CLASSIFICAÇÃO REAL

"Paulo Costa é um árbitro experiente, com muitos anos de arbitragem, que sabe o que se está a passar e conhece o quadro em que se movimenta" Jesualdo Ferreira, na antevisão ao jogo de Braga
Não me recordo de uma jornada em que todos os três jogos dos clubes grandes tenham tido os seus resultados adulterados. A polémica vai e vem, ora se centra num ora noutro. Desta vez foi em todos.
Benfica foi prejudicado, Sporting e Porto beneficiados. Sobretudo em Braga assistiu-se a uma arbitragem que só não fica na história porque não foi o Benfica o favorecido.

BELENENSES-BENFICA:
São vários os casos polémicos ocorridos no Restelo, e invariavelmente a decisão de Elmano Santos foi no sentido de proteger a equipa da casa, seguramente temendo pelo ruído mediático que qualquer erro a favor do Benfica poderia ter nos dias seguintes.
Se calhar fez bem, pois pouco se tem falado dele.
Logo na primeira parte perdoou um penálti cometido sobre Yebda, e um livre em cima da linha de área do Belenenses, por falta clamorosa sobre Suazo, que teria inclusivamente de valer um cartão amarelo ao jogador azul.
No mesmo período assinalou falta e mostrou cartão a Miguel Vítor, num lance em que o jovem defesa benfiquista nem tocou no adversário - como se sabe Miguel Vítor acabaria por ser expulso com segundo amarelo já na segunda parte.
Foi precisamente na segunda parte que Elmano Santos cometeu os mais graves e influentes erros, ao não assinalar duas grandes penalidades sobre o avançado hondurenho do Benfica. Se na primeira se aceita que o facto de Suazo ter demorado a cair (o que não apaga a falta) possa ter iludido o árbitro, na segunda, já perto do final do jogo, não há qualquer desculpa – Suazo é agarrado sobre o risco, terminando a infracção já bem dentro da área.
Feitas as contas, faltaram três penáltis para o Benfica, quatro amarelos para jogadores do Belenenses, e sobraram os cartões mostrados a Miguel Vítor e Suazo (este no lance do primeiro penálti). Para quem anda a ser levado ao colo não está nada mal.
Resultado Real: 0-3

NACIONAL-SPORTING:
A arbitragem de Soares Dias não foi tão má como as do Restelo e de Braga, mas não ficou isenta de erros, e teve influência no resultado.
Os dois casos são duas grandes penalidades. Uma marcada, outra por marcar (o golo anulado a Liedson não é propriamente um caso).
A que ficou por assinalar é bem mais clara. A outra deixa dúvidas.
Como a segunda foi falhada, não pode entrar nas contas – não poderia subtrair um golo que não existiu. Fica pendente portanto a primeira, em que Rui Patrício toca o pé do avançado madeirense já depois de a bola ter passado.
Resultado Real: 2-1

SP.BRAGA-F.C.PORTO:
A nomeação de Paulo Costa já anunciava aquilo que se veio a passar.
Trata-se de um árbitro da velha guarda, dos tempos mais nebulosos do Apito Dourado, conotadíssimo com o F.C.Porto, com toda uma história de protecção ao clube nortenho e prejuízo de Sporting e Benfica (a quem tem tirado uma média de dois a três pontos por temporada) que há muito deveria ter sido afastado do quadro de arbitragem, onde, como Jesualdo disse, se movimenta como poucos.
A única dúvida era se existiriam ou não oportunidades para o juiz portuense (e portista), e seus auxiliares portuenses (e portistas) ajudarem a sua equipa a ultrapassar um dos mais difíceis jogos que o calendário lhe apresentava até final da época. Existiram e várias.
O primeiro e importante golo do F.C.Porto – numa altura do jogo em que era dominado pelo adversário – surge na sequência de um fora-de-jogo de Hulk tão ou mais evidente que o de David Luíz no jogo da Luz na jornada anterior.
Se a culpa desse lance tem de ser assacada ao fiscal de linha (que depois até esteve bem ao invalidar o golo de Tomás Costa), já na segunda parte Paulo Costa tomou para sim todo o protagonismo.
Das três grandes penalidades reclamadas (senão pelo Sp.Braga, pela imprensa), duas são claras – as da mão de Guarin e da falta de Helton sobre Renteria. A outra (falta sobre Alan) deixa dúvidas, mas apenas quanto à possibilidade de a falta ser cometida dentro ou fora da área.
Na pior das hipóteses ficaram pois por marcar dois penáltis, um livre perigoso e três cartões amarelos, além de um golo por anular. Quem disse a propósito do jogo Benfica-Sp.Braga que em vinte anos não se tinha visto nada assim não precisou de mais de duas semanas para ter de engolir as palavras.
O que preocupa mais nesta arbitragem (e na do Restelo) é a clara intenção de compensar erros ou supostos erros de semanas anteriores, com erros ainda mais graves. O problema não era obviamente o Sp.Braga (peão pouco relevante nesta história), mas sim o F.C.Porto, cujo poder ainda se faz sentir em muitos árbitros do, diria, antigo regime, aquele que vigorou entre 1984 e 2004, e ao longo do qual emergiram figuras, figurinhas e figurões como Paulo Costa, seu irmão e muitos outros.
Se o Sp.Braga pensava que com este árbitro iria ter isenção, a resposta não podia ter sido mais negativamente eloquente. Para o que António Salvador e Jorge Jesus disseram na Luz, não deixa de ser merecido. Para o campeonato e para o futebol português é trágico e de consequências difíceis de prever.
No Porto, como o próprio Jesualdo Ferreira disse, "ninguém anda desatento".
Resultado Real: 2-1

CLASSIFICAÇÃO REAL:
FC PORTO 31 (=)
BENFICA 31 (prejudicado num ponto)
Sporting 25 (beneficiado em cinco pontos)

48 comentários:

Anónimo disse...

saluti from Italy

Anónimo disse...

Isto só vai mudar quando os valentins e os pintos da costa morrerem!
já faltou mais!!!

Ricardo Campos disse...

concordo que o braga foi prejudicado em dois penalties, agora a pergunta que deixo é a seguinte:

os jogadores do braga iriam marcar os mesmos? podes afirmar e garantir que iriam ser golos?

no jogo do belenenses, tb podes afirmar que os penalties iriam ser concretizados pelos jogadores do benfas?

ou será que a culpa é mais dos avançados que desde o dia 7 de dezembro que não marcam golos???

LF disse...

A classificação real tem regras próprias e conhecidas dos leitores.
Independentemente do bem ou mal que cada equipa joga.

Ricardo Campos disse...

LF escreveu acerca do benfica-Braga

"O balanço não é fácil de fazer. Penalti a menos, penalti a mais, golo irregular. Talvez um empate a um golo.
Resultado Real: 1-1"

acha que você esta a ter o mesmo criterio que teve no benfica- Braga para analisar o braga- porto?
no benfica-braga desde o golo fora do jogo até dois penalties contra o benfica e um contra o braga, logo o resiltado seria 1-2 a favor dos homens do norte.
Ou será que o facciosismo é tanto que você não vai corrigir?

Ricardo Campos disse...

as regras é você quem as faz, mas ao menos seja coerente naquilo que escreve e apregoa.

neste campeonato você sabe muito bem que a equipa que tem sido mais prejudicada tem sido o FC PORTO, você mesmo o tem dito e escrito, esta semana lá lhe caiu mal algum pastel de belem e você virou o bico ao prego!!!

Coerencia meu caro, só lhe peço coerencia!!!

Anónimo disse...

O fcp o mais prejudicado!? ò aurélio desculpa lá mas diz me lá 1 jogo em que o fcp foi prejudicado?O fcp como sempre é o mais beneficiado isso sim, porque não foi só este em braga (que foi muito mais escandaloso do que na Luz), houve bastantes mais. Mais prejudicado é o braga e o Benfica.
Que grande lata que tu tens.

Ricardo Campos disse...

Calma Peter:

não era eu que dizia, era o LF.
Na classificação real ele colocava sempre o Porto na frente como sendo o mais prejudicado.
é ver os post´s passados

Anónimo disse...

Realmente muita falta de coerência...
E tanto apregoam que o Porto é beneficiado para depois o colocarem no topo da classificaçao 'real'. Parece que nao fomos assim tao beneficiados...
O penalty do Helton foi sobre Renteria ou sobre Meyong?

Anónimo disse...

Um reparo a falta do Helton foi sobre o Meyong.

Das várias Tabelas da Verdade, aquela que mais se aproxima da realidade, e esta muito bem fundamentado é a do Forum Benfica:
http://forumbenfica.blogspot.com/2009/01/anlise-arbitragem-at-15-jornada.html

Anónimo disse...

Claro que foi mão do Guarin, pena que em nenhuma imagem da TV isso se vê, mas a mão foi clara e óbvia. Apesar de n se ver.
Aguardo sentado uma imagenzinha que mostre a mão do Guarin.
E claro, como já estamos habituados, o Katsouranis a agarrar por trás o Alain n é penalti, já o lance do Cisshoko só deixa duvidas se foi dentro ou fora da área. É perfeitamente natural!

E preciso de dizer uma coisa, que n entendo mto bem. Ainda há 3 ou 4 posts atrás, o Braga era filial do Porto, tinha 3 ou 4 jogadores conotados com o Porto que, obviamente n iam jogar nada para proteger o "polvo", vai-se a ver e até parece que jogaram mesmo para ganhar e q a arbitragem é q n deixou. Lá continua a saga do LF na falta de coerência, na insinuação e na mentira descarada. Parabéns!
PORTO EM PRIMEIRO!!!!!!

Anónimo disse...

Caro Cornélio, afinal a sua besta acertou na minha porfissão sou paneleiro, faço panelas sim senhor, com muito gosto, e não ofenda quem as faz...

Agora uma coisa é certa, mais vale ser paneleiro, do que andar a dar tiros em joelhos...

Um abraço do tamanho de todos os titulos internacionais e nacionais do FC PORTO comprados...ahahahaha

Nuno Teixeira

Anónimo disse...

Mas se a penalidade assinalada contra o Sporting te levantou dúvidas, porque raio dás à vitoria ao Nacional?

Jotas disse...

Só começo a acreditar nos arbiros, quando se mostrarem cartões ao Bruno Alves com o mesmo critério com que se mostram a outros jogadores de utros clubes.
A verdade nua e crua é que no final desta jornada o benfica teria 4 pontos de avanço sobre o Porto e 3 sobre o Sporting, assim está igual ao Sporting e a 1 do Porto. Os factos falam por si.

LF disse...

1-
No Benfica-Braga toda a gente se parece esquecer do penálti sobre o Suazo.
Também toda a gente quer tomar como indiscutível um penálti supostamente cometido por Katsouranis.
O primeiro parece-me existir. O segundo não.

Mesmo que o penálti assinalado não existisse (e até o admito), e já descontando o golo em fora-de-jogo, o resultado seria 1-1 (penalti de Suazo para o Benfica, penalti feito por Luisão para o Braga).

No Braga-Porto não há nenhum penálti não assinalado a favorecer o Porto.

2-
A equipa mais prejudicada desde o início da época tem sido o Benfica.
Nem sempre a classificação real o demonstrou, pois nela não entram cartões, e dela ficam neutralizados os prejuízos em jogos que o Benfica acabou por ganhar, como em Guimarães, com o Naval, com o Marítimo e com o Sporting, quase todos eles com grandes penalidades escamoteadas.

Após esta jornada, já nem os critérios da classificação real apagam o real prejuizo benfiquista.

3-
No Nacional-Sporting houve dois casos.
Um penálti por marcar a favor do Nacional, e o penálti assinalado e falhado.
No caso do segundo, apesar de deixar mais dúvidas do que certezas, em termos de classificação real nada se poderá fazer, pois do eventual erro do árbitro acabou por não resultar nenhum golo.
Assim fica o primeiro penálti, que não se sabe se seria convertido ou não, mas que para este efeito se considera.
O resultado fica pois em 2-1

Anónimo disse...

é incrível como o LF inventa penaltys contra o Sporting!!!

Agora aquele em que o Cop mete o pé nas mãos do Patrício e se deixa cair (só foi o avançado do Nacional que tentou cavar a falta e mais nada) é demais! Depois diz que o do abel é duvidoso, só para ficar bem visto (mas também só diz que é duvidoso porque não resultou em golo). Já foi assim o do Postiga sobre o Meyong (que também para o LF é penalty), já foi o do Polga sobre o Marcelinho (também só para o LF é) e mais alguns supostos benefícios para o Sporting! Agora quando até o famoso benfiquista Aontónio Rola diz que o lance entre o Cop e o Patrício não é falta vem o ILUMINADO do LF a dizer que é, mas ainda alguém vai na conversa vermelha deste LF???

LF então como tu, uma pessoa tão isenta como és e que não tendes nada para o Benfica, te pudeste esquecer do penalty do M.Vitor sobre o Marcelo??? Não deve ter passado no teu peneiro vermelho?

E mais apesar da tua porcaria da classificação real dizer o que diz, aconselho-te a ver uma sondagem do teu jornal vermelho, que até nessa sondagem mostra bem as quipas mais beneficiadas durante este campeonato (e não, não é o SCP)!

Só mesmo com palas vermelhas se pode dizer que a equipa mais prejudicada é o SLB! Se o LF fosse da direcção, eu até compreendia porque tinha de justificar as GRANDES exibições que esta equipa recheada de jogadores que "valem" milhões têm feito! Agora um adepto que em vez de arranjar desculpas devia era criticar, eu sinceramente não compreendo!

Ricardo Campos disse...

caro LF:

desculpe mas esta a ser incoerente!
semana passada a equipa mais prejudicada era o FC PORTo e hoje já dá o dito pelo não dito...
permita-me discordar

Ricardo Campos disse...

caro LF:

desculpe mas esta a ser incoerente!
semana passada a equipa mais prejudicada era o FC PORTo e hoje já dá o dito pelo não dito...
permita-me discordar

Anónimo disse...

é uma idiotice a analize aos jogos do Sporting!



40 postas pescada

Anónimo disse...

(...) No Nacional-Sporting houve dois casos.
Um penálti por marcar a favor do Nacional, e o penálti assinalado e falhado.
No caso do segundo, apesar de deixar mais dúvidas do que certezas, em termos de classificação real nada se poderá fazer, pois do eventual erro do árbitro acabou por não resultar nenhum golo.
Assim fica o primeiro penálti, que não se sabe se seria convertido ou não, mas que para este efeito se considera.
O resultado fica pois em 2-1 (...)

a afirmação acima já não é do campo da idiotice, é mais do campo da cretinice!


40 postas pescada

Anónimo disse...

Uma curiosidade factual da 1ªVolta.
Factos e não opiniões subjectivas.

penaltis a Favor/Contra:

FCP 4/1
SLB 4/1
SCP 2/3




40 postas pescada

Tiago Mendonça disse...

Um dos melhores textos que já vi. Fiz menção no meu blogue.

Anónimo disse...

as vezes o aurelio danadinho tem raios de lucidez fala derepente estraga a pintura parece aquela vaca que da muito leite quando a lata esta quaise cheia prega um coice e vira a lata bem puchadinho ainda pode se salvar tu es novo vai ver o padre frederico andas com ma olhado vai te tratar

Anónimo disse...

LF continuas calado em relação ao penalty só por ti visto do Patrício sobre o Cop!?????

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

se calhar o caro LF no lance do suposto penalti ao Yebda, nao vê o Luisao a empurrar um jogador do Belenenses

Anónimo disse...

seras sempre o filho daquela cadela

Anónimo disse...

ASSIM VAMOS:......

PENÁLTIS CONTRA O BENFICA NÃO MARCADOS: 6 penáltis (1 Taça da Liga)

-PENÁLTIS A FAVOR DO BENFICA QUE NÃO EXISTIRAM: 2 penáltis

-EXPULSÕES PERDOADAS A JOGADORES DO BENFICA: 6 expulsões (2 Taça da Liga; 1 Taça de Portugal)

-EXPULSÕES INJUSTAS DE JOGADORES ADVERSÁRIOS: 1 expulsão

-GOLOS DO BENFICA ILEGAIS: 4 golos (1 Taça de Portugal)

-GOLOS MAL ANULADOS AOS ADVERSÁRIOS: 1 golo

-FORAS-DE-JOGO MAL ASSINALADOS AOS ADVERSÁRIOS DO BENFICA: 5 foras-de-jogo

- LIVRES INDIRECTOS DENTRO DA ÁREA DO BENFICA NÃO MARCADOS: 1 livre

Anónimo disse...

PENÁLTIS CONTRA O BENFICA NÃO MARCADOS: 6 penáltis (1 Taça da Liga)

-PENÁLTIS A FAVOR DO BENFICA QUE NÃO EXISTIRAM: 2 penáltis

-EXPULSÕES PERDOADAS A JOGADORES DO BENFICA: 6 expulsões (2 Taça da Liga; 1 Taça de Portugal)

-EXPULSÕES INJUSTAS DE JOGADORES ADVERSÁRIOS: 1 expulsão

-GOLOS DO BENFICA ILEGAIS: 4 golos (1 Taça de Portugal)

-GOLOS MAL ANULADOS AOS ADVERSÁRIOS: 1 golo

-FORAS-DE-JOGO MAL ASSINALADOS AOS ADVERSÁRIOS DO BENFICA: 5 foras-de-jogo

- LIVRES INDIRECTOS DENTRO DA ÁREA DO BENFICA NÃO MARCADOS: 1 livre

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé