UMA LINDA NOITE DE CHUVA

Se ainda persistiam dúvidas quanto à real capacidade da equipa do Benfica, elas terão ficado desfeitas com a vitória desta noite. Resistindo às lesões, aos castigos, e até ao mau tempo, o Benfica realizou uma extraordinária exibição, superiorizando-se claramente ao FC Porto, e conquistando os três pontos com naturalidade.
Não foi um jogo de grande qualidade plástica. O mau estado do terreno – fustigado por uma incessante chuva – não permitiu um futebol bonito e escorreito, como, por diversas vezes, o Benfica já demonstrara saber praticar. Foi antes uma batalha, uma luta, um combate recheado de emoção e dramatismo, a apelar mais a vontades do que a talentos, e a verdade é que também nesse registo os soldados da Luz souberam dar eloquente prova das suas capacidades. Não podendo exibir um traje de gala, a equipa de Jesus vestiu o seu fato-macaco e lançou mãos à obra, construindo assim a felicidade. Foi na bravura que a exibição benfiquista se alicerçou, e foi nela que encontrou o seu brilho. Um brilho diferente, mas não menos cintilante.
Perante um estádio carregado de entusiasmo e fé, a equipa de Jesus soube, sobretudo, ser mais forte, mais ágil, mais concentrada, mais agressiva e mais determinada que o adversário. Soube sofrer quando tal foi necessário, sem nunca perder o sentido de orientação. Controlou o jogo mesmo nos minutos em que não o dominou. Soube, enfim, fazer a abordagem de que esta partida necessitava, entrando em campo com a atitude certa e com uma vontade indomável de ganhar. Não podendo exibir um traje de gala, vestiu o seu fato-macaco e lançou mãos à obra. Foi assim que a vitória lhe sorriu, e se assim continuar a ser em cada uma das 16 jornadas que faltam para terminar o campeonato, arrisco a dizer que dificilmente o título lhe fugirá.
Há indesmentível mérito de todos os jogadores neste triunfo, mas seria injusto não destacar aqueles que menos utilização têm tido, e que mostraram nesta partida ser credores de toda a confiança, presente e futura. Urretavizcaya, Carlos Martins, e depois Luís Filipe, Felipe Menezes e Weldon, foram gigantes. Fizeram esquecer as ausências de Di Maria e Pablo Aimar - jogadores difíceis de substituir em qualquer equipa do mundo. Conseguiram com a sua raça, e a sua atitude, ultrapassar com distinção o tremendo teste a que estavam sujeitos, e foram rostos cimeiros desta grande vitória. Com as suas excelentes prestações ficou à vista a densidade do plantel encarnado, o que enche os benfiquistas de esperança para o resto de uma época que ainda vai ser longa e exigente.
Não sendo novidade, também o trabalho de Jorge Jesus merece ser realçado. Ultrapassando as dificuldades de uma semana de trabalho em que não pôde contar com vários elementos, o técnico encarnado conseguiu montar uma equipa ganhadora e segura de si, pronta a enfrentar uma partida de capital importância. Manietou as principais unidades do FC Porto (só durante 15 minutos, já na segunda parte, os dragões ameaçaram discutir os pontos), e soube mexer no jogo quando tal se revelou necessário, vencendo claramente a batalha táctica com o seu antagonista.
Mas esta foi também uma vitória da humildade sobre o triunfalismo. Durante uma semana o país desportivo foi bombardeado com manifestações de arrogância e fanfarronice de quem já se encontrava atrás do Benfica, e mais atrás agora ficou. Após a menos conseguida noite de Olhão, foram muitos os comentadores e analistas a prever uma derrocada encarnada, e a consequente afirmação do FC Porto como campeão antecipado. Saiu-lhes o tiro pela culatra, e mesmo limitado pelos mais variados azares, o que se viu foi um grande Benfica. Um enorme Benfica, com cara de campeão.
Já se vira este Benfica a encantar como a sonoridade de um tenor, agora viu-se a combater com a ferocidade de um guerreiro. Falta-lhe cumprir a última etapa: a de manter a regularidade que o levará aos títulos.
Do árbitro falarei mais tarde.

30 comentários:

Vitória do Benfica disse...

MARAVILHOSO! MARAVILHOSO! MARAVILHOSO!. O meu coração foi, é e será sempre vermelho, porque o meu pai e o meu avô me educaram no espirito do trabalho, da dedicação, da honestidade, da solidariedade, ou seja a ser vermelha. E foi isto que o Benfica ontem nos mostrou. A equipa e os adeptos

BENFICA SEMPRE!

Um grande aplauso para Juan que chorou depois da àguia poisar. Ninguém fala dele mas também ele coloca o Benfica num clube sem rival

O Anti Lampião disse...

Mais uma vitória manchada por erros de arbitragem.
Sempre em benefício dos mesmos.

http://oantilampiao.blogspot.com/2009/12/golo-ilegal-fora-de-jogo-de-urreta.html

O GLORIOSO disse...

Esta vitoria tem varios destinatarios:
Ao "grande" categorizado Manel Zé e a resposta á tal equipa assustada;
Ao Nuno Marçal- rapaz sim sr. 2 derrotas nem deves ter dormido com os teus 3 pontos de sabado;
Aos pseudo-cronistas da tanga como um tal de Santos Neves. Afinal a pressão está de que lado?
Aos comentadores principalmente ao sr. Barroso, ao Sr. Ferreira ao sr. Aguiar, etc, hoje devem estar com uma azia. Rennie é um bom remedio;
A todos os que aqui debitam palermiçes, os anti-benfiquistas pelo pesadelo que estao a viver;

A todos um bom Natal

Rui Pinho disse...

O anti-lampião é um super-murcão!

Ressabiado, pagador de favores sexuais e viagens de férias a árbitros, agressor de mulheres, traficante de várias estirpes de mercadoria amante da mulher do Teles quando esta passeava na Santos Pousada.
INCHAI PORCOS!

Rui Pinho disse...

Ah!

É de louvar no entanto a falta de vida que têm.
Sem o Benfica, não existiam, estes 'cócós'.
Eu, nunca na vida perdi tempo em blogs de outra cor. Eles fazem disso vida.
Somos, sem dúvida, enormes!

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Anónimo disse...

Caro lf, apesar de ser do fcp, concordo com a sua análise. já aqui muitas vezes o critiquei, mas desta vez concordo consigo.

Mais, ainda ficou a mao do rodriguez por assinalar.

Jesualdo mais uma vez mostrou que não é treinador para os grandes jogos.prescindiu de belusho para meter guarin, mais uma vez uma decepção, já vem sendo habitual.parabens ao benfica pela vitoria, foram muito melhores indiscutivelmente.

pjsimoes disse...

Ó anti... está a falar do penalti por marcar a favor do Benfica?

Anónimo disse...

Até se apagam caro LF.

Sry Lanka disse...

FCP melhor nos primeiros 10 minutos...slb melhor até ao intervalo, e consegue marcar nesse periodo fruto de boa pressão. No entanto Lance Ilegal. 2ª Parte FCP com mais garra, mas sol de pouca dura. Sem inspiração e atolados no lamaçal e no anti-jogo, e com o campo a começar a subir vertiginosamente. Ganhou quem marcou, mesmo tendo mais transpiração que inspiração ao longo dos 90m, quem teve a sorte do jogo, e a protecção do costume.
Urreta fora de jogo quando dá pra trás de calcanhar...após receber passe de Saviola...a mão de Rodriguez é na sequência de um canto em que quem põe a bola fora é o Weldon...melhor defesa do slb nos ultimos 15m de jogo...Lucilio!! 7 Faltas atacantes, a Falcão, Farias, Varela, Beluxi...! O lance da lesão do Ramirez é demais! Maxi com a bola, sai pa contra ataque...e no passa nada...eis q o Rodriguez corta a bola, e avança pa area do slb, e ups...alto lá...PRIUUUU q ta ali um homem lesionado! Conveniente! Nada que não tivesse à espera. Resumindo. FCP mal, slb com mais garra, (é uma equipa q joga no grito...nos limites do esforço, espremida...e q começa a ir de encontro ao q foi o Braga no ano passado, Vão perder muitos pontos! Não tenham dúvidas.) Do túnel, já nem vale a pena falar. Mais do mesmo. E a culpa, claro q é dos outros...
No entanto...foi só um jogo. Podia ter sido muito melhor...ou pior.
Dentro do campo, os jogadores portaram-se bem, respeitaram-se apesar de alguns calores. Isso foi muito importante.
De resto...Feliz Natal a todos!

António disse...

Aos andrades que aqui apareçam, pois que aprendam se forem capazes, de que a arte e a bravura vestem de VERMELHO E BRANCO e não se confundem com as pseudo (porque batoteiras) vitórias do vosso passado sujo destes últimos 25 anos.
Para eles, só mais uma recado:
- POIS QUE INCHEM. INCHEM MUITO e que CONTINUEM INCHANDO até que rebentem e espalhem o vosso conteúdo fétido por quantos vos têm submissamente servido.

Anónimo disse...

Pela primeira vez em inumeros posts que já aqui deixei, apraz-me reconhecer que LF tem toda a razão, quanto ao comentário escrito. E mais não digo.

Força Porto

cj disse...

Parabéns.

E que o Sporting agora ultrapasse o FCP.

xpto disse...

claro que tinham de vir com a conversa do arbitro.

"Maxi com a bola, sai pa contra ataque...e no passa nada...eis q o Rodriguez corta a bola, e avança pa area do slb, e ups...alto lá...PRIUUUU q ta ali um homem lesionado! Conveniente!"

patético... o cebola nem sequer tinha a bola controlada!!

"Do túnel, já nem vale a pena falar. Mais do mesmo. E a culpa, claro q é dos outros..."

De quem? Dos jogadores do Benfica k estavam no balneario? Ou será do hulk que abriu a cabeça a um segurança?

Urreta sim, está em fora de jogo, embora a bola não lhe seja passada mas o golo, esse, é limpinho!

A mão do cebola é ridicula. O arbitro viu e não quis marcar... Normalíssimo!

Anónimo disse...

Parece q foram campeões por terem ganho 1-0 suadìssimo ao TETRA-CAMPEÃO, que não jogou um tusto!
Mas quê, nada de novo. Lá pra Maio, ninguém os vê...como de costume. Mas fazem bem...em viver o momento. Pena não terem sido campeões de inverno, senão o circo ainda era melhor...como o do ano passado. Nós preferimos fazer as festas na primavera...como de costume. E ENORMES somos nós...pla festa que por aqui se vê...até podia acabar o campeonato, q já se sentiam realizados!

Anónimo disse...

Xpto...TUNEL: "De quem? Dos jogadores do Benfica k estavam no balneario? Ou será do hulk que abriu a cabeça a um segurança?"
O Hulk e o Sapu iam a passar plo Segurança e toca a arrear uns cacetes no artista! Apeteceu-lhes!

"patético... o cebola nem sequer tinha a bola controlada!!"
Patético é quem vê o q lhe convém! Não sei o q é para si a bola controlada. Se é ter a bola no pé, os outras coisas controladas!

"Urreta sim, está em fora de jogo, embora a bola não lhe seja passada mas o golo, esse, é limpinho!"
Pra já, quem ta na linha de golo é o Maxi e não o Urreta. O Urreta ta fora de jogo aqui...
http://oantilampiao.blogspot.com/2009/12/golo-ilegal-fora-de-jogo-de-urreta.html
É só ver...e sem óculos!

"A mão do cebola é ridicula. O arbitro viu e não quis marcar... Normalíssimo!"

Assim como o canto q resultou nesse lance, em q quem põe a bola fora é o Weldon, e nas contas do Lucilio isso da canto...Normalíssimo!

Nelson disse...

Dá-me um gozo enorme ver estes portistas todos aziados.
Este ano ja recebi a minha prenda de natal..
Boas festas.

Joao Dias Pereira disse...

Já estamos habituados a este senhor lucilio... O ano passado foi o Sporting que perdeu uma taça à custa dele, este ano perdemos nós um clássico. Enfim, beneficia sempre o mesmo. Mas o campeonato ainda não acabou, e vocês continuam sem aprender, pois ainda a semana passada estavam caladinhos. Já deviam ter aprendido a conter-se... A vossa equipazinha nao vos dá garantias...

E muita atenção ao Braga...

RF disse...

Sólida vitória, e espero que no futuro próximo olhemos para ela como um arranque definitivo para outros voos.

Concordo com o elogio dos menos utilizados, mas acho que alguns titulares merecem um louvor extra: o Ramires, porque não há grandes palavras para quem assume o sacrificio tão bem depois de ter o joelho torcido; o David Luiz, que teve cortes magistrais; e o grande Javi Garcia, que se arrisca a ser a contratação mais acertada do ano (para desgosto de uns quantos jornalistas).

Abraços por um Janeiro a este nivel.

Anónimo disse...

o penalty por assinalar do ano vitoria dedicada aos andrades lagartos e cs

Anónimo disse...

alguem me sabe dizer o que e feito do aurelio arrombadinho,ja faz tempo queria comvidar para vir passar o natal na companhia do padre americo bijns estou esperando resposta se vens sozinho ou trazes mais alquma impola

Pedro disse...

E houve um lançamento lateral q o David Luiz marcou com a camisola por fora dos calções, q como todos sabemos é gravíssimo e foi a seguir a esse lance, 16 minutos depois, que o Benfica fez golo. Malandros!!!

Estou mesmo a ver o segurança a bater sem mais nem menos num jogador do fcp...estes adeptos corruptos são mesmo uns totós de primeira. Acreditam em todas as balelas q o corrupto flautulento lhes impinge... vou-me rir tanto qd o corrupto mor fugir e a realidade dos números do clubeco corrupto vier ao de cima.

Em jogo jogado, mais uma vez se comprova que sem as ajudas dos árbitros não nos ganham um jogo!!!!

Zé das coibes disse...

devemos agradecer esta vitória ao pinto da costa. Não fosse ele ter desviado o Falcão para o porto, o Saviola nunca teria vindo para o glorioso.

Anónimo disse...

o aurelio acabadinho em desaparecido em combate eu quero de mandar um cacho de bananas da-me o teu endereco bijns

André Pedro disse...

Caro LF, não se entusiasme tanto. Tal como os nossos adversários têm vindo a observar, o Benfica continua a jogar bem apenas contra equipas PEQUENINAS!!
Quero ver quando for a sério!!

AI O QUE EU ME RIO!! xD

"A caravana passa e os cães ladram..."
Carrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrega Benfica!!

Eduardo Barroso disse...

esta enorme vitória foi um bluff.

xpto disse...

"O Hulk e o Sapu iam a passar plo Segurança e toca a arrear uns cacetes no artista! Apeteceu-lhes!"

Apenas um detalhe, não foi o hulk mas sim o sapunaru que abriu a cabeça ao segurança!
Mas olhe anonimo, espere por um relatorio sobre o incidente e "se calhar" até ficará surpreendido...

"Patético é quem vê o q lhe convém! Não sei o q é para si a bola controlada. Se é ter a bola no pé, os outras coisas controladas!"

Maxi levava a bola para o ataque, qd esta é cortada plo cebola, e a bola chega até a ganhar alguma altura...
O cebola depois tenta controlá-la com o peito, qd o arbitro interrompe!

Não tente enganar as pessoas anonimo!!

"Pra já, quem ta na linha de golo é o Maxi e não o Urreta. O Urreta ta fora de jogo aqui...
http://oantilampiao.blogspot.com/2009/12/golo-ilegal-fora-de-jogo-de-urreta.html
É só ver...e sem óculos!"

oh anonimo, eu sei mt bem quem está na linha de golo...
Sim o Urreta está fora de jogo, embora a bola não lhe seja passada, mas é tocada por um companheiro da mesma equipa, que tenta dominar a bola...
O lance é cortado pelo meireles (penso eu), e depois dá-se inicio a outra jogada em que acontece o golo do Benfica.


"Assim como o canto q resultou nesse lance, em q quem põe a bola fora é o Weldon..."

Cantos... tantos cantos, a favor do Benfica esta epoca k foram convertidos em pontapés de baliza.
Um canto mal assinalado contra o foculporto, em k dois jogadores se "embrulham", o que faz portanto um lance dificil de ajuizar.

A mão do cebola... bom... Todo o estadio viu! E fiquemos por aqui.

E penso que todo o estádio também observou a bárbara agressão do cebola, fazendo lembrar um tal de schumacher -> http://www.youtube.com/watch?v=3byTNRoxujo

"...e nas contas do Lucilio isso da canto...Normalíssimo!"

Olhe fique então com a arbitragem do final da taça de 03/04 do normalissimo leao de ouro

http://www.dailymotion.com/video/xb27go_nem-assim-luchulio-pt1-1-de-7_fun

Anónimo disse...

Inchem Porcos!!!

Nuno Figo disse...

Ena tanto anónimo...

O penalty do Rodriguez vai para o extenso lote de "estupidamente óbvios mas não assinalados" que fazem história nos jogos entre o Benfica e a agremiação de direcção corrupta. Ui, se o lance fosse ao contrário, nem imagino! Explodia o mundo, para aí.

Ah, mas antes é pontapé de baliza, não é canto. Pois, se calhar... As imagens não estão em lado nenhum e no estádio não me apercebi. Mas acham mesmo que o Lucílio assinalou de propósito esse lance, só para levar o Benfica ao colo... para depois no seguimento lhe surrupiar um penalty?! Será isso?! O homem é mau árbitro, sim... mas demente, não me parece.

O golo do Saviola é precedido de... fora-de-jogo, sim... e de 6 toques na bola a seguir, legais (remate de Cardozo, corte de 4 jogadores do Porto, corte de David Luiz, golo). Podemos continuar a andar para trás no tempo e seguramente encontraremos uma outra ilegalidade não assinalada.
Dou como exemplo: TODO E QUALQUER lançamento lateral executado pelo Fucile, sempre tecnicamente incorrectos (se fosse o Binya, até o prendiam).

Mas obviamente que falar nisso é parvoíce.

Sobre um hipotético penalty de Peixoto sobre Hulk, só mesmo o peso de uma história de 30 anos de quinhentinhos e meretrizes merece que o mesmo seja comentado. O lance: Peixoto disputa a bola, toca na bola, sai com ela controlada. O xuper-erói disputa a bola, não toca na bola, cai no chão (coisa frequente neste xuper-erói). Opiniões contrárias existem. Mas Guilherme Aguiar, para além de tripeiro demente e favorável à corrupção (afinal, foi ele, representando o FCP, que na última Assembleia Geral da Liga votou CONTRA a alteração do regulamento para penalizar mais fortemente actos de corrupção), está também nitidamente cego.

Para um tal de "anti lampião" (triste nick), que fala de "benefício do mesmo"... é preciso lata. Não vou recuar muito no tempo... reveja só o lance do penalty do homem-refogado, ou a expulsão perdoada ao mesmo. Lembre-se ainda do "penalty" do ano passado, "sobre" Lisandro.
Sempre os mesmos, né? 'tadinhos dos corruptos.

Anónimo disse...

Lf só um comentario pequeno que deve merecer a sua atenção:

muitas vezes qundo o portistas falam mal dos benfiquistas voce não expoe aqui os seus comentario.

pergunto-me porque motivo deixa que sejam postados comentarios do tipo " inchem porcos"?

se calhar nem vai postar o meu mas pronto.

apenas um reparo para que o seu blog fique um pouco melhor, senao qualquer dia parece um blog de retardados tipo o antitripa.

apenas para que fque com um blog melhor.

abraço

Batatinhas Batatinhas disse...

Só faltou o Falcão fazer um auto golo, foi pena mas mesmomuito pena, para os procos ficarem inchados ainda mais inchados com as vigarices que fazem.

Toda lá oh Nuno