APELO AO BOM SENSO

As movimentações no sentido de promover uma manifestação, já neste sábado, para pedir eleições antecipadas no Benfica, obrigam-me a tomar uma posição, que é também um apelo à calma dos benfiquistas.

Qualquer decisão em cima de uma derrota é precipitada e carece de reflexão fria e lúcida.
Não faz sentido criticar um presidente e uma direcção por tomarem decisões avulso, baseadas em estados de alma, e depois pretender fazer o mesmo relativamente a eles.
Analisemos tranquilamente a situação, o que está em cima da mesa, as alternativas, os perigos – que também os há -, e depois de tudo devidamente ponderado, será então o momento de estimular a mudança. Nunca a poucas horas de um jogo com o F.C.Porto, e quando ainda há hipóteses de conseguir um acesso à Liga dos Campeões.

Não deixemos que seja a frustração a tomar as decisões.

18 comentários:

jsbmj@clix.pt disse...

Tu no início do teu Blog recordas que Bill Shankly: "O futebol não é uma questão de vida ou de morte. É muito mais do que isso!". No maior (e que voltará em breve a ser o melhor, eu acredito) clube do Mundo, o que esperavas que acontecesse agora? Estou de acordo contigo que não há que precipitar, há que deixar a época acabar, mas depois há que mudar muito, muito mesmo. E a primeira coisa a mudar é convencer o Rui Costa a jogar mais 1 ano e não ficar como director desportivo.
Contratem um treinador italiano duro, realista, prático, bom psicólogo (contratem de novo o Trappatoni) e para director desportivo o Carlos Godinho da FPF (um homem competentíssimo e que não fala para os jornais) ou o Humberto Coelho (que é um líder nato e não estará nada poluído nesta selva que é o actual futebol português). Contratem 1 (só 1) mega-craque que leve muita gente ao estádio...
E depois para acabar de encher o estádio, o Marketing que prometa emoção, felicidade, alegria, um sentir benfiquista nas bancadas, festas cada semana na Luz, muitas emoções, muito sentir benfiquista, mesmo que não ganhemos ainda (que isso ainda não vai acontecer nas próximas 2-3 épocas). Que desinchemos o balão das vaidades e das ilusões. E que terminem vitórias no papel e na boca de um presidente que diz que nunca se engana 2 vezes. De facto, já se enganou não 2 mas umas 10, apesar de ter feito um trabalho notável no Benfica. A história deixaria Vieira como um grande presidente do benfica, mas se continua assim...
Mas tens razao, tudo isto só depois da Liga terminar, isso tens toda a razão.

LF disse...

É claro que é preciso mudar.
Há muitos meses que o digo. A gota de água foi a transferência do Simão abaixo da clausula. Bem como as saidas de Karagounis, Miccoli, Anderson, Manuel Fernandes e depois, obviamente, do treinador.
A propósito, onde estão os tais 2 jogadores do A.Madrid ?

O que se passa nas modalidades também ninguém entende. Agora dispensaram o Donner, antes o Carlos Teixeira e o Manuel da Silva do Volei.
Um ano investe-se mais numa modalidade, noutro ano noutra. É à vez.
Os resultados estão à vista.

Mesmo em termos económico-patrimoniais, a situação está longe de corresponder ao que muitos sócios pensam, e a propaganda oficial veicula.

Mas para mudar em segurança, é necessário primeiro criar uma alternativa. Onde está ela ?
É para isso que os benfiquistas devem orientar as suas energias. E sem essa alternativa, é precipitado estar a lançar neste momento a instabilidade.

Faz-se uma manifestação para derrubar Vieira e depois ? Quem são os candidatos ? Guerras Madalenos ? Vale e Azevedos ? Jaimes Antunes ?

Um dos grandes problemas da história recente do Benfica foram as decisões pouco racionais tomadas em alturas como esta.
temos que aprender com os erros, ou então não mereceremos ser tão grandes como ambicionamos.

Estou disponível para trabalhar numa solução (eventualmente promovendo uma candidatura de Bagão Félix, ou alguém com o mesmo nivel de credibilidade e prestígio), desde que não existam tentações de liberalização do capital da SAD.
Esse é um ponto de honra para mim, e nesse aspecto Vieira esteve bem (até porque o problema principal do Benfica não é dinheiro mas sim organização).

Mas a pressão nesse sentido vai acontecer. E no meu ponto de vista isso é um enorme perigo.

LF disse...

Tocaste num ponto importante.
Julgo que seria útil o Benfica declarar que não é candidato ao título senão dentro de dois anos, o tempo necessário para construir uma equipa campeã.
E os sócios terão de ser suficientemente maduros para aceitar isso.

... disse...

pela serenidade

o muito que tenho batalhado nos blogues.

nao e pelo vieira. e pela estabilidade, senao hipotecamos nao so esta mas tb a proxima epoca.

so vejo inquisidores a pedir o rolar de cabeças para se saciarem...

Anónimo disse...

Bom blog, já se colocava um feedzito de rss, não?

PCastelo disse...

Concordo plenamente no apelo ao bom senso nesta altura tão delicada. Vamos tentar levar o que podemos e depois pensamos a frio o que teremos de mudar. Parabéns pelo blog.

Bakero disse...

lf, compreendo, mas não concordo.

Aliás, acho que esta manifestação já vem é tarde demais.

Repara, paciência já todos tivemos e muita! LFV está no Benfica há 7 anos e sempre falhou, porque há-de agora acertar? Porque há-de ter nova oportunidade?

E depois essa teoria do "e depois do LFV, o descalabro" a mim não me convence. Com certeza que o que não faltam são Benfiquistas cheios de ideias e vontade de melhorar o clube. Estou convencido que em devida hora aparecerão...

Agora, é evidente que a ideia não é fazer cair amanhã o presidente (até porque sabemos que dificilmente ele largará o lugar). Penso que a manifestação (a que eu sou um simples aderente, atenção) servirá como um toque a reunir, uma chamada de atenção à situação insustentável que o clube vive.

Penso que tudo é melhor do que este estado de indiferença e apatia que colhe inexplicavelmente os Benfiquistas!

Ps: Segundo sei, a manifestação também servirá para reunir assinaturas para convocar uma assembleia geral extraordinária. E é aí que deveremos debater seriamente o futuro do clube.

LF disse...

Caro Bakero,

A minha tomada de posição não pretende defender Vieira, mas sim evitar que se façam as coisas a quente.
Fui eventualmente dos primeiros a lançar gritos de alerta, quando Vieira ainda era um deus para muitos benfiquistas.
Desde a dispensa de Geovanni, desde a venda de Ricardo Rocha, sempre tenho pugnado por uma alteração de pessoas e/ou de políticas.

O que não podemos é cair no erro de deixar o poder na rua, entregue a um qualquer vendedor de ilusões que venha a destruir o nosso clube. Ou pior ainda, à solução fácil de abrir o capital a um qualquer investidor privado que se torne dono do clube para sempre.

O problema da gestão de Viera tem sido fundamentalmente desportivo.
Porque não esperar para ver o que Rui Costa faz, e preparar calma e tranquilamente uma alternativa forte e credível para as eleições de 2009 ?

Decisões precipitadas em cima de derrotas são o que mais tem afundado o Benfica nos últimos anos.
Não devemos contribuir para elas.

E para além do mais, creio que é neste momento amplamente maioritária entre os sócios a ideia de que Vieira tem os dias contados no clube, pelo que não me parece necessário fazer nada para o ajudar a cair.
Defendo uma mudança tranquila, sem foguetório, na altura própria, ou seja, eleições de 2009.
Até lá deveriamos concentrar esforços na busca de uma alternativa de poder.
Para isso darei certamente a minha colaboração. Mas para manifestações antí-direcção num dia de jogo com o Porto, não !

É a minha opinião.

Anónimo disse...

Caro LF,
Concordo plenamente consigo em tudo o que disse, temos que ter muito cuidado é que para mal basta assim. Além disso Vale Azevedo não aconteceu há tanto tempo assim ...

Anónimo disse...

Está aberto o caminho para o descalabro do nosso clube, clube cuja a grande força é de estar assente no povo(também sou povo) que vive com muita emoção e com pouca razão. Quem são os promotores desta manifestação? O que pretendem? Já repararam que os jornais que publicitam esta manifestação pertencem ao senhor "oliveira"?
Onde estão Bagão Félix, Tadeu e mais alguns nomes com alguma credibilidade?
Neste momento precisamos de reflectir e não de cortar cabeças a todo custo. Outro Vale Azevedo ou populista semelhante está à espreita.
Saudação benfiquistas
FS

Anónimo disse...

Li ontem o seu post "20 anos de mentira de A a Z" e dou-lhe os meus parabéns. Trata-se de um trabalho retrospectivo notável!

A recordação dos jogos de Aveiro e Chaves em que o Yuran sofre penalty indiscutível e é expulso enquanto o Domingos se atira para o relvado em Chaves, sem um único adversário no raio de 2 metros(!), e é assinalado penalty é bem a imagem do Sistema em todo o seu explendor.

No entanto queria tecer algumas considerações. Não são 20 Anos meu caro amigo... São quase 35 Anos! Isto começou qd o Sr. Pedroto foi para o FCP, logo após o 25 de Abril. Começaram a fazer subir os clubes das Distritais para a 3ª Divisão, os da 3ª para a 2ª e os da 2ª para a 1ª, alcançando assim um grande nº de votos na FPF de forma a que bastava a união com a AF de Braga para terem quase a maioria dos votos.

Lembro ainda que não se referiu às acusações graves de Fernando Barata
que dão um envolvimento Internacional ao Sistema raramente referido mesmo pelos melhores conhecedores. O provável aliciamento dos árbitos Romenos da meia-final com o Aberden é algo muito concreto e que justifica a afirmação incómoda de Sir Alex Fergusson qd veio jogar nas Antas há poucos anos de que o Porto compra os Campeonatos no Supermercado... Recorda-se seguramente do incómodo que isso causou ao sr. PC que inclusivamente pediu explicações publicamente ao Sr. Fergusson. É que o Sr. Fergusson era o treinador do Aberden na altura em que decorreu essa meia-final da Taça das Taças contra o FCP...

Tb foi o Sr. Fernando Barata que denunciou a forma como o Sr. Oliveira organizava invasões de campo nas últimas jornadas e outras práticas similares do Sistema.

Fico fã do seu Blog e agradeço-lhe mais uma vez a escrita desssas memórias pois qd ouvimos, hoje em dia, falar o Sr. PC, mesmo nós que vivemos estes anos todos de tráfico de influências, ficamos na dúvida se terá sido verdade, se é possível toda esta passividade por parte sos Clubes da Capital e até das Autoridades Judiciais. Não podemos no entanto esquecer que foi este mesmo Sistema que permitiu impulssionar o Futebol Português para a s posições no Rankings da UEFA e da FIFA que hoje se verificam...

Fernando Ramos disse...

calma minha gente, mesmo que as coisas não corram bem no Domingo não nos devemos precipitar, isso é o que a lagartagem e os do dragão querem, temos de ser astutos e aguardar, a corrupção não pode dirar sempre
e o Vieira como gestor fez um grande trabalho, ele tem é de entregar o futebol a que percebe porque não o Humberto como gestor da equipa, e porque não um treinador menos conhecido mas com provas, no norte da Europa há disso
Temos de deixar de dar de mamar aos clubes Portugueses deixemos de comprar jogadores a eles que custam uma pipa de massa, e vamos mas é apostar nas nossas escolas
Vamos ao Brasil buscar crakes, precisamos urgentemente de alguem estilo Liedson e o Brasil tem, mais baratos que ir buscar Makukulas
Não podemos continuar a ir buscar jogadores a equipas que depois se vendem ao Porto com golos marcados dentro da propria baliza ou que se abrem todos para o Porto marcar

Temos de ser mais inteligentes que eles, temos de atakar mais as arbitragens, é uma pouca vergonha o que nos tem feito, somos roubados e ainda nos calamos, vejam o que faz a lagartagem pressiona logo os árbitros

Temos de tirar aqueles tótós que anda na SIC e na tv1 do Porto, esses fazem mais mal ao Bnfica que qualquer declaração dum presidente qualquer, temos de por lá gente que defenda o clube e não nos gozem é uma tristeza à 2ª e 3ª feira

Anónimo disse...

Ok, então para quando marcamos essa manifestação?

Anónimo disse...

Muitos parabéns L.F. pelo seu blog, que conheci alertado para os "20 anos de mentiras" (excelente!) e pelas suas opiniões sempre moderadas e construtivas. Continue assim.

Efectivamente, temos de manter a serenidade e deixar que as Direcções cumpram os seus mandatos, sendo depois avaliadas por todos nós nas eleições. Quanto a mim, Luís Filipe Vieira tem feito um grande trabalho de reorganização do clube, dando-lhe condições para ter uma vida mais desafogada no futuro. Ainda há poucos anos o Benfica não tinha nada - nem dinheiro, nem património, nem credibilidade, nem futebol, nem modalidades. Sem esquecer a coragem de Manuel Vilarinho, foi LFV o principal impulsionador de toda a transformação. Com dois defeitos:
- Fala demais (ex: se tem colocado como primeira meta da excelente campanha dos kits de sócio dobrar o número de sócios - de 90 para 180 mil - a campanha era agora por todos considerada um êxito fantástico - e foi-o! Assim, ao falar nos 300 mil, a ideia que fica é que foi um fracasso).
- Não tem sido feliz no futebol onde, no entanto, só este ano se investiu fortemente. Mas o futebol é algo muito aleatório. E sem ter os dados todos (só quem está lá dentro os tem) é difícil. Ex: estou convencido que o Presidente tinha prometido mais que uma vez ao Simão deixá-lo sair quando viesse uma boa proposta, depois de o ter mantido cá tanto tempo. Claro que teve que, publicamente, elevar a fasquia, para tentar que o clube que o quisesse levar pagasse mais. Mas quando o At. Madrid se aproximou, já não tinha certamente argumentos para reter o Simão que há um ano esteve com um pé no avião. Outro caso: toda a gente diz que o Rodriguez e o Leo devem ficar. Eu também os queria cá, tanto mais que são daqueles que jogam "à Benfica". Mas não podemos embarcar em loucuras e desestabilizar todo o balneário. Se aceitássemos o que o Rodriguez quer, o que diriam os outros? E certamente que, chegada a hora, o Rodrigues e o Leo baixarão as suas reivindicações. Claro que é um risco - eles podem entretanto ter outras propostas - mas não podemos cometer as mesmas loucuras do Sporting de há uns anos: ganharam dois campeonatos mas agora estão aflitos. E só o nosso péssimo campeonato lhes permite ter alegrias...

Peter disse...

Caros benfiquistas felizmente neste blogue discute-se o nosso clube com seriedade ao contrário de outros onde a má educação é regra de ouro.Sobre a alegada manifestação sou contra(o timing é péssimo). (apesar de ser favorável ás manifestações,porque são um direito das sociedades democráticas).Na minha opinião os nossos problemas devem ser discutidos na nossa casa (assembleias-gerais)e não na praça pública.Na suposta recolha de assinaturas na manifestação para haver uma assembleia-geral aí sou a favor porque devemos discutir os problemas que afectam o nosso clube, mas devemos-o salvaguardar das tristes lavagens de roupa suja que muitas vezes acontecem nas assembleias.E como impedir isso?A comunicação social não deve estar presente, e no final dessa assembleia o presidente da mesma que entregue 1 relatório com as decisões tomadas. Em relação ao sr.LFV devo-lhes dizer que realmente a nível estrutural penso que tem feito 1 bom trabalho, mas o futebol infelizmente não é o seu forte e isso reflecte-se nos resultados da nossa equipa de alguns anos para cá. Acho que tem grandes dificuldades em lidar com a crítica o que é muito mau e nem é digno de 1 presidente do Benfica, nem honra a sua história.Eu pergunto áqueles que são sócios como eu pq é que quando há Assembleias-gerais o Benfica não avisa os seus sócios via internet das mesmas?Quando é para pagar cotas e acompanhar a equipa ao estrangeiro ó campanhas disto ou daquilo sabem sempre informar mas quando é para opinar nunca avisam.Quanto ás alternativas que alguns apresentaram discordo completamente da opção Bagão Félix simplesmente porque foi um dos muitos péssimos ministros que este país tem tido, já o Dr.Luís Tadeu é da velha guarda benfiquista e sabe bem os terrenos que pisa. Também percebo o receio de alguns ao acharem que mudando de presidente ainda nos apareça para aí outro Vale e Azevedo (vá-de retro Satanás), mas tb não aceito que em nome da estabilidade as coisas continuem como estão.Até porque o Benfica não precisa de Pintos da Costa que se eternizem no poder, aliás a grande força do Benfica sempre foi encontrar alternativas na sua família.E só para vos recordar no período em que o Benfica dominou avassaladoramente o futebol português nenhum presidente geriu o nosso clube mais que dois mandatos(seguidos), e nem por isso deixava de vencer, porque simplesmente estes homens não alteravam em nada o trajecto planeado e a estrutura do futebol, havia uma continuidade.Quanto áqueles que se eternizam no poder se por um lado pode ser bom por outro criam uma dependencia que depois quando já não estão presentes reflecte-se no edificio que tende a ruir como um castelo de cartas.Só para vos lembrar vejam só como hoje em dia está o Alverca?E veremos quando o Pinto da Costa sair ou morrer o que é vai ser do fcp.Não há nem nunca houve imprescindiveis, e quem cultiva essa cultura tá bem tramado.

Viva o Benfica

P.S.depois do empate do Guimarães só falta os lagartos perderem e nós ganharmos no dragão.lol, quem sabe?

Aperta-Pitons disse...

Visitem http://apertapitons.blogspot.com/

Um abraço

Anónimo disse...

Vieira é um dos maiores aldrabões que passou pelo Benfica. Desde a saída do Simão ( onde estão os 2 jogadores do A.Madrid ? ) que dizia que nao vendia, a inúmeros casos que tem mentido aos BENFIQUISTAS!!! todos continuam felizes e ja vamos para 3 anos atrás do 2º classificado. A saneação financeira é um exercício de gestão que num clube como o Benfica basta ser-se minimamente competente e nem é esse senhor o autor dessa gestao. Porque se fosse ele estaríamos pior ainda!! Ele que nunca se engana e que é uma vítima sempre que as coisas correm mal. Esta constantemente a disparar para tudo. Já devemos estar a entrar num novo ciclo, como ele diz sempre. E chegarão vitórias e alegrias que vao supreender muita gente como ele disse ha uns meses atrás. Este entra para a historia!! ISSO É VERDADE!!

Anónimo disse...

Perdoem-me mas estou farto. A gota de água foi quando o meu flho, c/ 15 anos, após tê-lo levado à Luz p/ sermos envergonhados frente à Académica, e após a derrota vergonhosa 5-3 (relembro-vos que ao minuto 38, sem mais nem menos, tinhamos uma bola controlada a circular desde a nossa área até à meia lua da equipa adversária e, qual não é o meu espanto, a bolinha fez o percurso inverso... Guardar resultados aos 38'????), voltou-se p/ mim e disse-me "Acabou. Estou farto de humilhações!". Trata-se de uma criança, um teen-ager se quiserem, mas com muita personalidade, e que se sente como o adepto mais triste do mundo!
Não posso, nem quero, retirar mérito ao Sr. LFV pelo que fez pelo nosso clube ao longo dos anos. Podia ter feito mais e melhor? Não tenho resposta p/ isso. O que não podia ter feito era fragilizar a estrutura futebolistica do Benfica da forma como fez, qual déspota. No início da época manda embora um treinador??? Se era p/ o fazer, e eu queria que fosse feito, teria de ser no timing certo. Nunca quando a caravana já estava em movimento. Depois manda embora o Sr. José Veiga. E não me venham os falsos moralistas dizer que este era um trambiqueiro, corrupto e por aí fora, porque se ele for alguma dessas "coisas" não é mais do que a maioria dos portugueses na sua pura essência! O que é certo é que as coisas resultavam com ele lá. E o nojento mundo do futebol precisa de gente assim e não de cavaleiros alados, armados em justiceiros, tipo LFV. Passa a vida a correr o país de Norte a Sul, e Ilhas também, a inaugurar casas. ESTE É O CAMPEONATO DELE. Quando não tem casas p/ inaugurar, aponta baterias ao FCP e ao seu presidente, seu inimigo de estimação, qual estratégia política bem portuguesinha p/ afastar as atenções do povinho). Á custa desta estratégia furada o FCP está tão longe que os protestos do LFV só lhe chega, ao FCP, em forma de ruído. Gasta tantas energias com esta cruzada que nada lhe resta p/ o que interessa. Não vale a pena. É uma luta inglória. EM PORTUGAL A JUSTIÇA NÃO FUNCIONA. E REINA A IMPUNIDADE. E o problema não é de agora. Já Guerra Junqueiro exaltava o amorfo povinho luso. A estrutura do SLB funciona como este país. Um país falhado, gerido por imbecis amadores!!!
Nem a formação produz resultados e bem sei que o Centro de Estágios é muito recente (acabem com os clientelismos que gravitam pelo Centro de Estágios - é um fenómeno já muito antigo...). Vejam quem está à frente do Centro de Estágio do Sporting e analisem as suas capacidades, o seu elenco, cujo o director tem mais do que uma licenciatura na área do desporto. Depois contraponham com as nossas condições, o nosso elenco...!
O mal do MEU clube é um mal estrutural que ninguém quer ver. E quem o vê, com responsabilidades, não quer resolver, pois serve-se dele.
O "nosso" Rui p/ director desportivo? Soa-me a tiro no pé. A ideia que tenho do meu ídolo é que a este falta muita malandrice p/ singrar no mundo do futebol que não é o dele. Ou será que alguém se esquece que vivemos num país em que as "vedetas da bola" não são os jogadores e sim uma corja de dirigentes, LFV inclusive, que se alimentam da arte dos jogadores e se vestem de protagonismo que não lhes pertence? O Rui faz parte daquela pequena parcela de gente que ama o futebol. Não se alimenta dele. É ele que o alimenta. Como tal, não o vejo com a malandrice necessária p/ assumir o cargo (vejam se o FCP fêz o mesmo com o Baía...). Vai ser mais um tiro no pé. Tiro no pé dado pelo LFV mas no NOSSO pé!
É chegada a hora, então, de o LFV se definir. Ou engole o orgulho e se enche de humildade p/ aceitar ajuda na gestão do clube ou então que se vá embora. Sozinho não pode fazer nada. Um gestor não pode perder tempo a saber se as casas de banho da empresa têm, ou não, papel higiénico!!! Sozinho não consegue levar o SLB a bom porto. Mas sozinho, e com todo o empenho que tem revelado, vai conseguir enterrá-lo. E já chega de tanto falar das arbitragens. O mal está no nosso umbigo. Nesta barriga que temos e tanto coçamos com arrogância e prepotência. Mal ou bem (mais mal do que bem, deixem-nos, a eles, árbitros, trabalhar).
O que me deixa ainda mais triste é o facto de saber que no dia que o LFV se for embora outro virá e que, até nem sendo parecido com este, pode vir a ser pior.
Com o Benfica passa-se o mesmo que com Portugal. Não há qualquer crise económica. Há é uma enorme crise de valores. Um egoísmo intrincado. Um espezinhar de paixões e ilusões.
Estou tão triste e desiludido que só a Sportv me alegra, com jogos do campeonato inglês ao invés do nosso campeonatozinho de trazer por casa, sem qualidade, sem brilho, sem chama.
Um abraço a todos.
P.S. - Se conhecerem alguém de confiança, que não queira enriquecer o ego e o bolso à custa do SLB, mostrem-lhe a nossa chama, cujo brilho, apesar de muito esbatido, teima em não apagar.