TUDO EM ABERTO

Ao décimo quinto minuto o Sporting poderia estar a perder por 0-2, e desse modo, ficar com um pé fora da Champions League. Na primeira jogada da partida a equipa holandesa criou uma flagrante ocasião de golo que só talvez a mãozinha milagrosa de Vítor Damas foi capaz de evitar, e pouco depois foi o árbitro alemão a não ver uma grande penalidade clara cometida por Daniel Carriço, que se acontecesse numa competição portuguesa e fosse o Sporting o prejudicado, daria para conferências de imprensa inflamadas, comunicados da direcção e todo o folclore que já vai sendo a imagem de marca do clube de Alvalade.
Se ao fim desse quarto de hora o empate a zero fosse proposto, talvez tivesse sido aceite por Paulo Bento sem pestanejar. O Sporting parecia atónito perante a afirmativa entrada do Twente, e era dos visitantes que se esperava um golo a qualquer momento.
O lance do penálti mudou o jogo. Não tanto como se tivesse sido convertido, mas o que é facto é que daí em diante o Sporting (em superioridade numérica) se assenhoreou da partida, conquistou todas as segundas bolas, criou ocasiões e só não ganhou por mera infelicidade.
A segunda parte foi de sentido único, ainda que os holandeses acertassem então muito mais as suas marcações defensivas, obrigando muitas vezes a cruzamentos longos, frequentemente enviados directamente para as mãos dum inspiradíssimo Mihaylov. O tempo foi passando, e a última oportunidade acabou por ser do Twente, a qual, caso se tivesse concretizado, gelaria Alvalade e muito provavelmente decidiria, em larga medida, o rumo da eliminatória.
O 0-0 final acaba assim por saber a pouco, ainda que deixe tudo em aberto para uma segunda mão em que nenhum empate elimina os leões. Sabe-se como as equipas holandesas gostam de atacar de forma aberta, e como o Sporting sabe normalmente aproveitar os espaços no seu ataque.
Em termos de favoritismo daria 60 % ao Sporting. Talvez um nadinha a menos do que antes deste jogo. Mas se o Sporting se apurar, que Paulo Bento não se esqueça deste simpático árbitro alemão.

19 comentários:

Anónimo disse...

Gostava de perceber quais são as 2ªs bolas? Sempre pensei que o futebol se jogasse só com uma bola. Isto serão termos daqueles programas de debates futebolisticos que falam de árbitros e de tácticas e "zero" do futebol jogado com uma bola?

LF disse...

Ganhar as 2ªs Bolas = Recuperar a posse de bola imediatamente a uma acção de ataque cortada pela defesa adversária.

Há por aí à venda um glossário de termos futebolísticos. Não me lembro o nome, mas até é engraçado.

iBenfiquista disse...

Mas mais fechado...

ele há coisas disse...

nem é preciso ir tão longe, LF.
Se o mesmíssimo jogo de ontem tivesse sido contra o Benfica, de certeza que o jogo teria sido um escândalo, que as televisões teriam ângulos muito interessantes para "mostrar" 3 ou 4 penaltys para o Sporting, etc

Mesmo assim, estava no carro quando foi o lance do penalty na área do Sporting e o locutor, depois de ver as repetições, concluiu que foi uma encenação do holandês e que ficou um amarelo para mostrar. Imagino que tenha considerado o mergulho do Postiga uma falta claríssima.

Vai ser um campeonato igual aos outros, e vai ver que não há Saviolas, nem Aimars, nem Jesus, nem Cardozos, que nos valham....

Peter disse...

Tenho que concordar com o "ele há coisas disse..." se isto fosse 1 jogo do Benfica a imprensa diria que o Benfica já estava arrumado e as capas dos jornais seriam do género "Nem com 1 jogador a mais durante 1h conseguiram".É evidente que o scp ainda tem hipóteses mas o tratamento será sempre desigual.

Vitória do Benfica disse...

Segunda Bola
está na net neste site:

http://www.planetadofutebol.com/article.php?id=1464

Segunda bola para quem não sabe ou não lê o Luis de Freitas Lobo:

Durante a primeira mão do Chelsea-Valência, em Stanford Bridge, viu-se Mourinho por vezes a folhear um dossier sobre a colocação dos seus jogadores e do Valência em várias situações de jogo. Nessa abordagem científica, saltou-me à vista a relevância dada a um aspecto: a chamada segunda bola e a importância de ganhar esse ressalto. Mourinho colocava a zona chave para a conquistar na aproximação das imediações da área.
O jogo foi, assim, um duelo intenso pela segunda bola tal a força, também, do Valência de Quique Sanchez Flores nessa acção, através da combatividade de Albelda e Albiol, apoiados pelas subidas de Ayala.
O Chelsea reagiu bem, com o meio-campo liderado por Lampard e, noutro capítulo, através da maior destreza no jogo aéreo, sobretudo quando Drogba recuava para ganhar a primeira bola nas alturas. Só depois surgia a segunda bola, ou melhor, a segunda luta pela sua posse.
Na capacidade de ganhar estes duelos está inserida um elixir do novo futebol: a intensidade de jogo e a capacidade das equipas suportar o seu aumento. É algo que vive para lá da técnica, mas que também cruza a táctica no sentido posicional para estar no local certo para atacar e ganhar a tal segunda bola. Porque, em rigor, só há mesmo uma bola em campo

In Luis de freitas Lobo Planeta do futebol

Jotas disse...

o que se notou sempre, foi um Sporting, lento, previsível e que afunilou imenso o seu jogo pelo centro do relvado, faltando nitidamente, rasgos individuais que abrissem brechas na defesa adversária, nomeadamente nas alas, o que quase nunca foi feito, julgo mesmo á falta de extremos no plantel, é uma gritante lacuna, até Vukcevic, está longe de o ser, pois é um jogador mais de flectir para o centro e não de levar a bola até a linha de fundo.

Anónimo disse...

Só tu viste penalty, pois o carriço nemtoca no homem! se foi para mostrar imparcialidade estiveste francamente mal, pois devemos ser honestos e não fantasistas... de resto bom texto.

jfk disse...

O Sporting está a começar a época sem soluções no ataque.

Desta forma não vão chegar à Champions.

Ou melhoram muito ou dificílmente passam 2 eliminatórias a jogar assim.

Anónimo disse...

Só tu é que não viste pénalti...se era para mostrares imaprcialidade estiveste mal, etc...

jony disse...

Não vale a pena perder tempo a comentar o "inimigo". Eles simplesmente odeiam-nos e nós comentamos a forma como jogam e desejamos que passem eliminatórias? deixemo-nos de falso fair-play. Ignoremos os clubes anti-benfica para não "poluirmos" este espaço.

ele há coisas disse...

Caro Peter

Não era bem isso que eu queria dizer, mas o Peter tem muita razão no que diz.

O que eu queria dizer era que este mesmo jogo, se fosse contra o Benfica, suscitaria críticas muito duras à arbitragem.

O que o Peter diz, com muita razão, é que as críticas da comunicação social seriam muito mais duras se aquele jogo tivesse por protagonistas os jogadores do Benfica.

ele há coisas disse...

Deixo uma para reflexão:

* Sempre que se fala em Vale e Azevedo, ninguém nos media se esquece de lembrar que ele foi Presidente do Benfica

* Roquette está a ser investigado no âmbito de um caso de corrupção que tem passado estranhamente discreto nos jornais generalistas e, sobretudo, nos desportivos


Ele há ou não há coisas?

Anónimo disse...

Com todo o respeito que me merece o autor do blogue,não consigo perceber esta crónica sobre o jogo do Sporting.Temos de nos preocupar é com o Benfica e não com os outros

CaiTarde disse...

Também te "esqueceste" de ver o Postiga agarrado na área por um braço, o Liedson empurrado junto à linha de fundo (parecido com o que ficou por marcar na meia da Champions), enfim...
O Sporting é mais do mesmo do ano passado: maus laterais (um não sobe, o outro sobe, mas mal); zero remates de longe (e contra equipas fechadas...), cruzamentos sem qualidade, e falta de opções no banco. Mesmo com a subida de rendimento de alguns jogadores (Liedson, Vuckcevic,...), as lacunas estão lá, e mais uma vez vai ser um martírio contra as equipas fechadas.

CaiTarde disse...

Atão e o Evangelista? Afinal isto de ser português não é para todos...

Anónimo disse...

Luisão já tem tudo acertado com a Fiorentina!!



http://visaodemercado.blogspot.com/2009/07/luisao-forca-saida.html

Nuno Figo disse...

"Luisão já tem tudo acertado com a Fiorentina"...

Siga-se o link. Do link para o link... e eis que:
"According to Portuguese newspaper Record, Fiorentina have reached an agreement with Benfica's Brazilian centre-back Luisao on the basis of 1.5 million euros. However, there is still no deal with Benfica officials, who want 10 million euros to sell Luisao. Fiorentina have offered less, but negotiations between the two clubs will continue."

AH!!!! A notícia que vem de Itália afinal vem do Record.

Epá, assim já durmo descansado.

Anónimo disse...

E os 2 penaltis a favor do SCP?
O do Postiga td bem..é sempre a questão da intensidade e tal...
E o do pesadelo do Luisao que ta ancioso pa ir pa Italia pa se livrar dele, o Liedson?
Se calhar deve ter ido a casa de banho,ou buscar uma "jola" pa não ter visto