MUDAR ALGUMA COISA

Parece cada vez mais evidente que o sistema de jogo utilizado por Quique Flores (4-4-2 à espanhola) não é o mais indicado para a Liga Portuguesa.
O tema merecerá aqui, dentro em breve, uma análise mais detalhada - já com vista à próxima temporada, que deve começar desde agora a ser preparada. Para o imediato, e de modo a tentar salvar as hipótese dos encarnados no campeonato, julgo que se deveria partir rapidamente para a utilização de um losango a meio-campo, permitindo assim a inclusão de dois pontas-de-lança.
Sidnei não está convocado. Não sei porquê, e como tal não deixo de incluir o seu nome na "minha" equipa. O motivo é o mesmo da inclusão de David Luíz ou Reyes - dar confiança a jogadores em crise, de modo a ganhá-los para o futuro próximo.

19 comentários:

Anónimo disse...

Com o losango lá se foi o Fernando Santos. Será um problema táctico?
M. Vieira

Anónimo disse...

Caro Luís,

Concordo a 100% com o 11. Alias, em casa devíamos jogar sempre neste sistema táctico.

Aproveito este espaço para exprimir o meu profundo descontentamento com o que a direcção do SLB fez aos seus associados e simpatizantes.
Antecipar o jogo para hoje (6ª feira) é vergonhoso, pois é uma falta de consideração para com associados e principalmente para com a Instituição BENFICA.
Passo a explicar:
Caso estejam esquecidos o Sport Lisboa e Benfica celebra amanha/sábado (dia 28 Fevereiro) o seu 105º aniversário.
Que melhor dia para brindar os sócios com uma boa exibição e uma vitoria para esquecer o passado sábado e colocar pressão nos adversários!?
Ao Invés, a direcção do SLB decidiu antecipar o jogo para 6ª feira, para que os meninos possam ir à gala de aniversário. Como se merecessem festas e festarolas pela época que estão a efectuar. Ah e nada de jogar domingo, pois domingo está tudo de ressaca é tem de descansar.
Na minha modesta opinião esta atitude é vergonhosa... uma falta de respeito por aqueles que semana após semana acompanham as camisolas berrantes por este pais fora e por esta Europa toda.
Haja respeito pelos sócios e principalmente pela Instituição Centenária que é o Sport Lisboa e Benfica.
Aqui fica a minha indignação.

Benfica somos nós!

M disse...

ja estou por tudo, desde que meta o Aimar a organizar jogo, na posição central, por mim tudo porreiro...

LF disse...

O despedimento de Fernando Santos foi um dos maiores erros desta direcção.
Se tivesse ficado, e tivesse este plantel à disposição, com mais dois anos de trabalho em cima, estávamos agora com 6 ou 7 pontos de avanço.

Não percebo porque não foi o jogo marcado para domingo.
Mas sexta à noite também não me parece mal de todo. Embora eu, por outros motivos, provavelmente não possa ir.

Anónimo disse...

Na minha opinião a melhor táctica seria usar dois extremos , Reyes e Di Maria, e com Cardozo no ataque. E no centro ficaria Katsoranis e Carlos Martins/Ruben Amorim com Aimar a criador de jogo. É que não é necessário ter, como está neste momento, Katsoranis, Yebda e Ruben Amorim a jogar ao mesmo tempo. Temos de ter um maior poder de ataque nas alas e com um finalizador nato, o Cardozo.

Anónimo disse...

Concordo com a equipa que o LF propõe, mas essa do f.santos não.Para já na minha opinião não era treinador para o Benfica por várias razões:Esteve no fcp e só foi campeão 1 vez, o último do penta, numa equipa já construída por outros.Nos outros 2 anos seguintes cometeu a proeza de perder os campeonatos(apesar das arbitragens sempre favoráveis) com a agravante de ter perdido 1 com o jardel,facto inédito da carreira do brasileiro neste país.No scp quedou-se por um 3ºlugar apesar da maior parte da Liga ter estado em 2º que perdeu nas últimas jornadas para o Benfica de camacho.Na mesma época foi eliminado pelo genclerbirligi da turquia na uefa.E no Benfica ficou em 3º é certo a 1 ponto do 2º e a 2 do 1º mas não conseguiu passar da 1ª fase da champions e foi eliminado pelo espanhol na uefa.O koeman no ano anterior apesar do 3º lugar na liga ao menos passou a 1ª fase da champions e eliminámos o manchester e o liverpool o então campeão da europa.A direcção do Benfica errou sim ao demiti-lo na 1ª jornada da liga 2007/08, pois devia ter sido demitido era no final da época anterior ou então não devia ter sido contratado.Por acaso naquela altura até fiz uma aposta sobre este facto com uns amigos e ganhei, que era a seguinte:o f.santos não sendo demitido agora (final da época), se as coisas correrem mal no início da próxima é despedido.Na minha opinião as lacunas do f.santos são evidentes tem um discurso pobre e fraco (bem ao estilo da velha guarda, mas os tempos mudaram)e joga sempre com os mesmos (coisa que no futebol moderno não é possível, em determinadas alturas a rotação tem que ser feita). Eu sei que o Benfica tinha 1 banco fraco na altura e o f.santos dizia isso em público (coisa que 1 treinador nunca deve fazer,desmoraliza os suplentes independentemente do seu valor, até pq se o valor é baixo ele só tem é que os trabalhar e motivar para melhorar e não dizer estas parvoíces).Nem no fcp e scp onde encontrou bancos mais ricos ele fazia rotação. O f.santos até põe as equipas a jogar futebol vistoso o problema é que por causa de não fazer rotação as suas equipas vão se abaixo físicamente sempre no último terço do campeonato.Não digo que não seja bom homem e é Benfiquista, mas na minha opinião isso não chega.Para mim o maior erro desta direcção foi não ter aguentado o trapattoni, o futebol não era vistoso mas era eficaz.

LF disse...

Maradona,

Assim haveria muita gente sem defender.
Nenhuma equipa de topo, no futebol actual, se pode dar ao luxo de ter 4 jogadores que não recuem com o bloco (nesse caso Reyes, Di Maria, Cardozo e Aimar)
Mesmo 3 já é demais. O ideal seria ter um Deco em vez de um Aimar. Mas é o que temos...

As tarefas defensivas do meio-campo, nesse sistema, ficariam entregues a dois jogadores, que se veriam em inferioridade perante meio-campos adversários com 3, 4 e mesmo 5 elementos.
Não conseguiriamos fazer chegar bolas ao ataque.

Mas, claro, isto é só a minha opinião.

Ricardo Campos disse...

a tactica do benfas é pressionar o arbitro e espancar o fiscal de linha, e assim se ganham jogos.

M disse...

estupido, estupido, estupido...

alguma malta depois do almoço é um fartote...

LF disse...

Sim,
O Trappatoni também não deveria ter saído.
Tudo começou aí.

Mas Fernando Santos é um bom treinador.
Não é do topo europeu, mas o Benfica não tem dinheiro para ter Mourinhos nem Capellos.

Conhece o futebol português, tem experiência internacional, e utiliza preferencialmente um sistema que se encaixa na perfeição naquilo que é o actual plantel do Benfica.

Falta-lhe carisma, e capacidade de mobilização dos adeptos.
Mas isso não é tudo, nem é o mais importante.


Mas eu acho que nem Camacho deveria ter saído. Na época passada o Benfica tinha seis pontos de avanço do Sporting, e após a sua saída acabou em 4º lugar, fruto da triste aventura-Chalana.

Por tudo isto também tenho dúvidas que a saída de Quique seja o melhor para a próxima época.

Anónimo disse...

LF,
O Manchester e outras equipas inglesas jogam assim, bastante atacante. Outro exemplo é o Bayern que jogou com 4 homens de ataque e humilhou o Sporting que estava a jogar num losango.
Acho que se os jogadores estiverem bem tacticamente, recuando os alas e o Aimar quando perdemos a bola não iria haver problemas defensivos.
Para além que jogando assim atacante obrigaria a equipa adversaria a recuar e limitaria a força do meio campo deles.
Mas claro que isto de tácticas é subjectivo e cada um tem uma.

Anónimo disse...

Independentemente de discordar do Quique às vezes, ele só tem é que ficar porque o Benfica precisa de estabilidade.E ele tb não é tão mau treinador como certos comentadores em programas de futebol falam.

Anónimo disse...

Não LF, o Benfica n está com 7 ou 8 pontos de avanço por causa dos árbitros!

LF disse...

O problema, Maradona, não está no desenho em si, mas mais nos personagens.
Se tivéssemos extremos capazes de fechar no espaço interior, capazes de compensar os laterais, e médios ofensivos fortes e pressionantes, então sim, seria possível jogar desse modo.
Só que tanto Reyes, como Aimar, como sobretudo Di Maria, são jogadores macios e de bola no pé. Quando a equipa perde a bola é como se deixassem de existir. Jogando todos juntos, mais um ponta-de-lança, as situações de inferioridade numérica no meio-campo suceder-se-iam.

M disse...

para jogar no esquema que maradona sugere, seria necessário 2 extremos, ou alas, para colmatar as ausencias que o LF identifica,com as caracteristicas do Simão..extremamente competitivo, nao so no atacar, mas tambem no posicionamento, na defesa...e laterais assumidos, nao adaptaçoes, capazes de fazer corredor todo..tipo Léo.

saudaçoes benfiquistas

Anónimo disse...

LF,

não percebes pq n jogamos ao domingo?
não jogamos domingo porque os meninos vao pra gala amanhã e como vão estar de ressaca não se podem embebedar.
Todas as oportunidades para jogar no dia de ANIVERSARIO do GLORIOSO e esta direcção dá esta facada aos adeptos.

Kid Bengala disse...

Não estou em desacordo com o que escreveu LF penso que seria uma solução a considerar, no entanto penso que este benfica tem equipa para jogar em 4x3x3:

Maxi Luisão Sidnei D.Luiz
...........Katso............
....R.Amorim....P.Aimar.....
Suazo..................Reyes
..........Cardozo...........

Visto que o benfica tem extremos bastante ofensivos e que não defendem muito, ou muito bem, penso que esta era a solução ideal, homem rapidos a explorar as faixas e com poucas preocupaçoes defensivas, um ponta de lança de area, Aimar mais solto a organizar jogo, runben na posiçao que tao bem sabe jogar (interior direito) e katso no vertice mais recuado do triangulo.
Cumprimentos.

Ricardo Campos disse...

começo a achar que o kiki é um novo artur jorge...
vai enterrar o benfas direitinho, e aqui pelo norte já se fala no kiki de azul e branco.
vamos aguardar

Anónimo disse...

o balboa ainda joga no benfas?