UM PEQUENO ASSOMO DE JUSTIÇA

A confirmar-se em segunda instância a decisão hoje tomada pela UEFA, estaremos perante um acto de justiça, independentemente de quem com ele possa beneficiar directa ou indirectamente. Na verdade, devo dizer que não esperava outra coisa da entidade que tutela o futebol europeu, a qual já por diversas vezes demonstrou não brincar com as leis, como no nosso país tem sido, infelizmente, habitual observarmos.
Como disse na altura, a penalização de seis pontos atribuída pela CD da Liga mais não foi, no meu ponto de vista, do que uma forma de colocar airosamente uma pedra sobre o tema, sem na realidade punir desportivamente – e de forma severa como se justificava, entenda-se descida de divisão, tal como, perante os mesmos regulamentos, sucedeu ao Boavista - aquilo que, pelas escutas, e para além das questiúnculas processuais levantadas, se afigurou desde logo óbvio a qualquer observador isento.
O F.C.Porto viciou resultados em 2004, como o havia feito de forma sistemática desde os anos oitenta, prove-se isso em tribunal ou não. Beneficiou ao longo de décadas de uma envolvente de arbitragem claramente protectora que lhe valeu vitórias e títulos, independentemente da qualidade das equipas que foi tendo. Quem tem memória e sentido de observação não precisa de escutas para o concluir, e assim, neste contexto, o Apito Dourado apenas pecou por tardio e parcelar.
No caso concreto dos jogos investigados no âmbito do referido processo, ficou inequivocamente provado que Pinto da Costa recebeu em sua casa o árbitro nomeado para o Beira-Mar-F.C.Porto da jornada seguinte (ao contrário do que se diz, importante para o título), e que a trio de juízes do F.C.Porto-E.Amadora (no início da segunda volta, quando os portistas tinham apenas cinco pontos de vantagem e teriam ainda de se deslocar a Alvalade e à Luz) se envolveu numa orgia com prostitutas a expensas de representantes do clube. Isto para mim, como decerto para qualquer pessoa isenta, é mais do que suficiente para uma penalização forte e exemplar. Se os regulamentos saíram antes ou depois, se as escutas foram formalmente legais ou não, são aspectos que manifestamente nada me interessam. Defender-se um clube que viciou a verdade desportiva com base em argumentos daquele tipo só pode revelar fanatismo, má-fé ou ignorância. Se ainda entendo que os advogados o façam, não é lícito aos adeptos, e muito menos à comunicação social, enveredar por esse penoso e ridículo caminho.
Sabemos como funciona a nossa justiça, e como se comportam por norma muitos dos nossos juristas. Creio que em instâncias europeias esses hábitos processuais, essas manobras dilatórias, essa espuma de impunidade não colherá, e o F.C.Porto ficará mesmo arredado das provas europeias como, pelo comportamento do seu presidente, agora, no passado recente, e desde sempre, plenamente se justifica.
Independentemente de tudo o que acabei de escrever, mantenho a opinião que expressei há alguns dias, segundo a qual o Benfica pouco tem a ganhar desportivamente com uma participação na Champions League deste ano. O clube precisa de tranquilidade, precisa de formar uma equipa para o futuro, e o seu envolvimento europeu ao mais alto nível poderá desviá-lo da rota de prioridades que tem necessariamente de estabelecer.
Deste modo, o sentimento que me assalta não é de qualquer espécie de euforia, mas sim de mera satisfação por ver penalizado quem manifestamente o merece, ainda que continue a entender que este castigo – para nem falar no da Liga - fica muito aquém daquilo que anos e anos de corrupção e tráfico de influências justificariam. Sinto-me pois, salvaguardando as devidas distâncias, como a família de um assassinado que olha em tribunal resignada para os vinte anos de cadeia apanhados pelo criminoso – sem motivos para festejar, mas com o orgulho coberto por uma leve sensação de justiça. De uma pequena gota de justiça. A justiça possível.
Anexo:

29 comentários:

Vitor Esteves disse...

Gostava de ter escrito isso.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Tambem eu.

É tudo óbvio de mais para continuar a ser negado.

E tentar a anulação dos processos ou defesa com base em factos "jurídicos" só revela mesmo a má fé dos julgados.

Mas a vassalagem continua...

Filipe Rodrigues disse...

Meu amigo, faço minhas as tuas palavras. Fico, assim, com a perfeita consciência de que tudo aquilo que nós temos reclamado ao longo de todos estes anos está mais do que provado. Pena tenho que tenha de ser uma instituição de fora a provar-nos aquilo que todos nós já sabemos há muito.

Anónimo disse...

todos em grande masturbação;
vamos lá: um - dois, um - dois, um - dois...

Anónimo disse...

mas, calma, não se esgotem já;

Anónimo disse...

LF

Aquela conversa de juntar os 2 processos, fcp e pc, para salvar o fcp, revela a nossa justiça desportiva

Bolas, ficou provado a culpa do fcp, este, num momento de esperteza saloia, aceita que cometeu corrupção e não recorre da sentença, deixa o seu presidente entregue ao seu destino a resolver o assunto

Depois aparece o problema da UEFA, que os espertos da SAD não pensaram, ficaram tão contentes com a punição dos 6 pontos, que não pensaram em mais nada, a não ser que já os enganamos mais uma vez e que já estamos safos desta

Eu estou de acordo com o LF, não sei se esta ida á Champions é benefica para o Benfica, esta situação acarreta começar a época mais cedo, logo num ano de EURO, em que alguns jogadores chegam mais tarde

O Benfica necessita de tempo para perceber as ideias do novo treinador e começar a época com tranquilidade, com esta situação não vai ser possivel, vai ser tudo a correr e a "queimar" etapas para a solidificação da equipa

Em todo o caso, fiquei contente com a punição do fcp na época de 2003/2004, agora falta os outros anos todos, não digo que o Benfica os vencia todos, mas os titulos eram de certeza mais repartidos pelos 3 e havia mais verdade desportiva

Anónimo disse...

LF, o Benfica não deveria participar na Liga dos Campeoes este ano, deveria tomar essa iniciativa de iniciativa própria. Serviria para o que tu bem comentas (de dar tempo e respiro à formação da nova equipa...), mas acima de tudo mostrava verticalidade e senhorio, uma absoluta superioridade a todos os níveis sobre o FCPorto, até nestes assuntos. Isso sim, seria o Benfica 'grande'!...

Anónimo disse...

QUATRO

Essa era uma atitude de verticalidade e de honestidade, por outro lado, poderia levar a pensar que não estavamos de acordo com a medida da UEFA

Agora pergunto eu:

Se o fcp fosse despromovido para a II liga, como é que nós fariamos, não partecipavamos na I liga ???

Eu penso que os clubes/SADs, devem ser responsabilizados pelos actos que particam e deveriam ser severamente punidos, todos sabemos que o fcp, fez jogo sujo durante muitos anos, os clubes que competiram com eles já foram lesados durante esses campeonatos e agora seriam de novo lesados(no caso do Benfica)

O Benfica não tem nada haver com esse processo, este é um probléma do fcp, as regras da competição são claras, quando um clube não reune as condições para participar na Champions, entra o clube seguinte na classificação e assim sucessivamente até aos clubes que participam na taça UEFA, isto é claro e o Benfica deve seguir as regras das competições

Anónimo disse...

Não nos saiu a Sorte Grande.

Apenas a Terminação, depois de 30 anos de Roubalheira.

Desistir da Champions porquê?? O castigo é muito leve para tudo o que o Benfica passou nos últimos 30 anos. Não ir à Champions seria solidariedade para com um Clube que nos tem intencionalmente prejudicado a nível da sua direcção, e que a nível dos adeptos, se é verdade que existem muitos que não se revêm nesta direcção, nos têm insultado continuamente fazendo-nos passar por Anginhos.

Aonde está o Arrependimento do fócuporco para merecer solidariedade do Benfica?

Se fosse o inversso hoje haveria S. João antecipado no Porto.

Há alguns anos o Sr. PC perguntava na TV onde estavam os Adeptos do Benfica capazes de levar o Benfica para a frente e ter resultados. Agora perguntamos nós pelos adeptos do FCP que sendo Honestos não se demarcaram desta direcção durante 30 Anos e a deixaram escorregar para a posição Vergonhosa em que hoje se encontra.

Anónimo disse...

Ó LF,
Há aqui "escória" a escrever que não deve ter lugar nestes comentários!
Um ordinário de um Eduardo cujo lugar é numa sarjeta imunda!
CA

Anónimo disse...

Ó LF,
Há aqui "escória" a escrever que não deve ter lugar nestes comentários!
Um ordinário de um Eduardo cujo lugar é numa sarjeta imunda!
CA

Anónimo disse...

vamos lá apanhar as migalhas da desgraça alheia (tão bem engendrada) e, como vem sendo hábito nas duas ou três últimas décadas, ENVERGONHAR DESPORTIVAMENTE o futebol português com as paurérrimas exibições que fazem fora de portas.
É o fado, é o fado....

Anónimo disse...

vamos lá apanhar as migalhas da desgraça alheia (tão bem engendrada) e, como vem sendo hábito nas duas ou três últimas décadas, ENVERGONHAR DESPORTIVAMENTE o futebol português com as paurérrimas exibições que fazem fora de portas.
É o fado, é o fado....

LF disse...

Não participar por solidariedade com o F.C.Porto, NEM PENSAR !!!
O F.C.Porto, enquanto tiver este presidente, não merece absolutamente nada.
Até parece que nem estamos a falar de CORRUPÇÃO...

Acho que o Benfica, se for caso disso, deve assumir as suas responsabilidades e jogar a Champions. A partir do momento em que o F.C.Porto é castigado, trata-se de um direito próprio, como se calhar também o seria receber as taças relativas a alguns títulos nacionais.

Anónimo disse...

Amigo Francisco,

Já tive oportunidade de o dizer várias vezes:
Se ainda existirem adeptos andrades honestos devem estar junto com o pai natal e o coelhinho da páscoa.

Olhe que você tem cada uma, adeptos do focuporto honestos... ele há cada coisa...!!

abraço

Anónimo disse...

POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTO

Anónimo disse...

Caro já chega:

Existem e não são poucos... Não se têm manifestado por inércia, por medo ou porque simplesmente não têm tempo para isso.

Mas agora tudo mudou, com a assunção de culpabilidade num processo de corrupção, e vão cair na realidade, sendo necessário demarcarem-se de PC.

No entanto, perfilam-se já vários elementos ligados à Olivedesportos, a tal organização que já demonstrou capacidade para engavetar ex-presidentes do Glorioso...

Cumprimentos.

Anónimo disse...

no meu ver tamos a dar demasiada importancia a quem nao a merece. o castigo e com a uefa e com os tripeiros nos temos e de nos preocupar que ficamos em 4.lugar e temos de fazer 1 equipa nova e despachar alguns jogadores sem nivel pa vestirem camisola do glorioso. a muito trabalho ainda por fazer.

Anónimo disse...

Concordo com 90%, caro VDB.

Em absoluto acordo com o facto de o Porto ser, inequivocamente, culpado de corrupção. Activa e consumada, a meu ver. Continuo a não entender porque se olham para os jogos imediatamente a seguir aos actos de aliciamento para determinar se houve ou não consumação. É uma interpretação torpe, que abre as portas a futuros actos de corrupção: "toma lá uns quilos de fruta para esta noite... mas o favor só é para cobrar daqui a 2 semanas"!

Uma outra coisa é certa: o FCP está a abrigar a sua defesa em erros de processo. Os argumentos, para a direcção presidida por Jorge Nuno da Costa, são a retroactividade da lei, a equidade da sua implementação ou a validade das escutas telefónicas.
Isto é, não negam os actos de corrupção!
Para mim, que não sou jurista, isto chega. Tal como deve chegar para os poderes EXECUTIVOS da Liga Portuguesa ou da UEFA, independentemente da alçada disciplinar (ou seja, para além de outras sanções), agirem de forma célere e rigorosa, afastando das competições que organizam quem viola regras de conduta e fair play, que deverão ser sempre a base e o espírito de qualquer actividade desportiva.


Só me vejo obrigado a discordar com a não participação do SLB nas provas europeias, caso se confirme o afastamento do FCP.
As razões para achar que o SLB deve e tem de ir à Champions, nesse cenário, são várias:
1 - é impossível negar a importância desportiva e financeira de uma participação na Champions;
2 - é isso que está definido no regulamento oficial de acesso à competição;
3 - recusar uma participação na champions podia ser visto, pelo público internacional (muitíssimo menos informado que o português) como uma posição de defesa ao FCP. Ou pior, podia ser "tudo posto no mesmo saco" e passar a imagem que também o SLB tinha sido condenado.

Este último argumento é, a meu ver, o mais importante e relevante. O Benfica tem uma imagem a manter, na europa e no mundo, devendo-se afastar a todo o custo de clubes corruptos.

Anónimo disse...

Amigo Francisco,

Sincereamente creio que deposita demasiadas esperanças na raça humana.

O que tenho visto e ouvido é "o fcp terá de recorrer sempre e até ao fim senão..." e logo depois disso NÃO ter acontecido as mesmas (auto intituladas)idóneas pessoas "afinal não passa tudo de um complot para atingir o campeão..." e, estou seguro, não passará disto. Você pensa que sim. A ver vamos!

1 abraço

Anónimo disse...

Pois, Nuno, é isso que todos vocês querem disto: MAMA.

Mas, aos mamões reponde-se como no comentário abaixo; é só ler.

Anónimo disse...

Face ao elenco de afirmações supostamente proferidas pelo sr. Luis Filipe Vieira e reproduzidas no site oficial do SLB, o F.C. Porto vem, por este meio, promover os seguintes comentários:

1- Na sequência do que tem sido repetidamente denunciado pelo Presidente do Futebol Clube do Porto, o SLB pretende obter na secretaria, e longe dos palcos do jogo, aquilo que não conseguiu em campo e que constituiu mais um fracasso rotundo na sua deprimente história recente. Depois de ter anunciado com espavento ter reunido a melhor equipa dos últimos dez anos e assumido candidatura firme a todas as vitórias, o sr. Luis Filipe Vieira assistiu à espiral negativa da sua super-equipa, que se fixou no quarto lugar final, a mais de duas dezenas de pontos do campeão, e com o acesso vedado à UEFA Champions League;

2 – Esta é a verdade desportiva da Liga 2007/08. O sr. Luis Filipe Vieira não será capaz de a alterar ou branquear. Ainda menos quem lhe escreve discursos, sopra declarações ou alinhava entrevistas;

3 – O conteúdo publicado na página oficial do SLB pretende exercer uma pressão inadmissível junto do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol e junto do Conselho de Justiça da mesma entidade. Esta, de resto, é mais uma demonstração do poder subterrâneo, encafuado e ilegítimo que o SLB tão bem tem tentado utilizar, felizmente que, para quem gosta do futebol no relvado, sem êxitos desportivos dignos de registo;

4 – Ao F.C. Porto compete unicamente continuar a ser melhor, no caso do SLB, muito melhor, que os seus adversários e lamentar que esta pressão, perfeitamente dirigida, contribua em exclusivo para denegrir a imagem internacional do nosso futebol e para enfraquecer o seu impacto. Esta atitude, de resto, surge na linha de mediocridade que caracteriza a acção dos dirigentes daquele clube.

Porto, 06 de Junho de 2008

Anónimo disse...

Clubes europeus unidos na defesa do F. C. Porto

A confirmação da ajuda prestada pela Associação Europeia de Clubes, inclusive através da intervenção pessoal do responsável máximo, o alemão Karl-Heinz Rummenigge, também presidente do Bayern Munique, foi dada, ao JN, pelo porta-voz da associação, o espanhol Raul Sanllehí, dos quadros do Barcelona, outro dos clubes que está, transitoriamente, à frente do organismo nascido do G-14.

"Estamos a acompanhar a situação a par e passo, desde o início, e entendemos que a decisão da UEFA não tem justificação", sublinhou Raul Sanllehí, sustentando que o objectivo é "fazer lóbi" a favor dos tricampeões nacionais. "Os factos ainda não estão provados, pois o caso não transitou em julgado", lembrou. De recordar que o aparecimento do G-14, entidade que agrupava uma boa parte dos clubes do top europeu, incluindo o F. C. Porto, se deveu, precisamente, à necessidade de afrontar a UEFA e cuidar dos interesses das equipas, em contraponto com várias das teses apresentadas pela estrutura sediada em Nyon.

O porta-voz foi bem claro. A ECA está solidária e a suspensão do F. C. Porto é um "equívoco". Anteontem, dia em que o Órgão de Controlo e Disciplina anunciou a exclusão portista da Champions, a Associação Europeia de Clubes elaborou um comunicado, não só a discordar do castigo, mas também a solicitar uma reunião com a UEFA, no sentido de esgrimir argumentos e discutir cara a cara toda esta situação. A task-force está em campo e espera obter resultados. Durante o dia de ontem, Raul Sanllehí ainda não tinha recebido uma resposta, mas mantinha a confiança que a pretensão será atendida e concretizada no decorrer da próxima semana. "Estamos a trabalhar em paralelo", salientou. Na Suíça, já se encontra Adelino Caldeira, advogado e administrador da SAD. É que ao F. C. Porto não resta outra via senão o recurso para o Comité de Apelo da UEFA, junto do qual os dragões vão tentar anular o castigo. Na sua defesa, os azuis e brancos serão auxiliados por especialistas radicados na Suíça, na área do Direito Desportivo. Seis dias é o tempo para actuar, mas tudo será tratado antes do expirar desse prazo.

Conforme o disse, na entrevista à SIC, Pinto da Costa está confiante num desfecho positivo, destacando que "a procissão ainda vai no adro", sempre "convicto de que o F. C. Porto irá à Champions". O timoneiro dos dragões acusou a FPF de ter omitido que o caso, resultante do Apito Dourado, ainda só conheceu uma decisão, da parte da Comissão Disciplinar da Liga, e que o recurso enviado para o Conselho de Justiça, cujo veredicto está por saber, pode reverter a história, se for favoravel.

F. C. Porto é membro fundador

Raul Sanllehí assegurou que o contacto com o F. C. Porto é permanente, designadamente através dos dirigentes que, por norma, marcavam presença nas reuniões do extinto G-14: Fernando Gomes, administrador da SAD, e Paiva Brandão, director-geral. A estes juntou Daniel Pereira, do gabinete jurídico do Dragão e outro dos interlocutores.

Além do Bayern Munique e do Barcelona, também Milan, Chelsea, Ajax e Lyon integram o estado maior da ECA, mantendo o F. C. Porto, a par do Real Madrid, da Juventus e do Manchester United, só para citar alguns dos mais sonantes, o estatuto de membro fundador. A assembleia geral do final da época está marcada para os próximos dias 7 e 8 de Julho e a continuidade de Rummenigge na liderança é consensual, o que diz bem do prestígio e da importância do alemão, sem dúvida um aliado de peso do F. C. Porto na batalha jurídica em curso, em solo helvético.

A ECA vai agrupar 103 clubes, oriundos das 56 associações filiadas, e Portugal, mercê do ranking da UEFA, também conta com Benfica e Sporting nas suas fileiras. No entanto, apesar do Benfica ser parte interessada neste dossiê e se estar perante um hipotético caso de conflito de interesses, pois os benfiquistas beneficiariam com a saída dos portistas da Liga dos Campeões, Raul Sanllehí esclareceu que esse problema não se coloca e o que está em causa é somente a defesa do F. C. Porto, face a uma "decisão incorrecta" da UEFA.

Anónimo disse...

MAS A COISA AINDA VAI NO ADRO.....

«O "Apito Final" ainda não acabou. A Comissão Disciplinar da Liga de Clubes tem dois processos suspensos aguardando os resultados de um inquérito aberto pelo procurador-geral da República com base no dossier "Apito Encarnado".
O documento tornado público em Agosto de 2007, foi entregue à PGR (e também à Liga, Federação e Polícia Judiciária) e pode colocar o Benfica sob a alçada da justiça desportiva no âmbito do processo "Apito Final".

Alegadamente elaborado "por um conjunto de funcionários de investigação" da Polícia Judiciária, o dossier denuncia uma suposta dualidade de critérios da investigação do processo "Apito Dourado", e refere "factos" a que " por esquecimento não terá sido dado o devido tratamento".

Algumas das denúncias dizem respeito à época 2004/2005, ano em que o Benfica conquistou o campeonato. "Reuniões secretas entre Luís Filipe Vieira e José Veiga com dirigentes da arbitragem" , "reuniões num restaurante de Penafiel entre José Veiga e vários árbitros e árbitros assistentes", "reuniões entre o dr. João Rodrigues com o sr. Pinto de Sousa num hotel de Lisboa" , "a promessa da contratação de um jogador do Estoril antes do "famoso" jogo Estoril-Benfica, no Algarve", são algumas das denúncias feitas no documento anónimo que mereceu a Pinto Monteiro, no entanto, a decisão de abrir um processo de inquérito.»
in DN, 06/06/2008

Anónimo disse...

As Escutas ainda vao dar BRONCA:

http://geracaobenfica.blogspot.com/2008/06/isto-vai-dar-bronca-ai-vai-vai.html

Anónimo disse...

Citando ÁLVARO DE MAGALHÃES, in JN:

Apalpemos agora aquela zona da questão onde mais nos dói. Tudo isto seria mais suportável se não coroasse a acção subterrânea dos dirigentes do Benfica, que, aliás, nunca pensaram ser tão amplamente recompensados. Mas habituaram-se depressa à ideia e passaram, num ápice, da expectativa envergonhada à defesa excitada do que já consideram seu. E lá vão eles (se forem, é claro), todos contentes, para uma Liga que é "dos campeões", apesar de virem de um esforçado quarto lugar, atrás de um clube acabado de chegar da Liga Vitalis,". Ao menos, haja pudor.

Anónimo disse...

e, digo-vos, em síntese:
"ao fragilizar-se nos corredores do poder, o FC Porto ficou à mercê do assalto descarado a todas as instâncias de quem queria “fazer as coisas por outro lado” e se interessava em “ocupar lugares na Liga e não numa equipa de futebol”.
isto explica tudo, não tenham dúvidas.

Anónimo disse...

e, para finalizar:, "oiçam" bem o que vos digo:
Um dia, próximo ou distante, saber-se-ão as verdadeiras, e únicas, razões da presença do árbitro na residência de Jorge Nuno Pinto da Costa. Esse dia chegará, para vos fazer corar de vergonha.

eduardo disse...

voltem lá para o buraco de onde queriam sair....
e, já agora, aproveitem para ver a lista dos clubes da vossa competição europeia (leia-se taça uefa);

e o indivíduo que as recolha, porque quem tem unhas (o dragão, e não orelhas (o lfv) é que toca guitarra.