JAVI GARCIA CONFIRMADO !

Está confirmada a contratação de Javi Garcia, pivot-defensivo proveniente do Real Madrid, a qual, tudo indica, irá resolver o problema do meio-campo encarnado. Confesso que nunca o vi jogar, mas as referências que apurei são boas: trata-se de um jovem (22 anos), muito forte fisicamente (1,86m e 82 kg), que varre toda a sua zona de acção, tem bom jogo de cabeça, razoável meia-distância, e até pode actuar como central. Um pouco carote, mas se Cissokho vale 15 milhões...
Confira aqui a sua carreira.

Depois de Ramires, trata-se de mais uma transferência a entrar directamente para o top-10 das maiores de sempre em Portugal, o que prova, uma vez mais, a impressionante capacidade de financiamento do clube da Luz. Que ela se possa traduzir em vitórias é o que os benfiquistas agora esperam.
Eis o ranking actualizado das maiores transferências de sempre :

17 comentários:

angelodias disse...

Mas o problema aqui é que o Cissocko nunca seria comprado pelo FCP por 15 milhões. Foi vendido!
Nunca o viste jogar? É alto e tem um peso porreiro? Então nada melhor que ires ler o que dizem no jornal MARCA sobre tão conceituado jogador.
Vai lá ler e depois já ficas com uma ideia do jogador, para além da altura e do peso claro...

Migtilt disse...

Mais uma incognita! Mais 7 milhoes!
Mais ilusão! Mais do mesmo...

LF disse...

Angelo Dias,

Veja o que dizem na Marca sobre Huntelaar, Vander Vaart, Sneijder, Van Nistelrooy etc.

É óbvio que quem contrata Ronaldo, Kaká e Benzema, não quer Javis Garcias.
É óbvio que o Real Madrid é um candidato à vitória na Champions League, e o Benfica apenas aspira a uma boa presença na Liga Europa.
É óbvio que um bom jogador para o Benfica não é necessariamente um bom jogador para o Real Madrid.

Provavelmente, Liedson, Hulk, Cristian Rodriguez, Cardozo ou Fernando dificilmente seriam bem recebidos no Santiago Bernabeu. No entanto, na Liga Portuguesa estão entre os melhores.

Não é difícil entender as diferenças.

jfk disse...

Gostava de dizer que se o contrataram sabem o que estão a fazer.

Mas depois de Balboa vou esperar para ver.

cj disse...

Sei que isto não quer dizer nada, mas é um dado interessante:
Desses jogos que ele fez na carreira, que de resto não foram muitos, sempre que ele jogou o Real Madrid perdeu 8 e o Osasuna 10, fora os empates.
Espero que a média se mantenha... :)

Anónimo disse...

O CRISTIANO RONALDO ESTÁ A SER PAGO PELO BENFICA!
7 MILHÕES POR UMA DÚVIDA?
VAMOS VER, VAMOS AGUARDAR

Jota disse...

Espero estar muito enganado mesmo, mas não estou com boas expectativas em relacao a esta contratacão. É verdade que os adeptos do Real têm uns critérios e um grau de exigência algo desmesurados, mas é esmagadora a opinião na Marca de que a saída de Javi Garcia é quase como o arrancar de uma erva daninha (há que ter em atencao que a quantidade de comentários não é como em Portugal...estamos a falar de 400/500 comentarios, o que já é significativo).

Juntando a isto o facto de termos um contrato de 5 anos por 7 milhoes (!!!) e não consigo mesmo perceber qual é a estratégia, sem ser que é uma aposta de futuro em que JJ e RC viram algo neste jogador que pode ser desenvolvido com o tempo. Será para o imediato? Não me parece nada...aliás, que percurso se reconhece a este jogador além de ser da cantera do Real Madrid? Eu não conheco nada, e sei que mesmo emprestado mal chegou a jogar.

Espero estar enganado, mas aquilo que comecou por ser um empréstimo por um ano (e aí parecia-me muito bem) tranformou-se num contrato de 5 por 7 milhoes. Tenho dificuldades em perceber a linha negocial...

Para fechar pela positiva, boa notícia seria a vinda de Weldon (mas só se for a baixo preco!!!) para a vaga do tal avancado que falta. A ser barato, julgo que nao precisamos de mais do que ele. Não vem com estatuto de estrela, já trabalhou com JJ, e mostrou servico no Belenenses. Para o banco chega e sobra.

Vitória do Benfica disse...

Muito bem. Luis Fialho. Não consigo perceber o que faz o angelo dias vir para aqui todos os dias. È que de anjo não tem nada quanto mais todos os dias.

Nós falaremos no final dos jogos, em que não haja jogadores do FCP.

Bacalhau_com_belgas disse...

Lamento mas hoje estou do contra. Costumo concordar muitas vezes com o LF, mas não concordo com a sua avaliacão do Top10 de compras.

É verdade que o Benfica, apesar da falta de vitórias, tem tido capacidade financeira para investir no plantel e admitindo que essa capacidade advém do aproveitamento sustentado da marca em todas as suas vertentes (e não por um esticar da corda que possa levar à ruptura), então isso é seguramente um motivo de alguma satisfacão, mas terminar a análise aí é simplista e perigoso, uma vez que essa capacidade é a base da pirâmide e nada mais.

Se olharmos para essa tabela, excluindo Simão Sabrosa não vejo mais nenhum jogador que tenha (até ver) rendido aquilo que foi investido. Aliás, mesmo no caso do FCP, só Lucho Gonzalez nessa lista "valeu o seu dinheiro" e casos como Diego e Luiz Fabiano foram fracassos no Dragão.

Na minha opnião falta analisar outros pontos, bastante mais relevantes e que caracterizam, esses sim, a eficácia da gestão desportiva de uma direccao:

- O melhor indicador seria mesmo um racio rendimento/valor investido. Não há forma objectiva de o fazer, mas se pensarmos apenas nos ultimos 20 anos veremos que o desperdicio tem sido muito.

- O segundo indicador seria obviamente o retorno financeiro que os jogadores têm gerado. Apesar de haver muito marketing e propaganda à mistura (por exemplo concordo que os jogadores da academia do sporting e a geracao pos-mourinho no Porto tem em geral sido inflacionada), esses componentes fazem parte do jogo, e há obviamente a componente desportiva e a qualidade inerente a cada jogador que faz subir a sua cotacao. Nesse aspecto também o Benfica não tem sido nada feliz, vendendo pouco e mal e acabando por emprestar jogadores para não ter que os suportar. Questiono-me onde irão parar Cardozo, Sidnei ou Ramires, e espero que sigam para grandes clubes e a precos elevados. Isso não tem acontecido de todo (basta lembrar Simao).

Como conclusão, resta-me deixar a minha opinião final: o Benfica tem um capital humano e material tremendo que lhe confere um potencial sem igual no panorama desportivo nacional. Concretizar esse potencial tem sido a parte mais difícil, e apesar de não ser um dos maiores críticos de LFV, reconheco que a sua gestão desportiva não me faz sonhar muito alto. Mais profissionalismo, calculismo e pragmatismo. E já agora menos cabeca-quente e populismo.

angelodias disse...

Claro que tens razão LF!
Obviamente que também não o vi jogar, ou se vi não reparei nele.
Sabes que isto de não haver futebol propriamente dito para se discutir leva a estes comentários :)
Confesso que li três ou quatro comentários e todos eram um pouco negativos em relação ao jogador. Agora vi outros que o defendem, principalmente por ser espanhol e da cantera. Nada como o ver em campo, mas para trinco de certeza que o plantel do Benfica não teria ninguém melhor...
Quando o Hulk veio pelo dinheiro que veio, também eu fiquei céptico e depois foi o que se viu...

Cumprimentos.

P.S. - Cara Vitória, as fugas de informação do Benfica estão patentes em todos os jornais, diariamente. Até o vosso presidente disse que não sabia quem passava essas informações para fora, mas que havia alguém, isso havia :) ou há...

LF disse...

Cj,

Não creio que tenha sido por causa dele.
Mas confesso que nem tinha reparado.

No caso do Osasuna será normal (é uma equipa que luta para não descer). No caso do Real, terá sido o azar de coincidir com uma das piores épocas do clube nos últimos tempos.

Cartilha disse...

Caro Luis,
Normalmente confio plenamente no discernimento e opções que a direcção adopta. Mas neste caso, não consigo encontrar grande justificação para se investir 7 M em Javi. Esses valores para um Benfica têm de ser investidos numa certeza e não em uma esperança, que ainda pouco provou no Futebol. Acredito ter até alguma legitimidade para o dizer, uma vez que moro em Espanha á muitos anos, sou sócio tanto do Benfica como do Barcelona e sigo a liga espanhola com a mesma atenção que a Portuguesa. Durante todo o dia fui confrontado com a noticia, por amigos Espanhóis que sabendo do meu Benfiquismo me questionam sobre o valor da aquisição. Não sei o que lhes dizer, confesso que não segui atentamente a carreira do Javi em Madrid, mas sei que foi muito criticado na selecção de sub 21 e que a "badalada" época no Osasuna sou começou a ser falada após o golo ao Vilareal... até ai não tinha tido qualquer relevo... E com isto não quero dizer que não vai resultar, só estou a apresentar factos que comprovam que nem ele vale esses 7 M, nem sequer é um facto assumido que para já tem qualidade para ser titular no 11 do Benfica. Sinceramente espero estar enganado e nessa altura cá estarei para dar a mão à palmatória. Por enquanto fico apenas apreensivo...

LF disse...

Jota e Bacalhau,

É verdade que o número choca um pouco.
Mas trata-se de um investimento (custo será apenas o salário, que por agora desconheço), que pode ser recuperado mais ano menos ano. Estamos a falar de um jovem com 22 anos, internacional por todas as selecções jovens de Espanha.

Só no fim da época se poderá saber se foi um bom ou um mau negócio. Veja-se o Ramires, que foi comprado por 7,5, parecia caríssimo, e mesmo sem jogar pelo Benfica já vale, pelo menos, 20 milhões.

A mim o que me interessa é que o Benfica resolveu o problema do trinco (pelo menos assim o espero). Em termos de gestão financeira confio em absoluto nesta direcção, que aliás já tirou o clube da ruína.

Ruben disse...

angelodias, copiado do jornal a Marca:

"Este jugador es mejor que Gago, si el no vale para el Madrid, Gago vale menos, a este se le han dado muchas oportunidades, cosa no ha tenido J Garcia y otros muchos mas jugadores Espanoles, es importantisimo jugar partidos, minimo una temporada jugando y despues opinar, muchos aqui lo hacen sin saber o sin ver, eso es muy costumbre Espanola."

Cada um tem a sua opinião, como em tudo.

O que me aflige é mesmo o preço e o que aconteceu com o Balboa...é esperar para ver.

Anónimo disse...

7 milhoes??? Vindo do futebol espanhol tb deve ganhar pouco! Eu até gostava de saber onde é que o Benfica vai buscar o guito! Cá para mim estão à beira do pricipício e estao a dar um passo em frente!
O Balboa tb era uma promessa e veio do Real, custou 4 milhoes e deu no que deu!
Será q o Yebda ou Luisao vai ser vendido?
É claro que o LF pode falar na capacidade de financiamento do Benfica, como se soubesse alguma coisa disso, ás tantas se o Benfica comprasse um jogador por 30 milhoes de euros tb tecia loas à capacidade de financiamento do Benfica, agora eu vou querer ver é qdo a factura cair! É que a realidade tuga e mesmo lá fora, mostra que à excepçao do Real e mais 2 ou 3 clubes milionarios, nenhuma outra equipa anda a gastar aquilo que n tem... Daqui a pouco estão-me a dizer que o dinheiro vem dos kits da operação coração, ou do canal Benfica ou da quotizaçao dos socios, cá para mim vem de um contracto de patrocinio de 10 anos que está a ser empenhado no 1º...

Anónimo disse...

O que eu acho piada é que n haviam 6,5 milhoes pelo melhor jogador do Benfica a temporada passada (Reyes) mas já há 7 milhoes por este desconhecido. Há coisas fantásticas!

Gonçalo Viana disse...

Caro Luis,
Normalmente confio plenamente no discernimento e opções que a direcção adopta. Mas neste caso, não consigo encontrar grande justificação para se investir 7 M em Javi. Esses valores para um Benfica têm de ser investidos numa certeza e não em uma esperança, que ainda pouco provou no Futebol. Acredito ter até alguma legitimidade para o dizer, uma vez que moro em Espanha á muitos anos, sou sócio tanto do Benfica como do Barcelona e sigo a liga espanhola com a mesma atenção que a Portuguesa. Durante todo o dia fui confrontado com a noticia, por amigos Espanhóis que sabendo do meu Benfiquismo me questionam sobre o valor da aquisição. Não sei o que lhes dizer, confesso que não segui atentamente a carreira do Javi em Madrid, mas sei que foi muito criticado na selecção de sub 21 e que a "badalada" época no Osasuna sou começou a ser falada após o golo ao Vilareal... até ai não tinha tido qualquer relevo... E com isto não quero dizer que não vai resultar, só estou a apresentar factos que comprovam que nem ele vale esses 7 M, nem sequer é um facto assumido que para já tem qualidade para ser titular no 11 do Benfica. Sinceramente espero estar enganado e nessa altura cá estarei para dar a mão à palmatória. Por enquanto fico apenas apreensivo...

Gonçalo Viana