O LEÃO QUE NÃO QUIS APITAR

Ao longo de todos os desenvolvimentos do processo Apito Dourado, depois desgraçadamente apelidado de Apito Final, o Sporting, e a sua actual direcção, têm tido uma posição bastante difícil de entender e de aceitar.
O Dr. António Dias da Cunha passou anos a denunciar o sistema. Teve a coragem de pôr os nomes aos bois, e enquanto esteve à frente do clube de Alvalade este manteve-se na primeira linha do combate à corrupção e ao desvirtuamento da verdade desportiva. Promoveu inclusivamente um manifesto conjunto com o Benfica, que podia muito bem ser uma cartilha para um novo futebol português, e que só o fanatismo de alguns - juntamente com a revolta de o Benfica ter sido ocasionalmente campeão nesse ano - fez com que fosse internamente tão contestado. Arrastado para a demissão pouco tempo depois, Dias da Cunha não teve tempo de levar avante o que se propunha. Foi pena.
Desde que foi substituído por Soares Franco o Sporting demitiu-se de todas estas questões, adoptando uma posição indolente, expectante e complacente com tudo o que se foi passando, como se o processo não lhe dissesse também respeito enquanto grande clube nacional, e um dos dois grandes, eu diria, do arco da respeitabilidade.
Houve momentos em que ficou a clara sensação de que a força do Sporting, em conjunto com a do Benfica, teria varrido de vez todo o lixo que o futebol português ainda mantém debaixo das suas mesas. Ficou a clara sensação também de que o Sporting nada fez para que isso acontecesse, promovendo lamentavelmente, por actos e sobretudo omissões, uma política de terra queimada face ao rival Benfica, que ou me engano muito ou será a médio prazo ainda mais prejudicial aos leões do que aqueles a quem eles não quiseram dar a mão. A menos que se tenham dado por satisfeitos de verem um adepto seu em presidente da Liga, e sobretudo um "Leão de Ouro" a dirigir a comissão de arbitragem, e com isso tenham vendido o seu silêncio.
Com vários processos e acusações a decorrerem nos tribunais e nas instâncias desportivas, foi penoso ver Pinto da Costa sentado ao lado de Soares Franco nos camarotes de Alvalade nestas últimas temporadas, incorrendo na triste figura a que também alguns deputados da nação se prestaram recentemente. Como sempre fez, o hábil presidente portista soube aproveitar com mestria a eterna divisão dos rivais lisboetas – quase sempre acentuada desde Alvalade – para ressuscitar de um túmulo no qual por pouco não se chegou a deitar, e depois aparecer de novo com a imagem arrogante e cínica dos fanfarrões.
Certos sectores do Sporting, cegamente anti-vermelhos, nunca disfarçaram o seu enorme desejo, sempre frustrado, de ver (sobretudo) o Benfica envolvido em processos de corrupção desportiva. Para esses o Apito Dourado sempre soube a pouco, se me é permitida a expressão. Fosse o presidente do Benfica a distribuir "fruta" pelos árbitros, ou a recebê-los em casa em vésperas de jogos, e outro galo cantaria em Alvalade. Como tal nunca se verificou, o Sporting e muitos sportinguistas tomaram este caso como algo alheio e longínquo, deixando as dores da luta exclusivamente nas costas de Luís Filipe Vieira – que se há coisa em que lhe tiro o chapéu é precisamente neste estóico combate que tem levado a cabo – e aliados ocasionais, como agora é o caso do Vitória de Guimarães.
Está claro que o Sporting tem de reflectir e decidir de uma vez por todas se quer lutar de forma efectiva e irredutível pela verdade desportiva e com ela passar a vencer mais campeonatos, ou se simplesmente pretende evitar que o rival Benfica os vença. Se escolher o primeiro dos caminhos terá todas as condições para, a médio prazo, recuperar o seu estatuto de segundo maior clube português, e bater-se com o Benfica pela hegemonia no desporto nacional. Se optar pelo segundo, apenas lhe restará o prazer de ver o rival ano após ano em dificuldades, sem que objectivamente beneficie alguma coisa com isso, nem saia de um terceiro posto hierárquico a que parece já se ter habituado, contribuindo com a sua inacção para a manutenção do futebol português no esgoto em que tem vivido desde que Pinto da Costa a ele chegou.
Se eu fosse sportinguista a minha opção era óbvia. A dúvida que me fica é se a maior oportunidade não terá já sido perdida.

50 comentários:

Anónimo disse...

Pa ra o Zbordem basta uma vitória por ano contra o Benfica...

Anónimo disse...

Mais uma vez, muito bem dito.

Podia ainda referir a recusa do SCP em votar favoravelmente o castigo de descida de divisão para clubes que tenham tentado, de uma ou de outra forma, corromper a verdade desportiva. O SCP, recorde-se, votou por uma punição mais branda (retirada de 9 pontos, salvo erro) a par com... o FCP.

Existe um trauma sportinguista com o Benfica que orienta uma estratégia que até lhes poderá valer alguns 2ºs lugares. Talvez isto baste a muitos sportinguistas, desde que o SLB fique atrás. Mas a mim parece-me triste e mesquinho.

Eu cresci numa época em que o SCP lutava com o SLB pelo primeiro lugar do Campeonato. Hoje, o SCP é já o 3º clube em títulos e não tardará para que seja 3º também em número de adeptos.

Acordai, lagartos! A luta que agora decorre não é pelo título de campeão mas "apenas" pela verdade desportiva e pelo saneamento do futebol luso. O vosso silêncio pode parecer-vos vantajoso de momento, mas a longo prazo, garanto-vos, é a vossa morte.

Anónimo disse...

Talvez o Sporting se tenha demitido da tarefa de lutar em prol do saneamento do futebol português, porque durante esse período de tempo não mais houve que uma mudança de mãos do poder instituído. Lembremo-nos das vergonhosas arbitragens na época 2004/2005 a favor do Benfica, estádio algarve, etc. O Dr. Soares Franco não mais fez que perceber que quem mais ganharia com o processo apito dourado não seria o futebol português mas sim o Sport Lisboa e Benfica. Recordemos as declarações proferidas por Luis Filipe Vieira, que por essa altura da época 2004/2005 disse: "era melhor ter lugares na Liga do que bons jogadores".
Antes de elaborarem grandes teorias e criticarem as posições tomadas por pessoas sensatas e perspicazes como Filipe Soares Franco, procurem identificar as verdadeiras razões para essas posições.
Um abraço Desportista

Anónimo disse...

Vocês têm é receio que o Sporting vos ultrapasse... E o Sporting já é o segundo clube português, porque o terceiro é o benfica claramente...
Acordai benfiquistas! Avossa era acabou!
O Sporting pelo menos já se capacitou que não há nada a fazer.
Continuem a lutar pelo terceiro lugar na próxima época. Pode ser que consigam não ficar novamente em quarto.

Saudações tricampeãs...

Anónimo disse...

A transparência não é pedir arbitros como o Paraty ou o João Ferreira.Os Sportinguistas têm memória!!O Dr. Dias da Cunha até apelidado de deficiente mental foi,pelos benfiquistas,agora estão aflitos??Aguentem-se.Na época passada fomos roubados em Alvalade pelo vosso Paraty, o tal das escutas do vosso presidente,lembram-se??Nós para atacarmos o FCP também temos que vos atacar,como tal vendo bem as coisas para o vosso lado é melhor ficar calado.Saudações Sportinguistas para a "a melhor equipa dos últimos dez anos"

Anónimo disse...

A vossa transparência é pegar fogo aos autocarros?Arrumem a vossa casa primeiro, começando pelo "impoluto" presidente...

Anónimo disse...

Um post ridículo.
Luta contra o sistema, com LFV?
Não brinquem com a inteligência das pessoas!

Anónimo disse...

LFV esse dirigente exemplar...
nunca existiram escutas sobre ele com conversas obvias de corrupçao... estas só existem sobre o Pinto da Costa que pelos vistos nos tribunais civis foram todas arquivadas e, imagine-se!, a principal 'testemunha' foi acusada de mentir...

enquanto acharem que o FCP ganha os jogos fora das 4 linhas vao ser sempre 2os.. a correr bem.

Todos os titulos do PC sao de certeza comprados, só pode, nao ha outra explicação possivel! qual mérito qual competencia!

deco, maniche, derlei, R. Carvalho, pepe, lucho, quaresma sao todos fracos...

Anónimo disse...

tivesse o ORELHAS tido o telemóvel sob escuta, ininterruptamente, durante 7 ou 8 meses, como aconteceu a Pinto da Costa, e veríamos o que viria à rede.... a este (PC) apanharam o que apanharam (nada); deste (e por via indirecta, já que foi apanhado na malha das escutas ao major) conseguiram peixe bem mais graúdo, mas ninguém quis saber.
7 ou 8 meses a ser escutado, teríamos, além do dissabor de ter que levar com a desordem semântica e sintática com que sempre se expressa, maltratando esta língua que é nossa (mouros incluídos) prazer de assistir aos tráficos... talvez vos fugisse, entre outros, o título de 2004/05.
Não façam como o ORELHAS, não maltratem, vou repetindo, as palavras JUSTIÇA, VERDADE, ISENÇÃO, etc.

Anónimo disse...

Sentem o tapete a fugir-vos debaixo dos pés, é? Estão com saudades da honorabilidade do José Veiga e quejandos?
O Sporting não precisa de amizades interesseiras com ninguém. Não tem alianças com ninguém, não precisa de as ter e nunca percebi porque houve necessidade de as ter em tempos. O Sporting é suficientemente grande para resistir por si.
Não tentem desviar o assunto da verdadeira realidade - o vosso presidente mete dó e vocês são um clube em escombros. Invocarem o nome do Sporting é sinal de desespero.
Se se sentirem mesmo apertados, façam pactos e alianças com pessoas da respeitabilidade do vosso presidente - por exemplo, organizem um raid anti-Porto desde Londres com o Vale e Azevedo... gostava de ver isso, sinceramente.

Anestesiado disse...

Então deixa ver se percebi...para lutar contra um clube que oferece fruta aos árbitros, devemos unir-nos a um clube cujo presidente escolhe os árbitros que quer? É isso?

Então só posso dizer que nesse caso prefiro ficar orgulhosamente só!

Anónimo disse...

Os comentários dos nossos amigos sportinguistas CONFIRMAM tudo o que eu e o Sr. LF dissemos.

Feliz pequenez para vós.

Anónimo disse...

E a história das escutas do LFV continua muito mal contada.

Ele estava a pedir árbitros para a taça junto de alguém da Liga? Isso faz sentido?

Não me surpreeenderia que essas escutas não existam de todo.

E quais as razões de votarem pelos 9 pontos de punição em lugar da descida de divisão em casos de corrupção? Como não acredito que temam ser castigados por corrupção, só pode ser por solidariedade com o vosso grande aliado, o FCP.

LF disse...

Estou plenamente convencido que a maioria dos comentários é de portistas.
Se assim é entende-se, e dá-se o desconto.

Se estou enganado, lamento profundamente. O Sporting constitui com o Benfica aquilo que eu chamo o arco de respeitabilidade dos grandes clubes portugueses.
Ninguém pede ao Sporting e aos sportinguistas para gostarem do Benfica.
Acho é que se se entendessem e respeitassem fora do campo ganhariam ambos com isso, e as rivalidades seriam remetidas para onde devem existir: No relvado !

Esta animosidade paroquiana do Sporting face ao Benfica apenas serve o Porto e Pinto da Costa.
Se apenas querem ver o Benfica perder, e isso os satisfaz, então tudo bem.
Se querem também ganhar e limpar o futebol, a estratégia terá que ser outra.
Se não querem, lamento por nós, mas principalmente por vós e pelo futebol português.

Quando vejo o Sporting jogar desejo normalmente que perca. É natural que isso seja recíproco.
Todavia considero-o um clube respeitável, tanto ao nível da direcção como da massa associativa.
Já não poderei dizer o mesmo de outros...

Anónimo disse...

Essa dor de cotovelo de duas décadas a ver o benfica a ser mal sucedido a nível interno e a ver outros (Fc Porto) a somar titulos nacionais e internacionais ja mete dó.
Pense e veja que os problemas do Benfica não estão no futebol português mas sim dentro da sua própria instituição.
P.S - Era bom que se investigasse o último campeonato vencido pelo Benfica...

Anónimo disse...

O senhor é daquele tipo de benfiquistas que cresceu e passou grande parte da sua vida a ver o Benfica ganhar titulos nacionais e europeus e que não admite que esse sucesso se tenha movido para norte. Apesar de ser Portista sou DESportista e sei reconhecer quando outras equipas são melhores, já outros nao têm essa virtude.

Anónimo disse...

A transparência não é pedir arbitros como o Paraty ou o João Ferreira.Os Sportinguistas têm memória!!O Dr. Dias da Cunha até apelidado de deficiente mental foi,pelos benfiquistas,agora estão aflitos??Aguentem-se.Na época passada fomos roubados em Alvalade pelo vosso Paraty, o tal das escutas do vosso presidente,lembram-se??Nós para atacarmos o FCP também temos que vos atacar,como tal vendo bem as coisas para o vosso lado é melhor ficar calado.Saudações Sportinguistas para a "a melhor equipa dos últimos dez anos"

Anónimo disse...

"O que mais vontade de rir me dá, naquela palhaçada protagonizada pelo conselho de justiça da FPF, é ver como aqueles que passaram meses a tentar desacreditar o dito conselho, antevendo decisões favoráveis ao FC do Porto e Boavista, agora, confrontados com o resultado inverso, descobrem nos «seus» conselheiros homens de «coragem», que «viraram uma pagina no futebol português». Sinceramente, só me dá vontade de rir".

Anónimo disse...

O QuÊ???? Colaborar numa luta de corruptos contra corruptos???? Querem é voltar a mama que tiveram em décadas de êxitos quando controlavam tudo desde federações, arbitros e pequenos clubes para ganharem o que ganharam. Escutas, denúncias, dirigentes em lugares estratégicos na federação e na liga, arbitragens vergonhosas é convosco!!!! Palhaços!!! O SCP não anda nas bocas do mundo sobre escutas e influências. Manhosos e corruptos são o que vocês sempre foram!!! 4º lugar para a melhor equipa dos últimos dez anos e com ajudinhas. Agora andam amiguinhos do Guimaraens...O que faltava era o 4º lugar ir à Champions mesmo que os tripeiros tenham sido corruptos..Palhaços!!

cj disse...

Lutar contra o sistema com o LFV?!?
É o mesmo que lutar o fascismo com o apoio do hitler...
O sporting faz muito bem em não se meter nisso.
Gente séria não suja as mãos na lama dos outros.
É preciso ter lata...
"...arco de respeitabilidade..." diz apenas - e só - respeito ao sporting.

Anónimo disse...

O LEÃO NAO TEM APITOS POR ISSO NAO APITA NADA. AO CONTRÁRIO DE VOCÊS QUE SEMPRE TIVERAM APITOS E QUE AGORA QUEREM-NO RECUPERAR PORQUE SÓ ASSIM GANHAM ALGUMA COISA!!! COMO NO ÚLTIMO CAMPEONATO, O CAMPEONATO DA VERGONHA!!!

Anónimo disse...

É impressionante o ódio visceral que adeptos (alguns, muitos...) sportinguistas nutrem pelo Benfica...sinceramente!!!!

Preferem estar atolados até ao pescoço na imundice, no caciquismo, na corrupção e tudo o mais que envolve o futebol portugues das últimas décadas, sobrevivendo com migalhas atiradas lá do Norte (última delas o Fantástico Hélder Postiga...) do que fazer algo para inverter estado miserável do futebol português....

Os portistas detestam o Benfica, os sportinguistas detestam o Benfica e o Benfica, atravessando o deserto em termos de títulos, continua a ser o centro de todas as vossas atenções....ui, que dor de cotovelo da nossa grandeza, ui..

Já agora, bom post, continue com o registo de boa escrita!

LF disse...

O Sporting não tem apitos mas pelos vistos tem... penáltis.
Nos últimos 9 anos tiveram 77 penaltis a favor e 21 contra.
O Benfica teve 52 a favor e 24 contra. Será sintomático de quê ?
E sendo o presidente da comissão de arbitragem emblema de ouro do Sporting, como podem dizer que o Benfica tem "apitos" ?

Qual foi o crime de Luís Filipe Vieira (que aliás considero um presidente incompetente e populista) ?
Será por cometer erros gramaticais ? Por ter bigode ? Por cuspir para o chão ?


É preciso esclarecer, para os mais distraídos, que quem está na lama não é o Benfica, mas sim o F.C.Porto (e o Boavista).
Não existe nenhum processo sobre o Benfica, nem o seu presidente é acusado de coisa nenhuma.
Não confundam as coisas.
Se a luta é Porto-Benfica, é porque uns lutam pela justiça, e outros defendem-se como podem dela.
Que fique bem claro !

LF disse...

Vejam também quem se opôs ao endurecimento de medidas contra a corrupção ! Vejam a atitude do Sporting nessa matéria !
Tentem abstrair-se do ódio que vos tolhe os sentidos, e olhem a realidade com racionalismo !

Anónimo disse...

É LAMENTÁVEL COMO A CLUBITE NÃO PERMITA VER MAIS LONGE

Nuno disse...

Esta luta é para ser travada pelos benfiquistas e por mais ninguém! Esqueçam o sportém! Vão esperar para ver e vão ser oportunistas!
O sportém colar-se-á a quaisquer limpezas que se consigam efectuar.
O sportém irá deixar andar a coisa e seguirá sp na direcção da corrente para ver se ganha alguma vantagem! Só podem ser parvos pq nos últimos 25 anos ganharam 2 titulos! Enfim, preferências! Marimbo-me para esses senhores! E acho piada acharem o S Franco sério. Esperem pela cacetada daqui a 5 anos!

Ao ler os comentários deste post verifico que se fala de muita coisa, chamam-se nomes ao LFV, fala-se no titulo do Benfica de 04/05, fazem-se conjecturas das mais diversas e não se fala do essencial, dos factos provados! Chama-se atirar areia para os olhos das pessoas!
O Sr costa recebeu, na véspera de um jogo do FC batoteiros, o árbitro desse jogo! São factos! Há dúvidas que isto foi esquema? Há dúvidas que era prática recorrente?E as escutas, ilegais ou não aquelas conversas e aqueles favores e pagamentos existiram! Por não serem legais não podemos fazer de conta que não se passou nada e não castigar quem prevaricou!
O Porto ganhou 70% dos titulos da última década e desenganem-se os que acham que foi exclusivamente mérito desportivo, cada vez se torna mais claro como foi tudo conseguido! Nos anos mais recentes até tiveram as melhores equipas, mas o sistema continuava a funcionar para lembrar a todos quem manda! Isto é Palermo no seu melhor!

Nestes comentários

Anónimo disse...

LF

Eu acho que a maioria dos sportinguistas, têm na realidade uma dificiência mental, pois ainda não perceberam, que isto é uma guerra Norte/Sul, pelo poder do futebol Nacional

O nosso futebol é tão "porco" e "sujo", que é necessario ter-se grande poder nas instituições para se poder ganhar alguns titulos

Qual foi a razão que a LPFP e o conselho de Arbitragem foram para o Porto, depois dessa mudança o fcp começou a ganhar sempre, não acham estranho ?

-quantos clubes das ligas profissionais são da região do Porto, não posso falar do Norte, só da região do Porto, porque será, não acham estranho ?

-Esses senhores do fcp têm grande "lata", primeiro acabam com o Salgueiros, para poderem dizer que o Norte esta a ser prejudicado e que são uns coitadinhos, agora é a vez do Boavista, mas o fcp está cada vez mais forte, não acham estranho ?

-Será que Benfica e Sporting nunca mais tiveram grandes equipas para ganhar vários titulos seguidos, só o fcp é que consegue, não acham estranho ?

Sportinguistas, acordem!!!!, ficam felizes com a Taça de Portugal, uma bensão dos senhores do Porto, para manter o SCP contente e calado

Nós no Benfica, podemos não ganhar nada, mas lutamos com todos os meios para alterar esta situação, não ficamos parados com medo dos senhores do poder

Lutem PORRA, mesmo que não seja ao lado do Benfica, descubram outra forma de tornar o futebol mais limpo e que seja igual para todos

Agora de uma coisa eu tenho a certeza, esta guerra também é vossa, e se não lutarem, têm poucas possibilidades de vencer muitos titulos, vão ganhando algumas Taças

Deixem o complexo de inferioridade que têm em relação ao Benfica para o lado e lutem contra a corrupção e a mafia do Norte, quero dizer do pinto da costa e fcp

leunam-atab disse...

Este post é duma lucidez admirável; Não conheço o autor, mas direi que será de alguém entendida. Nortenho? Eu sou (nortenho), e sou SLB.
Muito do comentário feito, provém de "amigos sicilianos". Desprezo! Outros são de lagartos que ainda não digeriram a perda do campeonato que nos terá sido oferecido pelo Ricardo. Será que nem depois de verem as suas prestações neste último europeu se convenceram que Ricardo é FRANGUEIRO ? Enfim cada um vê o que quer ver!

Anónimo disse...

Tanta confusão... as principais ideias que posso tirar é quando um benfiquista aqui diz que a LPFP foi para o Porto e o FCP começou a ganhar, está a assumir que isso tem influência, logo podemos concluír que nos anos Salazaristas, em que o poder estava aí para baixo, vocês também beneficiaram... A vossa era acabou. ACORDEM! A corrupção está nas vossas cabeças e vai continuar a estar enquanto não perceberem que já não são aquela equipa que ganhava tudo à custa de Salazar, que até esse preto do Eusébio mandou ir buscar ao aeroporto para que em vez de ir para Alvalade fosse para a luz...
Ganhem juízo e capacitem-se que o slb jamaisirá ser o mesmo. Cada vez lutarão por lugares mais ridículos...

Anónimo disse...

“Escutas que a Justiça não quer escutar:”
”Luís Filipe Vieira (LFV) - Eu não quero entrar mais em esquemas nem falar muito… (…)
Valentim Loureiro (VL) - Eu penso que ou o Lucílio… o António Costa, esse Costa não lhe dá… não lhe dá nenhuma garantia?
LFV - A mim?! F.., o António Costa? F… Isso é tudo Porto!
VL - Exacto, pronto! (…) E o Lucílio?
LFV - Não, não me dá garantia nenhuma o Lucílio!
VL - E o Duarte?
LFV - Nada, zero! Ninguém me dá!… Ouça lá, eu, neste momento, é tudo para nos roubar! Ó pá, mas é evidente! Mas isso é demasiado evidente, carago! Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, ”porque eu estou a fazer isto por outro lado. (…)”
VL - Talvez o Lucílio, pá!
LFV - Não, não quero Lucílio nenhum! (…)
VL - E o Proença?
LFV - O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f…!
VL - E o João Ferreira?
LFV - “O João… Pode vir o João. Agora o que eu queria… (…) Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro… O Paulo Paraty!” Agora, dizem-me a mim, que não tenho preferência de ninguém (…) à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty, por causa do Belenenses.”


Ainda te lembras do paraty ??????? Aquele do último SCP -v- SLB para o campeonato? Aqui tens a resposta

Anónimo disse...

Quando o Dr. Dias da Cunha fez a denúncia,onde estava o SLB??Estava a ganhar o campeonato 04/05,mas calado!!!!Quem deu o famoso"DOSSIER"ao vosso presidente??A inteligência não paga imposto, nem tem outros custos,logo não sejam......
Estou a chorar por causa da cebola,vou lavar os olhos.

Peter disse...

Caro LF parabéns pelo excelente Post.Tudo o que escreveu tem sentido mas o ódio ao Benfica cega as pessoas, logo não há melhoras nenhumas. Os sportinguistas falam muito mas os seus últimos campeonatos ganhos tb tiveram bem a mãozinha de arbitragem.Quanto aqueles que dizem que o Benfica detinha o poder no tempo do Salazar é preciso relembrá-los que até nesse tempo o sector da arbitragem estava nas mãos da A.F.do Porto que estando em maioria nunca quis lugares na Federação mas sim na arbitragem (porque será?).Para quem inaugurou o seu estádio no dia 28 de Maio acho que está tudo dito.E basta estar um pouco atento que os focos de resistência ao Estado Novo foram sempre mais fortes na Área metropolitana de Lisboa, já onde havia mais apoio ao estado Novo era no Norte. Vejam e procurem manifestações de apoio ao Salazar quando ele fazia discursos no terreiro do Paço e reparem nos nomes das localidades que apareciam nos cartazes e panos de apoio.Como diria o Jorge Palma "deixem-me rir".O Fascismo foi e ainda é hoje bem mais forte no Norte.Aqui há uns anos num programa da Sic sobre claques de futebol apresentado pela jornalista Conceição Lino o famoso "macaco" líder dos superdragões afirmou "...O meu sonho eram os superdragões atingirem o nível da claque da Lázio os Irreducibili".Nada mais nada menos que a claque mais racista e fascista de Itália.Mas jornalista como é ignorante nem o questionou sobre isso.

Anónimo disse...

o macaco refria-se ao apoio que os irreducibilli dão ao seu clube... quando não se sabe as coisas não se fala para nao se fazer figura de ignorante. e ainda chama ignorante aos outros... e o que tem o dia 28 de maio?

Anónimo disse...

se não sabe o que aconteceu a 28 de maio não precisa de saber.

Anónimo disse...

QUEM É QUE TEM ÓDIO A QUEM?

é com gente desta que querem que nos aliemos?...mais vale só do que mal acompanhado (na última tentativa de aliança cagaram-se em DdaCunha e no Manifesto, preferindo "ganhar" um campeonato da vergonha)

alguns exemplos com quem nos teriamos que aliar:

só pode ser por solidariedade com o vosso grande aliado, o FCP.

Existe um trauma sportinguista com o Benfica

Feliz pequenez para vós.

O Sporting não tem apitos mas pelos vistos tem... penáltis.

Esqueçam o sportém! Vão esperar para ver e vão ser oportunistas!

Eu acho que a maioria dos sportinguistas, têm na realidade uma dificiência mental






40 postas pescada

Peter disse...

Caro anónimo inteligente não sei se nunca viu esta frase em cachecois dos super "Desde a data da fundação de tão gloriosa pátria que uma raça inferior se misturou connosco procurando adquirir os nossos conhecimentos e demais proveitos, tal escória deve ser eliminada e entregue ás mãos dos superdragões."


P.S. E eu é sou burro? Aaaaaaaahh.

Anónimo disse...

Lutem vocês, broncos, contra os outros, corruptos. Estão bem uns para os outros, com escutas, favorecimentos e autocarros incendiados.
Actualmente, a única réstia de dignidade do futebol português está no Sporting.
Tudo o resto são zurros de desespero de quem sente os seus sonhos de ganhar a todo o custo ameaçados.
As melhoras.

Anónimo disse...

Quando o Dr. Dias da Cunha fez a denúncia,onde estava o SLB??Estava a ganhar o campeonato 04/05,mas calado!!!!Quem deu o famoso"DOSSIER"ao vosso presidente??A inteligência não paga imposto, nem tem outros custos,logo não sejam......
Estou a chorar por causa da cebola,vou lavar os olhos.

Anónimo disse...

“Escutas que a Justiça não quer escutar:”
”Luís Filipe Vieira (LFV) - Eu não quero entrar mais em esquemas nem falar muito… (…)
Valentim Loureiro (VL) - Eu penso que ou o Lucílio… o António Costa, esse Costa não lhe dá… não lhe dá nenhuma garantia?
LFV - A mim?! F.., o António Costa? F… Isso é tudo Porto!
VL - Exacto, pronto! (…) E o Lucílio?
LFV - Não, não me dá garantia nenhuma o Lucílio!
VL - E o Duarte?
LFV - Nada, zero! Ninguém me dá!… Ouça lá, eu, neste momento, é tudo para nos roubar! Ó pá, mas é evidente! Mas isso é demasiado evidente, carago! Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, ”porque eu estou a fazer isto por outro lado. (…)”
VL - Talvez o Lucílio, pá!
LFV - Não, não quero Lucílio nenhum! (…)
VL - E o Proença?
LFV - O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f…!
VL - E o João Ferreira?
LFV - “O João… Pode vir o João. Agora o que eu queria… (…) Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro… O Paulo Paraty!” Agora, dizem-me a mim, que não tenho preferência de ninguém (…) à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty, por causa do Belenenses.”


Ainda te lembras do paraty ??????? Aquele do último SCP -v- SLB para o campeonato? Aqui tens a resposta

Anónimo disse...

CORRUPTOS CONTRA CORRUPTOS, VOCÊS ESTAO BEM A LUTAR UNS CONTRA OS OUTROS.

LF disse...

A questão de Benfica versus Fascismo é tão absurda que nem mereceria resposta.
De qualquer forma, lembro que o Benfica foi tri-campeão após o 25 de Abril, que foi campeão Europeu no ano da maior contestação ao regime, e do início da guerra colonial, tendo nas suas fileiras jogadores que inclusivamente apoiavam financeiramente os movimentos de libertação (como Coluna e Santana, pelo menos), e que o apogeu do Benfica coincide justamente com a decadência do Estado Novo.
Depois há a inaguração das Antas a 28 de Maio (onde o Benfica, já agora, venceu 8-2), há o equipamento vermelho, o vermelho versus encarnado, e não podemos esquecer que a grande maioria dos agentes da PIDE era do norte, e a esmagadora maioria dos presos era do Sul.

Mas não adianta argumentar com quem, nada sabendo de história, apenas engole as mistificações e manipulações que alguns pretendem fazer.

LF disse...

Importa também desmistificar a questão de 2004-05.
Talvez um destes dias mereça um post
Veja-se se o Benfica foi beneficiado ou não:

1.F BEIRA MAR V 3-2
2.C MOREIRENSE V 2-0
3.F ACADÉMICA V 1-0 Penalty sobre Sokota por marcar, faltou vermelho no Penalty sobre Simão.
4.C BRAGA E 0-0 Golo mal anulado ao Braga, Penalty não assinalado sobre Sokota
5.F GUIMARÃES V 2-1 Penalty fantasma assinalado a Luisão, que deu o empate a 9 minutos do fim
6.C PORTO D 0-1 Dois Penaltys não assinalados sobre Karadas, num deles Seitaridis seria expulso. Golo de Petit não validado. Expulsão excessiva de N.Gomes.
7.C NACIONAL V 2-1 Golo do Nacional marcado directamente em livre indirecto
8.F GIL VICENTE E 1-1 Dois Penaltys não assinalados sobre Sokota e Karadas
9.C SETÚBAL V 4-0 Penalty no lance em que Nuno Gomes se lesionou gravemente, não assinalado.
10.F MARITIMO E 1-1
11.C RIO AVE E 3-3 Golo de Simão em fora de jogo
12.F LEIRIA D 0-1 Penalty não assinalado sobre Sokota
13.C ESTORIL V 2-1 Penalty mal assinalado sobre Karadas. Expulsão de M.Fernandes exagerada
14.F BELENENSES D 1-4 Penalty não assinalado sobre Zahovic
15.C PENAFIEL V 1-0 Fora de jogo mal tirado a Sokota que ficaria isolado
16.F SPORTING D 1-2 Expulsão de Alcides exagerada
17.C BOAVISTA V 4-0 Penalty sobre Miguel no 1º minuto não assinalado
18.C BEIRA MAR D 0-2
19.F MOREIRENSE V 2-1
20.C ACADÉMICA V 3-0
21.F BRAGA E 0-0
22.C GUIMARÃES V 2-1
23.F PORTO E 1-1
24.F NACIONAL V 1-0 Penalty de Dos Santos não assinalado logo aos 5 minutos de jogo
25.C GIL VICENTE V 2-0 Penalty sobre Karadas não assinalado ainda com 0-0
26.F SETÚBAL V 2-0 Penalty sobre Geovanni não assianlado ainda com 0-0
27.C MARITIMO V 4-3 Golo limpo anulado a Nuno Gomes com o resultado em 3-3 aos 70 minutos
28.F RIO AVE D 0-1
29.C LEIRIA E 1-1 Golo do Leiria possivelmente em falta de João Paulo sobre Ricardo Rocha
30.F ESTORIL V 2-1
31.C BELENENSES V 1-0 Penalty sobre Nuno Gomes não assinalado com 0-0. Penalty mal assinalado ao Belenenses de que resultou o golo
32.F PENAFIEL D 0-1 Três penaltys sobre Geovanni, Mantorras e Simão não assinalados. Expulsão perdoada a Wesley e a Simão.
33.C SPORTING V 1-0
34.F BOAVISTA E 1-1

PONTOS PERDIDOS DEVIDO A ERROS DOS ÁRBITROS: 3 (c.Porto) + 2 (Barcelos) + 1 (Leiria) + 3 (Penafiel) = 9

PONTOS GANHOS DEVIDO A ERROS DOS ÁRBITROS: 1 (c.Rio Ave) + 2 (c.Estoril) + 2 (choupana) = 5

SALDO......................................Prejuízo de 4 pontos

Anónimo disse...

Essa relação política/ futebol para justificar o suposto heroísmo da raça benfiquista é absurda, para além de descabida, mas solta-me algumas risadas.
Já agora, os capitães de Abril eram todos do SLB, os "bufos" eram todos do FCP e o Salazar e todos os seus discípulos eram todos do SCP? Todos os heróicos anti-fascistas eram do Sul e do SLB? Quem não fosse assim pactuava com o regime? É isso que V. Exa. quer inferir, mesmo que diga que eram apenas "a maior parte" - não nos tome por ingénuos.
A vergonha e o ridículo deviam ter limites, caríssimo. Apenas admito tal dislate por algum ocasional excesso de nervos.
Limite-se ao futebol e não o misture com política, V. Exa. que clama pelo saneamento do futebol português e, como tal, pela sua separação dos poderes políticos.
Sim, lições de história precisam-se; mas não lições de manipulação e propaganda: V. Exa. já domina bem esta arte.
Porém, só se deixa manipular com estes populismos e demagogias bacocas quem quer, por tranquilidade de espírito ou por pura ignorância.
Novamente, as melhoras. E mais rigor nas opiniões, se quiser ser levado a sério por todos e não apenas pelo "exército vermelho".

LF disse...

Não fui eu que afirmei que qualquer dos clubes era o clube do fascismo e do antigo regime.

LF disse...

Faltou dizer que gosto muito do norte do nosso país, nomeadamente da região do Minho e de Trás-os-Montes.
Acho a cidade do Porto muito bonita, e há lá muita gente boa, como em todo o lado.

Mas não fui eu que inventei que a maioria dos agentes da PIDE era recrutada no norte. Se quiser arranjo-lhe bibliografia.

Anónimo disse...

Combatam as vossas lutas...

Quiseram atiçar o boi, agora segurem-no...

Com todo o Sportinguismo, mil vezes FCP a Benfica...

Clube de gentalha....

Anónimo disse...

Estes gajos ainda vivem na era Eusébio... isso já acabou amigos...
Faz uns aninhos...

Anónimo disse...

Então mas não apregoam por aí que o SLB é também o clube dominante no Norte de Portugal (Minho, em particular), região onde, pelos vistos, eminentes bibliografias confirmam que eram recrutados a maior parte dos PIDES?
Onde ficamos, afinal? Só recrutavam nortenhos não-SLB? Os nortenhos SLB eram todos do lado dos "bons"?
Mais uma vez aconselho-o (mas V. Exa. saberá certamente o que fazer com este conselho) a não misturar política com futebol nem a generalizarações perigosas, a bem da sua própria credibilidade.

Anónimo disse...

Este escriba está convencido que domina a verdade toda e que é o dono dos arquivos, mas espalha-se ao comprido nas suas próprias contradições. Tenta dar um ar de grande isenção quando é apenas um faccioso menos bruto que os demais. Uma grande base de dados não é sinónimo de lucidez. Apenas é sinónimo de obsessão (e excesso de tempo livre). Só pode convencer tipos do SLB e ser SLB.
Ainda assim, escreve melhor que o Leonor Pinhão.

Anónimo disse...

Uns arquivos que sao uma vergonha!!!

Deve ser primo do Luis Freitas Lobo...

Mas bem mais faccioso!