O PROBLEMA DO BENFICA


Conforme se pode ver nesta figura, o Galatasaray conseguiu na maior parte do tempo manter uma situação de gritante superioridade numérica na zona central do terreno de jogo. Yebda e Katsouranis, ambos desinspirados, não conseguiram responder aos quatro jogadores turcos que quase sempre povoavam a zona. E mesmo quando o Galatasaray atacou com dois (Baros e Karam), o médio grego do Benfica era obrigado a acompanhar um deles, ficando então Yebda sozinho para três adversários.

20 comentários:

jfk disse...

Em jogos desta natureza há que ter 3 elementos no meio campo para segurar o jogo.

Ruben é o elemento que confere ao meio campo essa capacidade, facilitando o trabalho dos outros dois.

No entanto tem que trabalhar as incursões à linha de fundo por um lado e a velocidade e domínio de bola na linha lateral, por outro.

Anónimo disse...

caro jfk...

entrando o ruben, quem sai? di maria? n ficaria o rapaz perdido entre estar no meio campo, a fazer de 3 elemento, e entre atacar linha abaixo?

e pq nao ter katso e yebda no centro, com aimar na frente de ambos, com reyes num lado, um dos avançados no centro (temos 3 excelentes avançados..o que se adaptasse mais às fragilidades do adversários) e depois..o ruben no outro lado? era mais definido nao?

saudaçaoes benfiquistas

M.

jfk disse...

Em resposta a 2ª mensagem:

Sim, claro, são tácticas e as variantes são muitas.

O que eu digo é que, em termos de reforço do meio campo, Ruben é o elemento mais valioso para a tarefa.

Mas outras combinações são passíveis de implementar no onze.

Aimar fez um grande esforço em Guimarães, após ausência significativa, caso contrário talvez estivesse no onze.

Anónimo disse...

o problema do benfica e nao ter 1 trienador como o alex ferguson entao a equipa leva 1 golo e vai-se logo abaixo e ainda leva um 2
o manchester joga muitas vezes em 4 2 4 e ainda assim empata ou ganha o jogo como ainda vi na terça frente ao celtic a nao ha duvidas o melhor do manchester e o treinador alex ferguson treinador desse calibre e que faz falta ao benfica ke siaba motivar os jogadores e ainda nao sei se quique sabe fazer isso pra ja esse filme de ontem é repetido ou seja a equipa leva 1 golo vai-se logo abaixo pra meia palavra

jfk disse...

O benfica já recuperou varias vezes este ano.

Fergusson tem um plantel à disposição com um lote de jogadores que em nada se pode comparar ao pantel do benfica.

O meio campo do benfica é deficitário. É onde incidirá o refoço de janeiro, certamente.

LF disse...

Caro anónimo,

Se o Benfica tivesse Cristiano Ronaldo, Tevez, Berbatov, Giggs, Nani, Rooney etc, até poderia ser eu próprio a treinar a equipa, que pelo menos campeões nacionais eramos capazes de ser ;)

Anónimo disse...

A questão não é por mais jogadores no meio campo, é sim subir a linha defensiva, coisa que a equipa ainda não faz convenientemente.

Anónimo disse...

é isso mesmo!

nao e preciso mudar de esquema, é preciso e ter jogadores que saibam interpretar o esquema.

orA neste esquema, os extremos tinham que estar uns metros atras e os laterais uns metros a frente, sobretudo a questao dos extremos...

e se reyes compensa por vezes nao o fazer, com o que faz em ataque, di maria... nao. nem urreta.

Ricardo Campos disse...

o problema do maior clube do mundo é pensar que é e não o ser... é andar iludido com duas vitorias seguidas e depois desabar tudo num instante...
vivem de ilusões!!!

p.s. apesar que este ano têm melhor equipa e plantel que ano passado.

Anónimo disse...

Concordo totalmente com o post.
E este não é só um problema deste jogo, noutros jogos com equipas teoricamente mais fáceis, isto já aconteceu, só que a qualidade de passe dos jogadores do Galatasaray é superior.
Mas a solução não implica mudar de esquema, por exemplo se ontem em vez do Di Maria, tem jogado o Amorim, e se em vez do Nuno, tem jogado o Aimar, as coisas ficariam mais equilibradas no meio-campo...

O Quique já conseguiu colocar a equipa a jogar bem em contra-ataque, e agora com o Suazo somos muito perigosos, mas em ataque continuado temos problemas. Quando sofremos pressão alta, em inferioridade no centro do terreno, não temos um jogador que tenha a capacidade de pegar na bola, e iniciar as jogadas de ataque, controlando os ritmos do jogo.
Já digo a algum tempo, que dos jogadores que passaram pelo Benfica nos últimos anos, aquele que faz mais falta ao Benfica é o Karagounis, e quando se fala em contratações para Janeiro, fico preocupado porque parece que ninguém tem a minha opinião, falam em defesas direitos, extremos direitos, defesas esquerdos, entre outros, mas esquecem-se do 'Regista'(com as recentes exibições o Tiago não parece viável)...

Anónimo disse...

Boa análise, e não m parece q o problema seja o nº d jogadores no meio campo, o q fez a diferença foi a ocupação dos espaços, isto é, muitas vezes vimos os centrais a trocar a bola junto á area, ou seja, o bloco defensivo estava mt baixo.

Basta a linha defensiva subir p/q por um lado o katsouranis passaria a tapar as subidas do trinco, ficando luisão de ressalva ao nº10 deles, ou por outro lado fexariam os nossos laterais nos vertices laterais do meio campo deles, pois s os nossos passasem a subir mais eles teriam q acompanhar.

E isto n aconteceu...

S nos lembrar-mos no jogo do SCP a tentativa deles foi em colocar as bolas nas costas da nossa defesa, ou seja, estavamos a jogar subidos e a pressionar alto, os resultados viram-s na 2ª parte.

Parece-m evidente q ainda n estamos fisicamente aptos p/fazer jogos a meio da semana, algo q só a maturação do treino com o tempo resolverá... novos metodos novos tempos d adaptação aos ritmos d treino!

Anónimo disse...

o rikjaard tambem tinha o messi ronaldinho etoo henry xavi iniesta e nao ganhou nada nos ultimos 2 anos no barcelona o benfica nao tem um bom terinador desde o trapattoni a raposa com um plantel ke incluia everson lol pailo almeida lol carlitos lol mantorras ja prejudicado com muitas lesoes foi campeao e foi a final da taça keria ver o quique ou outro treinador com akele plantel se era campeao agora ele já passa muito tempo a falar "mal" dos jogadores entao o suazo nao e bom o reyes o aimar internacional daki a é verdade o delibasic lol lembram-se pronto pronto isto tudo pra dizer se o benfica não é campeao com esse plantel não o é com mais nenhum a não ser com o paulo almeida hahhahahahaah ganda paulo

Anónimo disse...

Caro LF, adorava da sua parte um artigo isento se possivel sobre o caso calabote k já me enjoa...
Obrigado

Saudações Benfiquistas

Anónimo disse...

Antes de mais o Blog é bom que leio já há algum tempo.
Agora este post não há duvida é só para rir. Parece ser desse ensaio de comentador/treinador que tem a mania que sabe mais de tactica que todos os treinadores do Mundo o Freitas Lobo (queria vê-lo a treinar uma equipa e depois falar como fala).
De facto já se percebeu que esta epoca como nas ultimas a pressão e critica a tudo o que seja encarnado vai ser terrivel. O Quique que se prepare perante o que durante todo ano lhe vão fazer.
Faz-me lembrar por exemplo o que chegaram a dizer e escrever de Trapattoni. O problema é muitos benfiquistas irem nestas conversas e já como de costume a questionarem tudo e todos. Vivemos nisto há quantos anos? E os resultados têm sido bons?
Eu acredito complectamente no presidente, no Rui e no Quique que é treinador certo para mudar o futebol do clube.
O jogo de 5ª feira foi mau na 2ª parte (depois de um 1º tempo de bom nível com 3 grandes oportunidades) com erros primarios principalmente no meio campo, com a baixa produção do Yebda, perante uma boa equipa com bons jogadores.
Agora não creio que seja um problema de tactica pois este 4-4-2é fantástico e por exemplo foi a base do titulo do Valencia em Espanha com Rafa Benitez (e um Aimar fabuloso) e seguido por Quique e é usado por quase todas as grandes equipas (por exemplo já viram como joga o Inter do Mourinho que também está a ter algumas dificuldades). Amigos tudo leva o seu tempo e a equipa estava em cacos na epoca passada este ano para além da qualidade de jogadores tem um linha, uma definição de jogo que bem ou mal não via desde Trapattoni então mais defensiva.
Calma e vamos apoiar e acreditar no nosso GLORIOSO.

Anónimo disse...

Basta a linha defensiva subir, ou os dois laterais fecharem um pouco e marcações nos homens das alas do Galat. e ficava resolvido, mas assim... e o papel e estático e o jogo e dinâmico.

Sou treinador também, e com certificação EUFA,

Abraço

Anónimo disse...

Meus amigos:

A verdade é outra... Yebda esforça-se mas não tem talento... Katso tem talento mas não se esforça...

Necessitamos de um médio defensivo de craveira internacinal, talentoso e esforçado como o saudoso Thern o Iniesta...

Já há muitos anos, desde Kulkov, que esta é a principal carência do Benfica.

Saudações Benfiquistas.

Ricardo Campos disse...

FranciscoB disse...
Meus amigos:

A verdade é outra... Yebda esforça-se mas não tem talento... Katso tem talento mas não se esforça...

GRANDE VERDADE!!

P.S. grande vitoria a do PORTO!
hulk, 11 milhões??? muito barato, mas mesmo muito barato

... disse...

Chamo a atenção porque pode acontecer ao Benfica. Falo do sporting-porto da taça. Jogo dois terços dominado pelo sporting, um terço pelo porto. Jogo com erros graves para ambos os lados, na arbitragem.

Mas a chamada de atenção é outra - é a maneira como helton defende os penalties, completamente em falta. Diz a regra que o guarda redes não pode avançar em relação à linha de golo antes da bola partir.

Helton avança um metro / metro e meio, aumentando exponencialmente a probabilidade de defender. não é a primeira vez que o helton o faz. E sabem que a regra existe.

Não estou a falar de corrupções nem de ajudas intencionais do árbitro. Apenas da chico-espertice de um jogador. É que contra o schalke o ano passado o helton fez o mesmo. E isto pode acontecer ao Benfica. Por isso, se acontecer, o capitão do Benfica deve avisar o áribtro para não esquecer as regras.

1904-Amaral disse...

ah pois é!

tanto falavam nos lançamentos do binya, que ele levantava um pé e era sempre em falta, e o que têm a dizer dos penaltis defendidos do helton? nao arranca antes da bola partir?

as regras sao claras, e nao sei o que está o fiscal de linha a fazer...

LF disse...

Este post é uma análise ao jogo com o Galatasaray.
Não pretende ser uma crítica a Quique, a quem aliás já tive oportunidade de fazer rasgados elogios, inclusivamente no jornal oficial do clube.

Tenho algum material sobre o Calabote. Tem é faltado o tempo para o organizar devidamente.
Mas assim que possível escreverei sobre esse tema.