GUARDA-REDES: UMA FALSA QUESTÃO

Quim, que já foi campeão no Benfica, é provavelmente o melhor guarda-redes português (ainda me recordo como toda a gente, de dentro e de fora do clube da Luz, reclamava a sua titularidade na baliza nacional, quando esta era ocupada por Ricardo). Moreira, que ganhou uma Taça de Portugal e uma Supertaça, está seguramente entre os cinco melhores. Moretto, com quem o clube chegou aos quartos-de-final da Champions League, é apenas uma terceira opção e, enquanto tal, serve perfeitamente. No seu todo, este trio é talvez o melhor do futebol português, e só uma crise de confiança generalizada – iniciada por Quique Flores, quando substituiu Quim após um lance menos feliz, e empolada por alguma comunicação social - impede que se torne absolutamente consensual entre os adeptos.
Custa a entender como se fala com tanta insistência da necessidade de o Benfica contratar alguém para a sua baliza, como se só um Buffon ou um Casillas permitissem ao clube chegar ao título, e como se os principais rivais tivessem ao seu serviço guarda-redes de excepção (nem Helton nem Rui Patrício são superiores a Quim ou Moreira). Os guarda-redes do Benfica não são os melhores do mundo, mas não estão atrás, pelo contrário, da qualidade do resto da equipa. Pela mesma ordem de ideias, haveria que prescindir de Cardozo e Saviola, para contratar Drogba e Ibrahimovic, pois só com esses o Benfica teria, na verdade, uma linha avançada de nível mundial.
Um grande guarda-redes custa dinheiro. Assim como custa um grande lateral-esquerdo, e o Benfica contratou aquele que pôde, porque não tinha nenhum. É necessário não ter a memória curta, perceber que a maioria das críticas aos keepers benfiquistas são conjunturais, que uma crise de forma não chega para questionar a qualidade de um jogador, e entender que as prioridades do clube são (eram) outras.
Quim, Moreira e Moretto apenas necessitam de confiança e de tranquilidade à sua volta. Qualquer um dos dois portugueses pode assegurar a baliza do Benfica, e não será por aí que o título fugirá. Moretto dificilmente será titular, mas ainda assim, quando o foi, o Benfica ganhou duas vezes ao Liverpool (sem sofrer qualquer golo) e empatou a zero com o Barcelona.
A questão do guarda-redes é pois uma falsa questão. E espero bem que, com a previsível contratação de Weldon, o plantel fique totalmente encerrado. Para entradas, e sobretudo para saídas, salvaguardando naturalmente uma ou outra dispensa.

7 comentários:

esbutenado disse...

Caro LF, estou em completo desacordo. Um GR de qualidade garante pontos e títulos no fim de uma época, e os 3 do Benfica qualquer um deles faz exactamente o contrário. Quim é um GR mediano, sem o mínimo de qualidade para sequer integrar o plantel do Benfica. Moreira é muito inconstante e durante uma época é mal batido em vários golos. Ainda assim, muito melhor que Quim. Moretto é dos 3 quem tem melhores condições naturais para a baliza do Benfica, mas a tremideira jogo sim jogo não é completamente inaceitável.
Logo, nenhum oferece, nem de perto nem de longe, a consistência necessária a uma equipa com as aspirações e objectivos do Benfica.
Diz o LF que "Um grande guarda-redes custa dinheiro." Pois custa, e quem me dera ver estes 7M pagos pelo Javi Garcia investidos num Victor, num Akinfeev, num Isaksson.
Diz ainda o LF que já ganhámos títulos com os 3 GR que temos agora. Eu diria que ganhámos títulos APESAR da falta de qualidade dos GR do Benfica, mas quantos títulos ficaram comprometidos pelos nossos GR? Quantos pontos nos custaram na época passada os frangos dos nossos GR? Trofense fora, Setúbal casa, por exemplo. E em outras épocas? Lembre-se do que foram as actuações do Quim e do Helton nos jogos Porto-Benfica e Benfica-Porto da época 06/07. Nesses 2 jogos o Benfica teve o Quim a ser mal batido, como habitualmente, enquanto o Porto teve um Helton excelente, principalmente no jogo da Luz, onde sozinho segurou o empate para o Porto. O Benfica nestes 2 jogos perdeu 5 pontos para um adversário directo. Lembre-se ainda da eliminatória contra o Espanhol, uma vez mais com o Quim na baliza, e diga-me se consegue concluir que o nosso GR esteve bem nesses 2 jogos. Quim já devia estar fora do Benfica há muito tempo.
Já deu para perceber que o dinheiro não abunda e que provavelmente já não chega para comprar o GR que o resto da equipa/plantel do Benfica merecia, mas dizer que é uma falsa questão, discordo completamente.

abidos disse...

Temos 3 guarda-redes médios, mas nenhum MUITO BOM, o ano passado só o Moreira em Braga, fez uma excelente exibição, nos outros jogos nunca tivémos o guarda-redes a fazer defesas que nos tenham dado pontos, NECESSITAMOS de um Grande guarda-redes.

Potencialmente o Moretto até é o melhor que temos, mas mentalmente é fraco, ficava com o Moreira, e tentava colocar o Quim...!!!

último! disse...

"Custa a entender como se fala com tanta insistência da necessidade de o Benfica contratar alguém para a sua baliza"

É simples estamos fartos de sofrer golos parvos todos os anos, não concordo, necessitamos de um guarda redes de nível internacional.

No final são pontos ganhos, gosto do Quim e do Moreira (o Moretto estragou as hipoteses todas, não serve) porque são bons mas nada mais do que isso eu queria um muito, muito bom.

último! disse...

Gostaria de acrescentar que ter no Benfica dois guarda redes com os mesmos defeitos não ajuda, tanto Quim e Moreira não sabem sair da baliza e muitas vezes sofremos golos de segundas bolas porque nem nem outro conseguem agarrar bolas de cruzamentos e perferem soca-las, o jogo com os pés também não é o forte de nenhum deles... desculpa mas para mim são muitos defeitos.

Anónimo disse...

Tenho de concordar, o Quim é um excelente GR, e n sei onde é que o Benfica tinha possibilidades de ir contratar um melhor que ele.
O ano passado teve a infelicidade num ou 2 lances e passou a ser altamente criticado, como se um GR n pudesse ter uma fase ou um jogo mau.
O Moreira tb é um excelente GR, ainda novo, e o Moretto para suplente dá garantias.
Sinceramente, parece-me que o Benfica teria melhores motivos para gastar dinheiro que na baliza...

MALUCODOFUTEBOL disse...

Concordo plenamente com estes comentários.Estou como o Sigmund: "Um bom guarda - redes é fundamental" e como o Estubenado: "Moretto é dos 3 quem tem melhores condições naturais para a baliza do Benfica, mas a tremideira jogo sim jogo não é completamente inaceitável.
Logo, nenhum oferece, nem de perto nem de longe, a consistência necessária a uma equipa com as aspirações e objectivos do Benfica."
E o "Ultimo" diz tudo: "Gostaria de acrescentar que ter no Benfica dois guarda redes com os mesmos defeitos não ajuda, tanto Quim e Moreira não sabem sair da baliza e muitas vezes sofremos golos de segundas bolas porque nem nem outro conseguem agarrar bolas de cruzamentos e perferem soca-las, o jogo com os pés também não é o forte de nenhum deles... desculpa mas para mim são muitos defeitos."

Os autores que me desculpem mas acho que as vossas afirmaçõe dizem tudo.

mc disse...

Devemos basear as coisas no que queremos e não no que não queremos. O Benfica tem que ter um grandíssimo guarda-redes porque sim, porque é essa a sua história, porque é isso de que precisa e não porque o Porto tem o A e o Sporting o B. É que com a mediocridade dos outros posso eu bem.