CARTA DE BENFIQUISTA A BENFIQUISTA - Lisboa 1994

"Querido Benfiquista,
Antes de mais, parabéns pelo título conquistado! Foi uma época fabulosa, não foi? O 3-3 nas Antas, o 4-4 de Leverkusen, o 2-1 ao Parma e claro, esse maravilhoso 6-3!! Acredita que 14 anos depois, essas epopeias não estão nada esquecidas!
E que tal foi o ambiente de ontem? Só posso imaginar, 120.000 na Luz a festejar a conquista do 30º campeonato (tantos como todos os outros clubes portugueses juntos, incrível, não é?)! É pena não termos marcado nenhum golo ao V. Guimarães, mas a festa não foi menor por isso, certamente...
Bom, mas deves estar ansioso para que te conte novidades, não é? Como vai ser o Benfica nos próximos anos, o que é que vai ganhar, se o Rui Costa sempre vai sair ou até mesmo como será o Benfica no longíquo ano de 2008!
Ok, eu conto-te tudo, mas antes disso faz-me um favor: senta-te. Senta-te e nunca te esqueças que o Benfica é sempre o Benfica. Quer ganhe, quer perca, isto é um estado de alma, não um clube de futebol, ok?
A verdade é que eu estou para aqui com rodeios, porque não quero ser demasiado bruto...mas pronto, lá vai: as coisas vão correr mal. Sinceramente...as coisas vão correr muito mal! Já te deves ter apercebido de algumas nuvens negras, não? A crise financeira, aquela malta do norte cada vez mais perigosa, a revolução que se aproxima no plantel, a vinda do Artur Jorge...Pois amigo, é mesmo aí que a magia se vai quebrar! O Artur Jorge vai-se desfazer de practicamente toda a malta que viste ontem no campo, e vai contratar muito perna-de-pau.E a partir daí vai ser sempre a descer...
Não é que não vão haver momentos bons; vai reservando um lugar no Jamor para daqui a 2 anos ;-), ocasionalmente vamos fazer umas gracinhas na Europa, ou vencer o FCPorto e o Sporting (então os lagartos em Alvalade vai ser quase uma tradição eheh!)...Mas a verdade é que a seguir ao Artur Jorge, vai chegar o Mário Wilson, e depois o Autuori e o Manuel José e o...epá, muitos treinadores! E carradas de jogadores! É como uma bola de neve, percebes? As coisas correm mal, despede-se o treinador, contrata-se novos jogadores; mas depois os que chegam não têm tempo (ou qualidade) e também vão embora, e entramos numa espiral...Em 97 vai chegar um novo presidente que vai acabar preso por roubar o Benfica! Percebes o quão baixo vamos descer? E em 1999, vamos perder por...(continuas sentado?)...se...set...sete a zero com o Celta de Vigo. Pá, nem me perguntes, porque não gosto de recordar essa noite.
O Benfica continua a ser um grande clube, mas deixará de ter grandes equipas, percebes? Na época 2000/2001 vamos ficar em 6º lugar! Sim, sexto lugar!!Depois vamos recuperar um pouco, vencer uma Taça em 2004, o Campeonato na época seguinte (pois...só voltarás a festejar um campeonato daqui a 11 anos!), mas a crise mantém-se.
Até que chegamos à questão: Como está o teu Benfica em 2008? Olha, pouco ou nada tem a ver com o Benfica que tu conheces. Não é só jogarmos num novo estádio (sim, a antiga Luz vai ser demolida em 2003, mas o novo estádio é muito bonito, não te preocupes. Não tem é a mesma mística do outro, mas com o tempo vai lá...), ou as camisolas serem muito diferentes, ou as personagens serem outras (aliás, o nosso Rui Costa ainda cá anda :-) ), a questão é que...Isto é outro Benfica. É um clube assim como...tipo...o Sporting! Exactamente, vamos-nos tornar no Sporting!Blergh, eu sei, até custa ler isto, mas é algo do género. Continuamos com muitos adeptos, mas tornaram-se resignados e a única crença que sobra é o "pró ano é que é"; continuamos a ser muito destacados pela comunicação social, mas a maior parte das vezes é para nos atacar e ridicularizar.E depois foram-se as referências, o respeito (acreditas que o nosso equipamento alternativo é...cor-de-rosa?), a mística (aprecia bem o Veloso, porque é o último grande capitão que teremos; se bem que se vires o miúdo dele, dá-lhe um palmada a ver se ele ganha juízo, ok?), os grandes jogadores, as grandes vitórias, os títulos...Foi-se tudo. Por isso, querido Benfiquista, espero que te tenhas divertido imenso ontem com os 120.000 e tenhas gozado com as alegrias que o Benfica te tem dado. Porque a partir de agora, começarão as provações. As dificuldades. E as vergonhas...
Mas não te esqueças, o Benfica é sempre o Benfica. Quer ganhe, quer perca, isto é um estado de alma, não um clube de futebol, ok? (repete isto muitas vezes, pelo menos a mim ajuda-me).Saudações eterna e gloriosamente Benfiquistas!"
Texto retirado de www.memoriagloriosa.blogspot.com

4 comentários:

Anónimo disse...

Este texto e exelente

Mas quero aproveitar por estar aqui para fazer uma pergunta :

-tendo en conta que hoje o benfica nao ten oposisao credivel (a unica oposisao que vejo é aqui nos blogs)
-que a maioria dos soçios do glorioso sao descontentes com o LFV
-que o LFV nao quer marcar eleicoes para o final da época

Qual seria hoje o impacto d'uma OPA ao SLB?
-Junto dos soçios accionistas desilidudos com a actual direcçao
-E se poderia fragilisar essa mesma direcçao

LF disse...

A pergunta é extremamente pertinente.
De facto esse é um dos meus receios. Motivo pelo qual, por muito crítico que por vezes seja, tenho sido bastante prudente em pedir de forma deliberada a demissão de Vieira, que acho deverá cumprir o mandato até ao fim. Aliás, uma das poucas coisas boas que ele fez neste segundo mandato foi a forma segura e intransigente como reagiu à OPA Berardo.

É de facto um perigo que, juntamente com a água do banho (esta direcção), os benfiquistas venham a pretender deitar fora também o bebé (independência do clube). Pela história do Benfica, pela sua dimensão popular, e pelas emoções que acarreta, esse risco é real, como o exemplo Vale e Azevedo o demonstra.

Por isso mesmo urge encontrar uma alternativa credível e segura a LFV. Por exemplo Bagão Félix.
Enquanto isso não for uma realidade, toda a prudência é pouca, pois o Benfica não pode andar para trás, nem para o lado.

Tenho esperança também que, com um director desportivo como Rui Costa, e um bom treinador, mais um ou outro reforço, o Benfica possa melhorar bastante na próxima temporada, aliviando assim o mal-estar que já vai crescendo entre os sócios.

Devo dizer ainda que é muito importante o clube e sua gigantesca massa adepta fazerem um esforço para se redimensionarem a uma nova realidade.
O Benfica perdeu claramente a hegemonia do futebol português, e não passa de um pequeno clube à escala europeia (com orçamento menor do que qualquer Getafe).
Neste contexto, o segundo lugar é um êxito a ser comemorado, a mera presença na Champions já é motivo de orgulho, e uns quartos-de-final, ou mesmo oitavos, de qualquer prova europeia devem ser festejados. O título nacional, nestes novos tempos, é um sonho, que apenas pontualmente poderá ser tornado real.
Era mais fácil ter mantido o clube no top nos anos noventa do que será agora recuperar esse lugar. Como não adianta chorar sobre leite derramado resta-nos arregaçar as mangas e percorrer o caminho que o F.C.Porto encetou desde os tempos de Pedroto, para que daqui a vinte anos sejamos nós novamente a dominar.
Não pode é haver exigências como se o Benfica ainda se tratasse de um gigante europeu, que tivesse de ser campeão todos os anos, e fosse capaz de golear Nurembergas e Getafes. Esse Benfica já não existe, e só poderá voltar a existir caso os benfiquistas tenham consciência precisa, fria e desapaixonada dessa realidade.
Este Benfica, o que existe, tem muito que pedalar até atingir o nivel estrutural, organizacional, económico e desportivo do F.C.Porto. E tem que, num acto de humildade colectiva, reconhecer isso e começar a trabalhar desde essa base.
Caso contrário, com Vieira ou com outro qualquer, o caminho será o do definhamento.

jsbmj@clix.pt disse...

LF, (Bakero), boas. A carta é uma preciosidade, mas a foto da campa (com todo o meu respeito, pois aprecio imenso trabalho do LF) é imoral. Devia ser retirada, apagada, o Benfica não morreu, nunca há-de morrer. Façam pf o exercício de escrever uma carta projectando o que vai ser o Benfica em 2015 e verão... Podia começar assim essa carta: "O Benfica, para além de ser o maior clube do mundo, tem os sócios e adeptos mais inteligentes do mundo... Ao verem a desgraça acontecer em 2008 (incluída a humilhação no Dragão em 2008 similar à de Vigo - preparem-se...), juntaram-se alguns deles e com muito Benfiquismo, trabalho, crença, alma e carácter, e começaram a fazer renascer a Fénix..."...
Todos nós (eu incluído) escrevemos muito nos nossos Blogs, criticamos muito, mas de acções nada... Se alguém se quiser juntar, reunir e ajudar o Benfica, disponham, eu ajudo... O meu e-mail é o < jsbmj@clix.pt >. Um grande abraço.

LF disse...

E que tal uma petição para Bagão Félix se candidatar em 2009 ?