VOZES QUE NÃO CHEGAM AO CÉU

"Quando a pré-temporada estava no seu início, e a equipa de Jorge Jesus não tinha ainda demonstrado em campo o seu extraordinário potencial, recordo-me de um certo comentador – representante do Sporting num programa de televisão e colunista semanal num diário desportivo – afirmar, do alto da sua sapiência, que a direcção benfiquista tentava desesperadamente vender os seus principais jogadores, mas ninguém os queria comprar.
Segundo ele, Luisão era um defesa-central mediano, Di Maria não passava de um brinca-na-areia mais adequado ao futebol de praia ou ao futsal, e Cardozo era um tosco que só marcava golos de penálti. Dizia também, que Aimar e Saviola eram jogadores em fim de carreira, sem ambições, e apostados em passar uma reforma dourada em Lisboa, com sol e marisco em abundância. No seu clube sim, havia muitos e bons jogadores pretendidos por todos os colossos do futebol europeu, e só um grande esforço dos dirigentes leoninos os conseguia manter em Alvalade. O Sporting tinha pois um plantel extraordinário, recheado de talento, ao passo que o do Benfica tresandava a decadência e a mediocridade. Isto foi dito no início do último mês de Julho.
Há afirmações que, de tão ridículas, nem mereceriam que perdêssemos tempo a comentá-las. Mas o que é um facto é que, por vezes, mesmo que totalmente irrelevantes, certas palavras não deixam de chocar, quer pelo absurdo, quer pela desfaçatez. Se a verdade, quando é dura, custa a ouvir, a mentira, quando é estúpida, também acaba por incomodar um pouco. Pelo menos enquanto a verdade não é rápida e eloquentemente reposta.
Na altura exprimi a minha indignação, inclusivamente nestas páginas, pelos disparates de alguém que, enquanto comentador de futebol, mesmo não sendo (nem tendo que ser), um especialista, teria por obrigação acompanhar minimamente o tema de que fala, que mais não seja por respeito a quem lhe dá voz e a quem o ouve. Uma coisa é defender um clube, utilizando argumentos razoáveis e pertinentes, outra é dizer parvoíces em directo, sempre com o ar de quem acabou de bebericar uns uísques. Dará audiências? Talvez, num mundo mediático transformado em espectáculo, onde o grotesco, a ligeireza, e a caricatura ditam leis. Por mim, se é para rir, prefiro Ricardo Araújo Pereira e o seu bando.
Creio que, passados quatro meses, a resposta está dada, pelos nossos jogadores e pela nossa equipa. Também pela dele, mas isso pouco nos interessa.
Não há jornal que não fale do interesse de grandes clubes em atletas do nosso plantel, e que não noticie a sua tremenda valorização. Ora é a Lázio a pretender Aimar, ora é a Juventus que sonha com Javi Garcia e Ramires (ainda haverá quem lamente o preço que custaram?), ora é o futebol inglês a chamar por Óscar Cardozo, ora é Fábio Coentrão convocado para a equipa das quinas, ora é David Luíz que bate à porta da selecção brasileira, ora é Saviola que vai ter nova oportunidade na selecção argentina, ora é a TuttiSport a considerar Sidnei um dos melhores jovens jogadores do Mundo, ora é o Olympiacos a querer contratar Urretavizcaya, ora é meia Europa rendida ao talento de Di Maria. Não tenho dados concretos, mas suponho que o Fundo de jogadores criado pelo nosso clube esteja a ser um rotundo êxito. E mais o será se o Benfica continuar a sua senda triunfante, e se vier a sagrar campeão nacional, realizando também uma boa campanha europeia.
Estou certo que a SAD benfiquista não pondera negociar qualquer dos titulares da equipa no mercado de Inverno, salvo pelo último cêntimo das respectivas cláusulas de rescisão. Seria desportivamente perigoso, e, com um Mundial à porta - onde vários dos nomes acima referidos estarão presentes, alguns deles em selecções com ambições de vitória -, economicamente errado. No fim da época e após o certame africano, então sim, devemos estar cientes de que irá ser difícil resistir ao assédio aos nossos principais craques. As vicissitudes do futebol moderno para isso apontam, por muito que tal nos custe, por muito que esta equipa nos regale a vista e o coração, e prometa ainda mais altos voos, inclusivamente no plano internacional.
Fico curioso sobre o que dirá então o tal comentador. Provavelmente irá ficar tão calado como, há uns anos, ficou o colunista que ele mesmo substituiu no jornal onde escreve, após um texto intitulado “Dois troféus em cinco dias”, escrito na semana anterior ao Benfica-Sporting que decidiu o título de 2004-2005, e à final da Taça Uefa, disputada em Alvalade dias depois."

LF no Jornal "O Benfica" da passada sexta-feira.
Falou-se no artigo, aqui está ele.

24 comentários:

Vitória do Benfica disse...

Ou a palitar os doentes em pleno programa televiso como já o fez muito recentemente.

Já agora sem quer que este blogue vá para a politica, gostava de saber se o tal comentar, nos seus jantares com o PR também palita os doentes. Sentado ao lado de pessoas condenadas por receber arbitros em casa já eu vi o PR, com pessoas que costumam palitar os dentes em programas de televisão também já vi. Agora percebo porque Portugal está tão mal, diz-me com quem andas dir-me-ás quem és diz o ditado.

Anónimo disse...

Um post de antisportinguismo primário...

cj disse...

Lá está!
Falar antes de tempo nunca costuma dar bons resultados...

Qual foi a parte que não aprendeste?

Parece-me que está-se a confundir picos de forma com outras coisas...
mas a resposta a seu tempo virá.

É assustador pensar na quebra que esta equipa irá ter, quando o pico de forma é em Outubro!
E as mulheres em Portugal que começarão a levar tareia!...

Cá estarei para confirmar no final da época...

LF disse...

Anti-sportinguismo prim�rio ??!!!??
Como assim??
Mal falo do Sporting. Falo sim de um comentador ligado ao Sporting.

Anónimo disse...

Já andam praí cheios de papo q jogam q s fartam...q os jogadores valem 50 vezes mais mas...Pois é...mas falam falam falam...e não vos vejo a ganhar nada a sério(uma competição até já foi à vida! Ah pois...é secundária! A taça da Liga é q é!) nem a vender ninguem como tanta "imprensa" apregoa! O vosso mal é mesmo esse. Primeiro Ganhem, Vendam...e FALEM DEPOIS!!

LF disse...

Cj,

Quem está a falar antes do tempo és tu.

Eu acho que essa história dos picos de forma já era. As grandes equipas não funcionam com picos de forma, mas sim com patamares de rendimento regular.

Talvez tenhas até hipótese de saber isso melhor que eu.

LF disse...

Vitória,

Não sei qual foi a interpretação que deram ao texto, mas o personagem não é bem esse.

Quem disse aquelas barbaridades foi o Dr.Eduardo Barroso no TVI24, numa altura em que o Correio da Manhã todos os dias "vendia" um jogador do Benfica.

O dos palitos nos dentes é o Dias Ferreira, que ontem levou uma banhada do Silvio Cervan a propósito do alegado caso-Estoril-Benfica, por comparação com o Pescadores-Sporting, jogado no Restelo.
Nunca tinha visto Dias Ferreira e Guilherme Aguiar tão aflitos.

É tudo farinha do mesmo saco, mas DF é mais cauteloso, sabe um pouco mais do assunto, e nunca arriscaria a dizer tais disparates antes da época começar.

Já agora, quem Eduardo Barroso substituiu em A Bola, foi José António Lima, sub-director do Sol, que era tão fanático como ele, mas ainda mais venenoso.
Foi dele o tal artigo "dois troféus em cinco dias", que eu lamento não ter recortado e guardado.

Jotas disse...

A dor de cotovelo que alguns sportinguistas que aqui comentam é de bradar aos céus, ainda não estão convencidos de nada, relembro-lhes que começaram por dizer que só ganhavamos na pré-época, depois só goleavamos nos jogos fáceis e agora é porque ainda estamos no príncipio e vocês? O que podem dizer? Falar das vossas goleadas? Sim, aos Pescadores, essa potência do futebol, das vossas conquistas de pré-época? Qual?, do vosso início de temporada? Hum, não me parece e se de facto o Benfica já só está a disputar 3 competições, o Sporting, independentemente do resultado do derby também, sim porque com aquele luxo de plantel, Caicedo, Pereirinha, Abel, Grimi, André Marques, Postiga, Adrien, está visto que são a melhor equipa portuguesa e aquela que ainda vai praticar o melhor futebol da Europa.
Sinceramente desjo que em Março venham dizer que calma isto ainda não acabou, em Maio è que se Vê, seria sinal que continuavam a espera que o Benfica caísse.

cj disse...

Em relação a picos de forma - sim, eles existem.
Caso se estejam a esquecer, o Jesus até é famoso por deixar as equipas de rastos; se for no fim da época, ainda se safa, agora pelo que estou a ver a aposta é já no início, não acredito que dure todo o ano.
É incrível como vemos uma girafa (Cardozo) a sprintar com alguns defesas e o Aimar a suar as estopinhas (!), jogador que, como se sabe, nunca primou por ser um exemplo de abnegação e sacrifício...

Isso dos patamares de rendimento regular não existe, até porque o organismo tem o seu ritmo próprio e cada indivíduo tem respostas diferentes a estímulos semelhantes, o Mourinho aqui há 3 ou 4 anos até disse que o importante era ter a equipa no máximo em Abril, mês de muitas decisões importante, com o crescendo de forma desde Fevereiro/Março, ainda se aproveitando os resultados desse treino em Maio.

Não é por acaso que no início, as equipas dele beneficiam principalmente do apuro das defesas, ganhando muitas vezes por resultados escassos e nessas alturas - aí sim - aparecem as fases decisivas da época, em que costumam "trucidar", passe o exagero.

Mas cá estaremos para ver e, mesmo que os resultados continuem a aparecer (de certeza por números diferentes dos de agora), comparemos as exibições depois do Inverno (em Janeiro já dará para ter uma ideia)...

Se assim não suceder, cá estarei para fazer o mea culpa.

Anónimo disse...

"O dos palitos nos dentes é o Dias Ferreira, que ontem levou uma banhada do Silvio Cervan a propósito do alegado caso-Estoril-Benfica, por comparação com o Pescadores-Sporting, jogado no Restelo." Deve estar enganado...não sou de nenhum desses clubes, mas quem perdeu uma oportunidade para estar calado foi o Cervan! Tem alguma comparação possivel o jogo da Caparica com o jogo do Estoril?! E não estou a falar de regras e normas. Tou a falar de transparência! É comparar o incomparavel...desde os meios, até aos fins!

LF disse...

Cj,

Quase jurava ter ouvido também ao mesmo Mourinho que os picos de forma não existiam no futebol actual, e que eram metodologias do passado.
Não aposto que tenha sido ele a dizê-lo, mas já o ouvi a treinadores de topo.

Talvez essa gestão física, apontando para picos, faça sentido jogador a jogador. Não em termos colectivos.
Alguma vez se viu o FC Porto desgastado fisicamente nos últimos anos ? E não joga sempre nos limites ?

As diferenças que se vêm nos jogadores do Benfica têm a ver com uma atitude mais exigente, e eventualmente com uma preparação mais adequada. O Cardozo pouco se mexia com os anteriores treinadores, e agora é obrigado a fazer pressão nos defesas. O Aimar não jogava na posição dele, e ainda recuperava de lesões (mas no Valencia, lembro-me de o ver jogar, e corria tanto como o Deco).

Até compreendia que uma equipa que jogue para vencer a champions, por exemplo um Barcelona ou um Manchester, apontasse a sua preparação para uma fase em que essas competições se decidem. São normalmente equipas que chegam facilmente aos quartos-de-final, e depois sim, decidem entre elas.
Para vencer o campeonato português não creio que seja a melhor estratégia.

O que é certo é que o Benfica, seja com pico de forma ou não, já tem 5 pontos de avanço do Porto, e 11 do Sporting. Se ganhar a ambos - o jogo com o Porto é já dentro de pouco mais de 3 semanas - fica com o campeonato quase no papo ainda antes de se desgastar.

E sem falar no aspecto anímico, de ir à frente, jogar com o estádio cheio etc

Miguel disse...

Foi o Mourinho sim senhor que disse não haver picos de forma...
Mas o que é isso de picos de forma? altura em que os jogadores estáo 5% melhores? 10%? 50%?
Eu que pratiquei futebol durente muitos anos sei o quanto é importante a pré-época, que se for bem feita a forma fisica dura um ano! Isso aliado à motivação e à exigência faz campeões!
Espero que o Benfica consiga manter esses parametros de exigencia!

LF disse...

E o que é que o meu amigo sabe sobre os meios e sobre os fins num e noutro caso ?

É verdade que, agora, é ilegal para provas organizadas pela Liga. Mas na altura não era.
O objectivo foi precisamente o mesmo: garantir maior receita para o clube da casa.

Mas quando se trata do Benfica...

E dizer-se que o Benfica foi campeão por causa disso é totalmente ridículo.

Max Power disse...

Os comentadeiros desportivos lá vão fazendo o seu papel... Uns melhor, outros pior. A realidade é que muito poucos se aproveitam.

De uma maneira geral (e infelizmente), os comentadeiros Benfiquistas costumam ser uns "coninhas" de 1ª. Por outro lado, os azuis e os verdes costumam ser do mais ressabiado que há no mercado e aliam-se uns com os outros com grande frequência.
O objectivo é sempre o mesmo: Tentar fragilizar o Benfica, lançando suspeitas para o ar e tentando influenciar, de uma maneira ou outra, a opinião pública.
A mim, fazem-me apenas rir. Especialmente o das sondagens, que de futebol percebe tanto ou tão pouco, que tiveram que lhe explicar as regras do fora de jogo, em directo na TV.

É deixá-los falar... Importante mesmo é a equipa dar resposta dentro das 4 linhas.
Sábado não espero menos do que uma vitória categórica no WC da 2ª circular.

Abraço

LF disse...

Ainda quanto à questão física, devo dizer também que não me parece que o modelo de jogo do Benfica seja demasiado desgastante.

Tem sempre muita posse de bola (fazendo o adversário correr atrás dela), faz pressão próximo da área adversária, evitando o vai-vem, e a velocidade que apresenta é mais da bola do que propriamente dos jogadores.

LF disse...

O problema que eu temo mais no Benfica (sem falar dos árbitros, lesões ou má fortuna) é o modelo de jogo cristalizar-se, e tornar-se progressivamente mais fácil para os treinadores adversários conhecerem e desmontarem.
Mas confio em Jesus, sabendo que não se pode golear sempre, que aqui e ali se vai perder alguns pontos, eventualmente alguns jogos, e que as contas se fazem no fim.

Anónimo disse...

"E dizer-se que o Benfica foi campeão por causa disso é totalmente ridículo.

Nem precisei de explicar...vc já se acusou!

Anónimo disse...

Senhores como o cj, os Benfiquistas, para eles, são sempre os bobos da festa.

Estes ultimos anos, em que o seu clube (SCP) tem ficado sucessivamente à frente (com um 2º lugar) do Glorioso, foram orgásmicos.

O complexo, de que padecem, não é de agora, tem pelo menos a idade do clube deles.

Eles são assim, como não têm ambição, não suportam a dos outros.

Os Benfiquistas acreditam sempre, mesmo que tudo corra mal, qualquer melhoria, por mais pequena que seja, é encarada como entusiasmo (que é constantemente confundido com esteria).

Vitor

redstar disse...

Verdade me recordo desse programa em que ele disse tudo isso,mas esse ser humano que comenta desporto,para mim ele nao comenta desporto vomita odio por todos os lados a tudo quanto seja encarnado,raramente se ouve um elogio dele ao benfica tal e o odio,depois com isso incendeia os es[piritos mais fracos a fazerem o mesmo.eu ca nao o escuto mais em nenhum programa,nem leio cronicas dele pessoas assim so merecem o meu desprezo. prefiro mil vezes o dr dias ferreira sei que odeia o benfica tambem,mas el;ogia quando tem de ser.quanto ao que toca ao pico de forma acredito que a nossa equipa tanto vai estar em forma seja em janeiro ou seja em maio,o jj continua dizendo que a equipe ainda nao atingio o seu pique quer dizer que ainda estamos aquem daquilo que podemos fazer.eu acreditoooo forca benfica.

redstar disse...

Verdade me recordo desse programa em que ele disse tudo isso,mas esse ser humano que comenta desporto,para mim ele nao comenta desporto vomita odio por todos os lados a tudo quanto seja encarnado,raramente se ouve um elogio dele ao benfica tal e o odio,depois com isso incendeia os es[piritos mais fracos a fazerem o mesmo.eu ca nao o escuto mais em nenhum programa,nem leio cronicas dele pessoas assim so merecem o meu desprezo. prefiro mil vezes o dr dias ferreira sei que odeia o benfica tambem,mas el;ogia quando tem de ser.quanto ao que toca ao pico de forma acredito que a nossa equipa tanto vai estar em forma seja em janeiro ou seja em maio,o jj continua dizendo que a equipe ainda nao atingio o seu pique quer dizer que ainda estamos aquem daquilo que podemos fazer.eu acreditoooo forca benfica.

Anónimo disse...

"Goooooooooolo da estrutura!

Isto do futebol depende muito da perspectiva. Há uns anos, uma equipa portuguesa (o Estoril) resolveu jogar com o Benfica a cerca de 300 quilómetros do seu estádio porque sabia que, noutro recinto, teria uma receita bem maior. Foi um escândalo. Uma vergonha, uma infâmia, uma vigarice nunca vista no futebol mundial. Poucos anos depois, uma equipa francesa (o Lille) resolveu jogar com o Benfica a cerca de 300 quilómetros do seu estádio porque sabia que, noutro recinto, teria uma receita bem maior. Foi um acto de gestão normal. Uma manifestação de inteligência, de sensatez, de administração racional das finanças do clube.

São diferenças de perspectiva que se registam a toda a hora. Há uma semana, o Porto foi empatar a Old Trafford. No final do jogo aquele empate era já uma vitória, e ao longo da semana foi sendo uma goleada cada vez maior. A estrutura do Porto tinha vergado o Manchester. A organização do Porto tinha dado cartas frente ao campeão da Europa. A gestão desportiva do Porto tinha ensinado aos ingleses como é que se goleia por 2-2. Li (e recortei) que o Porto tinha, e cito, «humilhado» o Manchester United. Eu desconhecia que, nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, uma equipa podia humilhar outra aplicando-lhe um humilhante empate. Já tinha ouvido falar em derrotas humilhantes e goleadas humilhantes. Empates humilhantes, foi a primeira vez. E, no entanto, o Porto espetou-lhes um 2-2 que eles até ficaram com as orelhas a arder. Uma semana depois, o Porto ainda conseguiu humilhar o Manchester durante 6 minutos inteirinhos, forçando os campeões do Mundo a um humilhante 0-0, mas depois um madeirense deu um pontapé no meio campo e deitou abaixo a estrutura, desfez a organização e arruinou a gestão desportiva.

Ora, se 2-2 fora é humilhar, eu esperava que, perdendo 1-0 em casa, o Porto tivesse sido trucidado. Não: bateu-se muito bem. Um jornal assinalou, e bem, que o Hulk até corre melhor que o Ronaldo. Eu vi o jogo pela televisão e fiquei chocado com a maneira atabalhoada como o Cristiano correu para a bola antes de a enfiar dentro da baliza a 40 metros de distância. Creio, aliás, que chutou dali porque teve vergonha de correr até mais perto do Helton.

Não li uma palavra sobre a estrutura do Manchester, a organização do Malcolm Glazer, a gestão desportiva da SAD do United — que, confesso, nem sei se existe. Tudo uma questão de perspectiva.

Entretanto, é justo registar, uma vez mais, a categoria da estrutura do Porto. Jesualdo Ferreira assistiu ao Porto-Manchester pela televisão, uma opção que deve ter dedo da SAD: assim, o treinador do Porto já criou rotinas que lhe permitem não estranhar as meias-finais e a final, que também vai acompanhar pela TV."

Enfim palavras para K?

Arsène Lupin disse...

Nem a 11 pontos em Novembro estes srs deixam de vir ler os blogs do Benfica e deixar o seu veneno.

Incrível.

Mesmo que ganhassem em Alvalade no Sábado, ficariam a 8 pontos. 8! Ainda era preciso mais duas derrotas e um empate do Benfica para nos apanharem (isto assumindo que o scp era capaz de ganhar os seus jogos).

Ganhem juízo e vão comentar os blogs do vosso clube, em vez de se afligirem com os picos de forma vs patamares de rendimento do Benfica.

cj disse...

Então mas as caixas de comentários não são para se dar opinião?!?

Já disse que se não houver a quebra que prevejo, virei aqui dar-lhes razão...

A questão é: manter ou não os resultados.
Se der para manter, são campeões; se houver uns azaritos, não são.

Mas isso ninguém sabe.

Também aposto que o Sporting (assim como o Porto) estarão melhores a partir de Janeiro...

xupa térêsa disse...

Caro amigo vedeta da bola, envio-lhe as minhas saudações desde Guimarães! Você anda muito nervoso nestes últimos dias... A taça de Portugal já lá vai, a Taça da Liga não interessa porque, o grupo é muito forte!!! Mas afinal este slb é o quê? Então não é o maior? Então as reservas não dão para passar o grupo com uma perna ás costas? Quando o gás começa a falhar as dúvidas antigas voltam, não é verdade? Não sei se foi coincidência ou não mas, desde que se falou em haver controle anti-doping no campeonato houve jogadores no slb que começaram a correr menos... E para quem não se preocupa com o SPORTING, acho que andar sempre a falar dele (o melhor clube Português) deve ser uma questão de azia...
Óh homem, cure-se e vá ao teatro não esteja sempre a pensar no slb porque, isso nunca fez bem a ninguém!