O QUE VALE O TERCEIRO LUGAR

Numa altura em que se acende a luta pelos lugares de acesso à Champions League, importa perceber a real diferença entre ficar em segundo ou em terceiro, que é como quem diz, conhecer aquilo que espera a equipa que representar Portugal na terceira pré-eliminatória da prova.
Para já há desde logo uma diferença entre os clubes lisboetas e o Vitória de Guimarães. Enquanto Benfica ou Sporting serão seguramente, qualquer deles, cabeças-de-série, os minhotos não têm qualquer hipótese de o ser, o que os colocaria, em caso de serem eles os terceiros, manifestamente mais longe do sonho de integrar a nata europeia de clubes.
Vejamos o provável lote de adversários de Benfica ou Sporting:
Sparta de Praga, Dínamo de Kiev, AEK de Atenas, Slavia de Praga, Galatasaray, Partizan de Belgrado, CSKA de Sófia, Dínamo de Zagreb, Wisla Cracóvia, Standard de Liege, MTK de Budapeste, Cluj, Aalborg, Rapid de Viena, Young Boys e Hereenveen.

Se atentarmos aos clubes que o Vitória de Guimarães pode apanhar pela frente, percebemos bem do que estamos a falar:
Liverpool, Arsenal, Juventus de Turim, F.C.Barcelona, Schalke 04, Glasgow Rangers, Celtic de Glasgow, Olympique de Marselha, Olympiakos, Ajax de Amsterdão, Fenerbahce, Shakhtar Donetsk, Anderlecht, Spartak de Moscovo, Atlético de Madrid e Fiorentina ( ou Milan).

Pode-se pois concluir que o futebol português tem objectivamente a ganhar caso o Vitória fique fora destas contas. Essa poderá muito bem ser a diferença entre termos, pelo terceiro (e último) ano consecutivo três equipas na Champions League, ou termos apenas duas.
De referir que alguns dos adversários considerados estão ainda, como é óbvio, sujeitos a confirmação. Se por um lado a maioria dos campeonatos ainda não terminou, por outro, haverá que aguardar o desfecho das primeiras pré-eliminatórias, onde poderão cair alguns dos clubes acima referidos.
Há também ainda alguns perigos à espreita. Fiorentina e Atlético de Madrid poderão ser adversários de clubes cabeças de série, caso mantenham os respectivos quartos lugares, bastando para isso que o Basileia se sagre campeão suíço (tem os mesmos pontos que o Young Boys a três jornadas do fim) e que o Ajax vença o play-off de acesso na Holanda, que disputará com Heerenveen, NAC Breda e Twente – se ocorrer apenas uma destas condições, serão os colchoneros a integrar o lote de possíveis adversários de Benfica ou Sporting.
Importa reter também que Benfica e Sporting, caso se apurem directa ou indirectamente para a fase de grupos, integrarão juntamente com o F.C.Porto o pote 2 do sorteio. O Vitória de Guimarães, se se qualificar, partirá naturalmente do pote 4.

8 comentários:

angelodias disse...

Isso é tudo muito bonito mas vai à Liga dos Campeões quem merecer. Ser melhor para o futebol Português é o quê? Meter três equipas na Champions para duas delas serem uma vergonha para o país? Não seria melhor para o futebol português ir uma directamente à Liga dos Campeões e duas à taça uefa? Seguramente não passaríamos tantas vergonhas e era o que se adequava à qualidade do nosso futebol. Quantidade não é sinónimo de qualidade como se tem visto nestes últimos anos. E certamente se o Guimarães fôr à Liga dos Campeões será um justo prémio por uma grande época.

LF disse...

Não digo que o Guimarães não mereça.
Mas também não é justo dizer-se que as equipas portuguesas na Champions têm envergonhado o país.
Aliás, à excepção do Liverpool-Porto, mais nenhuma perdeu nenhum jogo por mais de um golo nesta época.
O Sporting ganhou duas vezes ao D.Kiev, empatou com o Roma, e perdeu tangencialmente com o Man.United duas vezes.
O Benfica empatou com o Milan, venceu na Ucrânia e venceu o Celtic na Luz. Perdeu os outros jogos também tangencialmente.

Nas épocas anteriores recordemos as vitórias do Benfica sobre o Liverpool e Manchester United, ou a do Sporting diante do Inter.

Peter disse...

Ok o Guimarães se conseguir qualificar-se é porque foi com mérito, mas agora aqui para a gente que ninguém nos ouve o que é que vai para lá fazer?Nada.O Benfica e o Sporting que têm mais experiência raramente passam a fase de grupos (O Sporting então nunca passou,aliás não me lembro sequer do Sporting ter chegado aos quartos de final, mesmo na Taça dos Campeões), o Porto que é uma superequipa a nível interno é eliminado pelo 1 vulgar Schalke 04. E depois é outra o Vitória não tem orçamento para sustentar uma competição destas, vai-se endividar e depois provavelmente vai pagar caro por isso como o Boavista está agora a pagar.No entanto se o Vitória se qualificar estarei cá para lhes dar os parabéns e torcer por eles como português que sou.

Anónimo disse...

Pois bem... Se é verdade que o Vitória teria poucas hipóteses de se qualificar se fosse à pré-eliminatória, não é menos verdade que entre estar o Vitória ou um dos dois clubes lisboetas na fase de grupos não faz muita diferença, pois pelo que se tem visto (à excepção da época em que o Benfica chegou aos quartos-de-final) esses dois clubes pouco têm feito. Se não fosse o FC Porto que seria de nós nas últimas décadas na Europa?(Sem esquecer a final de Alvalade que nem a jogar em casa o Sporting encontrou motivação para ganhar!) E este ano essa super equipa a nível interno só não chegou mais longe porque não teve a sorte na lotaria dos penaltys, para além da infelicidade clara da segunda parte de Gelsenkirchen. Concluíndo, espero que o Vitória consiga esse segundo lugar e quem sabe surpreender também na Europa como fez este ano no campeonato. E quem compara o Vitória ao Boavista esquece-se de um 'pequeno' pormenor... O João Loureiro não é presidente do Vitória.

Peter disse...

Mas o que é quer dizer com isso do João Loureiro?Acha que ele é mafioso é?

Anónimo disse...

É verdade... Era muito melhor que fossem os dois clubes da capital à Champions...

Mas convém convencer disso os actores do Sistema Português...

Anónimo disse...

Claro que sim... Tal como o pai, o sr. Major, o João Loureiro é um dos maiores vígaros do futebol português... Sou portista mas revolto-me quando vejo o Vale e Azevedo ser o único a pagar pelos seus crimes... Não quer dizer que nao seja justo, mas quando temos um Valentim e um Joao Loureiro no futebol português parece incrível como só o Vale e Azevedo é que paga.

Peter disse...

Mas o clã Loureiro tem uma relação muito saudável com o Pinto da Costa não me diga que também acha que o Pinto da Costa é marfioso?