"Tenho consciência que os anos (e resultados) de Scolari dificilmente se irão repetir no futuro próximo, seja qual for o seleccionador"
LF, 3 de Julho de 2008

31 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente tenho que dizer que concordo consigo!

Brytto disse...

Com Scolari não ganhamos em jogo jogado a uma única selecção de topo. Se exceptuarmos a Holanda. Com Scolari conseguimos perder duas vezes com a Grécia... em Portugal! Com Scolari eliminamos duas vezes a Inglaterra através de pénaltis. Com Scolari no úçltimo europeu ganhámos duas vezes e perdemos outras tantas. Com Scolari ficámos em segundo lugar no apuramento para o último europeu, atrás da ... Polónia!
Muito mais havia por dizer, mas finalizo perguntando que outro seleccionador teve ao seu dispor uma equipa campeã europeia e um conjunto de jogadores que estão nos nelhores clubes do mundo, inclusive o melhor do mundo?!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Subscrevo o que o brytto escreveu.

Depois daquela final perdida contra a Grècia, Scolari deveria ter ido embora. Tinha talvez a melhor selecção de sempre, constituída por jogadores da geração de ouro (Figo, Rui Costa, Fernando Couto), tinha Cristiano Ronaldo, Simão, Tiago, Miguel,Pauleta, Petit e tinha a equipa do Porto de Mourinho vencedora da Liga dos Campeões nesse ano (Maniche, costinha,Deco, Ricardo Carvalho, paulo Ferreira, Nuno valente). Acrescentar a isto tinha o apoio em massa do público, jogava em casa pela única vez na sua história. E por último já tinha jogado com Grécia no campeonato. Foi imperdoável aquela derrota na final (para mim).


De salientar que Humberto Coelho levou a selecção à meia-final do campeonato de 2000, longe de portugal, onde jogou futebol estupendo, onde esteve num grupo, com apenas e só a Inglaterra, a Alemanha, e roménia (grande equipa na altura). Só foi parada no prolongamento contra o Campeão do mundo da altura a França.

Anónimo disse...

concordo com o vedeta... mas no oposto pk tb axo dificil fazer o k scolari fez, qualquer 1 faria melhor. queiroz perdeu 1 repito 1 jogo por mero azar e ja n vale nada. n sei como aguentaram scolari tanto tempo com os resultados k fez. em 5 anos ganho 2 vezes a holanda e.... mais nada.

Anónimo disse...

Caro LF prezo muito o seu grande benfiquismo mas nesta matéria concordo em absoluto,com o Brytto e o anónimo.

Anónimo disse...

A verdade é uma,Portugal com Scolari, a ganhar 1-0 muito dificilmente perderia o jogo. Concorde-se ou não com muito do que aqui está escrito a verdade é essa.
Antevejo o jogo na Suécia como decisivo, uma derrota será catastrofica, um empate deixa-nos numa situação complicada e a depender muito da 2ª volta, e a vitoria reporia a "escorregadela" desta derrota caseira.

Anónimo disse...

com o quim a guarda-redes vamos longe.

Anónimo disse...

o quim e "só" o melhor guarda redes portugues dos ultimos anos. cometeu 1 erro e... ja nao vale nada? alguem s lembra do ultimo erro k ele cometeu antes deste? eu n.

Anónimo disse...

estou com o brytto.
portugal raramente jogou bem com o scolari.
nao vi este jogo com a dinamarca, e tb nao sou louco pelo queiros, mas acho exagerado o credito que se deu ao scolari.

LF disse...

Com Scolari chegámos a uma final, coisa absolutamente inédita no futebol português; chegámos a umas meias finais de um Mundial, o que só com Eusébio havíamos conseguido.
Isto para mim basta. Ninguém fez melhor.

Se o Brasil (a quem ganhámos duas vezes), a Holanda e a Espanha não são selecções de topo, não sei quem serão.
Ganhámos também a equipas fortes como a República Checa, Rússia (uma vez por 7-1 !!), Turquia, México, Croácia entre outras
Não jogámos com a Argentina.
Quais são afinal as selecções de topo ?
Perdemos com uma excelente França (ainda com Zidane), e com uma forte Alemanha, ambas finalistas das respectivas competições.

A Grécia é um caso particular, mas recordo que não foi Portugal o único surpreendido nesse campeonato.

Lembro-me de selecções com grandes jogadores, e nenhuma teve os mesmos resultados.
Lembro-me de coexistirem Chalana, Oliveira, Alves, Nene, Humberto, Bento, Gomes, Jordão, Damas, Manuel Fernandes, Carlos Manuel, Diamantino etc
Lembro-me de Futre, Rui Águas, Veloso, Rui Barros, Oceano.
Lembro-me de Paulo Sousa, Fernando Couto, Vitor Baía, Jorge Costa, Rui Costa, João Pinto, Sá Pinto, Dimas, Figo etc.
Isto para não falar nos tempos de Eusébio, Coluna, Simões etc, em que havia uma equipa bi-campeã europeia e várias vezes finalista, recheada de portugueses, e nos quais a selecção apenas se qualificou para uma fase final.

Nunca Portugal tinha estado numa final. Esteve.
Só com Eusébio se tinha ido a umas meias-finais de um Mundial. Foi-se.
Em apenas 5 anos, convenhamos que é obra...

Isto sem falar nos estádios cheios, no ambiente inesquecível e irrepetível em redor da equipa, que por momentos quase se transformou no alfa e no ómega do nosso país.

Scolari foi, de longe, o melhor seleccionador nacional de todos os tempos, e foi, juntamente com Mourinho ou Bela Guttman, um dos melhores treinadores que passou pelo futebol português de sempre.

Pode-se embirrar com o homem, achá-lo mais bem ou mal educado, mas resultados são resultados.

LF disse...

Esqueci-me de referir que, quanto a jogar bem, não me recordo de melhores exibições na história da selecção nacional (pelo menos desde que nasci), do que as realizadas no Euro 2004 frente a Inglaterra, Espanha e Holanda.
Não me recordo de esmagarmos por 7-1 nenhuma selecção do primeiro mundo, como fizemos à Rússia, com uma exibição absolutamente deslumbrante.
Para não falar no épico jogo do Mundial com a Holanda, onde com nove jogadores conseguimos vencer de forma inesquecível.
Vi um jogo com a Bélgica em Alvalade que foi também um autêntico recital.

Nunca na minha vida vibrei tanto com jogos da selecção como com alguns momentos da era scolariana.

Não sei o que pretendem com isso de jogar bem ?
Serão vitórias morais como esta ?
Será jogar de forma ingénua e perder ?

Jogar bonito é relativamente fácil. Basta ter bons executantes.
Incluem-se vários jogadores nas acções de ataque e pronto, o jogo fica espectacular.
Faz lembrar aquelas exibições da NBA nos All Star games. Tudo ao ataque em nome da espectacularidade.

Jogar de forma a ganhar, sem abrir caminhos ao adversário é que já não é para todos...

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o LF.
Quanto a Quim, julgo que não há dúvidas...Teriamos na nossa baliza quem?
Nuno?...
Eduardo?...
Ricardo?...
Beto...? (excelente guarda-redes, mas não já, talvez no banco)...
Rui Patricio?...
Não brinquemos com coisas sérias, de longe o Quim é o melhor guarda-redes Portugês...

Anónimo disse...

LF,lembro-me por exemplo de um Portugal 3 -Inglaterra 2 onde fizemos um jogo inesquecível.

LF disse...

Sim,
Houve outros jogos bons.
Mas os que referi estão seguramente entre os melhores.

Quanto ao Quim, acho que não há dúvidas. É o melhor.
Pode não ser um guarda-redes fora-de-série, mas em Portugal não há outro como ele.
Aliás, raramente falha.

Brytto disse...

Com Scolari não ganhámos nada.
Quer isto dizer que o homem é um péssimo treinadr?! É evidente que não. Detesto ver a vida a preto e branco, ou é optimo ou é péssimo, nada na vida é assim...
Mas, o que se diria se um treinador portyguês falhasse a final no seu próprio país? Estou convencido que não aguentaria a pressão e sairia.
Quanto às selecções de topo falo evidentemente numa Inglaterra, França e Alemanha. A Espanha há muitos anos que não era uma selecção de topo, quando jogou no europeu em Portugal e perdeu 1-0 era uma selecção com valor mas ainda em construção. A Espanha não tinha praticamente palmarés a nivel internacional, apesar dos Reais Madris e Barcelonas, o que tinha até então era uma taça de campeã europeia disputada, sabes onde, ... no seu próprio pais!
Quanto a jogos particulares é verdade que ganámos ao Brasil mas tb perdemos com a Itália e até com a Grécia outra vez, o que foi uma outra humilhação para os emigrantes, grécia, que como se sabe, ficou em último no seu grupo, suponho que com zero pontos!
É claro que Scolari atingiu classificações nunca alcançadaspor outros treinadores, mas isso deve-se, obviamente também a ele, principalmente ter trazido uma nova mentalidade de grupo e união que até então não existira e claro, ter-se mantido 8 anos na selecção e apanhado um conjunto de jogadores e circuntâncias, que repito, nunca outro treinador teve à sua disposição... argumente-se o que se argumentar, nem me venham falar dos anos oitenta onde a selecção era palco de guerra entre o Porto e Benfica, nesses tempos e outros a selecção era vista como um parente pobre do futebol, ninguém ligava grande coisa à selecção, essa é que é a verdade. Foi precisamente com Queiroz que esse ciclo se quebrou...
Então a vitória por 3-0 à Alemanha num europeu não é um feito histórico...

Anónimo disse...

Discordo completamente da afirmação, até me dá a sensação que foi outra pessoa a escreve-la!
Nunca pensei que o LF, pelo qual tenho uma admiração imensa, fosse capaz de profetizar desgraças!!
É verdade que o Scolari conseguiu os melhores resultados de sempre da nossa selecção, mas temos que olhar às circunstâncias que o levaram a tal feito!
No euro 2004 e até colocar a "equipa do mourinho" jogamos mal e perdemos! Perdemos uma final que ainda me está atravessada na garganta...continuando...no mundial 2006 fomos uma equipa triste e sempre em sofrimento(sempre bafejados pela sorte na hora das grandes penalidades) e no euro 2008 fomos uma autentica nódoa!
Penso sinceramente que podemos e temos condições para fazer mais e melhor, não concordo também quando diz que as melhores exibições da nossa selecção foram no euro 2004!
Para mim foram sem duvida as exibições do euro 2000 com o Humberto Coelho.
Para terminar quero só deixar um pensamento:
o que seria de Scolari se Mourinho nunca tivesse passado pelo futebol português? Talvez fosse despedido depois de não passar a fase de grupos do euro 2004!!!

LF disse...

Vocês (e não só) falam da selecção portuguesa como se fosse uma equipa habituada a conquistar títulos.
Dizem que Scolari "Não ganhou nada".
Acho graça a esta frase. Como se algum seleccionador nacional tivesse ganho alguma coisa...
É ridículo.

Chegar a uma final inédita e ir, dois anos depois, a umas meias-finais que só com um super Eusébio se tinham conseguido, parece-me que já é GANHAR ALGUMA COISA. Ou não ?

Se se exigisse ao seleccionador da Alemanha ou do Brasil que ganhasse um torneio no seu país, tinha alguma lógica. Agora, exigir-se isso a Portugal, que nunca tinha disputado qualquer final, com franqueza ????!!!???

Mas se se fala de títulos, troféus, basta consultar o curriculo de Scolari para os encontrar.

Quanto a condições, se o factor casa foi de facto uam vantagem no Euro, o Mundial da Alemanha não foi em casa, e Portugal fez uma das melhores classificações de sempre.
Se se referem a jogadores, lembro que com Oliveira, em 2002, Portugal era apontado como um dos candidatos ao título, tal o optimismo que aquele conjunto de jogadores gerava. Tivemos várias gerações de grandes jogadores.
Nos anos oitenta o Porto foi campeão europeu, o Benfica ainda dava cartas na Europa, e a selecção, após o brilharete de 1984, eclipsou-se.
Havia guerras Porto-Benfica? E agora ? Não as há ?
Não me lembro de maior animosidade contra um seleccionador do que sucedeu com o caso Vitor Baía.

Se alguem se conseguiu impor a esse clima foi justamente Scolari. E de uma forma que poucos teriam conseguido. Talvez apenas Mourinho.

A Espanha de 2004 já tinha Fernando Torres, Xavi, Casillas, entre outros.
Não foi mais longe porque Portugal a eliminou. Foi das poucas vezes (única ? nos últimos anos) que ficou na primeira fase. Por via dessa derrota.

LF disse...

Ir aos quartos-de-final é uma "nódoa" ????!!!!???
Miguel, faça favor de consultar o histórico da equipa nacional em provas internacionais.
Eu ajudo, em 13 europeus, foi a nossa quarta (!)melhor presença.

Para uma equipa sem lateral-esquerdo, sem ponta-de-lança e com o melhor jogador completamente fora de forma, surpresa seria fazer mais.

Se no Mundial 2006 fomos uma equipa "triste", quando teremos então sido uma equipa alegre ?
Em 2000 ? Certo. E mais ?

O jogo que ganhámos frente à Holanda creio que nunca seria ganho por uma equipa treinada, por exemplo, por Carlos Queiróz.
Só com aquela garra, aquela alma, aquele espírito de grupo e de conquista, seria possível ganhar um jogo daqueles, jogando com nove.

Scolari construíu uma verdadeira equipa, algo que numa selecção nacional não é nada fácil. Convocou sempre os mesmos e fez muito bem, pois só assim lhe foi possível criar rotinas e sentido colectivo dentro e fora do campo, o que se traduziu naquele suplemento de alma, a partir do qual se conseguem vitórias, e a que muitos por vezes chamam sorte.

Mostrou inteligência, sagacidade, decisão e uma capacidade de liderança fora do comum. Criou elos no grupo, e alimentou-os. Sugou dos jogadores tudo o que eles tinham para dar.

Tácticas ? Disso até eu percebo.
Não é isso que faz um treinador.
Caso contrário poderiamos pôr lá o Luís Freitas Lobo.

Xénio Terra disse...

Não sejam velhos de restelo nem agoirentos...temos uma das melhores selecções do mundo...o apuramento para o mundial está mais que assegurado...com tranquilidade

LF disse...

Isso é que é optimismo.

Assim seja !!!

Anónimo disse...

LF

Estou de acordo que este jogo era para ganhar, a selecção fez quase tudo para o ganhar, falharam 4 bolas de golo feito, jogaram um futebol vistoso como deve ser o futebol de Portugal

Em relação aos ultimos 10m, acho que foi tipico dum futebol demasiado rapido, sem haver tempo para pensar, nem para alterar algo, foi tudo muito rapido e muito azar, para o proxima ganhamos

Queria ainda falar das selecções de Scolari, temos de nos lembrar que a dita final foi em Portugal, com uma equipa recheadas de grandes jogadores como
Ricardo, Miguel, R. Carvalho, J. Andrade, N. Valente, Costinha, Maniche, Deco, Rui Costa, Figo, Simão, Pauleta e outros, alguns destes a jogarem nos grandes clubes Europeus

Eu acho que ficar em 2º foi pessimo, tinhamos a obrigação de ganhar o Euro2004 tinhamos dos melhores jogadores do mundo nas suas posições, foi muito mau

No Mundial e no Euro, continuavamos a ter dos melhores do mundo, agora com C.Ronaldo mas faltava a equipa, o conjunto e isso é trabalho do treinador

Aceito que uma Final do Euro e duas Meias Finais num Mundial e no outro Euro, é obra, mas eu acredito nesta equipa e no treinador Carlos Queiroz

O Benfica Sou Eu disse...

Escrevi há uns dias, que Scolari foi o melhor seleccionador nacional dos tempos modernos (deixei Otto Glória de fora desses mesmos tempos modernos) e no mesmo post desejava "Boa Sorte Queiroz".

Sei o que Scolari deu a Portugal, mas também sei que criou ódios que não se esquecem facilmente, como aliás fica demonstrado nestes comentários ou em muitos outros comentários sobre este tópico - na blogosfera, no café ou nos media tradicionais.

Neste momento, mais do que valorizar as conquistas ou exibições de Scolari, há que acreditar que as podemos repetir nos próximos tempos - e mesmo eu que jogo na equipa dos optimistas tenho dificuldade em acreditar nisso.

Compreendo a frase que despoleta estes comentários, mas também acho que esta derrota com a Dinamarca veio colocar o dedo na ferida, exactamente no timing certo e isso pode fazer com que no final nos aproximemos dos resultados de Scolari.

Quando desejo "Boa Sorte a Queiroz" no dia do jogo de Malta sei exactamente que é neste item que o nosso novo seleccionador é mais fraco – é uma pessoa com pouca sorte. No futebol a sorte é algo fundamental e espero que a sorte apareça nos próximos jogos de Portugal e que nos acompanhe até África do Sul, pois caso contrário, por mais técnica, táctica ou estratégia que Queiroz consiga ímpor não chegaremos aos resultados de Scolari, nunca...

Neste jogo com a Dinamarca disse minutos antes do golo do empate Dinamarquês (1-1), que caso entrasse o Moutinho, tudo era possível… Para quem veja nesta frase alguma crítica Benfiquista a um jogador sportinguista, digo desde já que não é o caso… Com Polónia e Sérvia em casa, Portugal empata dois jogos no apuramento para Euro 2008 quando Scolari decide meter Moutinho na equipa para “aguentar” os últimos minutos dos encontros, acabando por empatar os dois. Para mim, só existe uma pessoa que dê mais azar a Portugal que Queiroz – Moutinho…

A verdade é que ganhando 2-1 quase no final do jogo e entrando Moutinho, pensei o pior. O pior que pensei foi o empate, esquecendo que tendo Moutinho e Queiroz na mesma equipa os níveis de azar passam para algo tão elevado que a derrota pela margem mínima se pode considerar algo positivo.

No final , tudo se resolverá no dia em que que Queiroz aprender que para defender um resultado contra uma equipa combativa e alta, não o deve fazer com um médio criativo de estatura média/baixa e com tendência para "dar azar".

No fim de contas, a sorte procura-se, evitando algumas malapatas e pensando um pouco melhor as opções estratégicas e futebolísticas. Desejo uma vez mais a melhor Sorte a Queiroz, até porque tenho marcado na agenda 2010 - "Junho - África do Sul (ver Portugal Campeão do Mundo)"

Força Benfica

Anónimo disse...

A grande verdade é que Scolari teve o mérito de aproveitar bem o trabalho de Queiroz há 20 anos... Se hoje em dia a selecção Portuguesa é das mais respeitadas, deve-o também a Queiroz e isto é seguramente um reconhecimento de todos os que percebem minimamente de futebol em Portugal, que o diga por exemplo...Luís Freitas Lobo.

O sucesso mede-se não pela grandeza dos objectivos que se cumprem, mas sim pelo esforço que é preciso para os alcançar...e nisso Queiroz é absolutamente um treinador de sucesso no futebol português porque é a partir dele que começaram a criar as bases para o patamar futebolistico que hoje a nossa selecção pode almejar. Pena que os clubes em Portugal estejam de costas voltadas para isto e já estamos a pagar a factura naquilo em que éramos mto fortes, ou seja, nas camadas de base (sub-17 sub-19 e esperanças).

Para quem gosta de ser pragmático como Scolari, basta entender que mesmo chegando a uma final em casa, quantas equipas mundiais perderam torneios, seja europeus ou mundiais, jogando o decisivo jog em solo pátrio? Eu respondo...Portugal em 2004, contra uma Grécia que surpreendeu pela eficácia defensiva mas que em jogo jogado era bastante pobre... e a Suécia em 1958 contra o Brasil de Pelé.
Para quem é pragmático, o jogo contra a Grécia tinha que ser ganho, não se pode ser pragmático para umas coisas e o não ser para outras.
As exibições de Portugal em 2004 foram bem conseguidas excepto contra gregos e o Mundial 2006 foi um Mundial sofrível em que só por sorte e temos que ser justos...não fomos pra casa contra a Holanda por sorte porque naquele jogo fiquei com a sensação que ganhou-se injustamente...naquela noite tivémos a sorte do jogo. E depois a Inglaterra a que só ganhámos nos penaltys..como se vê foi um Mundial de sorte para nós e a meia final contra a França evidenciou que não tínhamos equipa para chegar mais longe.
Scolari nem ia ver os jogos das equipas nacionais, ou melhor, a mto poucos compareceu e as convocatórias eram quase feitas de cabeça...faltou apostar nas camadas jovens e nos sub-21 mas preferiu sempre apostar no núcleo duro de 2004 com alguns retoques mas esta equipa precisa é de sangue novo e Queiróz já está a fazê-lo, com a chamada de Danny e Carlos Martins e nos próximos tempos outros seguirão este caminho.

Ass: Fernando

Anónimo disse...

E para além de 2004 e 2006,onde o aspecto estético esteve melhor patenteado em 2004, acho que houve outras campanhas bem conseguidas...
O Euro 2000 foi assombroso, acho que tínhamos uma selecção que podia ter chegado à final...em jogo jogado chegávamos para a França..estávamos no auge da geração de ouro e perdemos aí uma bela oportunidade de vingar 1984 e outra geração fantástica...e que dizer de 1966 onde sem sombra de dúvidas tínhamos mais que equipa para ganharmos o Mundial, onde se não fosse a esperteza inglesa para alterar o local do jogo em seu próprio benefício...se calhar tínhamos já o nome de portugal gravado na Taça Jules Rimet...

Brytto disse...

Coclusão: ainda é bastante cedo para tirar conclusões. Vamos esperar pelos próximos capítulos, e logo se verá, sejamos todos pacientes...

Anónimo disse...

Queiroz felizmente não foi para o Benfica.

Queiroz infelizmente foi para a Selecção.

Queiroz infelizmente não foi para o fcp, clube onde seguramente seria campeão como qq treinador seria no sistema vigente.

Queiroz já esteve no zbordem onde, com uma grande equipa, conseguiu grandes resultados.

Queiroz, num jogo em que marcámos 2 golos diz que perdemos porque deviamos ter marcado 5...

De facto, a Selecção está diferente, e, felizmente não há lugares reservados... incluindo o do selecionador...

b_oliveira disse...

sr. LF,

Se acha piada quando se diz que Scolari não ganhou nada, eu não acho menos piada quando diz que não há melhor que Quim para substituí-lo na Selecção, apesar de concordar com isso. Quim é sem dúvida o melhor GR português da actualidade.
Só acho piada porque não me lembro (perdoe-me se estou enganado) de o ver com a mesma opinião quando Baía foi considerado pela UEFA o melhor guarda-redes da Europa e ainda assim não era convocado...

http://pontapenabarra.blogspot.com

1904 - Amaral disse...

deixemos os clubes de fora.

quim é o melhor, e ninguém a não ser ele merece a baliza da selecção. já lhe deveria ter sido entregue à mais tempo.

o baía não foi para a selecção naquela altura porque o scolari, e bem, quis acabar com os treinadores de balneário, e baía não fazia um balneário, no barça teve aluns problemas e no porto, com mourinho também foi suspenso, portanto, acho que isso diz tudo...

LF disse...

Nunca ninguém questionou o valor técnico de Vítor Baía.
Claramente que não foi convocado por outros motivos, os quais só Scolari saberá. Mas desconfio que a sua suspensão no F.C.Porto, ou o depoimento a favor de António Oliveira no processo contra a Federação, podem ter pesado.

Anónimo disse...

Dizer que Scolari não ganhou nada não é ridículo. É a simplesmente a realidade.
Quem consegue perder duas vezes com a Grécia no mesmo Europeu é um herói?
Estou farto de ver pessoas que são pró-Scolari, que não se importam com a penetração de brasileiros na selecção PORTUGUESA.
O Carlos Queiroz tem o azar de os jogadores falharem golos de baliza quase aberta e de cometerem erros, e é logo crucificado. Espero que ele tenha a sorte do lado dele nos próximos jogos e que cale a boca a muita gente, que é pobre e mal agradecida. Muito dos frutos da selecção resultam de um trabalho desenvolvido pelo Carlos Queiroz. Pergunto onde está o trabalho do Scolari na prospecção de novos jogadores? Ele nem os jogos do Danny na Rússia viu. Os brasileiros não gostam do frio.
Mas o povo tem a memória curta.
Já se esqueceram do empate de Portugal no Lichtenstein? De repente não consigo lembrar-me qual era o nome do seleccionador....é claro que sim, mas outros não. Eu prefiro ganhar ao Lichtenstein e à Rússia (por poucos) do que empatar e ganhar por muitos à Rússia, selecção que não tem nada a ver com a que esteve no Euro 2008. Também é preciso dizer isso.
E ao contrário do que se diz jogámos bem contra a Dinamarca. Só não vê quem é pró-Scolari.

Anónimo disse...

Está aí uma observação dificil de adivinhar....