OPERAÇÃO SUÉCIA

Depois da problemática Final da Taça da Liga, é agora altura de unir esforços e olhar para a Selecção Nacional, num momento bastante delicado da fase de apuramento para o Mundial 2010. Frente à Suécia só há uma hipótese: ganhar ! Qualquer outro resultado deita praticamente por terra a possibilidade de qualificação, pelo que se queremos mesmo estar no Mundial, este é um jogo de vida ou morte.
Ibrahimovic não joga, o que é incontestavelmente uma vantagem. O avançado do Inter é, de longe, o melhor jogador sueco, e também um dos melhores do mundo na actualidade. A equipa de Queiroz tem, todavia, que mostrar muito mais capacidade colectiva do que se viu até agora, pois caso contrário dificilmente se superiorizará a um conjunto muito forte fisica e tácticamente, e com larga experiência em apuramentos para fases finais.
Não entendo, como aliás muita gente não entende, algumas das escolhas do seleccionador. Nem sequer simpatizo particularmente com ele. Isso não impede que esteja de alma e coração ao lado da equipa das quinas, tenha ela jogadores do meu clube ou não. E só não vou ao Dragão apoiar porque não posso.
Mas já agora, deixo aqui aquela que seria a minha convocatória, bem como o onze base dela resultante.
GUARDA-REDES: Quim e Eduardo
DEFESAS: Bosingwa, Ricardo Carvalho, Pepe, Bruno Alves, Marco Caneira, Miguel e Fernando Meira
MÉDIOS: João Moutinho, Maniche, Deco, Tiago e Raul Meireles
AVANÇADOS: Cristiano Ronaldo, Nuno Gomes, Simão, Nani e Hugo Almeida
Onze base:
Não estando presentes Quim, Caneira e Nuno Gomes, o mais provável é que joguem Eduardo, Duda e Hugo Almeida.

7 comentários:

Unknown disse...

ter o Pepe a trinco é um atentado ao futebol!

Anónimo disse...

CORREIO DA MANHÃ

"Lucílio Baptista telefonou a Pinto de Sousa para este lhe subir nota de teste escrito

Lucílio Baptista
Telefonema a Pinto de Sousa fez subir nota de teste escrito

O árbitro Lucílio Baptista foi recentemente ilibado no processo ‘Apito Dourado’. O juiz de Setúbal estava a ser investigado por um pedido que dirigiu a Pinto de Sousa.

Quando foi ouvido pela equipa da procuradora Maria José Morgado, disse não se recordar de ter feito tal pedido, que visava subir a nota de um teste escrito.

Segundo o despacho que o Correio Sport consultou, a conversa entre o árbitro e Pinto de Sousa aconteceu em finais de Dezembro de 2003. Lucílio Baptista estava descontente com a nota de um exame escrito que contava para a sua classificação final e fez queixa disso mesmo a Pinto de Sousa. Dias depois, o ex-presidente do Conselho de Arbitragem da FPF e arguido do processo ‘Apito Dourado’, recebeu um telefonema de Antonino Silva, membro da Comissão de Análise da Liga, dando-lhe conta de que a nota havia “subido substancialmente”. Pinto de Sousa comunicou-o a Lucílio Baptista a 23 de Dezembro. Numa conversa escutada pela Polícia Judiciária do Porto, o árbitro disse ter sido aquela notícia “a melhor prenda de Natal que podia ter recebido”.

O Correio Sport apurou que Lucílio Baptista mostrou falta de memória quando foi mais tarde interrogado. Disse não se lembrar sequer do caso da nota, garantindo que apenas recordava uma conversa que manteve com Pinto de Sousa quando se sentiu injustiçado devido à avaliação de um árbitro auxiliar. Lucílio admitiu depois que a conversa sobre subir a nota dizia respeito à dita avaliação.

Também Antonino Silva e Pinto de Sousa vieram depois assegurar que nunca favoreceram o árbitro, o que levou a equipa de Maria José Morgado, no despacho recente visando as classificações na arbitragem, a arquivar o processo “por falta de indícios”."

Tiago Mendonça disse...

O meu onze ideal, já com Liedson.

Gk-Quim
DD-Bosingwa
DE-Ricardo Rocha
DC-Pepe
DC-Carvalho
MC-Maniche
MC-Moutinho
MC-Deco
MD-Ronaldo
ME-Nani
AC-Liedson

Para os jogos fora e/ou mais complicados. Em casa prescindia de Moutinho, e colocava de inicio Nuno Gomes ao lado de Liedson num 4-4-2 puro.

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

Caro LF

Porquê a insistência em Nuno Gomes?

Viste os dois passes aos guarda-redes do Guimarães(de cabeça) e Sporting(isolado frente a Tiago)?

o que fez ele na final da Taça da Liga?

o NG esta época ainda rendeu alguma coisa mas foi só até Dezembro de 2008....em 2009 gostaria que me dissesses o que ele fez de relevante em jogos pelo Benfica?

entrou nas segundas partes do Dragão e Alvalade....praticamente nem conseguiu tocar na bola...

marcou um golo ao Paços de Ferreira não foi?

e o resto?

achas que chega?

não percebo esta situação do Nuno Gomes.....

no Benfiquitas Desde Pequeninos o Pelicano e no Inferno da Luz o Pedro Fonseca já se aperceberam do filme que é ter Nuno Gomes mais 2 anos no plantel do Benfica....

meu caro consócio LF tu que és um mestre em estatísticas e história do futebol concerteza lembras-te do Cadete que jogou no Sporting?

também marcou uma era em Alvalade...

marcava golos...os lagartos adoravam-no....

foi preciso ele sair para ganharem 2 campeonatos nacionais.....

o Benfica vai acabar se o Nuno Gomes abandonar a carreira é?

com um avançado a sério como o Liedson não tínhamos perdido com o Guimarães em casa e logo aos 4 minutos estaríamos a vencer o Sporting na final da Taça da Liga...

desculpa que te diga mas é inacreditável esta situação do Nuno Gomes no Benfica, o proteccionimso de que é alvo....

enfim o Pinto da Costa vai a caminho do Penta e do primeiro Bi-Tri....

mas nós benfiquistas não podemos ficar tristes....

vamos ter Nuno Gomes mais 2 épocas....

quo vadis meu querido Benfica que mais mal te irão fazer....

Saudações Gloriosas

p.s espero que gostes da nova foto aqui do CDAG, foi daqui do Vedeta da Bola que a retirei....

há uns tempos falou-se numa onda na blogosfera benfiquista....

pois era bonito todos nós os bloggers benfiquistas usarmos esta imagem para mostrarnos a nossa indignação pois a Sic está quase a dar o penalti da final em em imagens digitais e nada mostra sobres esta falta escandalosa...

LF disse...

preto,

É verdade que o Pepe é muito melhor central.
Mas, havendo Bruno Alves e Ricardo Carvalho, e não existindo ninguém para jogar na posição 6, creio que pela sua altura, pela capacidade de fazer de terceiro central (a Suécia joga sempre com dois pontas-de-lança, pelo que é necessário criar superioridade numérica), Pepe pode ser efectivamente a melhor solução.

LF disse...

Tiago,

O Liedson ainda não pode jogar.
E na minha opinião nunca jogaria, pois além de eu ser, por princípio, muito céptico relativamente a naturalizados nas selecções, neste caso particular estamos a falar de um jogador com 32 anos, que não faria mais do que 10 ou 15 jogos pela equipa nacional.

Não está em causa, obviamente, a sua categoria.

LF disse...

CDAG,

O Nuno Gomes não é já aquilo que era há seis ou sete anos atrás.
Mas em Portugal continua, infelizmente, a não haver melhor.

É um jogador experiente, inteligente, cuja mobilidade liga bem com os fantásticos extremos que temos, abrindo espaços para as penetrações de Ronaldo, Simão, Deco ou Nani.
Além disso tem capacidade de liderança, coisa que falta claramente a esta selecção.

No Benfica, para além de tudo mais, existe uma carência de homens da casa no plantel. Saíu Petit, tinha saído Simão, restam Luisão e Nuno Gomes.
Sem eles faltará mística, e o plantel fica descaracterizado, cheio de profissionais que não sentem o clube, não conhecem a sua história, e isso reflectir-se-á nos resultados.

Acho que se jogar com mais frequência, ainda vai ser útil e acrescentar uns golos ao seu extraordinário curriculo (é o quarto melhor goleador de todos os tempos da selecção, e o sétimo, salvo erro, do Benfica).