JUSTIÇA TOTAL

De zeros pouco reza a história. Não foi um mau jogo - houve intensidade, velocidade e emoção -, mas a verdade é que um clássico sem o sal dos golos, sem expulsões, sem penáltis, sem casos, dificilmente resistirá muito tempo nas nossas memórias.
O empate não podia ser mais justo. As equipas equivaleram-se, quer nas oportunidades criadas, quer nos minutos em que fizeram prevalecer algum domínio em campo. O Sporting começou melhor, o Benfica equilibrou e acabou o jogo por cima. Com os dois guarda-redes e os quatro centrais em excelente plano, o resultado encaminhou-se com toda a naturalidade para o nulo.
Quem esperasse um Benfica esmagador e um Sporting a rastejar por piedade, ter-se-á surpreendido. Não foi o meu caso, que me recordo de mais de noventa derbys, e já vou sabendo como estas coisas são. Trata-se, na verdade, de um jogo especial, e obviamente seria de esperar que o Sporting - à procura de uma nova identidade - se apresentasse à altura da ocasião, equilibrando a contenda. É um facto que o Benfica já foi mais brilhante nesta temporada, e que o Sporting já esteve muito pior. Mas também já era de prever, olhando à conjuntura de ambas as equipas, e olhando aos seus últimos resultados, que tais diferenças se vissem algo esbatidas nesta partida.
Não entendi o deslocamento que, a dada altura, Jorge Jesus fez de Aimar para o flanco direito. Coincidiu com o reequilibrar do jogo, é certo, mas retirou dele o argentino, que ameaçava, nos primeiros minutos, poder fazer uma grande exibição. Por outro lado, foi quando Ramires regressou ao flanco direito que o Benfica assumiu definitivamente o controlo da partida. Seria dele, aliás, a melhor oportunidade de todo o jogo, quando aos 84 minutos falhou um desvio que parecia fácil para uma baliza deserta.
Já a estratégia de Carvalhal de colocar Vukcevic na zona de acção de César Peixoto não resultou, quer pela boa exibição do ex-bracarense na primeira parte, quer pela total desinspiração do montenegrino ao longo de todo o jogo – diria mesmo, ao longo de toda a época.
E já que se fala em individualidades, além dos já referidos (guarda-redes e defesas centrais, de entre os quais Sidnei surpreendeu pela positiva face aos seus últimos desempenhos), diga-se que João Moutinho e Miguel Veloso foram os mais influentes no Sporting, enquanto Ramires, Javi Garcia e Saviola (além de Aimar, enquanto esteve na sua posição) destacaram-se ligeiramente num Benfica, onde, à excepção de Quim, ninguém jogou muito bem, e ninguém jogou muito mal.
É inquestionável que o empate, não passando disso mesmo, é mais penalizador para o Sporting, que com mais estes dois pontos perdidos fica praticamente arredado da luta pelo título (o que não seria líquido em caso de triunfo). O Benfica vai continuar à frente do FC Porto, vê o rival de Alvalade manter-se à distância, resta-lhe menos uma jornada, e dos três principais adversários (Porto, Sporting e Braga) só lhe fica a faltar ir ao Dragão, justamente na penúltima ronda. Olhando para o copo meio vazio, também se terá de notar que nos últimos quatro jogos o Benfica apenas marcou um golo, o que pode ser sintomático de uma certa quebra – longe de ser dramática, pois a temporada é longa e será inevitavelmente feita de altos e baixos, esperando-se que os baixos permitam, ainda assim, resultados como um empate em Alvalade.
Pedro Proença teve um jogo fácil para dirigir. Não houve casos, não houve indisciplina, e quando assim é, o árbitro passa quase despercebido.
Nota final para o relvado, em estado deplorável.

16 comentários:

Jorge Pereira disse...

Caro LF
concordo com a totalidade da leitura que fizestes do jogo. Há, no entanto, um pequeno pormenor que eu gostaria de referir. O estoicismo do Javi, muito na linha do já celebre "é uma honra ter marcado", e que revela bem de que massa é feito o rapaz e como tal atitude encontra uma sintonia quase perfeita com a mistica que torna o Benfica diferente de tudo o mais. Ver a imagem do Javi impaciente com a equipa médica na ânsia de voltar lá para dentro foi, para mim, um dos momentos altos da noite!

iBenfiquista disse...

Peço para discordar de uma coisa.

Houve uma mão FLAGRANTE do Polga a 15 minutos do fim que lhe dava o 2º amarelo e consequente expulsão, para além do livre perigoso. Olhem se fosse ao contrário. Mais escandaloso foi o facto do fiscal de linha estar de frente para o lance e nada assinalar. Quem é este tipo?

Para além do lance atrás descrito, o falhanço do Ramirez foi, na minha opinião, o lance mais marcante e a oportunidade mais flagrante do jogo. Cansaço?

Saudações Benfiquistas

nuno disse...

não houve casos? claro que não:

"Momento mais complicado

40'

David Luiz afasta Liedson de forma irregular na área do Benfica? Fica um penálti por assinalar?

Jorge Coroado

-

Tomando em consideração o critério do árbitro em faltas semelhantes cometidas pelo mesmo jogador noutras zonas do terreno, ficou uma grande penalidade por assinalar.

Rosa Santos

-

É um lance de difícil análise por parte do árbitro, mas não há dúvida nenhuma de que David Luiz trava ostensivamente Liedson, cometendo grande penalidade. Esteve mal o árbitro ao não assinalar a infracção. "

Ele há coisas disse...

Não concordo com a avaliação de Proença. Mesmo dando de barato o estranho caso da mão de Polga - visto por todos menos por quem importa - pareceu-me uma arbitragem trapalhona e grande pendor caseiro. Um apito feito de mil lances pequenos, que aliás suscitou aquela reacção caricata de Aimar aquando da substiuição. E tmabém não estou a pensar em lances como a da entrada por trás de Adrien sobre Saviola...

Pareceu-me que Jesus talvez pudesse ter arriscado mais. E que o SCP, ao contrário do que se diz, jogou muito pouco, limitando-se a mandar bolas para a frente na esperança de que Liedson conseguisse falar alguma coisa. Sinal mais para o Benfica, embora o empate se aceite.

Anónimo disse...

Então o penalti não marcado do David Luis sobre o Liedson n conta? O ex-atleta do andebol do Sporting permite que os defesas agarrem os avançados? Devia pensar que ainda estava no andebol...
Mas claro, para o LF "no pasa nada"!

P.S.- Desde já digo que o ex-atleta de andebol do Sporting tb n marcou uma mao de Polga a dar livre ao Benfica.

Vitória do Benfica disse...

Eu esperava um Benfica pior depois de ter dado o pontapé de saida. Aqueles primeiros vinte minutos não foram muito bons ou nada bons. è verdade que quando Ramires mudou o jogo começou a correr muito melhor. Foi um jogo de respeito sem anti-jogo. Gostei do Quim, confesso que não estava à espera que ele fizesse aquela defesa, e no fundo bem no fundo queria este resultado. O Sporting estava completamente abaixo de tudo nem sei se já alguma vez isto tinha acontecido,esta classificação, nos últimos anos.
Quanto ao resto da equipa, Miguel Vitor também não esteve mal isto se considerarmos que não jogava hà muito tempo e que não teve quase tempo de aquecer. Di Maria não está bem e confesso que temi, porque o Pedro Silva é um truculento. Aimar mudou de posição é natural até ao final do campeonato vai ser muito assim um jogo de engano e de fingimento. Apesar de não gostar de Jesus e de ter um fraco por Quique, ontem fiquei muito contente por o goleada do Atletico ao Espanyol(querer trazer o Luis Garcia para o Benfica realmente! não havia necessidade)gostei da conferência de imprensa do Jesus e da maneira como ele explicou as trocas, não foi tão feliz no Vitória de Guimarães mas é assim a vida.
Um palavra para Javi Garcia que com a cabeça partida não perde aquela raça espanhola.

Viva o Benfica

PS. Vou escrever ao Palacin para a BenficaTV ter um programa consigo, com o José Jorge Letria e o Arons de Carvalho, são os nossos colunistas.

Destaque ainda para o hoquei, o futsal o basquetebol e o andebol

LF disse...

Vitória,

É simpático da sua parte, mas considero que os programas da Benfica TV estão muito bem preenchidos com excelentes comentadores.

LF disse...

Quanto ao alegado penálti, trata-se de um lance normal, e daqueles que só os sportinguistas reclamam.

O Coroado não tem qualquer credibilidade, pois é um anti-benfiquista primário.
Em lances absolutamente iguais, tem opiniões diferentes caso se trate do Benfica ou não, caso seja a favor ou contra, como a Benfica TV já demonstrou.
É um delegado do anti-benfiquismo, e sempre o foi, mesmo quando era árbitro.

E o Rosa Santos é um rosto dos tempos áureos do APito Dourado.

Nem um nem outro têm ponta de credibilidade e isenção

Jotas disse...

concordo completamente contigo, Sporting e Benfica, proporcionaram um jogo quase sempre em toada morna, em que houve sempre uma maior preocupação em anular as acções ofensivas de cada um, do que explorar acções atacantes e de ruptura, ou seja, houve demasiado respeito. Houve alguns momentos de ligeiro domínio de ambas as equipas, mas estes nunca foram nem muito evidentes, nem muito consistentes e se há jogos em que se pode dizer que o empate é justo.

Anónimo disse...

Num jogo sem casos, para além dos lance já aqui detalhado nos comentários, do David Luiz/Liedson, acho que deverias rever a posição em relação ao corte com a mão do Polga , das entradas assassinas do veloso e do Adrien (em especial esta) e last but not least, a cotovelada do Caneira ao Cardozo quando cabeceia aquela bola ao lado. A tal cotovelada do Luisão que lhe valeu castigo ao pé desta é um mimo. E o Cardozo enquanto não souber salientar/demonstrar melhor a porrada que leva vai ser sempre à túnel de Braga...

Dou de desconto o título de "justiça total" pois apreciações enquanto tal cada um faz a sua, mas ignorar e omitir os FACTOS que se passaram decididamente não entendo.......

Vitória do Benfica disse...

Sobre casos de jogos

Afinal uma camara no tunel do estádio de Braga e apresentada pela insuspeita SIC revela que Cardoso e Leone nem se cruzaram e que Jorge de Sousa entrou no túnel dois minutos depois.
Que há casos há e estes vão direitinhos para as objectivas das camaras.

Max Power disse...

Péssimo resultado para o Benfica, que pretende ser Campeão este ano.
Empatar com o 8º classificado (apesar de ser o Sporting) equivale a empatar em Paços de Ferreira, Vila do Conde ou Olhão...

Infelizmente, concordo que o resultado acaba por ser justo.
Mas, custa ver que podíamos ter vencido nas calmas o pior sporting a jogar em casa de que tenho memória. Tão cagadinhos de medo que eles estavam... Se o Benfica tivesse aumentado um pouquinho a agressividade e a velocidade de jogo, teríamos neste momento mais 2 pontinhos na tabela classificativa.
É pena...

Abraço

Anónimo disse...

Dois contactos mais subtis do que aquele que houve entre o David Luiz e o Liedson na area, foram assinalados pelo arbitro. Um sobre Aimar, outro sobre Di Maria(toque com a unha na costura da camisola encarnada). O problema é q era no meio campo, e sobre os mergulhadores do costume...por isso...o critério naquele lance do David Luiz...foi-se! Nada q me espante.

xupa térêsa disse...

Nada mau para nós o empate contra o 2.º classificado! Pensei que íamos levar uma cabazada mas afinal, a águia está muito cansada. Foram muitos voos a alta velocidade com "gasolina de avião" e um empurrão do trio vestido de negro mas agora, que se fala na verdade desportiva, a tal gasolina está a faltar e a velocidade já é de cruzeiro portanto, ao alcance das outras equipas...

LF disse...

Ainda bem que ficam felizes apenas por não terem sido goleados pelo Benfica.
Sinal dos tempos...

Mário Moita disse...

Faz de conta que os lances em que o SLB foi prejudicado ocorriam em favor do SCP... Resultado: escândalo, vergonha, colo, etc. Mas como foi em prejuízo do Glorioso, parece que é unânime que foi uma "boa arbitragem"

Reparem que os resumos da SIC se lembraram de mostrar o lance Luiz/Liedson, mas deixaram de fora os lances de Polga, Adrien, Caneira...

Opções!