O JOGO CHAVE

O jogo de amanhã na Luz com o Galatasaray é para o Benfica, na minha perspectiva, o jogo chave do grupo de apuramento.
Caso os encarnados vençam a equipa turca, a qualificação fica muito próximo de ser atingida. Com quatro pontos e dois jogos por disputar, o Benfica poderia inclusivamente dar-se ao luxo de perder em Atenas, que teria mesmo assim a oportunidade de carimbar o passaporte para a fase seguinte na Luz diante do Metalist.
Em caso de empate ou derrota na partida de amanhã, a equipa encarnada fica, pelo contrário, obrigada a conseguir pontos no reduto do adversário mais cotado do grupo – o Olympiakos, que só por acidente não está na Champions League. As coisas poderiam assim complicar-se bastante, até porque o ambiente na Grécia é tradicionalmente muito difícil de suportar. Mas não será tarefa simples vencer este Galatasaray. A equipa turca é forte, rápida e organizada, está recheada de internacionais, está apenas a três pontos da liderança do seu campeonato, e conta por vitórias os jogos internacionais que até agora disputou. Para além do nosso conhecido Fernando Meira, estarão na Luz jogadores como Arda Turan (uma das revelações do Euro 2008), Milan Baros (ex Liverpool), o brasileiro Lincoln, e ainda internacionais turcos como Asik, Cetin, Balta, Sarioglu entre outros. Sabe-se que Linderoth (trinco da selecção sueca) e Hasan Sas (estrela do Mundial 2002) estão lesionados, mas há já algum tempo que a equipa se habituou a jogar sem eles.
Para vencer esta equipa – que aliás já conquistou uma Taça Uefa, não há muitos anos -, o Benfica terá de mostrar a sua melhor cara. Um Benfica igual ao que venceu Nápoles, Sporting e V.Guimarães, acabará muito provavelmente por conseguir alcançar os três pontos. A equipa da segunda parte de Matosinhos terá, pelo contrário, muitos problemas.
Reside pois no próprio Benfica a principal dúvida quando se olha para o que poderá ser este importante confronto. Por isso mesmo, é imperioso que os benfiquistas se mobilizem, acendam a Luz e façam desta uma grande noite europeia à moda antiga. O trabalho que está a ser realizado merece confiança, e amanhã pode ser dado mais um importante passo, começando-se a alinhavar, desde já, uma prestação europeia à altura do prestígio internacional do clube. Um Estádio da Luz cheio e entusiasta decerto ajudará em muito os jogadores do Benfica a encetar esse caminho.

Com arbitragem do inglês Atkinson, as equipas deverão alinhar como se segue:

25 comentários:

jfk disse...

O estádio vai muito seguramente estar próximo da lotação.

A equipa merece e nós acreditamos.

Força Benfica.

Anónimo disse...

Penso que vai ser jogo mt interessante...tenho alguma expectativa!!

o Gala é um clube da segunda linha europeia, mas dos primeiros dessa mesma linha (assim como o Olympiakos)..clube habituado à LC, com jogadores experientes e com valia.

nos, por outro lado, temos uma serie de jogadores como à muito n temos, estamos motivados e em crescimento de jogo para jogo, um ambiente que de certeza vai ser muito entusiasmante (irei humildemente contruibuir com minha presença...)..julgo que estamso perante uma série de condições para uma bela noite europeia.

Este molde da taça UEFA permite que se jogue com algumas "liberdades" decorrentes do facto de não haver segunda mão, sem muitas contenções dos golos fora e tal...e isso favorece de sobremaneira a abordagem pró-espectáculo por ambas as equipas..

espero que todos estejam à altura.

saudaçoes benfiquistas

M.

Anónimo disse...

Eu vou.

angelodias disse...

Quais são as tuas fontes Lf?
Repara quanto ganha o Nuno Gomes e o que disseste nuns posts atrás.
Penso que dava um bom post saber de onde vem o dinheiro para pagar aos jogadores do Benfica, tendo em conta os resultados desportivos e financeiros dos últimos anos.

Peter disse...

Xiça ó caro Angelo Dias é público que o Benfica tem feito empréstimos obrigacionistas.Daaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!?

Anónimo disse...

Acho extremamente engraçado, que os Não(anti)-Benfiquistas tenham dúvidas sobre a origem do dinheiro do Benfica!!!
Pois o Benfica, é o ÚNICO clube dos 3 grandes Portugueses, que PUBLICA todos os anos o Relatório e Contas CONSOLIDADO, de todo o grupo empresarial do Benfica, repito o ÚNICO(de todas as empressas, e do proprio clube)...!!!
As receitas do Benfica são PÚBLICAS, mesmo com um ano mau desportivamente a nível interno, somando os jogos da Liga, e da Taça da Liga fomos a equipa com mais espectadores, a diferança nas receitas de quotização é enorme, a nível Europeu, somos a equipa Portuguesa com melhores resultados nos últimos 5 anos, aliás o Ranking OFICIAL da UEFA, reflecte esse facto(neste momento o Sporting passou o Benfica, mas após o jogo de amanhã, o Benfica pode passar para a frente, ou pelo menos igualar).
Quando num jogo para a Taça de Portugal com o Penafiel, conseguimos ter quase tantos adeptos, como o Sporting no jogo 'histórico' contra o Shaktar na Liga dos Campeões, está quase tudo explicado...
Além disso o orçamento para pagar ordenados aos técnicos, e admistradores não é de certeza, 40% do orçamento com jogadores!!!
Para além de não termos cerca de 40 jogadores profissionais emprestados, pois existe clubes que só o orçamento dos emprestados, seria o 4º orçamento mais alto do futebol Português...!!!

angelodias disse...

Obrigado pela explicação.

Ricardo Campos disse...

o benfica investe largos milhões em jogadores
tem de pagar salarios altissimos
não tem tido receitas relevantes nem de bilheteira nem da champions
consegue abater muitos milhões ao passivo.

pergunto eu, de onde é que chega o Dinheiro???
o merchandising dá para isto tudo?

agradecia que algum benfiquista mais esclarecido me tirasse as duvidas.
obrigado.

o bilhete para ver o benfica - galatasary custava para mim e quisesse ir 30 euros, com viagem de camioneta incluida a partir de Aveiro...

Anónimo disse...

O passivo bancário do Benfica está ligado em grande parte à construção do novo Estádio, e como é sabido o pagamento das prestações bancárias relativas a esta despesa está directamente ligado, ao Naming das bancadas, estando creio até 2010, tudo esse dinheiro(do Naming) 'reservado' para o pagamento dessa divida, altura em que creio, 95% do Estádio ficara pago, estando previsto pagar o restante em prestações mais pequenas até 2016.

Aliás a exploração dos espaços comercias do Estádio, tem sido um sucesso, ao contrario dos outros...

O facto do Benfica ter um responsável financeiro competente, apesar de ser Sportinguista, explica muita coisa, inclusive a desconfiança sobre as nossas contas. Já que tem sido o Camilo Lourenço no Record a lançar muitas duvidas. O senhor Lourenço é Benfiquista, e nunca perdoou ao Vieira não o ter escolhido para o lugar, e ainda por cima escolheu um Lagarto, assim juntado-se ao Veiga, tem feito tudo para destabilizar...

Ricardo Campos disse...

ou seja o naming das bancadas e o arrendamento das lojas do estadio da luz dá para pagar o estadio?
é isso?

Ricardo Campos disse...

e quem paga os ordenados aos jogadores?
e as tranferencias milionarias?
de onde vêm os rendimentos para isto tudo?

cotas?bilhetes de jogos? donativos pessoais?

LF disse...

O Benfica tem mais de 150 mil sócios.
Tem receitas publicitárias elevadíssimas.
Tem o estádio sempre composto.
E tem um orçamento para o futebol bastante menor que o do F.C.Porto.

Não é preciso ser prémio nobel da economia para perceber de onde vem o dinheiro.

Anónimo disse...

do trafico de droga?

Ricardo Campos disse...

CARO lf:

ACHA que chega esse dinheiro?
as coisas não são tão basicas assim...
se forem assim tão lineares não será melhor propor o vieira para ministro das finanças?

o fc porto vende todos os anos para equilibrar as contas, tem receitas da champions, é evidente que tenha mais custos pois joga num patamar superior que o benfica...
tem mais pessoas a ver os jogos do campeonato que o benfica, tem bilhetes mais caros, e ainda assim o benfica consegue gerar mais receitas, fenomeno!!

mas se vocês acham que as vossas contas é que estão certas... quem sou eu...

Anónimo disse...

Volto a repetir as contas do Benfica são TODAS PÚBLICAS, ao contrario do FCP, e do SCP que escondem o que se passa em algumas das suas empresas.

Se existem administradores, comissionistas, ou outra coisa qualquer, a desviarem dinheiro para o seu proprio bolso, nos outros clubes, o problema não é do Benfica...
Além disso como não pagamos FRUTA, a coisa sai mais barato...

Anónimo disse...

Alguns esclarecimentos mais tecnicos:

http://forumbenfica.blogspot.com/2008/10/porto-sad-caminho-da-crise.html

http://forumbenfica.blogspot.com/2008/10/os-passivos-dos-3-grandes.html

http://forumbenfica.blogspot.com/2008/10/porto-sad-caminho-da-crise.html

http://forumbenfica.blogspot.com/2008/10/porto-sad-caminho-da-crise.html

Anónimo disse...

Repeti um dos links, aquele que falta é o seguinte:

http://forumbenfica.blogspot.com/2008/10/analise-ao-relatorio-contas-da-benfica.html

Anónimo disse...

E este também:

http://forumbenfica.blogspot.com/2008/10/milhes-recebidos-pelos-3-grandes.html

Ricardo Campos disse...

caro abidos:

acredito na sua boa vontade de tentar explicar-me e eu confesso que os dados que me mostra são bastante completos.

agora sem omoletes não se fazem ovos... o benfica não tem tido os rendimentos que o fc porto tem tido... isso é uma verdade incontestavel, como é que o benfica consegue?
metade do salario do suazo são 35mil contos, mas 30 mil do nuno gomes, mais 30 mil do reyz e 40 mil do aimar e pelo barato 20 mil do cardozo e 10mil pelo balboa são perto de um milhão de euros em ordenados para meia duzia de jogadores, depois ainda temos quim, luisão. yebda, di maria sidnei etc...
e não estou a ver o dinheiro das cotas e da bilheteira e do naming chegar para tudo...
e ainda por cima fazem abatimentos ao passivo fabulosos...
será que os abatimentos do passivo são na verdade transferencias de passivo da sad para o clube?
o passivo do benfica são 300 milhões de euros?

p.s. o benfica é sempre o clube mais correcto e mais transparente, inclusive quando paga as dividas ao esatdo com acções do proprio clube, será correcto afirmar que o estado Portugues tb é accionista do clube da luz?

cumprimentos

LF disse...

Esses salários de que fala não correspondem à realidade.
O Nuno Gomes, por exemplo, ganha menos de metade desse valor.

Depois há que considerar a hipótese de, ao contrário de outros, os administradores do Benfica não meterem dinheiro ao bolso.

jfk disse...

Pinto da Costa quando chegou ao Porto, nos anos setenta era um homem com uma situação financeira comum.

Hoje tem uma larga fortuna.

Porque é que os adeptos Portistas se preocupam tanto com as contas do SLB e assobiam e olham para o lado relativamente a este assunto (que poderia ser bem aprofundado).

E não se chateiam que, se os objectivos desportivos nesta época não forem atingidos (repito: NÃO FOREM ATINGIDOS), os administradores recebem um bonus de 500.000€ cabendo 300.000€ a Pinto da Costa e 200.000€ aos restantes administradores, segundo comunicado da SAD à CMVM.

Anónimo disse...

Aqui estão alguns ordenados, inclusive o do Nuno Gomes:

http://www.futebolfinance.com/salarios-dos-jogadores-portugueses-0809/

Repito a massa salarial do Benfica é superior ao Sporting, mas é inferior ao FCP, principalmente devido ao numero de 'emprestados'...!!!

Ricardo Campos disse...

o vieira há 25 anos atráz vivia num bairro social...
o q é q isso significa?

LF disse...

Sei de fonte seguríssima que alguns desses valores. apresentados pela futebol finance, não correspondem à realidade.
Uns estão errados para menos, outros para mais.
Outros correspondem, mas estamos a falar de valores ilíquidos.
Há que descontar o IRS

Anónimo disse...

Caro LF: "Depois há que considerar a hipótese de, ao contrário de outros, os administradores do Benfica não meterem dinheiro ao bolso." Esta foi a piada do ano não? Quem é que anda lá por Londres à revelia a viver à grande com o dinheiro do vosso clube? Quem é que declarava o salario minimo nacional no IRS e tinha uma bela de uma fortuna e mandou construir uma capelita na luz? Quem vendeu os terrenos do antigo estádio duas vezes? (Seria res-do-chao e cave?)

Querem ser mais papistas que o Papa, mas têm a casa a cair aos poucos. Espero pelo abanão final.