O GATO DAS SETE VIDAS

O Sporting de Paulo Bento é irritante.
Mais do que um gato, faz lembrar aqueles cães pequeninos que nos saltam constantemente ao caminho, que não nos metem medo, mas não param de ladrar e ameaçar-nos as canelas.
Mesmo com um plantel medíocre, constituído em grande parte por Adriens, Pereirinhas e Carriços, a equipa leonina vai dando a volta por cima a situações de grande pressão e contestação - inclusivamente entre seus próprios adeptos - conseguindo manter um registo de regularidade notável. Com as segundas-voltas-canhão que se tem mostrado capaz de fazer nos últimos anos (11 vitórias nos últimos 13 jogos na época passada, 7 vitórias nos últimos 8 jogos no ano anterior, 9 em 10 em 2006-07), é prudente não retirar ao Sporting o estatuto de candidato ao título, mesmo que o seu plantel e a qualidade do futebol apresentado para tal não aponte. Para já, leva quatro triunfos consecutivos, ciclo que iniciou sob um clima de grande desconfiança e descrença. Vitórias obtidas nos últimos minutos (Paços, Heerenveen e agora Olhanense), sem brilho, com sorte, mas que revelam aquela que tem sido a principal virtude da equipa nos últimos anos: capacidade de renascer das cinzas, nos jogos, e nos campeonatos, mérito que tem de ser creditado ao seu treinador.
Tenho também para mim que sem Liedson a história recente do Sporting teria sido bem mais negra. Embora o levezinho nunca tenha sido campeão, foi quase sempre ele a segurar a equipa nos momentos mais adversos, e a resolver as situações mais complicadas. Sem ele, Paulo Bento já não estaria no clube, e toda a estratégia empresarial e institucional seguida em Alvalade estaria há muito tempo posta de parte. Mas, ao contrário do que muitos sportinguistas defendem, a sagacidade do jovem treinador, a força mental de que consegue dotar a equipa, a atitude competitiva que lhe impõe, explicam também a sobrevivência do Sporting enquanto candidato – e eu diria mesmo, enquanto clube grande.
Hoje não foi Liedson, nem Paulo Bento, mas sim o árbitro Rui Costa, a resolver um caso que se estava a pôr bastante difícil para os leões. O Olhanense entrou em campo a todo o gás, fez dois golos, podia ter feito mais, e levou Alvalade ao desespero. Não soube, após o 0-2, fechar as portas ao jogo, como se impunha, mantendo uma postura ofensiva algo romântica, que permitiu uma rápida e forte reacção leonina. O lance do penálti, à beira do intervalo, é daqueles que mata uma equipa.
Esperava-se, a partir daí, que o Sporting embalasse para uma vitória tranquila, mas só a 4 minutos do fim Vukcevic garantiu os três pontos que permitem que uma nova vida na visita ao Dragão. Mais uma vez os deuses protegeram Alvalade, num jogo em que o empate se ajustava mais ao que se passou em campo, e num momento em que esse empate seria um golpe duríssimo na equipa.
E o cão pequenino continua a ladrar.

8 comentários:

joao pedro disse...

sou sportinguista mas venho a este blog diariamente porque gosto. no entanto considero este post verdadeiramente ofensivo para o meu clube e para mim como sportinguista. nao consigo perceber esse odio.

Peter disse...

Sinceramente apesar do scp ter sido ajudado prefiro que se encontre em igualdade pontual com fcp do que atrás porque jogam entre si no próximo fim-de-semana, se tivesse empatado iria mais pressionado ao dragão sendo assim estão em pé de igualdade o que torna o jogo mais imprevisível.Atenção caro LF o daniel carriço é bom jogador péssimo sim é o polga mas eu espero que o p.bento continue a apostar no polga porque este é sinónimo de golos do adversário.

LF disse...

João Pedro,

Neste post elogio o Liedson, elogio o Paulo Bento, elogio a regularidade do Sporting nos últimos anos, e considero-o candidato ao título apesar de muitos não o considerarem.

Não creio que seja ofensivo, a não ser que se refira à metáfora do cãozinho.
A mesma não passa de uma brincadeira.

O Sporting é um clube respeitável. Não sinto qualquer ódio, embora naturalmente fique feliz quando perde nas competições nacionais.

E espero que na próxima semana, pelo menos não perca.

LF disse...

Peter,

O Daniel Carriço para mim está ao nível do Miguel Vítor ou do Nuno André Coelho.
Estes dois nem no banco se sentam no Benfica e no Porto. Carriço é titular indiscutível no Sporting.
Essa é a diferença.

Peter disse...

Mas caro LF compare as prestações do carriço e do polga quem é que está melhor?

LF disse...

O 1º golo do Olhanense é culpa dele.
Tem tido culpas em mais golos.

No Benfica ou no FC Porto já teria sido (e mal) crucificado.
No Sporting tem sido (e bem) protegido.

É bom jogador, mas, como disse, é um jogador de futuro, não creio que seja desde já um jogador para ser indiscutível numa equipa que quer ser campeã.

Joel disse...

É melhor o David Luiz

Brytto disse...

De facto o Paulo Bento deveria ser mais respeitado pelos lagartos...
Numa época o Sporting tem para aí umas 3 ou 4 crises, sempre se levantando e quase sempre mordendo os calcanhares ao Porto. Incrível!