A MINHA CONVOCATÓRIA

Seria esta a minha escolha para o play-off e, em caso de apuramento, também a base a considerar desde já para a fase final do Mundial. Os lesionados ficariam obviamente de fora dos jogos com a Bósnia, mas o grupo seria este.
O meu onze base poderia ser o seguinte, e permitiria, com os mesmos jogadores, vários esquemas tácticos diferentes (4-3-3 ; 4-2-3-1 ; 4-4-2 ; 3-4-3):
Depois de feitas as opções do seleccionador, deixarei de falar no assunto, apoiando todos os jogadores que vestirem a camisola das quinas.
NOTA: Sabe-se que sou contra a utilização de naturalizados. Mas uma vez que o facto está consumado, considero-os nesta análise, e aceito-os contrariado.

9 comentários:

Vitor Esteves disse...

Troco Maniche pelo Pedro Mendes.

Unknown disse...

Não entendo o Pepe a trinco...

Nuno T disse...

Epá, continuo sem compreender a mania de meter o Pepe a trinco!!
Custa muito tirar o B Alves e ter como centrais o Carvalho e o Pepe?
Depois no meio campo o Pedro Mendes e talvez o Tiago?
E o que é que está aí a fazer o Maniche????

São as "tais" invenções...

LF disse...

Para enfrentar a Bósnia, que joga com dois (excelentes, altos e fortes) pontas-de-lança, creio que Pepe será a opção mais indicada para trinco, de forma a manter a superioridade numérica na zona defensiva. Além de que a sua presença dá mais liberdade ofensiva aos laterais, nomeadamente a Bosingwa.

Pedro Mendes era apropriado para defrontar Malta e Hungria, pois em momento algum desses jogos teria de fazer de central.

Com a Bósnia, bem como com a maioria das selecções presentes no Mundial, Portugal deverá ter um trinco forte no jogo aéreo, e que feche a zona central da defesa quando necessário.
Costinha fazia isso, Fernando Meira, com menor eficácia, também.
Nem Pedro Mendes, nem Veloso, nem Meireles o fazem.

LF disse...

Ainda acredito que Maniche, devidamente preparado e motivado, possa fazer uma boa prestação na selecção.

No seu melhor, Maniche é claramente superior a Pedro Mendes, Tiago, Moutinho, Meireles e esses todos.
Foi o melhor jogador português no Euro 2004, e um dos melhores do Mundial 2006.
Foi um erro não o ter no Euro 2008.

Tem um dinamismo tremendo, sentido posicional, e uma meia-distância fabulosa.
Um dos melhores jogadores portugueses dos últimos anos.

Estou à vontade para o dizer, pois trata-se de algume que saiu do Benfica para ir para o FC Porto, onde explodiu como grande jogador.

Não sei como está fisicamente, nem sequer se tem jogado ou não. Mas ainda acredito nele para o Mundial da sua despedida.

Peter disse...

Independentemente das escolhas interessa é passar o play-off.

AAmaral disse...

Sou leitor assíduo deste site, e se há coisa que me impressiona é ver a forma leviana com que por vezes se abordam determinados assuntos. sinceramente, ver quem escreveu este artigo a opinar sobre as tácticas e seus desobramentos dá vómitos. Apresentar os seus gostos tudo bem, agora vir falar em jogar assim, ou assado, e que se faz assim ou não..... enfim, mais um Rui Santos.

Anónimo disse...

Minhas opções: Duda no lugar de Paulo Ferreira. Veloso faz trinco bem e lateral +/-. Ferreira, faz apenas lateral. Pa direita, Zé e Miguel chegam e sobram...pa esquerda ta visto q vai ser Duda. Como 2ª opção Veloso. E mais, é mais válido Miguel adapatado à esquerda que Ferreira. Pepe a trinco nao faz sentido nenhum! Perdemos o nosso melhor central, e joga-se com um trinco limitadíssimo! Mendes a trinco parece-me sem dúvida, dentro das opções, o melhor. Já vai o tempo dos trincos serem apenas pa destruir, agora é fundamental saberem jogar. Pepe nao sabe. Mais ainda em selecções como a de Portugal, que tem e que gosta de ter a bola para jogar. Sai Meira entra Rolando, sai Patricio entra Beto. Uma vez que quer um quer outro, nao são pa jogar, ao menos sao do FCP! :) Atenção a Danny! Pra mim, se estiver ok, e já com ritmo, devia ser opção. Joga nas alas, joga no meio, joga na frente. É dinâmico e desiquilibra! A rever, para a opção Maniche, q já deu o q tinha a dar!

LF disse...

A Amaral,

Falo de futebol, e expreso a minha opinião. Seja sobre tácticas, seja sobre outra coisa qualquer.
Se lhe dá vómitos, lamento.
Mas não deixarei de escrever aquilo que me apetecer.
Se não quiser não leia.