O PASSO SEGUINTE

Encerrado, e penso que bem, o dossier treinador, a actualidade benfiquista volta-se agora para a construção de um plantel competitivo, capaz de iniciar o trajecto de recuperação desportiva de que o clube carece.
Muitos nomes têm sido veiculados. Nalguns casos a contratação dependerá apenas da palavra final de Quique Flores, outros exigirão um esforço de mercado por parte da SAD benfiquista, outros ainda não passarão seguramente de especulação jornalística. Analisemos um por um todos os nomes referidos pela comunicação social.

Defesas:

JOÃO PEREIRA (Sp.Braga) - A concorrência do F.C.Porto é de peso, e a verba pretendida pelos bracarenses não será baixa – fala-se de três a quatro milhões de euros. No meu ponto de vista seria uma excelente solução para o lado direito da defesa, tendo ainda a vantagem de poder ocupar terrenos mais adiantados. Não é atleticamente muito forte, mas compensa bem com fibra competitiva e elevada capacidade técnica. Até hoje não entendi porque foi dispensado. É melhor que qualquer um dos laterais direitos do Benfica.

GEROMEL (V.Guimarães) - Foi uma das revelações do campeonato. É um central de fino recorte, com bom jogo aéreo, tendo sido uma das estrelas da surpreendente equipa de Cajuda. O facto do V.Guimarães se ter qualificado para a Liga dos Campeões não facilita a sua saída. Além disso há clubes de outros países bastante interessados. Seria uma grande aquisição.

THIAGO SILVA (Fluminense) - Acaba de ser convocado pela primeira vez para a selecção brasileira, tendo-se revelado ultimamente como o esteio do centro da defesa do Fluminense, semi-finalista (para já) da Copa Libertadores. Passou por Portugal, mas foi só no regresso ao seu país que cresceu como futebolista. As referências que tenho são óptimas, e os apontamentos que vi nos jogos da Libertadores fazem supor estar-se na presença de um extraordinário central. Dificilmente o Benfica terá argumentos financeiros para o contratar.

MARCO CANEIRA (Valência) – Quique Flores aprecia as suas qualidades, que são por demais conhecidas em Portugal. Já jogou no Benfica e no Sporting, e em qualquer dos clubes mostrou qualidade técnica, versatilidade, disciplina táctica e regularidade competitiva, características que fariam dele um extraordinário reforço. Não fossem os problemas levantados sobre os prémios de jogo, e o facto de ser representado por Paulo Barbosa, seria certamente titular da selecção nacional no Euro 2008. O seu empresário pode aliás ser o principal obstáculo a uma transferência para a Luz, até porque o Sporting também está na corrida, tendo Paulo Bento já manifestado publicamente grande interesse no jogador.

JOSÉ CASTRO (Atl. Madrid) – Até hoje não se sabe muito bem quais foram realmente os contornos do negócio Simão Sabrosa. Na altura falou-se de 20 milhões mais dois jogadores. A verdade é que eles nunca chegaram, e ultimamente até li que os espanhóis afinal apenas teriam pago 17 milhões.
Se o Benfica tem efectivamente direitos sobre a lista de dispensas do Atlético, o ex central da Académica, até por ser português, poderia e deveria ser um dos eleitos. É jovem, tem ainda alguma margem de progressão, e boas condições físicas e técnicas para se tornar uma referência de futuro.

RICARDO ROCHA (Tottenham) – Se pudesse escolher livremente de entre todos estes defesas, pelo seu passado no clube, pelo seu temperamento, pelas suas capacidades técnicas e físicas, pela sua polivalência – tal como Caneira pode fazer qualquer dos quatro lugares da defesa -, Ricardo seria o eleito. É um dos vários jogadores que nunca deveria ter saído do clube, e tinha hoje condições para ser capitão de equipa. Não creio que o Tottenham o liberte facilmente, mas se houver uma hipótese que seja, o Benfica não deve hesitar.

JORGE RIBEIRO (Boavista) - É um jogador livre, e a sua contratação estará apenas dependente do parecer de Quique Flores. É jogador de selecção e como tal uma boa opção. Poderá ser o sucessor de Léo, ou então ser utilizado como médio ala, tal como vinha sendo no Boavista. À semelhança de João Pereira foi formado na casa, o que não é um pormenor totalmente irrelevante.


Médios:

ALBELDA (Valência) – Embora seja pretendido em Inglaterra, o seu bom relacionamento com Quique pode fazê-lo chegar-se à Luz. É um trinco experiente, internacional espanhol, mas honestamente não sei como se encontra em termos físicos, uma vez que já é trintão e perdeu espaço no plantel do Valência. Se se tratasse do Albelda de há dois ou três anos seria óptimo. Neste momento não sei, embora acredite que Quique o saberá.

CARLOS MARTINS (Rec.Huelva) – Podia muito bem ser o cabeça de cartaz das contratações benfiquistas para a próxima época. Ficou à porta do Euro 2008, mas número dez como ele, nascido em Portugal, não vejo nenhum. Os seus tradicionais problemas físicos parecem debelados, e creio que o aspecto psicológico talvez possa, com o devido enquadramento, ser atenuado ou mesmo ultrapassado, até porque a idade lhe parece estar a fazer bem. Fez 32 jogos e marcou 7 golos na Liga Espanhola, contribuindo decididamente para a boa campanha da sua equipa, que alcançou o objectivo da manutenção. Tem o problema do preço (15 milhões de euros), mas caso a negociação consiga baixar as exigências do Recreativo, julgo tratar-se de uma fantástica opção. No seu melhor em termos físicos e mentais, tem talento para se tornar num dos melhores jogadores portugueses. À semelhança de Caneira, tem também o problema de ser representado por Paulo Barbosa, empresário com relações pouco amistosas na Luz.

HUGO VIANA (Osasuna) - Quando surgiu como titular no Sporting de Boloni parecia destinado a ser o sucessor de Rui Costa na selecção nacional. Na altura equiparava-se a Quaresma e Cristiano Ronaldo como um dos talentos maiores das escolas do clube de Alvalade, e até se lhe gabava a maior maturidade face aos colegas.
O que é certo é que, por motivos físicos ou psíquicos, não alcançou o nivel que prometia. Foi para Newcastle de onde voltou sem glória, e nos últimos anos tem mantido uma ligação com o Valência, embora a última época tenha sido passada no Osasuna. Tem uma capacidade técnica superior, uma visão de jogo bastante apurada, mas parece quase sempre pouco decidido, pouco arrojado, pouco combativo, e mesmo algo alheado da luta pelos lances. Quique conhecê-lo-á bem.
É mais provável que volte para o Sporting.

TIAGO (Juventus) – O preço do seu passe, e sobretudo o seu salário, são proibitivos para o Benfica. No entanto, caso existisse por exemplo uma hipótese de empréstimo, julgo que seria de avançar. Tal como Ricardo Rocha, Tiago conhece a casa, e o motivo da sua precipitada saída (José Veiga) já não impede o seu regresso. Pela forma como decorreu a sua passagem pelo Benfica, seria, para mim, a primeira opção de entre as altenativas em análise. Mas infelizmente o médio minhoto deverá reforçar o Atlético de Madrid ou o Tottenham.

TIAGO GOMES (E.Amadora) – Esteve para ser vendido para Espanha no mercado de Janeiro, e o fracasso do negócio mergulhou o Estrela nas dificuldades que se conhecem. Sendo Rui Costa e seu pai visitas habituais da Reboleira, e amigos pessoais do presidente do Estrela, suspeito que possa até já ter havido algumas conversas quanto ao futuro deste jogador. Trata-se de um jovem, de um dos melhores médios da Liga Bwin, e além do mais é um benfiquista formado nas escolas do clube da Luz. Embora não seja para já uma opção forte para a titularidade, julgo ser um jogador a contratar, até porque nem deve estar muito caro.

THIAGO NEVES (Fluminense) – É uma das grandes estrelas do futebol brasileiro da actualidade, estando também em plano de destaque na magnífica carreira internacional do seu clube. Vi-o jogar duas vezes, a última das quais frente ao São Paulo, mas durante esses jogos lembrei-me várias vezes de…Roger. De técnica muito evoluída, tenho algumas dúvidas que se adapte rapidamente ao futebol europeu, onde não lhe basta esperar que a bola lhe vá ter aos pés. Ainda assim é jovem, tendo por isso margem para evoluir. Se olharmos para Diego percebe-se como. Será todavia um jogador bastante caro.

RENATO AUGUSTO (Flamengo) – Outro craque brasileiro, este ainda mais jovem (20 anos) e mais corpulento (1,85m). É pretendido por diversos clubes europeus, e dificilmente o Benfica se conseguirá chegar à frente. Seria uma aposta no futuro, seguramente com vista a uma posterior mais valia, bem ao gosto de Domingos Soares de Oliveira. Nunca o vi jogar.

NICOLAE DICA (Steaua de Bucareste) – Vai estar no Europeu, onde haverá oportunidade de perceber o quanto efectivamente vale. Não terá certamente a classe de um Hagi, mas talvez também não seja um Panduru – julgo tratar-se de um jogador mais combativo e com maior sentido colectivo. Está familiarizado com as provas europeias, tendo jogado Liga dos Campeões e Taça Uefa pelo seu clube. É relativamente barato (cinco ou seis milhões de euros), e poderá ser uma alternativa caso os principais nomes desta lista se revelem inacessíveis.

LUÍS GARCIA (Atl. Madrid) – E outro dos nomes referidos como fazendo parte de uma eventual lista de dispensas do Atlético de Madrid. É um excelente jogador que ainda há duas épocas era titular do Liverpool, e mesmo nesta última temporada foi presença assídua no lote dos jogadores utilizados pelo seu treinador. É um internacional espanhol bastante experiente. Não sei porque motivo poderá ele ser dispensado, mas a sê-lo, é sem dúvida um nome a explorar. O seu salário não deve todavia ser muito baixo.

RUBEN AMORIM (Belenenses) – Este já está garantido, e é uma boa opção para preparar uma anunciada quebra de Petit. Ainda é jovem, tem margem de progressão, e é mais um dos que fez a formação de base no clube da Luz. Provavelmente também mais um dos que nunca deveria ter saido.

HASSAN YEBDA (Le Mans) – As últimas notícias dão-no como certo. Nunca tinha ouvido falar dele até há uma semana atrás. Agora apenas sei que é francês, mede 1,87m, joga no meio-campo, tem 24 anos e fez 23 jogos marcando três golos na última liga francesa. Quique Flores já avalizou a sua contratação, o que não é mau sinal.

ZOLTAN GERA (West Bromwich) – É médio direito, internacional húngaro e tem 29 anos. Diz-se que é pretendido pelo Manchester City, mas uma análise à sua última temporada mostra que apenas fez três jogos completos, actuando na segunda divisão inglesa. Não sei francamente porque se fala dele para o Benfica - deve seguramente haver jogadores mais apelativos na Liga Portuguesa.

Avançados:

DJALMA (Marítimo) – Assegurando a continuidade de Cardozo, Nuno Gomes, Makukula, Di Maria, Adu e Mantorras, não se poderá dizer que o Benfica tenha problema de carência de jogadores na frente de ataque. Os nomes falados são jogadores para uma segunda linha de opção ou eventual empréstimo. Djalma é um deles. Só por sete vezes foi titular na última época, e não me lembro de ter dado muito nas vistas. É jovem e filho de um ex-jogador do Benfica (Abel Campos).

WESLEY (Paços de Ferreira) – Este sim, deu nas vistas. Foi o melhor jogador e melhor marcador do Paços de Ferreira, dando com a sua entrada, já com o campeonato a decorrer, um impulso importante à equipa, não suficiente contudo para evitar a descida de divisão. Mesmo com pouco mais que metade dos jogos, e mesmo num clube do fim da tabela, acabou por ser um dos melhores marcadores da Liga (10 golos em 18 jogos). Já no Penafiel tinha feito uma carreira bastante interessante e produtiva, que lhe valeu uma transferência para o futebol espanhol, concretamente para o Alavés. É experiente, pode jogar no meio-campo como playmaker, ou num dos lugares do ataque, e é especialista em lances de bola parada. Estando livre, pode ser uma boa (e barata) alternativa para o plantel do Benfica.

RAFIK DJEBBOUR (Panionios) – Ponta de lança franco-argelino de 24 anos, fez uma boa campanha no campeonato grego, e marcou um golo na Taça Uefa. Tal como Yebda é proveniente da conceituada escola do Auxerre, e provavelmente terá o mesmo empresário. Não sei muito mais sobre ele.

YOAN GOUFFRAN (Caen) - Avançado móvel, joga preferencialmente pelo lado direito, e marcou 10 golos em 36 jogos da Liga Francesa. Tem 22 anos e mede 1,75m. É internacional sub-21 pela França.

JOSÉ ANTÓNIO REYES (Atl. Madrid) - Extremo veloz e tecnicista. Apesar dos seus 24 anos, tem já longa experiência em grandes clubes como Arsenal e Real Madrid, depois de se ter iniciado em Sevilha. Há dois/três anos atrás era um dos valores emergentes do futebol espanhol, e parecia fadado para uma carreira internacional de grande nível. No Real Madrid, talvez por nunca se ter afirmado como titular, acabou por regredir (apesar de ter marcado o golo do título na época passada), e agora no Atlético, tapado por Simão, também não tem sido feliz, vendo-se na dificil situação de dispensável. Temo que o seu perfil psicológico não tenha acompanhado a sua evolução técnica, e como tal seria uma aposta de risco, até porque o salário que certamente aufere é bem alto.

------------------------------------------------------------

E já agora, em adenda, deixo um hipotético plantel englobando algumas das figuras acima referidas:
GUARDA-REDES - Quim, Moreira e Bruno Costa DEFESAS - Marco Caneira, Luisão, Ricardo Rocha, Léo, João Pereira, David Luíz, José Castro, Jorge Ribeiro e Miguel Vítor MÉDIOS - Petit, Tiago, Carlos Martins, Ruben Amorim, Tiago Gomes, Nuno Assis e André Carvalhas AVANÇADOS - Nuno Gomes, Cardozo, Makukula, Di Maria, Fábio Coentrão e David Simão
25 jogadores, 20 dos quais portugueses (80%), 9 dos quais formados no clube (36%).
Talvez fosse um bom principio para um Benfica à altura da sua história.

23 comentários:

Filipe Rodrigues disse...

Pois a lista começa a ser já muito longa e como sempre muito especulativa. Não sei até que ponto precisamos de mais centrais, sobretudo se o Luisão não sair. E se precisarmos, em vez de estar a apostar em jogadores que não conhecemos, se calhar faziamos regressar o Miguel Vitor. Quanto ao Albelda, é muito bom jogador, mas as condições em que está? É difícil prever se será um jogador motor ou um jogador travão no meio campo do Benfica. Carlos Martins seria uma excelente contratação, para mim bem melhor que Dica, porque o Martins já está adaptado e conhece bem demais o futebol português.
Fala também do Luis Garcia... duvido muito. O salário é alto? Até pode ser um jogador caro, mas se em campo for um jogador que faz ganhar jogos e campeonatos torna-se barato. Micolli também tinha o salário elevado, mas valia o seu peso em Euros, pelo que jogava e fazia jogar.

Anónimo disse...

Alguns nomes interessantes...sem duvida, mas sou apoiante da calma nestas alturas.
Avaliar mt todos os jogadores vinculados ao clube, perceber aqueles que realmente poderão incluir a estrutura, e apontar as contratações em "targets" bem defenidos, sem adquirir apenas por adquirir.
Deixo uma dica...quanto menos titulos tiverem ganho, mais sede de vitorias e exitos,mais ambiciosos se tornam os jogadores, um pouco como mourinho fez...

César disse...

"quebra anunciada de Petit", não sabia que o Petit tinha anunciado que ia quebrar...

LF disse...

Não anunciou por palavras, mas a sua última temporada anuncia que já não durará muito tempo.

Quanto aos centrais, caro Filipe, mesmo que Luisão fique creio que faz falta mais um.
Zoro nada provou, David Luiz tem fragilidades físicas que temo sejam difíceis de debelar totalmente, além de que ainda necessita de ganhar alguma experiência.
Miguel Vítor podia regressar ao plantel, mas se o Benfica quer competir com o Porto, não pode alicercar a sua equipa apenas em jovens promissores.

Anónimo disse...

Acho que não deves estar a falar do C.Martins que eu estou a pensar...

Fora isso, mais um bom artigo.

LF disse...

Carlos Martins, no intervalo das lesões, chegou a entusiasmar.
Futebolisticamente nada deve a jogadores como João Moutinho ou mesmo Nani.
Não terá sido um profissional recomendável, mas a sua carreira em Espanha tem mostrado que amadureceu.
Na ausência de Deco, foi titular no último jogo da selecção nacional.

Anónimo disse...

LF

Post interessante, mas
voltamos ao mesmo de sempre, novo treinador é igual a uma "pipa" de jogadores novos

Eu penso que, 5/6 jogadores, num plantel de24 atlétas, seria o ideal e a minha equipa seria mais ou menos esta, embora com algumas interrogações, como o caso de Rodriguez, Katsouranis e até de Nuno Assis

GUARDA REDES
Quim/Moreira/B.Costa

DEFESAS
Nelson/Luisão/David Luiz/Edcarlos/Léo/JANÍCIO/RICARDO ROCHA/JORGE RIBEIRO

MÉDIOS
Petit/Katsouranis(?)/Di Maria/Freddy Adu/Nuno Assis (?)/C. Rodriguez (?)/RUBEN AMORIM/HASSAN YEBDA/CARLOS MARTINS/ + Médio direito

AVANÇADOS
Cardozo/Nuno Gomes/Makukula/Mantorras

Não sei se Mantorras deve contar como uma opção válida, se não fôr lá terá de ser mais um avançado

Acho que esta equipa poderia ser uma boa base para uma grande equipa de futuro

Anónimo disse...

a quem não conhece, aconselho procurarem no youtube pelo valdivia do palmeiras... nº 10, e já jogador totalmente feito.

César disse...

"Não anunciou por palavras, mas a sua última temporada anuncia que já não durará muito tempo."
Temporada onde teve umas 5 lesões... As pessoas esquecem-se que idade têm os melhores médios defensivos da Europa. Também se esquecem da importância do Petit em todas as épocas anteriores. E depois umas lesões e umas opções tácticas do Camacho, e facilmente se enterra assim um estupendo jogador.
Os adeptos são assim, e depois ainda consideram interessantes, as possíveis contratações de jogadores como o Tiago, que saiu do Benfica como se sabe (ou não). Que só arranja confusões por onde passa, na altura em que decide que quer mudar de clube.

Anónimo disse...

Falta referir Reys do Atlético de Madrid

Anónimo disse...

Apenas duas coisas a salientar... Carlos Martins o melhor nº 10 nascido em Portugal? Entao e o vosso Rui Costa?
A segunda observação prende-se com a afirmação do lf de que o Carlos Martins foi titular na selecção na ausência de Deco. Isso é verdade mas o C. Martins não jogou como nº 10 mas sim como médio direito, talvez por isso essa sua exibição tenhasido tão apagada...

Nitro disse...

Gostava apenas de atirar o nome de um jogador com contrato com o Benfica que está a fazer uma excelente temporada em Málaga e que nunca percebi bem porque não conquistou os adeptos e treinadores da Luz, depois de se ter imposto no Bessa: Paulo Jorge ( http://www.foradejogo.net/player.php?player=198105050001 ). É extremo, rápido, combativo, acutilante e não se limita a procurar a linha, sabendo também fazer a diagonal para a área e assim surpreender a defesa adversária.

Anónimo disse...

Ó "bruno olibeira",
Tens que ir para a escola aprender a ler. Vou explicar-te:
Dizes e perguntas tu que, passo a citar, "Carlos Martins o melhor nº 10 nascido em Portugal? Então e o vosso Rui Costa?
A frase a que te referes não está em nenhum contexto do post. Aquilo a que tu te referes é bem diferente daquilo que tu interpretaste:
Para futuras aquisições...o post diz:
- "...mas número dez como ele, nascido em Portugal, não vejo nenhum...".
É realmente um desastre a forma vesga como os anti-benfica batem à porta neste lugar!!!

Anónimo disse...

Interessante análise, como sempre. Mas o plantel "potencial" que sugere tem claras falhas de construção, nomeadamente nos flancos. Pormenorizando:

GUARDA-REDES - Quim, Moreira e Bruno Costa
DEFESA ESQUERDO - Léo, Jorge Ribeiro
DEFESA DIREITO - João Pereira, Marco Caneira
DEFESAS CENTRAIS - Luisão, Ricardo Rocha, David Luíz, José Castro, Miguel Vítor
MÉDIOS CENTRO - Petit, Tiago, Carlos Martins, Ruben Amorim, Tiago Gomes, André Carvalhas
MÉDIOS ALA - Nuno Assis, Di Maria, Fábio Coentrão
AVANÇADOS - Nuno Gomes, Cardozo, Makukula, David Simão

Precisaria de alguns acertos... mas concordo - muito - com a aposta em portugueses.

Peter disse...

Sobre jogadores só comento depois de eles estarem contratados. Fico feliz pelo regresso do meu ídolo de infância á Luz. O "Diamante vermelho" Diamantino.Que jogador fabuloso que ele era.

LF disse...

#O plantel que apresentei é apenas uma hipótese. É claro que há outras opções, mas apenas quis demonstrar que é possível fazer um plantel com qualidade à base de portugueses.

#O Tiago saiu da Luz por incompatibilidade com o Veiga. E rendeu dinheiro ao Benfica.

#É preciso algum cuidado na análise aos números 10 brasileiros, pois lá o jogador que desempenha essas funções limita-se a ser artista, e na Europa só um Maradona ou um Platini é que podem assumir essa postura.

#Quanto aos flancos, lembro que também Jorge Ribeiro e João Pereira o podem fazer.
Mas admito que o plantel apresentado apontasse mais para um losango de meio-campo, sem extremos de raiz.

#Faltam o Reyes e o Hugo Viana, que irei acrescentar logo que possa.

#Quanto ao Rui Costa, já alguém respondeu por mim. É claro que me referia a possíveis futuras opções.

#O Paulo Jorge nunca me convenceu de ter qualidade suficiente para jogar no Benfica. Como ele há muitos jogadores espalhados pelos clubes da primeira divisão em Portugal.

#Diamantino também foi um dos meus idolos de infância. Como treinador nunca demonstrou contudo a mesma qualidade que tinha enquanto jogador. Inclusivamente na fase em que fazia comentários para a Sport Tv, fiquei coma ideia de que tacticamente não era muito perspicaz.
Mas pelo seu passado, é bem vindo.

Anónimo disse...

Caro lf:

Do plantel que escolheu os seguintes jogadores não têm categoria para jogar no Benfica:

- Moreira
- Ricardo Rocha
- José Castro
- Jorge Ribeiro
- Miguel Vitor
- Tiago
- Nuno Assis
- Makukula
- Fábio Coentrão

Quase uma equipa!... Alguns deviam pagar para jogar no Glorioso ao invés de receber...

Não conheço Bruno Costa, André Carvalhas e David Simão (este tem nome de craque...).

A minha única esperança e Diamantino Miranda, um Homem do Clube, que sabe o que é o Sistema... Ou a política de contratações é boa ou teremos o Diamantino a Treinador antes do Natal...

Anónimo disse...

E o freddy adu ñ fica no benfica??? ele ainda é jovem e é dotado de uma grande qualidade técnica. Não deixem acontecer como ja aconteceu com outros que passaram pelo benfica e vieram-se a revelar grandes jogadores de classe internacional depois de serem dispensados do benfica ou vendidos por cinco tostões.Façam como no Fc Porto e dêm tempo aos jogadores(Sou benfiquista). Com o dinheiro que gastamos em equipas novas todos os anos ja tinhamos comprado jogadores de classe mundial.Há que olhar para trás e ver os erros que se cometeram para que não se volte a fazer a mesma porcaria.Acho que todos os benfiquistas ja estão cansados de ver entrar todas as epocas uma equipa nova para no final da epoca metade da equipa ser dispensada ou os jogadores vendidos por meia duzia de euros. Estou farto de em todos os inicios de epoca ter a ilusão de que "esta época é que vai ser, este ano vamos rapar tudo...", e no final da epoca ver que o clube ja teve tres treinadores e que nao se qualificou sequer para a liga dos campeões.

Anónimo disse...

Relativamente ao comment do francisco (e, como sabem, sou portista), não posso deixar de mostrar o meu desacordo... Os únicos nomes que me parecem não ter qualidade para jogar num 'grande' português são Nuno Assis e, ainda, Miguel Vítor.
Quanto ao Moreira tem potencial para ser melhor que o Quim, mas tem-se perdido no vosso clube, vendo os anos a passar e as oportunidades a faltarem. Na posição dele e com a sua qualidade eu já tinha pedido para saír (uma vez que não joga). Os restante jogadores apenas precisariam de tempo para se adaptarem. Por exemplo, no caso do Makukula podemos tomar como exemplo o caso do Lisandro, apesar de serem jogadores totalmente diferentes, sendo que o Lisandro apenas começou a facturar quando se adaptou ao futebol português e quando começou a jogar na sua posição preferencial.
O Freddy Adu creio que poderá, se bem aproveitado, o melhor jogador do Benfica no futuro. Como portista, obviamente que espero que este miúdo só brilhe depois de saír da Luz :P

LF disse...

O Francisco está muito exigente,

Dessa lista 4 são internacionais A, e 3 internacionais sub-21.

Mas gostos não se discutem...


Quanto ao Freddy Adu, e confiando no seu valor, creio que lhe poderia fazer bem um ano de empréstimo numa equipa onde pudesse jogar todas as semanas.

Recordo que o Anderson na primeira época no Porto jogou pela equipa B.

Anónimo disse...

tic-tac doc, tic-tac, doc, ...

Anónimo disse...

Ó dudu, eduardinho,
Vai deitar-re, vai! Vai dormir!
Anda que se faz tarde!

Anónimo disse...

Ó dudu, eduardinho,
Vai deitar-re, vai! Vai dormir!
Anda que se faz tarde!