ATÉ 2009 !

Devo confessar que Pedro Henriques me toldou um pouco o espírito natalício.
Não quero contudo deixar de desejar um Bom Natal e um Ano Novo cheio de sucessos pessoais e profissionais a todos os leitores, e de sucessos desportivos apenas aos benfiquistas, com a concretização em 2009 daquilo que mais desejamos: o título nacional.
VEDETA DA BOLA vai estar uns dias ausente, regressando no próximo dia 5 de Janeiro.

71 comentários:

Anónimo disse...

Feliz Natal e Bom Ano Novo para todos.

Ricardo Campos disse...

bom Natal peter

Anónimo disse...

Bom Natal e um bom ano novo para si LF.

cj disse...

epá, olha que os gajos do sporting é que se queixam!...

boas festas.

M disse...

Um Bom Natal e um feliz Ano Novo caro LF.

jsbmj@clix.pt disse...

LF um grande Natal e um grande 2009 para ti e para os teus !

Anónimo disse...

O Sr LF anda tao aziado que até remove comentários! N gosta de ler as verdades:D

Anónimo disse...

Direitos de Tv: um tema maldito
_______________________________

Quando o dr. Vale e Azevedo, pouco tempo depois de ter tomado posse de presidente do Benfica, rasgou os contratos de cedência de direitos de transmissão televisiva que o clube tinha assinado com a Olivedesportos, do sr. Joaquim Oliveira, denunciando-os nos termos legais, tinha fundamentadas razões jurídicas para o fazer. De facto, cerca de 6 anos depois (meu Deus, como a justiça portuguesa é lenta), o Tribunal da Relação de Lisboa, por acórdão de 2 de Novembro de 2000, viria a decretar, anulando uma decisão de 1ª instância em sentido contrário, que os contratos dos clubes de futebol com a Olivedesportos eram nulos e de nenhum efeito, pelo que poderão, assim, ser denunciados pelos respectivos clubes!


O que diz, afinal, esse acórdão que, estranhamente, se tornou um tema maldito para os jornais e outros meios de comunicação, de tal forma que, passados quase 10 anos, nem os clubes, principais interessados, nem as entidades do futebol, como a Liga e Federação, ou a própria tutela do Governo, ninguém fala dele, assobia para o ar ou muda de conversa? Que forças se movem nos bastidores, para silenciar um acórdão de um órgão superior da Justiça? Que País é, afinal, este?

O acórdão em causa diz o seguinte, no essencial: “I - Os chamados direitos televisivos – direitos de captar e transmitir imagens de TV - só podem ser adquiridos e exercidos por quem estiver legalmente licenciado a exercer a actividade de televisão (artº 38, nº 7 da Constituição da República e Lei 58/90, de 7/9. II- É nulo por impossibilidade legal e por ilegalidade de objecto o contrato em que um clube de futebol transfere, para uma empresa não autorizada a exercer a actividade, o direito de captar e difundir imagens de um espectáculo de futebol.(…) Assim, o contrato referido no ponto II é também nulo porque o seu objecto é contrário à ordem pública – artº 271, nº 1, do Código Civil.” E sobre a eventual cedência de tais direitos por parte dos clubes, legalmente detentores da sua titularidade, esclarece a Relação de Lisboa: “Ainda que o mesmo direito seja livremente transmissível pelo seu proprietário – o clube de futebol organizador do espectáculo - o seu adquirente só poderá ser uma entidade legalmente autorizada a exercer a actividade de televisão.” O que não é, como se sabe, o caso da Olivedesportos (teria de ser “operador”, e não é), que detém e explora os direitos de televisão de todos os clubes profissionais de futebol, num País onde as leis e as sentenças dos tribunais superiores são uma espécie de papel higiénico…

Nota final: o dr Vale e Azevedo pode ser o que for, isso não invalida que, de facto, teve razão quando denunciou os contratos com a Olivedesportos e foi alvo de uma autêntica caça ao homem. Para se ter uma ideia, a Olivedesportos paga ao conjunto dos clubes portugueses cerca de 40/42 milhões de euros/ano. Um clube espanhol de 2ª linha como o Villarreal cobra sozinho 46 milhões/ano. E um clube como o Tottenham arrecada só por si, 51 milhões! Andamos todos a brincar com coisas sérias…

RUI CARTAXANA

jfk disse...

E é precisamente por este motivo que este ano o Benfica está a ser alvo de um ataque sistemático por parte dos orgãos de comunicação social.

O clube está à beira de abanar com este estado de coisas e fazer ruir os interesses instalados, extremanente proveitosos para alguns.

Poder-se-ia questionar: então mas os vários clubes não têm interesse em que este domínio e beija-mão da Olivedesportos termine?

Convém não esquecer que a maioria dos clubes tem jogadores emprestados pelo FCP, pelo que entre os empréstimos e as verbas referidas conseguem ir andando.

E um único clube a tentar fazer algo, sózinho, imediatamente estaria votado ao ostracismo e as consequências seriam certamente desastrosas num país futebolistico competamente dominado por este monstro bicéfalo.

O Benfica é o clube que pode e está a reunir condições para desferir um golpe letal.

Pena que não tenha a companhia do Sporting que estranhamente prefere aliar-se ao Porto.

A BenficaTV é uma arma de pressão sobre a negociação de direitos de transmissão, tanto mais forte quanto maior for o sucesso da equipa de futebol.

Convém também não esquecer que este ano apenas uma equipa Portuguesa se vai apurar directamente para a Champions.

Anónimo disse...

Temos uma espécie de Hi5 só para nós Gloriosos Apaixonados do maior clube do mundo.

Acho que vão gostar:

www.aguiasdobenfica.com,

uma rede social só para nós que já temos:
31 Campeonatos
27 Taças
4 Super Taça Cândido de Oliveira
2 UEFA Champions League

e agora uma rede social

www.aguiasdobenfica.com

SLB! Glorioso SLB!
Até já,
www.aguiasdobenfica.com

Ricardo Campos disse...

Novo ilícito criminal

EPUL pagou 1,3 milhões a mais ao Benfica
A Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL) pagou mais 1,3 milhões de euros ao Sport Liboa e Benfica pelos ramais de ligação ao novo estádio do clube de futebol. A informação enviada à Procuradoria-Geral da República revela "indícios da eventual prática de ilícitos criminais" em relação a este processo.

"A Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL) pagou mais 1,3 milhões de euros ao Sport Liboa e Benfica pelos ramais de ligação ao novo estádio do clube de futebol. A informação enviada à Procuradoria-Geral da República revela “indícios da eventual prática de ilícitos criminais” em relação a este processo.

A informação é avançada hoje pelo “Correio da Manhã” que revela que a EPUL enviou ao procurador-geral da República, Pinto Monteiro, o relatório do inquérito sobre “as facturas relativas à conclusão de ramais de ligação às infra-estruturas de subsolo para o novo estádio do Sport Lisboa e Benfica”.

O jornal, que teve acesso ao inquérito, adianta que o documento entregue pela EPUL revela “indícios da eventual prática de ilícitos criminais” relacionados com o pagamento ao Benfica.

No total foram pagos 8,1 milhões de euros pelas obras de ligação ao novo estádio, quando no contrato consta cerca de 6,8 milhões de euros, ou seja, mais 1,3 milhões de euros do que o contratado."

in Jornal de Negócios

Anónimo disse...

para o aurélio nem a condenação do bufas vale de alguma coisa. mas assim que um pasquim como o correio da manhã vem alardear qualquer coisa que ainda nem sequer está investigada, é logo um "novo ilícito criminal".
ó aurélio, cure-se e desfrute de pertencer a um clube condenado por corrupção activa na forma tentada (e os quinhentinhos, e os abéis, e a agência cosmos, e as agressões nos túneis, e os chocolates, etc)

Anónimo disse...

e a oferta do centro de estágio da CM de VN Gaia é o quê? é pôr os contribuintes a pagar um local para um clube condenado por corrupção activa (na forma tentada) poder treinar...

Ricardo Campos disse...

caro matias:

o fc porto paga renda mensal pela utilização do centro de estagio...

lembra-se quando o benfica treinava no estadio nacional? quanto é que a federação recebia de renda?
acordem !!

Ricardo Campos disse...

vocês engoliram o disco ou o livro da puta carolina e agora não querem outra coisa...
quando ela foi a vossa casa cagar-vos na cara e insultar o vosso presidente vocês queriam mata-la. depois a pinhão e o ex avençado de imprensa do benfica tomaram conta dela e ensairam-lhe umas coisas novas para ela dizer contra o fc porto e aí passou a ser a maior do mundo... comecem a ser coerentes
por favor!

Anónimo disse...

paga renda? de quanto? em fruta ou em chocolate?

e a Sra. Carolina merece-me mais respeito que esse tal de Papa. Pode chamar-lhe os nomes que quiser mas é a essas profissões que vocês devem metade dos vossos títulos. um pouco mais de gratidão, por favor.

e que eu saiba a Sra. Carolina nunca foi condenada por nenhum crime, nem sequer na forma tentada, ao contrário de certos homens de família.

Anónimo disse...

primeiro,
para o anonimo do hi5, 2 UEFA Champions League? o unico clube que tem uma UEFA Champions League é o Porto...
para o matias,
que agressões está a falar? as do Nuno Gomes ao Pedro Henriques?

Anónimo disse...

O Porto em Portugal claro...

Anónimo disse...

O unico arbitro que eu se saiba que assumiu que UM CLUBE DE FUTEBOL lhe tinha oferecido prostitutas, chama-se Howard King. E o clube em questão chama-se Benfica. CORRUPTOS!

Ricardo Campos disse...

Matias, mais seriedade por favor... estou a ver que a puta carolina ja te moldou o cerebro como fez a todos os benfiquistas.

o fome de ganhar faz com que os benfiquistas aceitem qualquer coisa e qualquer pessoa, desde que essa pessoa diga mal do Porto e do Pinto da costa...
começo a achar que nem o benfica merece credito para nada...
abram os olhos

Anónimo disse...

Caro Cornélio Estorninho
As Escutas e as visitas a casa, tb é culpa da carolina...
Se o Benfica corrompeu já é passado, agora vós seguistes as mesmas pisadas, foi ontem, é hoje, e será sempre, com dinheiro tudo se faz...

Um abraço do tamanho de todos os titulos internacionais e nacionais do FC PORTO comprados...ahahahaha

Anónimo disse...

Para o Estormilho
Uma "puta" tem mais dignidade que um chulo. Menos para os lados das Antas, onde apesar do frequente recurso aos serviços dessas senhoras a chulice e outras formas de criminalidade tentada ainda são muito admiradas.
C-O-R-R-U-P-T-O-S

Ricardo Campos disse...

caro Matias:

agradecia que me respeitasse da mesma forma que eu o respeito.

sei que é capaz de ser dificil para um benfiquista radical, mas esforce-se, tente, vai ver que não custa nada.

que eu saiba o processo ainda não chegou ao fim e mesmo o benfica com os seus avençados, os costas e as morgados, não chegam a lado algum, ainda não entendeu que o vieira dos pneus vos atira areia para os olhos para se desculpar das derrotas e dos pessimos resultados?
já viu as figuras tristes que o benfica faz por esse mundo fora?
não acha que ao menos o Pinto da Costa mantem um bocadinho mais de dignidade e coerencia?

abra os olhos e tente fazer com que o vale e azevedo regresse a socio do benfica, pois foi expulso pelo vieira, e que depois ganhe novamente a presidencia do clube.

para terminar, nestas alturas vê-se bem quem são os funcionarios publicos q escrevem blogs em computadores do estado com internet paga pelo estado... devem ser as tais ditas "ferias judiciais" por isso não existem posts!

Ricardo Campos disse...

Em 15 de Julho, o TAS comunicou a sua decisão:
«Lausanne, 15 July 2008, The appeals filed by Benfica and Vitoria are dismissed by the Court of Arbitration for Sport (CAS). The full arbitral award with the grounds will be published at a later date.»

Na altura, o Mário Faria publicou um artigo onde refere:
«A Direcção, ultrapassada esta fase, deve passar à ofensiva. Ponderadamente, mas com firmeza. Queremos vingança: não podemos admitir que o nome do FCP seja humilhado em vão.»

Dois meses depois, surge a divulgação do acórdão do TAS, cujos termos e fundamentos são uma espécie de bomba atómica sobre as aspirações do SLB (a LC 2009/10 ficou muito mais longe) e, também, sobre a cruzada de pseudo moralização do presidente da UEFA.

Perante uma derrota tão estrondosa e esmagadora, é natural que nos lembremos dos "generais" envolvidos. Se do lado dos vitoriosos já falamos, em devido tempo, de Adelino Caldeira, do lado dos derrotados é inevitável destacar os "generais" Luis Orelhas e Michel Corleone Platini.
Mas o "exército" dos derrotados é vasto e, coitados, também têm direito que nos lembremos deles. Por isso, aqui vai uma pequena lista, com nome e "patente":
• Ricardo Costa, o justiceiro da Liga e mentor do 'Apito Final'
• Hermínio Loureiro, o sonsa que preside à Liga com um olho na FPF
• Bando dos Quatro, os vogais da golpada no CJ da FPF
• Cunha Leal, ex-agente do SLB na Liga de Clubes
• Sílvio Cervan, benfiquista ressabiado do Porto e vice-presidente do SLB
• Fernando Seara, agente do SLB na BOLA e na SIC, ideólogo do regime vermelho
• Leonor Pinhão, inspiradora e co-autora do livro da Carolina D'Arc
• João Botelho, marido da Leonor
• Octávio Ribeiro, Director do jornal oficioso do SLB (Correio da Manhã)
• Eduardo Dâmaso, Sub-Director do Correio da Morgado (perdão, da Manhã)
• Tânia Laranjo, “jornalista” da correia de transmissão, especializada em apitos...
• Eugénio Queirós, o geninho é “jornalista” do Record e marido da Tânia
• Marinho Neves, especializado em “Sistemas”, ex-assalariado de Dias da Cunha, vomita ódio anti-Porto na blogosfera
• Vitor Serpa, Director da "Biblia encarnada"
• João Querido Manha, comentador manhoso na comunicação social do regime
• Rui Cartaxana, conhecido no Porto como a "ratazana encarnada"
• Domingos Amaral, filho de Freitas do Amaral, "jornalista", director da revista GQ e colaborador do Diário Económico
• João Miguel Tavares, "jornalista" do DN
• Ricardo Araújo Pereira, humorista oficial dos encarnados


Finalmente, será agora que a Administração da FCP SAD irá reagir publicamente, apontar a dedo os "bois pelos nomes" e, no que for possível, exigir responsabilidades a quem enxovalhou o nome do FC Porto na praça pública?

Ricardo Campos disse...

TAS iliba FC Porto e arrasa CD Liga e CJ da FPF
«No acórdão da sentença que determinou a participação do FC Porto na edição da Liga dos Campeões que hoje se inicia, o Tribunal Arbitral do Desporto destroça a UEFA e põe em cheque tanto a Comissão Disciplinar da Liga como o Conselho de Justiça da FPF.

O documento, que demorou todo este tempo a redigir - a decisão foi anunciada a 15 de Julho - chegou ontem aos clubes envolvidos, mas só trouxe motivos para ser bem recebido pelos dragões. No mínimo, a norma que o excluía da Champions vai a enterrar.

O painel de juízes do TAS nem chega a aprofundar a violação do princípio da retroactividade, ou seja, a decisão de excluir o FC Porto da Liga dos Campeões por actos ilícitos cometidos antes da existência dessa regra - uma das principais armas de defesa dos dragões.
Para o Tribunal Arbitral, o regulamento viola vários outros princípios, a começar pelo da proporcionalidade. Levada à letra, diz o TAS, a alínea d) do ponto 1.04 exclui perpetuamente os clubes que cometam actos ilícitos. Em lado nenhum, ressalvam os juízes, está determinado que a exclusão seja de um ano (ou dois, ou três) como pretendia o instrutor da UEFA no processo inicial.
Outra falha encontrada é a do desrespeito pelo princípio da igualdade de tratamento: os clubes só sofreriam a sanção coincidindo o ano da condenação com o ano do apuramento para a Champions. Sem apuramento, não há castigo.

Mas o TAS rapidamente põe de parte a norma, já feita em pedaços, por entender que nem é necessário discuti-la: o FC Porto não preenche os requisitos para ser castigado por ela. O painel afirma que os critérios não ficaram estabelecidos, mesmo que a UEFA pudesse decidir apenas com base na decisão dos órgãos portugueses.
"As duas decisões do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol e da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa", concluem os três juízes, "não demonstram com a certeza necessária que o FC Porto ou o seu presidente estiveram envolvidos em actividades ilícitas".
E, na opinião do TAS, mesmo que provassem, a UEFA tem meios para julgar a culpabilidade do FC Porto autonomamente e não pode estar vinculada às sentenças da Comissão Disciplinar ou do Conselho de Justiça.

O outro tema forte do Apito Final - se a condenação do FC Porto transitara ou não em julgado - foi considerado pouco importante pelo Tribunal, que no acórdão diz "perceber" a decisão de não recorrer tomada pela SAD portista, dada a irrelevância dos seis pontos perdidos. Até porque "ficou provado que o recurso do presidente aproveitava ao clube".

Para o tricampeão português, este acórdão pode ser o salvo-conduto que faltava, dado estar ainda no ar a possibilidade de uma futura exclusão da Champions. O TAS fica pelo menos comprometido com esta decisão, que terá forçosamente reflexos em hipotéticos recursos, mas o mais certo é que a UEFA retire, ou substitua, a alínea d) do ponto 1.04 dos regulamentos da Liga dos Campeões e da Taça UEFA. E uma nova redacção que possa afectar o FC Porto atingirá também Milan, Juventus, Fiorentina, Marselha, etc., etc.

Para além das custas do processo, que o TAS já endereçara a Benfica, Guimarães e UEFA na sentença resumida de 15 de Julho, cada um deles terá de pagar ao FC Porto dez mil euros para ajudar às deslocações e emolumentos dos advogados.»

Ricardo Campos disse...

O campo do 'Trio' está inclinado

Costuma dizer-se que um relvado está inclinado quando o árbitro do jogo, sem dar muito nas vistas, “gere” os tempos do jogo, as faltas a meio-campo, a mostragem dos cartões amarelos, etc. Muitas vezes, sem necessitar de assinalar penalties mais do que duvidosos ou foras-de-jogo escandalosos, uma “arbitragem inteligente” é suficiente para perturbar, enervar, atrapalhar e dificultar ao máximo a tarefa de uma equipa.

Passe a comparação e com as devidas distâncias foi isso que eu senti no Trio d´Ataque da semana passada, com o “árbitro” - Hugo Gilberto - a dificultar, e de que maneira, a acção de um dos “jogadores” - Rui Moreira.


Hugo Gilberto, um ex-aluno da licenciatura em Jornalismo da Faculdade de Letras de Coimbra, é jornalista da RTP há vários anos e há cerca de dois meses substituiu o Carlos Daniel como moderador deste programa das terças-feiras, em que durante cerca de hora e meia Rui Oliveira e Costa (Sporting), António Pedro de Vasconcelos (Benfica) e Rui Moreira (FC Porto) debatem sobre os principais acontecimentos futebolísticos da semana.

Já me tinha apercebido de uns sinais dados por Hugo Gilberto em programas anteriores, mas no Trio d´Ataque do dia 23 de Dezembro as coisas foram óbvias. Vejamos:

No SLB - Nacional quis-se dar a entender que tinha havido um roubo (quando, de facto, há um único lance discutível) e os lances polémicos do jogo parece terem sido escolhidos a dedo para que fosse essa a mensagem transmitida.
Por exemplo, é analisado um pseudo fora-de-jogo do ataque do Nacional (em que o árbitro auxiliar decidiu bem ao não marcar) e de seguida um fora-de-jogo evidente do ataque do SLB (que o outro árbitro auxiliar voltou a estar bem ao interromper a jogada).
Qual era a ideia ao analisar estes dois lances em sequência?
Dar a entender que para dois lances “parecidos” o trio de arbitragem teve duas decisões distintas?
Azar! Os três comentadores estiveram de acordo que nestes lances o árbitro Pedro Henriques esteve bem (as imagens televisivas não deixam dúvidas).


Ao falar do FC Porto - Marítimo, percebeu-se que antes de serem analisados casos em concreto, Rui Moreira pretendia fazer algumas considerações gerais sobre a arbitragem de Duarte Gomes. O adepto do FC Porto ainda conseguiu referir o ridículo cartão amarelo mostrado aos 92’ ao guarda-redes do Marítimo (quando este tinha começado a queimar tempo logo no início do jogo), mas já não pôde falar mais do critério na mostragem dos cartões e, principalmente, na forma como o árbitro lisboeta pactuou com todas as estratégias da equipa madeirense para fazer passar depressa os ponteiros do relógio, visto Hugo Gilberto tê-lo interrompido.

A seguir, quase não se percebeu que o árbitro internacional de Lisboa tinha perdoado duas expulsões a jogadores da equipa verde-rubra na altura decisiva do jogo, porque a preocupação do Hugo Gilberto pareceu ser destacar uma hipotética contradição de Rui Moreira, por este ter analisado os lances das mãos de Miguel Vítor (no SLB - Nacional) e de Bruno Alves (no FC Porto - Marítimo) de forma distinta. Não percebi a admiração, porque os lances, como o Rui Moreira muito bem explicou, são distintos, nomeadamente no que diz respeito ao movimento dos braços dos jogadores.

Um outro aspecto que me chamou à atenção foi o modo como o Hugo Gilberto adjectivou e destacou determinadas coisas.

Quando referiu o incidente havido no Túnel das Antas, não entre elementos participantes no jogo (como foi o caso no SLB – Nacional), mas entre indivíduos dos bastidores, Hugo Gilberto teve o cuidado de sublinhar que Duarte Gomes tinha anexado ao seu relatório um documento de quatro páginas sobre o incidente (4 páginas, ena pá, deve ter sido uma coisa gravíssima...).

Na mesma onda, ao introduzir o tema da posição tomada pelo Conselho de Justiça da FPF sobre as escutas, talvez pensando na forma como o Tribunal Arbitral do Desporto pôs em cheque tanto a Comissão Disciplinar da Liga como o Conselho de Justiça da FPF, Hugo Gilberto afirmou que o CJ da FPF tinha arrasado a decisão do Supremo Tribunal Administrativo (STA).

Uauh! Afinal a justiça desportiva é credível e acima de qualquer suspeita!

Como é sabido, em 3 de Novembro passado o STA considerou inconstitucional a utilização de escutas telefónicas no âmbito de processos disciplinares, como é o caso do 'Apito Final'.

Esta questão das escutas é polémica. Alguns dos maiores especialistas portugueses na matéria – José Faria Costa, Germano Marques da Silva, Manuel Costa Andrade e Damião da Cunha –, bem como, conhecidos juízes como Rui Rangel e Fátima Mata Mouros são taxativos e alinham na mesma tese do STA. Já o Tribunal Constitucional teve posições contraditórias sobre este assunto, a última das quais foi no sentido de considerar as escutas legais.
Em que ficamos?
Alguém se entende no meio das enumeras contradições da Justiça portuguesa?

Seja como for, os pobres juízes do Supremo Tribunal Administrativo devem estar a tremer com esta posição dos altamente isentos juristas escolhidos pelo inenarrável Gilberto Madail, para substituírem os comparsas da golpada de Julho…


Quem voltou a estar bem foi Rui Moreira, não reconhecendo idoneidade aos novos membros com velhos vícios do CJ da FPF, levando o representante do Sporting a mostrar toda a sua incomodidade, falando em pazadas...

Apesar do final do programa ter sido em contra-relógio, para além da “arrasante” decisão do CJ da FPF, houve ainda tempo para o Hugo Gilberto ler 5 ou 6 e-mails (nem um de adeptos do FC Porto!), incluindo um e-mail de um adepto do SLB, elencando jogos em que supostamente os encarnados teriam sido prejudicados (o hilariante é que até incluiu o Leixões – SLB para o campeonato).
Para falar na entrevista de Madail ao Porto Canal, em que o presidente da FPF abordou os critérios de Scolari nas convocatórias e, particularmente, o caso do Vítor Baía é que infelizmente não houve tempo…

Dizem-me que o Hugo Gilberto é portista.
Não sei se é portista, mas pelos vistos tem o estigma de o ser e já se sabe que neste país infestado pela inveja e mediocridade isso é pior, muito pior, do que ser incompetente. Talvez por isso, o Hugo Gilberto tem feito tudo para fugir a esse estigma, mas no último programa exagerou.

O Hugo Gilberto dá umas aulas no Curso de Pós-graduação em Comunicação e Desporto, na Escola de Jornalismo do Porto, em que juntamente com o seu colega Manuel Fernandes Silva é responsável pelos módulos/disciplinas de ‘Reportagem e Apresentação em Desporto’ e ‘Novos Desafios Éticos e Deontológicos’

Ora, é precisamente isso que eu espero dos bons jornalistas: ética e isenção no desempenho das suas funções.
Porque se é para ser mais papista que o papa, antes o benfiquista Carlos Daniel do que o “portista” Hugo Gilberto.

M disse...

é doença, só pode....

Anónimo disse...

Caro Cornélio Estorninho
As Escutas e as visitas a casa, tb é culpa da carolina...
Se o Benfica corrompeu já é passado, agora vós seguistes as mesmas pisadas, foi ontem, é hoje, e será sempre, com dinheiro tudo se faz...

Um abraço do tamanho de todos os titulos internacionais e nacionais do FC PORTO comprados...ahahahaha

Anónimo disse...

Caro Cornélio, não queira ser mais santo k os outros, vá tratar-se, k eu faço o mesmo...

Um abraço do tamanho de todos os titulos internacionais e nacionais do FC PORTO comprados...ahahahaha

Anónimo disse...

Enquanto tivermos os homens mais poderosos do pais azuis e brancos, a igreja do vosso lado, e o dinheiro sujo dessas bandas...
Reconheço k vou continuar a ver a caravana passar... mas antes isso do k pertencer a vossa laia.

Um abraço do tamanho de todos os titulos internacionais e nacionais do FC PORTO comprados...ahahahaha

Ricardo Campos disse...

a verdade é dura...

ainda outro dia estive a ver o benfica a ser goleado pelo santos a quando da final para campeão do mundo de clubes... o FC PORTO tem dois titulos desses... a inveja faz mal a muita gente...

Ricardo Campos disse...

"benfica é sempre beneficiado pelas arbitragens"

Parece que é constatar o óbvio mas a verdade é que ninguém parece querer fazer frente a este polvo que agarrou os seus tentáculos no desporto português.

Muito bem esteve o Dr. Paulo Abreu, líder do Grupo Stromp, em fazer nova chamada de atenção, porque o jornaleiros a soldo e comunicação social avençada permanece calada

último! disse...

desculpem-me mais um pouquinho de publicidade grátis :)


Visitem
http://ultimos-a-baliza.blogspot.com/

M disse...

confirma-se a doença...

até já as barbaridades de cor esverdeada, desde que sejam direccionadas ao Benfica, são um poço de bom senso....

Ricardo Campos disse...

caro M:

Não seja patetico!!! você tb pertence ao grupo do clube dos favorecidos... espero que não seja funcionario publico...
olhe e fique com mais esta pouca vergonha do seu clube:

BES torna-se no segundo maior accionista do Benfica
O Banco Espírito Santo (BES) tornou-se no segundo maior accionista da Benfica SAD, detendo agora directamente 12,22% do capital. Isto depois de Manuel Vilarinho, antigo presidente do clube encarnado, ter transferido para o banco 1,68 milhões de acções que tinham sido entregues como garantia num crédito celebrado em 2001.

Eudora Ribeiro
Manuel Vilarinho tinha há vários anos uma dívida que contraiu para comprar títulos do Benfica na altura da sua Oferta Pública Inicial em 2001. As acções tinham sido dadas como garantia de um empréstimo de 8,4 milhões de euros pedido nesse ano ao Banco Internacional de Crédito, instituição comprada entretanto pelo BES.
O Sport Lisboa e Benfica continua a ser o principal accionista da SAD, com uma participação directa de 40%, o máximo definido por lei, e mais 10,31% detidos indirectamente através da Sport Lisboa e Benfica SGPS, que nas últimas semanas foi ao mercado comprar acções do clube da Luz, segundo um comunicado hoje emitido pela CMVM.
Já o presidente do clube, Luís Filipe Vieira possui no total 5,66% do capital social e dos direitos de voto.
As acções do Benfica ficaram hoje inalteradas nos 2,10 euros, e acumulam uma desvalorização de 12,50% desde o início do ano.

Ricardo Campos disse...

"ladrões, gatuno e filho da puta"

Segundo a Comissão Disciplinar da Liga, o relatório de Perdo Henriques afirma que Nuno Gomes, no túnel de acesso aos balneários da Luz, proferiu ofensas como "ladrões, gatuno e filho da puta". Entretanto o clube da Luz afirma que Nuno Gomes apenas falou no balneário e para os seus companheiros de equipa, utilizando expressões como "vergonha" ou "isto foi um roubo". Daqui assinalo dois ou três factos. Quanto muito poderá haver aqui uma "imprecisão" no relatório do árbitro. Não há video nenhum na posse dos encarnados que prove que Nuno Gomes não proferiu aquelas palavras. Quanto muito não as terá proferido no túnel de acesso, mas sim alegadamente, mais tarde, há porta do balneário. A verdade de tudo isto é que nem mesmo o CJ vai salvar o jogador deste castigo, porque vai ser impossível ao Benfica provar que Pedro Henriques mentiu, até porque todos sabemos muito bem que não o fez. Mandar areia para os olhos dos adeptos não vale. É apenas e só, conversa para boi dormir. Ou será que Gunter Benko também mentiu em 2000 ? Não final de tudo isto, sempre queria ver um processo cível a correr nos tribunais como tão bem ameaçou o Benfica. Aí sim seria interessante de ver a matéria de prova fluir ...
PS: Entretanto, Reyes lá continuou bem cedinho pela manhã, os seus exames na CUF Descobertas ...

M disse...

M aconselha...Rennie

O que é?
Rennie é um medicamento antiácido que neutraliza a acidez do estômago. Rennie alivia rapidamente
os sintomas da hiperacidez gástrica (excesso de ácido no estômago), tais como azia, dor retrosternal,
indigestão, enfartamento, sensação de peso no estômago, regurgitação, náuseas, vómitos, dores de
estômago pontuais.

Deve ser ministrado da seguinte forma...
Adultos e crianças com mais de 12 anos de idade:
Mastigar ou chupar 1 ou 2 comprimidos (pastilhas), de preferência 1 hora após a refeição e antes de
deitar.
Em caso de azia ou dores de estômago mais intensas, pode aumentar o número de comprimidos para
mastigar (pastilhas).
Não ultrapasse o máximo de 16 comprimidos para mastigar (pastilhas) por dia.

com a preciosa ajuda da bayer, info algures online...

Anónimo disse...

DIz o Aurélio

"Quanto muito poderá haver aqui uma "imprecisão" no relatório do árbitro. Não há video nenhum na posse dos encarnados que prove que Nuno Gomes não proferiu aquelas palavras.
"vai ser impossível ao Benfica provar que Pedro Henriques mentiu, até porque todos sabemos muito bem que não o fez."

Obviamente, esse tal de aurélio (que não tem mais nada que fazer senão vir para aqui insultar benfiquistas e o próprio LF) passa muito tempo, na boa tradição portista, em túneis de estádios. Sabe muita coisa este aurélio. É pena ser um borrego de primeira-

Ricardo Campos disse...

caro LX:

a unica pessoa que aqui insulta é o senhor... ganhe educação, pois de certeza não lha deram quando era pequenino... ou será que é um homem feito mas pequenino?
bom ano e melhore a educação!

Ricardo Campos disse...

Caro M:

Laxante, purgante ou purgativo é uma substância que provoca contrações intestinais, que levam o indivíduo a defecar.

Um dos produtos usados tradicionalmente para este efeito é o óleo de rícino.

Estes fármacos podem ser classificados, com base no seu mecanismo de ação, como irritantes ou estimulantes, agentes formadores de massa ou bojantes e amolecedores do bolo fecal.

in wikipédia

faça bom proveito

último! disse...

O Ano já começou como é não se trabalha :)

http://ultimos-a-baliza.blogspot.com/

Anónimo disse...

Começou o novo ano, da mesma maneira como acabou o velho, com a choradeira dos bombos da festa (slb)!O barulho que se está a fazer em volta de um lance, que no minimo é duvidoso, embora eu até ache que o lance é regular, visto que o jogador tocou na bola com a mão mas sem intenção,mas é sempre discutivel e esta é só a minha opinião! Mas os bombos da festa (slb) tudo fazem para desviar as atenções do banho de bola que levaram do Nacional,em pleno estadio da luz, pois só jogaram alguma coisinha qundo o arbrito explusou (mal) o jogador da equipa adversaria, quando os bombos só deviam estar com nove em campo! Mas tudo bem e dentro do normal,pois assim continuam com a mania (é só mesmo mania) que são os melhores do mundo e arredores! O que fariam os bombos da festa (slb) se um arbrito num jogo a eliminar marca-se um penalty no ultimo minuto contra eles por suposta mão na bola,... mas afinal foi uma cabeçada, provavelmente fariam queixa a nato!!! Força FCP rumo ao tetra!!! THE DRAGON

jfk disse...

Há dias que não abria o computador.

Volta LF, que isto sem ti é uma desgraça.

Anónimo disse...

O Estronilho diz que "a unica pessoa que aqui insulta é o senhor", referindo-se ao facto de eu lhe ter chamado "BORREGO"

O Estromilho é mentiroso.

O Estromilho passa a vida a insultar toda a gente. Nas últimas semanas, por exemplo, anda a insinuar que o LF é um funcionário público que só escreve para este blog nas horas de expediente. Esta acusação é bem mais grave do que chamar alguém de BORREGO.

O Estromilho é mentiroso e má pessoa de certeza.

Ricardo Campos disse...

Caro LX

vocÊ continua a ser uma pessoa sem nivel e com muita falta de educação... gostaria de saber o que os seus pais lhe fizeram quando era pequenito...de certo não bebeu chá suficiente.

Mais uma vez lhe peço que me respeite e me chame pelo nome eu tb o trato pelo seu.

quanto ao lf, ele não precisa de si para se defender.
cumprimentos

Anónimo disse...

o benfica é grande em terra de pretos... será o benfica um clube da pretalhada?

Anónimo disse...

ao estúpido do anónimo que veio mandar bocas racistas

SIM, O BENFICA É CLUBE DE PRETOS, DE BRANCOS E DE TODAS AS CORES QUE SE QUEIRAM JUNTAR. É UM CLUBE COM VOCAÇÃO UNIVERSAL. É COM ORGULHO QUE TEM UMA ESTÁTUA DEDICADA A UM JOGADOR "PRETO". É COM ORGULHO QUE TEM ADEPTOS NOS 5 CONTINENTES COMO SE VIU NA CONQUISTA DO ÚLTIMO CAMPEONATO. É COM ORGULHO QUE É O CLUBE PREFERIDO DA MAIOR PARTE DOS IMIGRANTES ESTABELECIDOS EM PORTUGAL.

"BRANCOS" ESTÚPIDOS COMO ESSE ANÓNIMO SÓ MERECEM PASSAR O ANO NOVO A LAMBER SANITAS E A CHUPAR SARJETAS.

VIVA O BENFICA, VIVA O PRETO, O BRANCO, O AMARELO E TUDO O MAIS.

Ricardo Campos disse...

tb não aprecio muito o racismo!
confesso que me choca!

Anónimo disse...

como eu previ, já somos primeiros... confesso que mais cedo do que eu pensava.

Cumps.

Anónimo disse...

Ao anónimo que disse que o befica tinha a simpatia da maior parte dos imigrantes em Portugal, só se for em lisboa... Aqui no porto acredite que não é assim... e no meu restaurante recebo 50 a 75 imigrantes por dia e 80% simpatizam com o Tricampeão...

Anónimo disse...

Mais uma vez o Benfica foi escandalosamente roubado o 1º golo do trofense é claramente fora de jogo os jogadores do Benfica estão todos atrás da linha de meio-campo e o reguila já no meio-campo do glorioso, portanto como eu tb previa os árbitros vão dar o título aos outros grandes através da arbitragem. Aliás todos os lances de perigo do Trofense excepto o 2º golo estavam em fora de jogo. Será que vale a pena ir ao futebol? O critério disciplinar então é de bradar aos céus o R.meireles devia ter sido expulso contra o nacional e o bynia em situação idêntica (2 faltas para cartão em 10m) é expulso e bem expulso, mas porque é a lei só se aplica a alguns e não a outros?O Apito dourado está vivo e bem vivo e os árbitros deste país são iguais aos juízes um cambada de corruptos, basta ver o caso Casapia e outros bem conhecidos da nossa praça.

Anónimo disse...

ha mesmo pessoas que so veem para um lado...

nao é Peter?

Ricardo Campos disse...

o peter tem razão! a instituição foi mais uma vez roubada etc etc etc.
ou seja o velho discurso salazarento!

A VERDADE FOI REPOSTA!!!

Anónimo disse...

no lance do primeiro golo do Trofense , Peter, dou-te um nome:

Maxi Pereira

Anónimo disse...

Achava engraçado ver-vos a defenderem-se da eliminação das duas taças com a liderança da liga. Agora que já não a têm, a desculpa é a do costume... os árbitros. Enquanto não conseguirem analisar os vossos problemas como deve ser (e aí o LF dá cheiro de bola a qualquer benfiquista que passa por este blog) não vão a lado nenhum.
E o reforço Xau-Liga está mais proximo do benfica...

CHEIRA A TETRA!

Anónimo disse...

Ó Aurélio Salazarentos são aqueles que querem manter as coisas como estão ou seja na base da corrupção.Ainda andavas tu de colhão para colhão já os meus tios e avós tinham sido presos e espancados pela Pide nas greves de 43, capisce morcão? Vocês até podem ser campeões mas são adeptos de 1 clube corrupto sem sombra de dúvida.

Anónimo disse...

e numa nota mais cómica...

e o cabelinho à Paulo Bento do Helton? que cheio de rir LOL

Anónimo disse...

Só queria dizer ao Sr. vedeta da bola para não ter pressa em retomar as rédeas do blogue, descanse mais uns dias. Olhe, aproveite e vá até TROFA ver uns passarinhos a saltitar, e uns frangos a voar...
Bom 2009

Anónimo disse...

Nem eu percebo como jogo no benfica...

Ricardo Campos disse...

ó peter você vai-me desculpar, mas onde eu andava ou deixava de andar não é para aqui chamado... eu apenas digo que o seu discurso é bolorento e repetitivo e com laivos de salazarismo á mistura, afinal Salazar foi patrono do benfica durante anos.

Anónimo disse...

Afinal estamos a ficar pagos ó cornélio estorninho, afinal a ditadura no futebol mantêm-se, só mudou de cor..., e de zona.

Um abraço do tamanho de todos os titulos internacionais e nacionais do FC PORTO comprados...ahahahaha

Anónimo disse...

Tenho uma cebola no canto do olho, tenho uma cebola no canto do olho :D
N se preocupem, o titulo de campeão de Inverno já ng vos tira:D

Anónimo disse...

TROFA? os delicados animais não aguentaram tão nutritiva ração....

Anónimo disse...

Vâ, amigo LF, a crise - 2009 - já começou.....

Ricardo Campos disse...

quem será o proximo guarda redes do benfica?
sempre que sofrem um frango o quique muda de guarda redes... será que o grande moretto vai voltar?

Anónimo disse...

Afinal estamos a ficar pagos ó cornélio estorninho, afinal a ditadura no futebol mantêm-se, só mudou de cor..., e de zona.

Um abraço do tamanho de todos os titulos internacionais e nacionais do FC PORTO comprados...ahahahaha

Anónimo disse...

La revolución de Trofa

Contra todo pronóstico, la gran historia del género David le gana a Goliat del fin de semana europeo no se escribió en la FA Cup. Portugal vive en estado de shock desde hace un par de horas, cuando se confirmó el resultado más sorprendente de los últimos años en su campeonato nacional. El Trofense, equipo debutante en la máxima categoría, último hasta esta jornada, le ha ganado al Benfica, el club al que apoya más de medio país, el líder invicto cuando empezó el fin de semana. Nadie podía sospecharlo. Era un 2 clarísimo, uno de esos partidos que se dan por resueltos antes de que empiecen. La pequeña localidad de Trofa, 20.000 habitantes, ha logrado situarse en el mapa: está en el distrito de Oporto. O sea, antes ya estaba allí, claro, pero pocos lo sabían. Recuerdo que hace tres meses, cuando llevaba cero puntos en cinco jornadas, algunos le colocaron al Trofense la etiqueta de candidato a peor equipo de Europa. Se la disputaba con el Volendam holandés. A día de hoy no está claro que baje ninguno de los dos.

Son entrañables estos clubes. Con su campo pequeño, estilo Segunda B o Tercera, con publicidad del café del pueblo. La Eredivisie o la Liga Sagres nos ofrecen una posibilidad que en los países futbolísticamente más poderosos sólo se puede dar en Copa -y si el sorteo acompaña-. Como hay tanta diferencia entre grandes y pequeños, el calendario garantiza que un gigante continental, un antiguo campeón de Europa, tendrá que ir a jugar tarde o temprano en casa de un equipo exageradamente humilde. ¡Y cómo sufrirá! Lo hizo el Ajax en Volendam para acabar ganando 1-2. Y peor aún lo del Benfica en Trofa. Ha sido un partido memorable. Por un momento he tenido la sensación de que, por primera vez en la historia, la Europa futbolística estaba pendiente de lo que estaba sucediendo en ese pequeño estadio -abarrotado, por cierto-. Ya sé que no era estrictamente así, ya sé que mucha gente no sabía ni que se estaba jugando el partido, pero a esa hora no había nada más apasionante en el continente -se estaba disputando la prórroga del Besançon-Marsella, pero estamos tan acostumbrados a este tipo de sorpresas en la Copa de Francia que probablemente ya no adquieran una dimensión tan trascendente-.

Detalles del partido. ¿Os acordáis de Moreira? Ese portero joven que era titular en la primera etapa de Camacho en Da Luz, que iba para figura, que muchos creíamos que iba a ser el número uno de Portugal durante mucho tiempo. Se lesionó, ficharon a Quim y se ha pasado casi tres años sin jugar un partido. Ahora Quique ha vuelto a apostar por él tras varios fallos del ex del Braga y hoy se ha comido el 1-0 del Trofense. Ha estado muy inseguro durante todo el partido, se le nota la inactividad prolongada. Pero ese no ha sido el problema principal: el doble pivote Binya-Carlos Martins ha sido incapaz de organizar decentemente el fútbol de ataque, con el camerunés acabando expulsado justo cuando el técnico español lo iba a sustituir para evitar la segunda amarilla. Desaparecido Di María, llama mucho la atención que Cardozo no sea fijo. Y por mucho que se arriesgue para evitar una derrota humillante, un equipo del nivel del gigante lisboeta debería ser capaz de evitar que cada balón perdido se convierta en una ocasión de gol clara del contrario. Hasta ahora los toques de atención sólo habían llegado en la UEFA, pero el 2-0 de Trofa debe servir de advertencia: aunque tenga a los futbolistas más famosos, el Benfica no ganará la liga si no es capaz de sacar el máximo rendimiento de sus posibilidades.

Suele cometerse una injusticia cuando se dan estos resultados: se critica enormemente al grande y no se da importancia a lo que ha hecho el pequeño. No cometamos ese error. El nombre propio del partido es Hélder Barbosa, un atacante zurdo muy hábil que está cedido por el Oporto. Asistencia de gol en el 1-0 y definición perfecta en el 2-0. Un nombre a apuntar. Como el del lateral izquierdo Tiago Pinto, hijo del legendario Joao Pinto, prestado por el Sporting y para muchos el futuro titular en la selección portuguesa. Ambos le hicieron un favor a los clubes que poseen sus derechos, apretando muchísimo la zona alta de la clasificación después del triunfo de los dragoes en Madeira -con un gran Hulk- y de la victoria de los leoes en Setúbal -con Veloso de medio centro y Vukcevic de titular, ¡por fin!-. E incluso el Braga se puede sumar a la fiesta.

Ricardo Campos disse...

o adepto benfiquista continua a ser um tipo cobarde que se esconde por detráz do anonimato... tipicamente pidesco!

Anónimo disse...

Discurso bolorento e repetitivo porque não lhe agrada meu caro. Salazar patrono do Benfica!? Essa é melhor desculpa que tem para justificar a corrupção do seu clube? Salazarento sim foi o que se passou no final do jogo do seu clube com o marítimo.Depois de uma arbitragem que até favoreceu o fcp (2 penalty´s não assinalados contra) ainda agrediram o motorista do árbitro. Se isto aconteceu num jogo em que a arbitragem mais uma vez foi amiga, imagine o que é que se passaria se o fcp tivesse sido realmente prejudicado. Espancavam-nos era o mais certo. O que o Jesualdo disse esta semana então é bem o espelho da seriedade do seu clube. O professor questionou porque é o Pedro Henriques teve nota negativa, muito admirado (que cara de pau) porque outros árbitros tb erram e as suas notas não são tornadas públicas, mas como este árbitro apitou 1 jogo do Benfica logo tornou-se público. Pois na minha opinião com isto o professor branqueou mais uma vez a realidade, porque eu não acho estranho a nota do Pedro Henriques. O que eu acho estranho é que a nota do Duarte Gomes não tenha vindo a público, até porque segundo o professor o Pedro Henriques foi o único que teve nota negativa. O que me deixa realmente perplexo tendo em conta que o Duarte Gomes ainda apitou pior que o Pedro Henriques, e pelos vistos teve nota positiva. É isto o sistema vira-se as atenções para os outros lados e esconde-se as falcatruas que são cometidas. Se na época passada a diferença entre os 3 grandes era significativa e o fcp venceu o campeonato tranquilamente, este ano que as coisas se equivalem mais o recurso á batota voltou e em força. Parece que estamos outra vez nos finais da década de 80 e princípios da 90. E o mais estranho no meio disto tudo é a passividade dos dirigentes do meu clube e da comunicação social(mas esta última não me admira nada, está quase toda na mão do Oliveirinha).

Anónimo disse...

É por ter adeptos e dirigentes com o pensamento do PETER que o benfica se afunda ano após ano.
PETER forever!

Anónimo disse...

È precisamente o contrário é por os dirigentes serem macios é que o Benfica se tem afundado. O meu caro anónimo com o que diz só vem reforçar aquilo que eu digo, porque no fundo até sabe bem que o que eu digo é verdade mas prefere que os dirigentes se mantenham na mesma para o seu clube continuar a ganhar títulos através da fruta e do chocolate.