma emoção e aí veremos a tua opinião!! Se calhar vai ser a mesma porque não percebes mesmo..se calhar em Inglaterra tb nao faz sentido nenhum para ti a taça da Liga..As competições precisam de tempo para se impôr mas se este ano tivesse sido mais emotivo muitas melhores opiniões se ouviriam concerteza, excepto a tua é claro!!
O Sporting la ganhou ao Guimaraes nos penalties, pois foi..O Guimaraes tambem podia ter ganho mas a um penálti de perder...( como o Sporting teve...) perdeu...pois é, nao é?? O Guimaraes nao é da 1ª divisão pois não??? O teu clube perdeu com o Setúbal a duas mãos e sorte foi não ter sido por mais e não jogaram com uma equipa de segunda nas duas mãos..O Fátima sonhou pois tinha eliminado o FCP com muita sorte..mas foi so um sonho igual ao vosso a ver o jogo...Estas opiniões daqui sao muito interessantes..Talvez ganhassem qualquer coisa este ano se ainda tivessem por lá...

Anónimo disse...

ò vedeta realmente...você é mesmo um otário daqueles...ninguém liga quem?? você? realmente você nao é ninguém!!! perderam com o meu Setúbal e muito bem perdido!! Jogaram com a segunda equipa???????? Nao me faça rir, só se considera a sua equipa uma equipa de segunda!!! Assim já percebo!!! Nao se esqueça do que disseram sobre o que queriam fazer nesta competição! Era p ganhá-la até porque a tinham contestado, foi o que disseram mas não deu...Até pareciam embalados depois do roubo da Amadora..como é que se marca um penalti daqueles nos dias de hoje??? Qaundo eu era novo todas as semanas o seu clube tinha ajudas. Os arbitros eram gente pobre e o seu clube era de todos..Hoje em dia já não é bem assim...mas aquele penálti...Bons tempos os vossos!! Que o meu clube vença esta prova é o que eu desejo e para o ano veremos se vocês a querem ganhar de novo! Sejam crescidos e mais evoluídos!!