A ANDAR PARA TRÁS

Para além dos problemas de arbitragem – que ficarão reservados para a rubrica respectiva -, há que dizer que os dois pontos perdidos pelo Benfica no Restelo se devem, em primeiro lugar, a erros próprios. Não é possível vencer em alta competição quando se falham golos como os que falharam Suazo e Aimar - por sinal dois dos mais sonantes nomes do plantel - diante da baliza adversária e quase sem oposição.
Tanto quanto o terreno o permitiu, o jogo até nem foi mau, as duas equipas tentaram vencer, e foram dos encarnados as mais flagrantes ocasiões de golo. Mas faltou sempre eficácia na finalização, o que se vai tornando recorrente numa equipa cujo único golo apontado para o campeonato, desde o dia 7 de Dezembro, foi em fora-de-jogo e por um defesa (David Luíz contra o Sp.Braga).
Parece-me ser este o dado mais preocupante numa equipa que, ponto a ponto, vai desperdiçando as hipóteses de se afastar da concorrência, deixando cada vez mais para as visitas aos estádios dos rivais as grandes decisões deste campeonato.
É altamente discutível que um modelo de jogo baseado em lançamentos em profundidade para as costas da defesa adversária seja o mais adequado para o Benfica, semana a semana, ultrapassar os seus adversários. É assim, quase exclusivamente apostado em explorar a velocidade de Suazo, que Quique Flores tem montado a equipa nos últimos tempos. O resultado é uma escassez de golos totalmente incompatível com uma equipa candidata ao título, até porque a eficácia do hondurenho frente às redes tem deixado muitíssimo a desejar – e devo dizer que sempre me causaram alguma desconfiança os pontas-de-lança que não marcam golos. A análise ao trabalho e às opções – tácticas e estratégicas – de Quique Flores ficará também para depois, ou não se tratasse de algo que começa a merecer atenção particular na discussão do momento do Benfica.
Em termos individuais o destaque vai para Maxi Pereira, pela agressividade (no bom sentido) que coloca em campo e pela generosidade que patenteia ao longo de cada minuto de jogo. Em sentido contrário, para além dos já referidos casos de Suazo e Aimar, há que salientar mais uma paupérrima exibição de Di Maria, cuja titularidade custa a entender, pelo menos se exclusivamente à luz do que se vê em campo.
A arbitragem deturpou o resultado, mas não pode tapar os problemas que a equipa vai demonstrando, e o estranho caminho de decréscimo competitivo que prossegue, depois de um ou dois meses em que espalhou a esperança entre os adeptos.

39 comentários:

Ricardo Campos disse...

os adeptos do benfas queixam.se dos arbitros, o treinador do benfas queixa-se dos jogadores, chamando-lhes preguiçosos e vaidosos!!
em que é que ficamos?

LF disse...

Eu queixo-me dos jogadores, do treinador e dos árbitros !

Anónimo disse...

Ó Estorninho,
Vai-te catar!!!
Ficamos que, Estorninho, vai-te embora!!!

M disse...

Caro LF, permita-me observação acerca do DI Maria...ele nao faz nem mais nem menos do que tem feito desde que chegou à Luz..eu pessoalmente digo isto à muito tempo...rapaz não fez metade do que ja se viu fazer com outra camisola...

nao sei se a culpa é dele, ou de quem não o sabe ensinar..ou motivar...

seja como for, penso que é daqueles jogadores que menos tem justificado a constante aposta...alguem protege, por exemplo, do mesmo modo, o Balboa?

o LF considera-o um caso especial, falamos nisso alguns post atrás...ate quando? é que as historias dos milhoes e milhoes que dão por eles, em capas de jornais cada vez mais tendenciosos, nao passam disso mesmo...

eu pessoalmente penso que o campeonato ja acabou..sera um feito extraordinario se o Benfica conseguir sagrar-se campeão!!

Penso que este campeonato está entregue, está viciado, foi devidamente comprado!! Pode-se argumentar muita coisa mas ja nao tenho pachorra para isso nem para o futebol portugues...

O LF fala de erros próprios e com razão...nao se pode falhar tanto, nao se pode ter tão pouco futebol produzido face ao jogadores disponiveis!

mas como ja se viu, jogar bem, este ano, nao vai chegar....

existem, no entanto, coisinhas boas.....calabote morreu, viva o Costa!!!!

saudaçoes benfiquistas

Anónimo disse...

Caro Cornélio, afinal a sua besta acertou na minha porfissão sou paneleiro, faço panelas sim senhor, com muito gosto, e não ofenda quem as faz...

Agora uma coisa é certa, mais vale ser paneleiro, do que andar a dar tiros em joelhos...

Um abraço do tamanho de todos os titulos internacionais e nacionais do FC PORTO comprados...ahahahaha

Nuno Teixeira

angelodias disse...

"uma equipa cujo único golo apontado para o campeonato desde o dia 7 de Dezembro foi em fora-de-jogo e por um defesa (David Luíz contra o Sp.Braga)."

Está tudo explicado...

Ricardo Campos disse...

sabe LF na minha tertulia futebolistica existe uma facção que desde inicio criticava o quiqui e o seu modelo de jogo.
será que ele é mesmo fraco?
olhe que foi escolha do manuel rui costa e do socio do porto vieira.

Ricardo Campos disse...

o corno teixeira não me larga...
dasssssssssss

Ricardo Campos disse...

o braga foi menos roubado em casa com o Porto do que com o benfas na luz...
a minha pergunta é, quem é que não quer que o Braga lute com os grandes?

Anónimo disse...

Caro M:
"mas como ja se viu, jogar bem, este ano, nao vai chegar...."
Mas por acaso o senhor já viu o benfica a jogar bem? Ou acredita que fruto daquilo que vem jogando merecia estar em primeiro lugar a alguns pontos de distância da concorrência?
Cumprimentos

Anónimo disse...

Concordo na generalidade do que foi dito mas discordo numa situação. O Di Maria na minha opinião fez um jogo acima da média do que tem feito, pressionou,ajudou na defesa(até levou uma pisadela para cartão amarelo do Silas por ter feito uma boa recuperação defensiva), e desmarcou várias vezes e bem o Suazo, este é que não aproveitou. E verdade seja dita quando o Aimar (apesar dos golos que falhou) e o Di Maria saíram o Benfica jogou bem pior. O Reyes o N.Gomes e C.Martins é que não acrescentaram nada. E o Cardozo esse sim mais uma vez devia ter jogado, e para mim a teimosia do Quique em relação ao Tacuara já começa a ser burrice.

M disse...

Caro Tiago Pereira:

De facto nao vi, tive alguma esperança, alguns lampejos mas nao vi.

A sua questão é pertinente, mas o que é "merecer" estar à frente de um campeonato?

jogar como o Barça esta epoca ou o Manchester a passada? numa competição de pontos, "merecer" estar à frente nao é para quem mais os amealha?
na minha opinião, com arbitrgens isentas este ano o Benfica estaria na frente do campeonato com o maior numero de pontos amealhado e nesse sentido, sim, merecia!

numa epoca em formação (cujo tempo ja se esgota, face as pobres exibiçoes que concerteza se refere), o facto é que os pontos que referi seriam fundamentais para a consolidação de rotinas, para a confiança dos jogadores, tecnicos e adeptos, e esse facto seria essencial para a evolução para bom futebol....

tipo chelsea de mourinho dos primeiros meses...jogava bem? nao! ganhava pontos? sim!

é a minha opinião...

saudaçoes benfiquistas

Anónimo disse...

Essa é que é essa caro M se não é os apitos dourados mesmo com exibições medianas o Benfica ia na frente com 5 ou 6 pontos de avanço, mesmo sendo retirado os 3 pontos que com que vencemos o braga, o único jogo em que fomos beneficiados na liga.

Anónimo disse...

Caro M:
O merecer em futebol é sempre algo relativo, principalmente tendo em conta a mediocridade do futebol português. Não obstante, antes de atirar o factor decisivo para cima do árbitro, procure perceber o porquê de futebolistas tão sonantes como: suazo, reyes, di maria ou até aimar não estarem a render o minimo aceitável, e ai terá a principal razão pela qual o Benfica não está em primeiro com uma confortavel vantagem. A culpa de o Benfica não conseguir praticar bom futebol com, seguramente, o melhor plantel dos últimos 10 anos não poderá ser imputada aos árbitros mas sim aos próprios jogadores e mesmo ao treinador que me parece estar a minar o balneário e a criar condições para ser demitido no final da época, sem títulos.
Cumprimentos desPORTISTAS.

M disse...

Caro Tiago Pereira:

Permita-me discordar...
Naturalmente que aquilo que diz, acerca da disparidade entre aquilo que se projectava para o futebol do Benfica face aos jogadores disponiveis no inicio da epoca e aquilo que semanalmente o Benfica produz (ou nao!!!),é, mais uma vez, pertinente...e ate irei acrescentar algo...

mesmo antes que os adeptos de outros clubes rivais directos façam esse tipo de observaçoes que todas as pessoas podem observar, ja os adeptos do Benfica o fizeram...ninguem (acho), que defenda as cores do Benfica, pode gostar do futebol apresentado pelo clube, independentemente do lugar que ocupa, sendo o primeiro ou terceiro..alias, numa optica de excelencia que deve pautar o meu clube (pelo menos é o que defendo), estar em primeiro a jogar mal é, apesar de merecido pois sao pontos conquistados, nao me agrada, pois é nivelar o campeonato por baixo, nao fazendo do Benfica o melhor, mas sim, o menos mau...pois se a jogar mal estaria em primeiro, imagine o nivel dos adversarios...

o que eu disse e digo em resposta aquilo que me dirigiu, é que, mesmo com essa tao notoria (e voce, como adversario directo, pode constatar) quebra da qualidade de certos jogadores e treinador e sei la que mais, nao havendo diversas e muitas arbitragens nao isentas, o Benfica estaria em primeiro.

se me fala em eu fazer uma analise ao estado do meu clube (que ja fiz, alias faço, todas as semanas...)sugiro que faça também ao seu, pois sem essas arbitragens nao isentas, sendo tri campeao, com uma equipa estruturada, com treinador a algum tempo, o seu clube estaria abaixo na classificação....

certo?

saudaçoes benfiquistas

Anónimo disse...

aurelio tens uma voz linda cantas bem o probrema e a pronuncia eu bebo o binho tu bejas o cu da baca se conseguires arranjar isto vais longe com um bocadinho de vasselina nao vai custar nada aguenta ai

Anónimo disse...

Caro M:
Discordo plenamente da sua opinião de que sem as arbitragens o porto estaria muito mais abaixo na classificação, aliás, basta por os olhos na tabela de classificação real elaborada pelo seu camarada benfiquista LF ,semanalmente, para verificar que o porto independentemente de jogar melhor ou pior estaria na pior das hipoteses a um ponto do benfica, pois bem está um ponto à frente. Para mais não partilho da opinião de que o Porto tenha vindo a ser tão beneficiado, nem que o Benfica tão espoliado semana a semana. Se quer que lhe diga na minha opinião, a arbitragem não passa de um bode espiatório para onde os benfiquistas atiram todas as frustrações decorrentes da falta de títulos época após época, e para justificar para sim próprios o porquê de o glorioso não mais o ser.
Cumprimentos

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

M disse...

Caro Tiago...

é naturalmente a sua opinião, discordo...


Eu nao mencionei que o seu clube estaria muito mais abaixo, mencionei que estaria abaixo, baseado no que penso serem os pontos que o Benfica deveria possuir nesta altura fruto de uma arbitragens isentas...como me parece que seriam mais uns quantos que os 2 que nos distanciam agora, dai a minha opinião.

tambem discordo da sua opinião acerca da posição generalizada dos benfiquistas acerca das arbitrgens como justificação para insucessos desportivos....isso é com a malta do outro lado da segunda circular...

eu, pessoalmente, tenho outra opinião..acredito que o Benfica tem cometido erros apos erros, anos apos anos....sou, de longe, dentro do meu grupo de amigos chegados, entre todos os que possuimos um lugar cativo no estadio da Luz e para onde nos dirigimos sempre que pudemos para apoiar o nosso clube, aquele que menos liga as questoes das arbitragens...julgo que pela grandeza do meu Benfica, se o arbitro comete erro grave, meu clube tem a obrigaçao de jogar mais e melhor para corrigir isso mesmo...

mas este ano, pela primeira vez, nao sigo por ai...simplesmente vejo demasiados erros, demasiadas arbitrgens com falta de isenção, que seriamente acredito que o meu clube esta a ser prejudicado.

nao sejamos desonestos ou ingenuos....tanto eu como voce sabemso que o reinado dos 3 grandes tem pinceladas aqui e ali de ajudas face a grandeza dos mesmos..nao concordo, mas acontece! é como eu e provavelmente voce (nao sei...)que somos sujeitos a um tratamento diferente numa nstuituição bancaria ou face à justiça em comparaçao a pessoas influentes e ricas e seus familiares...

mas..para mim, este ano, para o meu clube, o campo esta demasiado inclinado...

saudaçoes benfiquistas

Anónimo disse...

tu nao tens culpa de ser filho de puta ela a puta da tua mae e que te cagou assim e se nao fores ficas devendo

Anónimo disse...

Caro M:
Esperemos então que as arbitragens melhorem.
Com os melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

Hello