O D.SEBASTIÃO

Nada me move contra o Professor Carlos Queirós. Pelo contrário, tenho o maior respeito pelo trabalho que desenvolveu com as camadas jovens nos anos oitenta, considero-o um técnico competente e, ainda que não o conheça pessoalmente, até simpatizo com a figura. Acho que é uma aposta respeitável para o cargo de seleccionador nacional.
À semelhança do que alguém já escreveu, não compreendo porém a unanimidade que se criou em seu redor, como se de um D.Sebastião se tratasse, como se dele dependesse todo o futuro do futebol português, como se só ele o pudesse salvar.
Recordo que Carlos Queirós, enquanto técnico principal de uma equipa sénior, tem o seu palmarés reduzido a uma Taça de Portugal e uma Supertaça de Espanha. Não conquistou mais nada. Falhou enquanto técnico do Sporting, acabando despedido, falhou enquanto treinador do galáctico Real Madrid (de Zidane, Figo, Raul etc), despedido sendo. Na selecção nacional A orientou duas campanhas de qualificação (para o Euro 1992 e Mundial 1994) não conseguindo nenhum apuramento, mesmo dispondo de Rui Costa, Paulo Sousa, Figo, Rui Barros, Rui Águas, Futre, Vítor Baía entre outros. Foi ainda despedido da selecção da África do Sul, e o resto da sua carreira, entre os títulos de sub-20 e os últimos anos como adjunto em Manchester, foi passada em clubes dos Estados Unidos, do Japão e afins.
Trata-se de um cientista do futebol, de um cientista da formação – onde lhe reconheço todos os méritos -, de um homem sério, trabalhador, metódico e disciplinado. Daí a ser um treinador de top internacional vai alguma distância. Daí a ser uma espécie de homem providencial para o futuro da selecção nacional maior distância irá.
Conforme aqui escrevi, a minha escolha seria outra. Embora Queirós faça parte do lote de cinco ou seis técnicos portugueses com perfil para a função (juntamente com Jesualdo, Humberto, Fernando Santos, Peseiro, Paulo Bento, para além, naturalmente, de Mourinho), optaria por alguém com maior faro de balneário, preferencialmente jovem e afirmativo. Um ex-internacional como Paulo Bento, de forte personalidade, capacidade de liderança e motivação, e com melhor palmarés enquanto técnico principal do que Queirós, apesar de muito mais jovem.
Aceito no entanto a escolha de Queirós, e obviamente que a selecção nunca deixará de contar com o meu incondicional apoio. Mas tenho consciência que os anos (e resultados) de Scolari dificilmente se irão repetir no futuro próximo, seja qual for o seleccionador. Mesmo sendo o adjunto do Manchester United que, estranhamente, parece ser objecto de um consenso jamais visto no nosso país.

13 comentários:

Anónimo disse...

discordo. no real madrid puxaram-lhe o tapete, ficou com um plantel de 12 jogadores e o resto de reservas de fundo de banco.

no sporting conseguiu ganhar algo 15 anos depois.

no manchester é peça fundamental - é ele o treinador de campo.

na selecção, acho a pessoa certa.

e alternativas, nao vejo muitas.

Peter disse...

O Queiroz para mim tem boas condições para fazer um bom trabalho.1º Vai restruturar o futebol jovem que bem precisa.2º com ele se calhar o circo que imperava com Scolari vai acabar e a selecção terá uma postura mais humilde e trabalhadora mas menos popular do que era com o treinador Gaúcho.Porque o Scolari no seu populismo esquecia-se do essencial trabalho e humildade que é o que no fundo dá títulos.É certo que falhou 2 fases de qualificação com bons jogadores mas também é certo que as condições estruturais que hoje os jogadores têm, não tem nada a ver com essa passagem.Além do mais o Queiroz de hoje é bem mais maduro que o Queiroz de então.E para aqueles que glorificam os resultados do sr.Scolari digo só isto:O único treinador que nos deu alegrias(na selecção) foi ele, se acham pouco 2 campeonatos do mundo de sub-20 e um da europa de sub-18.Então já não sei.Este homem revolucionou o futebol português e muito a ele o futebol português deve.A selecção argentina e nomeadamente o treinador José Pekerman até compraram á FPF os métodos de Queiroz e aplicaram na Argentina com os excelentes resultados que se conhecem.Jogadores como Aimar,Riquelme,Tevez,Messi e muitos outros sem se aperceberem já trabalharam segundo o seu método e evoluíram á conta dele.

RN disse...

Caro LF,

Apesar de ser um fiel leitor do seu blog e de estar de acordo com as suas opiniões na maior parte das vezes, devo dizer que tenho a ligeira impressão de que, de vez em quando, lhe falta "propositadamente" algum rigor (nada compatível com a excelente memória de que dá provas noutras alturas) para melhor servir a sua argumentação. Senão vejamos, Queiroz não fez a campanha para o Euro 92. Quem foi o (ir)responsável por grande parte da qualificação foi Artur Jorge, então em part-time, já que acumulava o cargo de Selecionador Nacional com o cargo de treinador do FCP (mais uma grande demonstração da "mafia" em acção...). Carlos Queiroz "apanhou" a Selecção em vésperas do penúltimo jogo da qualificação disputado face à Holanda, em Roterdão. Na altura, Artur Jorge havia decidido abandonar o barco em pleno andamento para aceitar a proposta miilionária do PSG, o que lhe valeu a recompensa, anos mais tarde, de poder conduzir a desastrosa campanha para o Mundial de 1998 (como é linda a história do nosso futebol tutelada pela "mafia" do Porto).
Contudo, estou de acordo que a qualificação para o Mundial de 1994 nos EUA foi um enorme "flop". Para os mais esquecidos relembro que fomos eliminados pela Itália (normal) e Suiça(!!!).
Já no Sporting, o Prof. Carlos Queiróz, com a sua visão, foi o responsável por uma das maiores alegrias que tive no futebol - os 6-3 ao SCP, em pleno Alvalade, que valeram o título de 93/94 ao SLB.

Cumprimentos!

RN disse...

Já agora, nao entendo como pode achar Jesualdo Ferreira uma boa escolha, tendo em conta que este optou por ser mais "papista que o próprio papa" ao ressuscitar o discurso fracturante e odioso anti-Benfica especialmente durante a época passada. Sinceramente não sei como é que, nestas condições, o Prof. Jesuldo Ferreira possa ser uma escolha capaz de manter a união dos portugueses em torno da Selecção. Já agora também relembro que o Prof. Jesulado Ferreira foi um grande fiasco na orientação dos escalões mais jovens - veja-se o xemplo do Mundial de Sub-21 na Nigéria, em 1999. E no Benfica, enfim...

Curiosamente, apesar de eu ser adepto do SLB, também considero que Paulo Bento, por vários motivos, seria uma excelente escolha.

Paulo Santos disse...

Concordo plenamente. Aliás convido-te a leres o que escrevi a este propósito...



Abraço

Paulo Santos disse...

Concordo plenamente. Aliás convido-te a leres o que escrevi a este propósito...

http://apenasfutebol.blogspot.com/2008/06/o-mito-queiroz.html


Abraço

Anónimo disse...

Caro Pato Afonso,

Antes de mais dá para reparar que as suas opiniões são claramente tendenciosas, ou não aproveitaria você a oportunidade de criticar Jesualdo, o bicampeão nacional... Se caçhar Toni ou Chalana seriam melhor opção... Adiante...

Caro lf,

Tenho que discordar quase na totalidade do seu post e, mais do que isoo, concordar com o post do peter. Para mim Queiroz seria a melhor solução (falando de treinadores portugueses, pois para mim a melhor solução seria Guus Hiddink), apesar de considerar a sua vinda para a selecção quase impossível. Julgo que só viria se acontecessem duas coisas: a FPF lhe oferecesse um contrato milionário e de longa duração (até ao Euro2012, como foi falado na imprensa)e, simultaneamente, houvesse, ainda que secretamente, um acordo com Ferguson, para o caso das coisas correrem mal, aquele voltar para Manchester, como creio que ocorreu aquando da sua ida para Madrid.
Relativamente ao ponto onde refere que Paulo Bento tem melhor historial que Queiroz pedia-lhe que esclarecesse melhor, se não for pedir muito... É que não vejo de forma alguma onde possa isso ser verdade...

Obrigado.

Anónimo disse...

... esse alguém que escreveu foi o MST; o seu a seu dono; vai ver que não cuta nada...

LF disse...

Pois não. Não me custa nada.
E digo mais: o que ele escreveu sobre o Benfica e as contratações também é verdade.

Nem sempre tenho de discordar dele.

RN disse...

Caro Bruno Oliveira,

Embora eu pense que a filosofia deste espaço de comentários não se destina propriamente a trocas de argumentos entre aqueles que, como nós, aqui deixam os seus comentários, com todo o respeito não posso deixar de lhe responder o seguinte:

Limitei-me a partilhar a minha opinião. Não pretendi, em qualquer momento, passar uma imagem de total isenção. Contudo, factos são factos e o Prof. Jesualdo Ferreira foi nos últimos 2 anos, incontestavelmente, a principal voz de defesa dos interesses do FCP, tendo, especialmente na última época, optado por um discurso bastante anti-Benfica. Não foram discutidos quaisquer méritos desportivos, os quais, obviamente, lhe reconheço. Já agora, fique a saber que tenho bastantes amigos e colegas adeptos do FCP e a maior parte deles não tem uma opinião positiva de JF. Tal como eu, crêem que Jesualdo Ferreira foi o principal responsável (muito mais do que o azar...) pela eliminação do FCP frente ao Schalke 04, sobretudo se se tiver em conta as escolhas e postura táctica da equipa no jogo da 1ª mão.

Insinuar que eu desejaria Chalana ou Toni revela uma postura maniqueísta que não lhe fica bem. nem tudo tem de ser forçosamente branco ou preto. Claro que não acho que Chalana ou Toni seriam uma boa escolha para Selecionador Nacional. Apesar de Toni ter mais títulos nacionais e melhor registo nas provas europeias, enquanto treinador, do que Jesualdo Ferreira...

Tudo o resto que escrevi nos meus anteriores comentários são factos facilmente comprováveis (claro que atribuí-los a um poder dito "mafioso" ja é uma questão de interpretação que, admito, será mais contestestável...).

Cumprimentos!

LF disse...

Só um reparo:

A filosofia deste espaço TAMBÉM se destina a trocas de argumentos entre os visitantes.

Anónimo disse...

ehhh no real madrid o homem nao teve direito nem a pre-época nem a contratações!, de resto sim concordo csg, mas paulo bento pff era muito arriscado

Vasco;saudaçoes benfiquistas

Anónimo disse...

Caro Pato Afonso,

Tenho que discordar da sua opinião acerca deste espaço e ao que este se destina. Quanto a mim deve haver troca de comentários entre quem aqui opina, desde que sejam feitos de forma correcta, o que nem sempre aqui se verifica, mas o que também não foi o nosso caso.

Quanto à sua opinião sobre JF, eu próprio ponho várias vezes em causa as suas decisões, mas quando opinei sobre o seu comentário referia-me à forma como o fez, pois penso que não é o único dos sugeridos pelo lf que não seriam boas opções para seleccionador...
Quanto ao facto da eliminação do Porto pelo schalke, eu fui um dos que culpou Jesualdo, nomeadamente porque, sempre que na época passada 'inventou' com os laterais saiu asneira... Foi na primeira mão com o schalke, foi na final da Taça com o sporting, foi no jogo da liga, também com o sporting... Estes são alguns dos exemplos mais importantes, essencialmente porque valeram uma derrota na final da Taça e uma eliminação da Champions.
No entanto não deixo de acreditar no professor, acima de tudo porque entende-se bastante bem com a direcção do Porto...