À CABEÇADA

Façamos o seguinte exercício especulativo: imaginemos que o cabeceamento de Cardozo havia saído ao lado, e o jogo entre Benfica e Naval tinha terminado empatado.
Que se diria agora ?
Seguindo este raciocínio, e alheando-nos um pouco da vitória, dos três pontos, e da vantagem classificativa sobre os rivais, chegamos ao ponto mais preocupante que este Benfica tem apresentado: a incapacidade total para segurar resultados, que é como quem diz, controlar jogos.
Perante uma equipa fechadíssima, cujo guarda-redes começou a queimar tempo aos dois minutos de jogo – porquê Ulisses Morais ? -, e com apenas dois dias de repouso sobre um importante jogo europeu, até se entenderiam as dificuldades dos encarnados para chegar ao golo. Mais difícil de aceitar é a forma como, em vantagem, com apenas 19 minutos por jogar, o Benfica se deixou dominar pelo adversário, revelando fragilidades incríveis e mostrando, por momentos, não saber o que fazer com a bola e com o jogo. Fragilidades essas que, diga-se, se voltaram a evidenciar após o 2-1, embora o tempo já não permitisse maiores veleidades aos figueirenses.
A sensação que ficou do jogo, é que sempre que a Naval se viu na necessidade de atacar colocou o Benfica em apuros. Ulisses Morais deve estar a esta hora arrependido da estratégia que utilizou para o jogo, pois com uma atitude mais audaz teria criado muito maiores problemas aos encarnados, e talvez tivesse saído da Luz com pontos na bagagem.
Esta incapacidade do Benfica para fechar as portas quando está a ganhar é um aspecto que Quique tem de trabalhar urgentemente, até porque espera-se e deseja-se que, ao longo da época, os encarnados se vejam muitas vezes em situações de vantagem, com os adversários em busca do golo.
Creio que a melhoria da segurança de jogo do Benfica passa, em parte, por uma nova atitude mental. A equipa, quando em vantagem, parece hesitar entre continuar a atacar – mantendo o adversário recolhido – ou recuar para segurar o jogo junto da sua área. O resultado desta hesitação é uma fractura entre os que atacam (ou querem atacar) e os que defendem, o que deixa grande parte do terreno de jogo livre para o adversário desenvolver o seu jogo, e se torna um convite à busca do empate.
É notória também alguma confusão entre a redução do ritmo de jogo - que se faz fundamentalmente com posse de bola - e a diminuição da intensidade competitiva a que os jogadores do Benfica parecem não saber resistir sempre que se vêm a ganhar.
Quique tem trabalhado exclusivamente um sistema de 4-4-2, que em termos ofensivos tem mostrado algumas virtualidades. De futuro terá talvez que encontrar novas soluções para este tipo de situação, quer recorrendo a um sistema alternativo, quer encontrando novas dinâmicas no 4-4-2, dotando-o de uma maior capacidade de posse e circulação de bola, paralelamente a uma melhor ocupação de espaços em processo defensivo.
A utilização simultânea de Yebda e Katsouranis parece-me imprescindível nesses momentos. mas há que dizer também que, por mais que observe, não consigo ver que Jorge Ribeiro defenda melhor que Léo, parecendo-me que a utilização simultânea de ambos – com o ex boavisteiro mais adiantado – poderia ser uma alternativa de jogo em situações de vantagem.

Em Guimarães o Benfica terá mais um importante teste ao seu estado evolutivo. As perdas de pontos dos rivais deixam o clube da Luz com uma ligeira vantagem, que talvez não fosse de esperar face a um calendário inicial muito pouco propício a um conjunto ainda imberbe. Uma vitória na cidade berço pode catapultar, mais jornada, menos jornada, o Benfica para uma eventual liderança, o que levando em conta o mediatismo do clube se pode tornar bastante importante para o desenrolar da época.
Veremos até que ponto Quique Flores e a equipa serão rápidos na avaliação e correcção dos erros cometidos.
A arbitragem fica para a classificação “real”. Mas, tal como comecei, sugiro também um exercício de imaginação ao que seria do jogo se Rui Costa tem assinalado o penálti sobre Ruben Amorim ainda na primeira parte.

PS: Não cheguei a casa a tempo de ver um minuto sequer do Paços de Ferreira-Sporting. Ouvi alguns momentos do relato, e vi mais tarde um breve resumo. Não foi suficiente para formar opinião sobre o jogo.

7 comentários:

Anónimo disse...

Embora a equipa não tenha jogado muito bem talvez devido ao jogo de quinta-feira) o mais importante está feito. O benfica ganhou e está à frente dos adversários directos. Agora é ganhar os jogos todos contra os adversários menos cotados que se seguem e esperar a perda de pontos natural dos actuais líderes. Temos jogadores para ganhar, só a necessário consolidar uma equipa. Pelo que tenho visto dos adversários directos, mesmo com estrturas de épocas anteriores, são inferiores a nós.
Força Benfica

Espero LF que comente as vergonhosas arbitragemns deste fim-de-semana ( parece que o sistema está bem vivo)

Anónimo disse...

Não é preciso ser um expert para se concluir que mais semana menos semana isto tem que dar para o torto, é inevitável. Valha-nos os dois grandes(o Benfica é o gigante) de Portugal estarem, pelos vistos, ainda pior, será que vai ser uma campeonato à Trap, o menos mau vai ganhar, se assim for, pode ser...

Anónimo disse...

Não concordo com a sua opinião sobre o Jorge Ribeiro. Defende incomparavelmente melhor que o Leo e ao ataque a diferença ainda é maior. Quando é que vimos um cruzamento ou um remete à baliza de Leo?
Corre, corre, anda para cá e para lá, finta e volta a fintar e depois dá a bola, quando dá, ao colega mais próximo, normalmente para trás.
Quanto ao maior problema do Benfica está no meio campo. Carlos Martins é um peso morto(parece que não lhe pagam, pois a bola passa ou está a seu lado mas não é nada com ele) e o Amorim faz que anda mas não anda. Até o caminhar dele mete impressão... não é de jogador de futebol, dinâmico. Penso que nem no Belenenses teria lugar. Quem vê a dinamica, espírito de luta e Classe daquele Braga do Leixões, dirá: o que fazem estes no Benfica. Parece que popr envergarem a camisola do Benfica só têm vaidade, mas sem classe.
jraugusto

Anónimo disse...

Caro Lf concordo na generalidade no que diz sobre o Benfica quando se apanha em vantagem, na minha opinião é precisamente nesta fase de jogo que o Pablo Aimar poderá fazer a diferença ao "segurar" o jogo,temos que melhorar esse aspecto e de que maneira.Ontem tb estive na Luz e o povão Benfiquista mais uma vez demonstrou a sua grandeza.A quantidade de excursões que se viu na Auto-estrada do Norte foi assombrosa.

jfk disse...

Neste Benfica, a defesa está relativamente estável, com Maxi no seu 2º ano de águia ao peito a confirmar as excelentes indicações que tinha deixado no ano de estreia, reforço com JRibeiro e um belíssimo Sidnei ao centro, a ajudar a que Luisão seja menos chamado e falhe menos (ou acerte mais).

O ataque possui muito bons e variados jogadores, com argumentos para todos os tipos de jogo: controlado, aéreo, rápido, físico, rompedor, tecnico, rasteiro, apoiado, directo, etc.

As fragilidades estão na menor valia de soluções no meio campo (4 posições). Excassez de recursos. E com alguns dos elementos a revelarem limitações.

Esta situação só poderá ser resolvida em Janeiro, com mais dois ou três jogadores (até para compensar alguns flops).

O que no momento me preocupa é que não vejo em Quique e na sua equipa capacidade para trabalharem os jogadores de forma individual, em termos de evolução técnica e táctica, fazê-los crescer como jogadores, na mesma medida em que sabem, e muito bem, trabalhar a equipa, o colectivo, em termos tácticos.

Se esta situação se mantiver vamos perder alguns elementos que têm potencial mas não apresentam ainda produtividade.

E os jogadores do plantel que necessitam evoluir são...a maioria.

A acompanhar. Com preocupação, porque este, para mim, será certamente o elemento determinante no maior ou menor sucesso desta época desportiva. A evolução de cada jogador.

Editor deste blogue disse...

Como não tenho muito tempo, vou comentar apenas algo que ao meu clube diz respeito.
Disse que «As indicações são claras, e em caso de dúvida deve-se beneficiar quem ataca», é a mais pura verdade, só não percebo porque é que isso não foi aplicado no fora-de-jogo assinalado a Hulk... e o mais curioso é que apenas se fala de um lance que não influencia o resultado, mas já de um que poderia faze-lo ninguém se lembra... Coincidências?!

Anónimo disse...

LF

Estou de acordo com o post em alguns casos

1º- O Benfica tinha de ganhar este jogo, fosse a jogar bem ou mal, foi à cabeçada e com golos muito bem conseguidos, um de bola parada, e outro de bola corrida

2º-A equipa demonstrou que o seu meio campo (Yebda, Carlos Martins, Reyes e Ruben Amorim) estavam um pouco cansado ou com problemas fisicos, isto leva a que a equipa defenda mal, pois não há a filtragem do jogo atacante adversário no nosso meio campo

3º- Penso que nesta altura o problema do Benfica é a nivel fisico, a equipa está a pagar o novo metodo de treino e as muita viagens efectuadas pelos seus jogadores internacionais

4º- Depois há o aspécto do treino, o Benfica deveria treinar mais com tranqualidade e sossego, aconselhavel a uma equipa em formação, Quique passa muitos treinos sem os internacionais, logo não pode fazer rapidamente um conjunto unido, estas paragens para as selecções foram muito más para o Benfica e para a sua união como equipa

Eu tambem pensava que nesta altura da liga, o Benfica deveria estar com mais dificuldades na classificação, até porque o inicio da liga era complicado para uma equipa em formação como o Benfica, mas os nossos eternos rivais estão ainda pior, contra todas as previsões

-fcp, está a pagar as saídas de Bosingwa, Quaresma e especialmente de Paulo Assunção, o apito dourado e outros problemas internos, que anteriormente não se sabiam na "praça publica" (leiam o blog portistas de bancada, eu sei que o LF vai comentar de vez em quando), dantes havia uma paz podre, agora com os maus resultados está tudo a vir a lume

-scp, clube sem ambição, um treinador muito limitado e teimoso, jogadores sem classe, os sócios têm de repensar todo clube e SAD, decidirem o que querem do Sporting, um clube de média grandeza (como é actualmente) ou um clube como era no passado, em era um dos 3 grandes e lutava sempre pelos titulos da 1ª Divisão

Esta é a minha opinião dos nossos rivais, penso que com calma e cabeça fria, conseguimos formar uma grande equipa, os adeptos estão com a equipa e isso é muito bom