SABOR A POUCO

Afastada da Taça de Portugal prematuramente, a equipa de Jorge Jesus passou desde então a olhar para a Taça da Liga com outros cuidados, apostando seriamente na sua conquista. Com o jogo decisivo a disputar-se num domingo de pausa no campeonato, era de esperar que o Benfica vestisse o seu fato de gala para garantir o apuramento, num terreno tradicionalmente difícil e perante um adversário complicado. Assim foi, e com excepção de Ramires (já precisava de descanso), todas as principais estrelas entraram de início no relvado dos Arcos.
A vitória tangencial acaba por deixar um ligeiro travo a frustração, pois com mais um golito, uma das meias-finais seria provavelmente disputada na Luz. Se o bom é inimigo do óptimo, também é verdade que o óptimo não se concretizou apenas porque Cosme Machado não o permitiu. O árbitro bracarense mostrou cobardia, deixando-se influenciar pela sórdida campanha em redor das arbitragens dos jogos do Benfica, escrevendo a sua assinatura no resultado final ao subtrair um penálti claro a favor dos encarnados, assinalando um outro, inexistente, em benefício do Rio Ave. Um eventual resultado de 0-3, que garantia ao Benfica todos os seus objectivos, ficou assim limitado a um simples 1-2, que lhe dificultou o apuramento, e pode obriga-lo a ter de vencer em Alvalade ou no Dragão para chegar à final da prova.
Além das causas e consequências de tão magra vitória, diga-se que a exibição do Benfica justificava muito mais. Sobretudo ao longo da segunda parte, o Benfica chegou a ser brilhante, bem ao nível de algumas das suas melhores actuações nesta temporada, e até superior à que havia efectuado naquele mesmo estádio para o campeonato. Com Di Maria, Cardozo e Carlos Martins em excelente plano, o futebol encarnado asfixiou por completo o Rio Ave, não lhe permitindo mais do que um ou outro fogacho ofensivo, e causando, por outro lado, desequilíbrios sucessivos na sua zona defensiva, que só por infelicidade não resultaram em mais golos. A mais clara oportunidade de entre as desperdiçadas pelos homens de Jesus foi o duplo remate ao poste do estreante Alan Kardec, já dentro dos últimos dez minutos da partida. O jovem brasileiro deixou um ou outro bom pormenor, acabando por ser infeliz num lance que poderia ter constituído um importante bálsamo para a sua mais rápida integração.
E assim chega o Benfica às meias-finais, onde provavelmente o espera um jogo de grande intensidade e dramatismo, em ambiente hostil, cuja abordagem terá de ser feita com todos os cuidados. Creio que os jogadores que entrarem em campo devem fazê-lo com total ambição e disponibilidade. Por isso mesmo, talvez seja aconselhável resguardar os Aimares, os Saviolas, os Cardozos e os Di Marias, lançando mão dos Carlos Martins, Rubens Amorins, Nunos Gomes e Fábios Coentrões, que podem muito bem formar um onze forte e capaz de discutir a eliminatória.
Do árbitro já ficou tudo dito, mas se lhe chamar cobarde novamente também não se perde nada.

19 comentários:

Anónimo disse...

Convém saber as regras da Taça Lucilio antes de escrever asneiras.
O slb pode jogar em casa, se em sorteio lhe cair a Académica! O FCP até pode jogar fora, se em sorteio lhe calhar o Scp. Só o Scp tem o jogo em casa garantido por ter sido o melhor de todos os apurados!

Unknown disse...

Tambem convem dizer que essa forma de classificar o melhor nao faz qualquer sentido ou seja; se o termo é comparativo, entao só enfrentado o mesmo grau de dificuldade ( adversarios ) se poderia estabelecer a hierarquia correcta.Portanto esse melhor é mera treta ainda que esteja em conformidade com o regulamento.

João Davim disse...

Espero por outra final com o SCP para vencer novamente, desta vez sem polémicas...

De resto, esta taça é mesmo ruim...

Anónimo disse...

Caro LF,

Depois do jogo com o Nacional, para esta mesma taça, não me parece coerente bater na tecla da arbitragem...

Mas enfim, ganha o espéctaculo porque nas meias finais vai haver jogo grande.

cj disse...

Já que não falas da taça "a sério", falo eu:
Este ano vamos ter o Pinhalnovense na final!

Vitoria do Benfica disse...

O anónimo é muito engraçado para além de se esquecer e de dizer asneiras é que o penalty que Lucilio Batista assinalou, teve de ser concretizado, e o jogo foi para prolongamento,passado 20 minutos e o Quim defendeu 3 penalties.

Quanto ao jogo de ontem eu começo a pensar que o problema das exibições frouxas do Benfica, teve a ver com a chuva e com o estado do relvado nessas alturas. Foi pena o jogo com Guimareaes. Mas o Benfica foi de longe a equipa que mais dificil adversários teve, se compararmos com o Porto que lhe deram de bandeja os quartos de final. Até com o Estoril, o orlando Sá dá um encontrão ao Estoril e anulam um golo ao Estoril

O golo do Carlos Martins foi soberbo e o do Maxi poderia ter sido de antologia, passou junto ao poste.

O Benfica ganhou bem. E ultrapassou adversários muito dificeis

jfk disse...

Porto-Académica
Sporting-Benfica

Anónimo disse...

Pois é, na taça lucilio os penalties do David Lulu não contam. Não contou contra o nacional e este carrinho por tras ao jogador do Rio Ave dentro da área benfiquista também não deveria ter contado.

Calssificação real = taça lucilio para o slb

Benfica - Orgulho,Honra,Gloria!!! disse...

Boa tarde,LF

Mais uma vitoria esforçada contra o Rio Ave.Apesar de tudo acho que esta competição é pouco atractiva,é facilmente manipulavel,como tens visto,usam a taça da liga pra andar a enchovalhar o Glorioso,beneficia-se em alguns lances que é pra depois os do 2.º maior clube portugues,o anti Benfica,andarem o ano todo lá com as cabalas e com as conspiraçoes e os colos,a treta do costume.
Mas o mais bonito no meio disto tudo é ver o desepero deles,as justificaçoes pro injustificavel,o meter supostas historias pessoais misturadas com as historias do futebol a ver se passa,mesmo perante o obvio tentam fazer os outros de idiotas.Neste momento já não é preciso responder a esta gente,agora só sai espuma!!
Até era bom sairmos de prova(sem querer dizer que não a gostaria de vencer),é que já há clubes que querem ser campeoes a emprestar jogadores ao 1.º classificado,só pra não deixar fugir o Benfica,o medo é tanto!!
Um grande abraço pra ti,cuidado com a espuma que vai aparecer não tarda muito!

Anónimo disse...

Podemos dizer tudo, mas dizer que o David luiz nao fez penalty é no minimo fanatismo extremo, pois as pessoas agora confundem o que significa tocar na bola e consequentemente tocar no jogador, do que ir por tras em tesoura e tocar na bola adversario e mais alguem se houvesse.

Penalty claro em qualquer parte do mundo, so tu nao viste e mais alguns mentacaptos'.

Tiago Pereira disse...

Benfica - Orgulho,Honra,Gloria!!!:

Cuidado que o Nelson Oliveira também foi emprestado ao Rio Ave adversário do Benfica na noite passada e ninguém aqui pôs em causa a seriedade com que o Rio Ave encarou o jogo com o Benfica.

LF disse...

Pois é CJ, a tua equipa está em grande.

Pinhalnovense-Chaves seria uma final engraçada.

LF disse...

jfk,

Era também a minha preferência, mas parece que afinal pode sair a Académica em casa, o que será muito melhor.

Ir ao Dragão também podia ser uma boa preparação psicológica para o jogo do campeonato.

Enfim, seja o que Deus quiser.

LF disse...

Benfica, Orgulho...

A existência da competição é interessante, o problema é o formato e os regulamentos.

Realmente os benefícios ao Benfica têm sido quase todos na Taça da Liga desde há dois anos para cá.

Creio que isso se deve também ao facto de haver interesse da Liga em popularizar a competição, e sem o Benfica já se sabe que perderia todo o interesse e mediatismo.

Mas ontem nem isso aconteceu...

Anónimo disse...

Quer dizer...o ano passado, ser os melhores primeiros classificados...dava vantagem de jogar em casa. Ok...beneficia-se quem fez pla vida. Acho certo e aliciante!
Este ano pelos mesmos critérios, o Sporting e F.C.Porto deveriam ficar no Grupo A, jogando em casa, e o Benfica e Académica no Grupo B, jogando fora.

Mas já não vai ser assim!!

Com um sorteio puro, o F.C.Porto pode acabar por ter de ir jogar fora, se sair o Sporting. E o Benfica até pode jogar em casa se sair a Académica.

Mas afinal porque mudaram? Eu o ano passado, numa primeira fase até pensei que seria desta forma, um sorteio puro, mas a diferença é que o ano passado não convinha colocar os grandes de Lisboa a jogarem fora, especialmente o grande patrocinador da Taça Lucílio Baptista, o Luís Filipe Vieira e o seu Benfica . Já este ano, havendo uma janela de oportunidade de colocar o F.C.Porto a jogar em Alvalade e/ou Benfica a jogar em casa e contra um adversário mais fácil, não perderam a oportunidade de fazer o sorteio de acordo com as conveniências. Assim vai o nosso futebol.

LF disse...

Vitória,

É verdade, o Benfica teve o grupo, de longe, mais difícil, e por pouco não era um dos melhores primeiros.

Pode ser que a sorte que faltou no sorteio dos grupos, chegue agora nas meias-finais, saindo então a Académica na Luz (já que é possível, venha ela)

Joao Dias Pereira disse...

Para se falar do arbitro de ontem depois do escandalo contra o Nacional e contra o Guimaraes é preciso lata. E essa campanha contra as arbitragens do benfica tem fundamento. Este ano o andor esta ainda mais bem montado e os resultados vêem-se, la vao ganhando. Mas em Maio se verá se o andor nao caiu...

Benfica - Orgulho,Honra,Gloria!!! disse...

Certissimo,Tiago Pereira

Mas penso que é mais ou menos opiniao geral que o Rio Ave não alinha com ninguem,aliás,este ano o estadio dos Arcos tem sido o inferno pra muita gente.Esta situação do N.Oliveira terá tudo a ver com a operação do J.Tomás.Mas nunca iria por em causa o profissionalismo da equipa do Rio Ave,aliás é das equipas da liga que me parece não viver pela filosofia do "pontinho",por norma é pra ganhar,só se não der mesmo.
Mas é como o LF diz,a propria competição,pelo facto de ser tão recente,só atrai atençoes com a presença dos 3 grandes,dai não ser surpreendente que os arbitros os "empurrem" até à final.Dai ser necessario repensar esta competição,se a taça de Portugal,com os clubes pequenos incluidos,é uma bonita festa porque é que esta taça,melhor pensada,não o poderá ser?
A Liga devia fazer alteraçoes,dar mais incentivos.

André disse...

Viva L-F
Como é que posso entrar em contacto contigo?
O mail que tens no perfil, está correcto?