EFICÁCIA VALE OITAVOS

O Sporting deu este noite um importantíssimo passo rumo à segunda fase da Liga dos Campeões, ao vencer na Ucrânia o seu mais directo adversário do grupo. Liedson voltou a resolver, marcando o golo solitário da partida, num dos três remates que a equipa de Paulo Bento fez em todo o jogo.
Foi pois uma vitória feliz, o que não lhe retira necessariamente sentido de justiça - apesar de ter atacado pouco, o Sporting foi de uma generosidade competitiva tremenda, manietando com a sua asfixiante pressão a meio-campo o futebol rentilhado dos brasileiros do Shakhtar. Os jogadores do Sporting lutaram muitíssimo, lutaram bravamente, e estão de parabéns por isso.
Foi precisamente esse o mérito dos leões, num jogo em que o seu técnico arriscou muito pouco, e pôs-se a jeito de uma crítica que lhe tem sido recorrente: a de alguma falta de ambição. Desta vez a coisa acabou por correr muito bem ao Sporting, que jogou para o 0-0 e viu sair-lhe o “Jackpot”. Fica uma vez mais evidente como as análises futebolísticas se ajoelham perante os resultados, e como estes frequentemente dependem de pequenos detalhes.
Detalhes é com Liedson, que em dois jogos como titular consegue dois decisivos golos, mostrando porque motivo merece auferir um ordenado que quase duplica o de qualquer um dos seus colegas. O brasileiro voltou fortíssimo, e bem a tempo de se tornar numa das estrelas da temporada.
Quanto à Liga dos Campeões, pode-se dizer que o Sporting tem já pé e meio nos oitavos-de-final, algo que consegue pela primeira vez nos últimos 25 anos. O passaporte até pode ficar já carimbado na próxima jornada, pois vencendo o Shakhtar em Alvalade os leões, com 9 pontos, ficam matematicamente apurados.
A equipa ucraniana tem jogadores habilidosos e rápidos a partir para o ataque, mas parece um tanto desorganizada tacticamente, cometendo erros primários que lhe comprometem os resultados. Foi assim com o Benfica no ano passado, voltou a acontecer agora. O Sporting é uma equipa mais adulta, e merece claramente o segundo lugar do grupo.
Da jornada europeia de ontem, destaque ainda para os golos portugueses de Hugo Almeida e Simão Sabrosa, e para a quantidade inusitada de erros dos árbitros auxiliares, que só no Atlético de Madrid-Liverpool anularam um golo limpo a cada equipa, e validaram mal o golo do Liverpool. Se fosse cá…

5 comentários:

Ricardo Campos disse...

O Sporting esteve bem no jogo de ontem, começou mal das depois cresceu e acabou por ganhar o jogo.
Fico sempre com a ideia de quem sempre que o Sporting joga com o Miguel Veloso de inicio parece que joga sempre com menos um…
Acho-o muito fraquinho…

Anónimo disse...

A única equipa que realmente merece estar na CL a fazer o que dela se espera...
Que não faça o que lhe é tradicional, falhar quando os cenários lhe são favoraveis...

Parece que vamos ter mais uma troca entre lagartada e corruptos...eles de fininho lá se vão entendendo...e mais uma vez a lagartada fica a perder, claro em minha opinião particular. Falo da troca de GR (Helton e Stoickovic). Vendo pelo lado getão de activos até faz algum sentido mas mesmo assim julgo que a lagartada fica a perdes...

FORÇA SLB...

Anónimo disse...

a burrice abunda no cerebro do pedro monteiro...

Ricky_cord disse...

Resultado muito melhor que a exibição. Liedson regressa em grande

Anónimo disse...

E vocês com inveja... Coitados dos tristes, se não fosse o Alverca e o Estoril ninguém queria nada com vocês...
E o LF a falar que 'se fosse por ca...' quando ele próprio é das pessoas q mais critica os árbitros...