AINDA OS PONTOS: quem anda a reboque de quem ?

Tudo indica que o Benfica irá participar na próxima edição da Taça UEFA (agora denominada Liga Europa), enquanto o F.C.Porto, quase campeão nacional, irá integrar a Liga dos Campeões.
Mas se o Benfica, qualquer que fosse a pontuação portuguesa no ranking, não passaria da Taça UEFA , já o F.C.Porto, se retirarmos os pontos obtidos pelo Benfica nos últimos anos, teria de disputar uma pré-eliminatória para entrar na fase de grupos da prova principal. Sem os pontos do Benfica, Portugal baixaria para o 13º lugar, justamente o primeiro dos que não coloca nenhuma equipa directamente na Champions.
É pois o Benfica que ajuda o F.C.Porto nas provas europeias, e não o contrário, como quase sempre se pretende fazer crer.
Já agora, a título de curiosidade, refira-se também que o Benfica foi o único clube português a liderar o ranking da UEFA, precisamente nos anos de 1965, 1966 e 1969.

14 comentários:

Ricardo Campos disse...

vocês lideraram em tempos pré historicos.
em 87 o Porto liderou
em 2004 o porto liderou.

o benfas está onde está graças ao Porto, é muito feio cuspir no prato onde se come...
analisa desde o inicio da contagem de pontos uefa quem contribui mais para que portugal possa ter 7 equipas.

Vitória do Benfica disse...

Bom Dia Luis Fialho,
Grande post, qualquer dia pode começar a publicar em revistas cientificas com arbitragem cientifica, os dados do futebol português.

Aqui vai um outro artigo do melhor que tenho lido nos últimos tempos:


Herbert F. Lewis *, Kathleen A. Lock, Thomas R. Sexton. Organizational capability, efficiency, and effectiveness in Major League Baseball: 1901–2002. European Journal of Operational Research 197 (2009) 731–740.


Aqui está um artigo que avalia de forma muito séria CEM ANOS de baseball. Metodolgias que se podem aplicar ao futebol.

Talvez assim se perceba, porque há clubes e campeonatos que singram enquanto outros assentam na batotice.

Saudações Benfiquistas

Anónimo disse...

já eras nascido?

Ricardo Campos disse...

- SE SÃO MELHORES, PORQUE É QUE NADA GANHAM?
- SE SÃO MELHORES PORQUE É QUE SÃO ELIMINADOS NAS PRIMEIRAS FASES DA PROVA?
-SE SÃO MELHORES PORQUE É QUE DESDE DA DECADA DE 60 NÃO GANHAM NADA

Ricardo Campos disse...

Miguel Cervantes e diz o seguinte: «A inveja vê sempre tudo com lentes de aumento que transformam pequenas coisas em grandiosas, anões em gigantes, indícios em certezas.»

Anónimo disse...

Olá Estourinho

Que classe the citação!! estamos a falar de Sancho Pancho ou D. Quixote.

E logo a elevar o nível do blog. Parabéns por isso.

Só lhe falta citar o poema que o chefe do Porto tanto gosta de declamar José Régio " Cântico Negro", um poema que tão bem retrata a ambivalência do chefe quando conversava com o Augusto Duarte ao telefone.

Não , não vá por aí

Santinni disse...

Um Breve para vossa análise:


Actualmente ao serviço do Santos, Léo não esconde alguma surpresa ao analisar o desempenho da formação encarnada. O brasileiro não tem dúvidas sobre a qualidade do grupo e acusa o treinador de ser o principal responsável pela má época desportiva das águias.

Em entrevista concedida à Antena 1, o esquerdino defende: "O problema é Quique Flores, pois não conhece a realidade do futebol português. Sei que o grupo é muito bom, pois é constituído por excelentes jogadores. No entanto, trabalhar com esse senhor é muito complicado. Se fosse pela sua qualidade a equipa estava no primeiro lugar."

O lateral iliba o director-desportivo de qualquer responsabilidade pelo mau momento que o clube atravessa. Repetindo que o "único problema é Quique", o jogador acrescenta: "O trabalho de Rui Costa só o posso qualificar de excelente, tal como o do presidente. É um grande profissional, que sabe muito bem o que está a fazer. Posso assegurar que as suas intenções são muito boas."

Anónimo disse...

Bom dia caro Aurélio Estorninho (laurëa - Sturnus vulgaris),

Está a mudar está a evidenciar mais cultura, até já cita Cervantes, que por sinal é o escritor dos REDs. Ou seja o escritor que imortalizou na utopia a vontade dos homens e mulheres de esquerda.

Como sabe ((Sturnus vulgaris), foi o nome pelo qual a sua espécie ficou conhecida depois de Carolus Linnaeus o pai da taxonomia moderna ter classificado os estorninhos.

È curioso que quando Carolus Linnaeus, botânico, zoólogo e médico sueco, morreu em Uppsala, faltavam mais de 120 anos para o FCP ser fundado, segundo os documentos existentes no arquivo da Torre do Tombo. Porém anteontem verifiquei que, no jogo com o Manchester, uma faixa no Dragão dizia “ FCP a crescer desde 1893”. Será que o seu chefe até o calendário gregoriano, tem ambição de mudar. Eu se fosse o Pinto da Costa tinha mudado a data da fundação para 1875..

A sorte é que o Platini não sabe Português, porque como conhece Linnaeus e o calendário gregoriano ainda aplicava outro castigo ao Jesualdo. Pois o Bordalo Pinheiro criou o Zé Povinho em 1875 e o do FCP na versão Pinto da Costa foi fundado em 1893. Ou seja o Treinador faz gestos que aprendeu ainda o FCP não era nascido. Como é possível!!!!!!


Saudações Benfiquistas

sestrela disse...

o benfica foi melhor até aos anos 80, equivalaeu-se ao porto entre 80 e 90,e desde ai o porto tem sido melhor.
Tudo somado o benfica ainda continua a ser o melhor clube portugues, mas a continuar assim depressa o porto lhe roubará esse estatuto.
Os portistas não aceitam o passado do benfica e os benfiquistas não aceitam o presente portista.

Caro aurelio: não se esqueça que quer se trate de um clube, uma pessoa,economia,etc..tudo tem os seus ciclos.Ninguém está permanentemente na mó de cima...

Anónimo disse...

E sem pontos dos outros todos tavamos quase em ultimo nao?ou é so sem os pontos do slb?

Anónimo disse...

LF, você está a brincar certo?

Não sou do SLB ou do FCP, mas acho que este post só pode ser brincadeira...
Não fosse o FCP e se calhar o nosso campeão ia jogar com o campeão da Geórgia na 1.ª ou segunda préeliminatória. O problema, uma vez que os pontos obtidos e o ranking dos países são feitos com base no número de equipas que entram não provas, não são os pontos que o benfica ganha, mas aqueles que perde.
Não é o Benfica que reboca o Porto, antes pelo contrário, o Benfica puxa o Porto para baixo...

O CARRASCO disse...

Estorninho se achas que o teu clubezeco é tão superior ao BENFICA, o que é que vens para aqui fazer?? discutir com aqueles que desprezas??
Pareces desnorteado!!!
POR FAVOR ATIRA-TE PARA O PRIMEIRO CAIXOTE DO LIXO QUE ENCONTRARES!P.S.-Espero que sejas filho de alguém

LF disse...

O Porto, sem os pontos do Benfica, teria de disputar uma pré-eliminatória para entrar na Champions.

O Benfica, sem os pontos do Porto, iria para a UEFA tal como vai.

Esta é a verdade.

Não a verdade que alguns gostariam, não a verdade que outros nos vendem, mas a verdade dos números.

Tiago Pereira disse...

Se retirássemos os pontos conseguidos pelo F.C. PORTO em 2002/2003 e 2003/2004 jamais o benfica ter-ia sequer ido à pré-eliminatória de liga dos Campeões na época 2006/2007 visto ter ficado apenas em 3º lugar no campeonato.