PUXÃO DE ORELHAS

Uma equipa ganhadora não se coaduna com vedetismos, nem com qualquer tipo de laxismo face ao trabalho diário.
Óscar Cardozo tem um talento extraordinário – há anos que o Benfica não tinha um ponta de lança assim -, mas tem de perceber que, face ao trabalho, não é mais do que os outros, e que só com sentido de responsabilidade, de colectivismo e de conquista, poderá representar uma verdadeira mais valia para a equipa, e consequentemente se poderá valorizar enquanto jogador.
As birras aquando das substituições, uma irritante passividade na procura da bola e nos duelos individuais e, pelo que se percebe, uma atitude pouco profissional nos treinos, são aspectos que o paraguaio terá de corrigir rapidamente, sob pena de comprometer a sua carreira no clube, e mesmo no futebol europeu.
Gosto de futebolistas em geral, e particularmente dos do Benfica (entre os quais Óscar Cardozo). São eles que me fazem adorar o desporto-rei, e são eles, muito mais que treinadores ou dirigentes, os verdadeiros interpretes das minhas emoções, e os merecedores da minha estima e admiração. Mas, talvez por isso mesmo, não lhes perdoo faltas de rigor profissional. Não admito sentir-me enganado por aqueles que julgo e acredito estarem a fazer tudo em nome do meu clube e da minha paixão.
Ainda bem que Quique Flores dá mostras de querer cortar pela raiz qualquer tipo de atitude deste género (que no ano passado foram frequentes), ganhando desde já o respeito do restante plantel, e conquistando a confiança dos adeptos. Só assim se poderá fazer uma verdadeira equipa.
Doa a quem doer, há que colocar o interesse colectivo acima de tudo. Se necessário for usar o chicote, pois que seja usado.

21 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o que aqui foi escrito.
Cardozo apesar de ser um activo da SAD de extrema importância, tem de ser tratado da mesma forma que qualquer outro. A atitude de Quique é sem dúvida a melhor,cabe agora ao jogador entender e redimir-se perante o grupo de trabalho. Ninguem está acima do grupo, acho uma excelente maxima para um grupo de trabalho.

FORÇA SLB...

Anónimo disse...

Independentemente do lado em que está a razão o treinador é sempre soberano!! É assim que se constroi a mentalidade necessária para se poder competir em alta competição!!

RA disse...

escrevi sobre isto no meu blog.. passo a transcrever:

O Benfica acaba de "castigar" Óscar Cardozo. Falta de aplicação num treino, dizem os jornais, que aparentam beber todos da mesma fonte, ao mesmo tempo que se nota que nem eles sabem o que aconteceu de verdade.

Cardozo foi castigado pelo clube numa altura em que já estava castigado pela UEFA e não poderia jogar no próximo jogo do Benfica, contra o Nápoles. Pode ser um abre-olhos para o jogador, que assim serve de exemplo aos restantes colegas: não se brinca em serviço, em qualquer circunstância. Veremos se esta medida de Quique terá efeitos pedagógicos ou acabará por se tornar num factor fracturante no seio do plantel encarnado.

Em Valência, Koeman varreu com meio plantel alegando rebaldaria; Camacho disse recentemente que o ambiente que encontrou no Benfica do ano passado era mau. Koeman herdou o plantel de Quique, que agora herda o plantel de Camacho (o que resta dele...). Uma novela a seguir com muita atenção...

Se, na novela do Benfica, a mão não é tão pesada devido ao castigo que o jogador já trazia consigo da época passada (mera coincidência?), já nos rivais da Segunda Circular, o caso é outro. Vukcevic não foi convocado para o Barcelona-Sporting. Por momentos, pensou-se que seria devido a uma lesão do jogador, provocada durante um jogo ao serviço da selecção.

No entanto, o empresário do Vuk dissipa quaisquer dúvidas: «Não percebo o que o Sporting pretende. Voltamos ao filme de antigamente. Dizem que não há qualquer problema com o jogador, que contam com ele e depois fazem-lhe isto. Não é justo nem sequer faz sentido. Falei com ele há pouco e o miúdo está destroçado. Podiam ter lucrado seis, sete milhões de euros com o jogador e agora, com isto, só o estão a desvalorizar. Sou empresário há 13 anos e não consigo perceber esta atitude.»

Fica-se com a sensação que Paulo Bento ainda conta com o jogador - senão teria sido estúpido ao não ter vender um dos jogadores que poderia ter rendido bom dinheiro aos cofres de Alvalade (ou do BES). Vuk não está a valorizar, nem como activo, nem como elemento da equipa. Se tanto, é um potencial cancro que poderá apodrecer um balneário - como tantos jogadores contrariados o conseguem ser.

Já se sabe que Paulo Bento é fortíssimo nas suas convicções. Também não acho que Paulo Bento seja estúpido, e que contará com o jogador ainda para esta época. Mas a verdade é que o Sporting vai mais fraco para Barcelona, ao dar-se ao luxo de dispensar a força e a técnica de Vukcevic - apenas o jogador mais raçudo desde Sá Pinto.

Já nem vale a pena falar de Stojkovic.

Em suma, os treinadores de Benfica e Sporting estão a procurar ficar mais fortes através de atitudes que enfraquecem tecnicamente as suas equipas. Se levarmos em conta que, em última análise, os treinadores valem aquilo que as suas equipas rendem, Quique e Paulo Bento estão a jogar um jogo perigoso.

O engraçado é que, quando é o Mourinho a fazer estas "cenas", há outro encanto.

--
abraço

LF disse...

Independentemente do valor individual dos jogadores, não é com primas-donas que se edificam equipas ganhadoras.

Anónimo disse...

Concordo com o Quique/LF disciplina acima de tudo e o Cardozo se for inteligente aprenderá com este erro e ainda vai ser 1 jogador mais forte.

RN disse...

Não penso que seja mais iluminado que os demais, mas creio ser importante sermos capazes de olhar para além das aparências. Senão vejamos: Há não muito tempo, numa entrevista televisiva, Luís Filipe Vieira disse ter o Benfica recusado uma proposta de 25 milhões pelo passe de Cardozo, proposta essa que teria sido feita ao clube em Janeiro último. Por outro lado, desde que Quique chegou ao SLB, desde logo se percebeu que, para ele, Cardozo seria um dos pontas-de-lança a dispensar se para tanto tivesse ele (Quique) poder. Ora, independentemente da disciplina ser um bem a defender, receio que se esteja a montar um cenário que terminará com mais um negócio desastroso para o Benfica - á "boa" maneira dos últimos tempos (Simão, Petit) - isto é, possivelmente o Cardozo acabará por ser vendido ou emprestado por valores muito inferiores aos ditos 25 milhões. Não se esqueçam que alegadamente também se recusou a venda do Nélson, há 1 ou 2 anos, por 12 milhões e depois foi o que se viu. Já para não falar da oferta por valores idênticos pelo passe de Katsouranis, que também foi recusado...

LF disse...

Pato Afonso,

Temos de ter em atenção que muitas dessas supostas propostas não passaram de especulação, quer dos jornais, quer dos empresários, quer do próprio clube.

Não creio que Quique pretenda dispensar Cardozo. Quer talvez, com um correctivo, que ele demonstre outro entusiasmo e outro rendimento.

RN disse...

Caro LF,

Espero que tenha toda a razão.

Em relação ao resto, algumas notas:

- Relativamente à proposta dos 25 milhões foi o próprio LFV quem a anunciou de viva voz.
- Os caso de Petit e Simão foram por si próprio apelidados de maus negócios.
- Quanto aos caso de Nélson e Katsouranis, eu de facto utilizei o advérbio alegadamente, porque sei que, tal como refere LF, na maior parte das vezes essas notícias não tem fundamento e são criadas pelos jornais e/ou empresários.
- A convicção que tenho de que o Cardozo não colhe grande simpatia, do ponto de vista técnico/táctico presumo, junto de Quique, não advém de agora, mas desde a pré-época. E não digo isto em tom de "virgem ofendida" que quer sair rapidamente em defesa do jogador, já que, para ser totalmente honesto, nunca o tive em grande consideração (do ponto de vista futebolístico, bem entendido).

Aliás, também creio que nem o próprio Rui Costa "morre de amores" pelo Cardozo.

Não se pense, contudo, que o meu comentário tenha implícita a mais pequena ideia de que se deve ser brando em termos de disciplina.

Um abraço!

LF disse...

Rui Costa esteve no balneário.
Sabe quem trabalha mais, quem trabalha menos. Quem sente mais a camisola, quem é menos profissional, etc.

O caso Cardozo já vem da época passada, e tem pouco a ver com Quique. Daí ter-se falado na sua hipotética venda no início da temporada.
Makukula aliás é um caso idêntico.

Cardozo é um jogador que talvez possa fazer muito mais do que aquilo que faz.
Acredito que com este apertão, as coisas possam melhorar, e possamos ter um grande Cardozo, marcando e jogando.

Anónimo disse...

LF disse...
Rui Costa esteve no balneário.
Sabe quem trabalha mais, quem trabalha menos. Quem sente mais a camisola, quem é menos profissional, etc.

O caso Cardozo já vem da época passada, e tem pouco a ver com Quique. Daí ter-se falado na sua hipotética venda no início da temporada.
Makukula aliás é um caso idêntico.

Cardozo é um jogador que talvez possa fazer muito mais do que aquilo que faz.
Acredito que com este apertão, as coisas possam melhorar, e possamos ter um grande Cardozo, marcando e jogando.

15.9.08

....
Quando deixei a minha opinião tb parti deste pressuposto aqui assumido pelo LF, e como Benfiquista não admito sequer outra forma de ser, senão começaria a contestar a posição de Rui Costa e de todo o plantel actual.
Este plantel tem de ser (do ponto de vista do Rui Costa) o seu plantel, ele teve o poder de eliminar quem melhor achou para bem do grupo, se Cardoso ficou, é porque AMBOS (Quique e Rui Costa) o pretenderam.

Anónimo disse...

Não me vão levar a mal mas 1 hipotético cenário da saída do Cardozo seria desastroso para o Benfica independentemente da sua indisciplina.O Tacuara só tem é de cumprir o castigo do Quique, disciplinar-se e fazer aquilo que ele sabe fazer melhor,golos.Agora eu compreendo que muitos queiram ver o Cardozo fora do Benfica, especialmente os adeptos rivais.Mas se o Quique e o Rui se mantiverem fiéis aos seus princípios ele não saírá por muito que custe aos nossos adversários, que digo e repito continuam muito preocupados com o Benfica apesar de estarem á frente do mesmo na Liga e terem mantido as suas estruturas.

Anónimo disse...

quem é que está preocupado? estamos mais preocupados com o Guimarães, por exemplo, do que com uma equipa que foi 4ª classificada...

Força Nápoles!

Anónimo disse...

Este post quase que podia intitular-se "Puxão do orelhas", tivesse o castigo sido aplicado pelo presidente que têm...

Anónimo disse...

Obrigado pela sua opinião anónimo, o que revela bem que está preocupado,pois se não tivesse não vinha aqui comentar.Deixo-lhe 1 conselho preocupe-se é com o Barcelona ou com o Fenerbahce e deixe lá o Nápoles que não é problema seu.


P.S. É por essas e por outras que o Benfica será sempre melhor que os outros, é que os outros gostam mais de achincalhar o Benfica do que apoiar os seus próprios clubes,das duas uma ou é mediocridade simples, ou um grande complexo de inferioridade.

1904 - Amaral disse...

concordo com e LF e concordo com a decisão dos dirigentes.

cardozo é muito bom jogador, faz-nos muita falta, mas nao pode pensar que é mais que os outors jogadores, têm de acabar com os estatutos individuais.

portanto, esta paragem vai servir para o jogador acertar as ideias e pensar no que é bom para si.

quanto a estes tristes anónimos, preocupem-se com os seus e nao se importem connosco.

façam como eu e ignorem os adversários! nao se deêm ao trabalho de vir aos nossos blogs, porque nós também nao vamos aos vossos...!

Cumprimentos a todos.

1904-slb.blogspot.com/

Anónimo disse...

1904 - Amaral disse...
.....

quanto a estes tristes anónimos, preocupem-se com os seus e nao se importem connosco.

façam como eu e ignorem os adversários! nao se deêm ao trabalho de vir aos nossos blogs, porque nós também nao vamos aos vossos...!

Cumprimentos a todos.

1904-slb.blogspot.com/

15.9.08

Concordo plenamente.Cada um só lê sobre o que gosta, quando quer e bem o entenda fazer...Coisa maravilhosa o que a Internet permite. Mas eu aí acrescentaria a Imprensa.
Infelizmente os media "inflamam" tudo o que é relacionado com o SLB (damos de comer a muito jornalista que estaria sem emprego) e logo manchete de 3 jornais...telejornais, mais atentos ao SLB do que as equipas que jogam a Champions!
Coisa estranha...não me recordo das birras do cigano nem do euro que o PC dava para completar os 40.000€ darem direito a tempo de Antena nem capas de jornais BOMBASTICAS...Engraçado o poder de decisão editorial...

Incomodamos muita gente...

Anónimo disse...

olha a surpresa, no clube dos jogadores arruaceiros...

1904 - Amaral disse...

concordo consigo pedro monteiro, a imprensa está cada vez mais dominada pelos anti-benfiquistas, que nao perdem uma opurtunidade para nos deitar a baixo, mas nos vamos resistindo e vamos mostrando que esse tipo de atituides nao nos incomodam... portanto, eles andam todos contentes com estas situaçoes, porque o seu presidente lhes manda areia para os olhos e eles riem-se que nem parvos, mas isso, a nós, só nos pode tornar mais fortes! e este ano vai ser diferente...

cumprimentos!

1904-slb.blogspot.com

Anónimo disse...

Este Cardozo já revelou anteriormente ter um feitio algo complicado, não sabendo ao certo o que se passou não me surprende este castigo, esperemos que surta efeito...
O Cardozo é um jogador que tem que evoluir muito. Precisa de aprender a jogar de costas para a baliza, segurar a bola e distribuir depois, jogar de cabeça, adquirir alguma velocidade mais. Enfim, até agora tem apenas um grande pé esquerdo falta-lhe tudo o resto, pena que me pareça dificil ele conseguir evoluir com esta sua atitude... Como disse, esperemos que o castigo resulte, para bem do Cardozo e do Benfica

Anónimo disse...

ó amaral, é "abaixo"; é um advérbio...

1904 - Amaral disse...

fantástico...