CAMINHO ABERTO

Manda a prudência dizer que nada está decidido, que o campeonato não acabou, que futebol é futebol, que faltam seis jornadas, e estão dezoito pontos em disputa. Mas, honestamente, temos de admitir que, depois da vitória do Benfica sobre o seu mais directo adversário, seria verdadeiramente insólito que o título 2009-10 viesse a fugir aos encarnados. Só uma hecatombe levaria uma equipa que apenas perdeu dois pontos nos últimos onze jogos a desperdiçar seis nos encontros que faltam (embora dois deles sejam contra Sporting e FC Porto), e mais extraordinário ainda seria vermos o Sp.Braga vencer todos esses jogos e chegar-se novamente à liderança.
Estou certo que, tanto Jorge Jesus, como toda a sua equipa, sabem que não podem facilitar, e essa é mais uma garantia que esta equipa nos dá quanto ao seu destino ganhador. Não há espaço para festividades, nem sequer para euforias injustificadas, mas cresce em todos os benfiquistas a certeza de que muito dificilmente as coisas poderão falhar.
Contudo...nada está decidido, o campeonato não acabou, futebol é futebol, faltam seis jornadas e estão dezoito pontos em disputa.
O duelo da Luz cumpriu as expectativas. Não foi brilhante sob o ponto de vista plástico, mas teve a intensidade competitiva e dramática que a ocasião justificava, e teve também um vencedor merecido.
Poderiamos dividir a partida em duas fases distintas, cuja fronteira seria definida por volta dos 60 minutos, momento em que Domingos Paciência fez a dupla substituição. A partir de então, sobretudo com a entrada de Matheus, o jogo deu uma cambalhota táctica, pondo termo a um domínio claro do Benfica (ainda que não esmagador) que durava desde o apito inicial de Pedro Proença. Durante toda a primeira parte o Sp.Braga limitou-se a defender, e o Benfica foi procurando formas de ultrapassar a densa barreira que encontrava à entrada do meio-campo contrário. A pressão bracarense na sua zona intermediária era forte e agressiva, o espaço diminuto, e o Benfica encontrava dificuldades para conseguir libertar os seus artistas. Todavia, se em 45 minutos houve três oportunidades de golo, todas elas foram para a equipa da casa – designadamente em lances protagonizados por Saviola, Cardozo e, por fim, no golo de Luisão. O empate aceitava-se, mas a vantagem benfiquista, conseguida in-extremis (seis segundos depois do minuto de compensação, e não quinze como diz Domingos) não podia chocar ninguém.
Apesar do golo, nos primeiros minutos da segunda parte o jogo continuou virado para a baliza do Sp.Braga, mas um quarto de hora depois, com as substituições, e com algum cansaço benfiquista, as coisas mudaram de feição. Viu-se então o melhor Sp.Braga desta temporada, com audácia na atitude, segurança no passe, e muita velocidade (e veneno) nas transições ofensivas. A Luz gelou por momentos (ai aquele cabeceamento de Moisés...), e o sofrimento tomou conta dos corações encarnados. Este Benfica, que só tem baliza nos olhos, parecia hesitar entre o risco de procurar o conforto do segundo golo, e o pragmatismo de manter a preciosa vantagem. Podia ter corrido mal, mas o que é certo é que os minutos foram passando, e o resultado não mais se alterou.
É pena que o Benfica não tenha conseguido o 2-0 - por exemplo num penálti que ficou por assinalar, por mão de Rodriguez na área -, que na prática valeria mais um ponto, correspondente ao eventual desempate pelo confronto directo. Mas o bom é inimigo do óptimo, e esta vitória é mesmo muito (muitíssimo!) boa. Foi valorizada por um adversário personalizado, que se falasse menos e se limitasse apenas a jogar (como tão bem sabe), colheria certamente muito mais simpatias do país desportivo.
Individualmente creio que Fábio Coentrão fez o seu primeiro grande jogo como lateral-esquerdo. Não me recordo de uma falha a defender (mesmo apanhando pela frente o irrequieto Alan), e teve ainda tempo para participar em muitos dos lances de ataque da equipa. Trata-se de uma boa notícia para o Benfica e para...a Selecção Nacional, assim Carlos Queiroz tenha estado na Luz de olhos abertos.
Pedro Proença esteve mal no lance que referi (mão de Rodriguez), e também ao perdoar a expulsão a Renteria por agressão a Di Maria. Pareceu-me também equivocado nalgumas faltas assinaladas a favor do Sp.Braga. Ressalvo no entanto que só vi um curtíssimo resumo televisivo, pelo que o equívoco até pode ter sido meu.
E siga o campeonato. A próxima "final" é na Figueira da Foz, diante de uma equipa que criu grandes dificuldades ao Benfica na primeira volta. Antes ainda há um ...Sp.Braga-V.Guimarães. Mais uma jornada que pode deixar marcas.
O caminho está agora mais aberto, mas há que o percorrer.

16 comentários:

Ricardo Sardo disse...

Entretanto, há novidades sobre as razões por detrás do acórdão da FPF:
http://www.cmjornal.xl.pt/Noticia.aspx?channelid=00000215-0000-0000-0000-000000000215&contentid=5A717650-A94F-4841-8D8C-0AC2E3C3DA72&h=2

ulisses disse...

pela 1ª vez gostei, hoje, de ouvir o rui santos falar no tempo extra

troza disse...

E acho que falas bem. Ainda há que percorrer o caminho. O Benfica está forte mas "5" pontos não é assim tanto. A equipa ainda pode cair na tentação de dar mais na taça europa do que aquilo que deve.

É importante não perder pontos nos próximos 2 jogos. (Naval e Sporting, se não me engano). Pois tenho a certeza que o Braga tem boas hipoteses de perder pontos nos dois jogos que se seguem face à pressão de ter de ganhar.

Anónimo disse...

http://videos.sapo.pt/DorzHzIhsz6tNPVlrDsl

Sry Lanka disse...

Duas Notas ao seu post:

1º Quem devia tar calado era o Jesus. Podia fazer o seu trabalho e não mandar postas de pescada no trabalho dos outros. O Domingos apenas se defendeu dos ataques parolos do costume, paternidades e maternidades e tretas dessas. Há aqui alguma, para não dizer muita, inveja do Braga deste ano. Deve pensar que só ele é q é bom, e que os mérito dos outros, vem atrelado ao mérito dele. Mais humildade e menos arrogância, ficava-lhe bem. Mais do pai da treta do fair play, não se pode esperar mais q isso.

2º Diga lá ao Di Maria para se deixar de meninices e mariquices de simulações patéticas, mergulhos sistemáticos, choradeiras, rebolansos, e afins. Assim, ninguém o leva a sério. Gasta mais energias nessas patetices que a jogar! Q ponha os olhos no Hulk, q luta, corre, marca, da a marcar, leva pancada, anulan-lhe lances limpos e afins, e continua de pé e a lutar. Mas tb já sabemos que ha jogadores da bola, e jogadores de futebol. Quanto aos beijos que o Mossóro fala, bem, nisso dou-lhe um desconto. Cada um tem os seus gostos e as suas orientações.

zephirus disse...

Ter ganho este jogo foi obviamente melhor que o perder mas eu continuo com os pés bem assentes no chão. O Benfica ainda não ganhou nada a está a uns míseros 6 pontos do Braga. Se em vez do Braga fosse o Porto, a incerteza era bem maior e acho que é isso que está a "enganar" os adeptos. O Braga não é o Porto mas está a mostrar sem tão bom como eles foram nos últimos anos e toda a gente se lembra da Grécia no Euro2004. Em relação ao golo do Benfica ter sido depois do minuto de desconto, só tenho duas coisas a dizer:
1. Qualquer jogo de futebol, na sua maioria, acaba por durar mais uns segundos do que o tempo de deconto, não percebo qual a diferença netes;
2. O canto que originou o golo foi cedido pelo Braga aos 45min+45seg!, ou seja, 15seg antes do final dos descontos. Como é óbvio, o árbitro deu o canto. Deveria apitar mal a bola sai do canto? Não! Para isso não o tinha marcado. Tudo legal neste lance, compreendendo obviamente que para o adepto que sofre o golo, fica um amargo de boca.

Brytto disse...

foi uma vitória á antiga... só valeu dois pontos!!!!!!!

LF disse...

Sry Lanka,

Dar o Hulk como exemplo só pode ser para rir.
Já agora, porque não o Bruno Alves...

Sry Lanka disse...

LF disse...
Sry Lanka,

Dar o Hulk como exemplo só pode ser para rir.
Já agora, porque não o Bruno Alves...

E já agora pq?? Por ter levado 3 jogos de castigo por ter agredido um gajo qq se meteu com ele??

Ou o Di Maria é um santinho q não agride colegas de profissão como no jogo em Olhão? Ou não manda cuspidelas e xutos na bola contra o banco de suplentes dos adversários como em Braga?

Ou não está sempre a ver quando pode enganar mais um arbitro e sacar mais uma mentira?

troza disse...

Sry Lanka, não gozes comigo...

Tu de certeza já foste ao estádio. Já chamaste nomes a um jogador. Se ele te agredisse tu é que tinhas de pedir desculpas por seres agredido?

Claro que não...

Benfica - Orgulho,Honra,Gloria!! disse...

É isso,LF

O caminho faz-se caminhando e de outra maneira não vamos lá!Humildade,trabalho e capacidade se sacrificio,são os ingredientes pra podermos ser campeoes mas há que o mostrar em campo,como se tem visto ao longo deste campeonato.
Já agora,LF,não pude deixar de me rir com algumas tiradas que já vi aqui hoje:
"O Domingos apenas se defendeu dos ataques parolos do costume, paternidades e maternidades e tretas dessas"
O ChoraMingos já DESDE A PRE-EPOCA que anda a mandar filetes pro Jesus,ou eram as pubalgias,ou era o "com esta equipa tinha feito melhor"(pois,para alem de já saber ao que ia tambem só tem o campeonato pra disputar,pois,Mingos...),portanto essa cai por terra.

A 2.a inclui duas alineas pois é deliciosa:
Alinea a) - "Q ponha os olhos no Hulk, q luta, corre, marca, da a marcar, leva pancada, anulan-lhe lances limpos e afins, e continua de pé e a lutar. Mas tb já sabemos que ha jogadores da bola, e jogadores de futebol".Quando li isto lembrei-me dele à chapada a tudo o que mexia no tunel da luz,EM VIDEO,portanto,é REAL.E nos relvados tambem,ele a esbracejar e ai leva tudo à frente,mas mais uma vez é à base do boxe,ao bom estilo B.Alves.Nem um dedinho do Di vale,é mesmo LoLk,ontem podiam era ter tirado a seringa que ele tinha espetada no rabo,é que dá na pestana e tal...

A alinea b) é que é espectacular:

"E já agora pq?? Por ter levado 3 jogos de castigo por ter agredido um gajo qq se meteu com ele??"
Pelo que percebo,este mocinho está a dar-me autorização pra lhe partir a dentadura toda se o apanhar à frente,é que ele passa a vida a PROVOCAR aqui no blog e eu sinto-me no direito de lhe dar uma tareia sem sofrer as consequencias,segundo o que ele diz,se alguem se meter comigo,mesmo que seja só verbalmente, tenho todo o direito de o agredir,parece-me bem.
Aliás,ainda bem que ouvi isto porque daqui vou à Assembleia da Republica desancar lá nuns deputados e ministros que passam o ano todo a provocar-me com promessa incumpridas e a dizer que são serios,isso pra mim é provocação!
Charles Manson a santo!Bin Laden pra Papa!!
Esta gente pensa é que o resto do pessoal sofre da mesma parvalheira que se instalou na rua da lameira de cima,penso eu de que...

Vitória do Benfica disse...

Muito bem LF, concordo inteiramente consigo, o tempo não está para festas, ainda, até porque a gente de azul e branco e os seus acólitos na Justiça ou jubilados desta são capazes de tudo.

No jogo de sábado ficam várias coisas o grande jogo de Coentrão mas também o grande capitão que é Luisão, gostei muito do Maxi o grande Maxi. A equipa ainda não tem o traquejo psicológico suficiente para aguentar os grandes desafios. Eu também sufoquei depois do Domingos mudar a táctica com aquelas substituições. Domingos é de facto um bom treinador e não sei se ele se o caceteiro mor do Jorge Costa que vai substituir o Jesualdo.

Domingos disse que Jesus devia ter mais respeito, mas em minha opinião ele é que devia ter mais respeito pelos adeptos do Braga, porque de forma tendenciosa alterou a estratégia de jogo e permitiu que a equipa que lhe paga o salário tivesse sido humilhada nas Antas, e o mais engraçado é que o Porto não tinha Hulk. Como é que os dirigentes do Porto vão explicar isto.

Engraçado também é o facto das noticias do CM sobre os Conselheiros na tribuna presidencial no Dragão e também Rui Moreira dizer de forma categórica, logo a seguir a ser conhecido o castigo que tinha a certeza que este ia revogado pelo CJ. Não percebo, como é que um adepto do Porto tinha assim tantas certezas.

Mas o mais importante disto tudo é o facto de o Benfica quando está bem internamente está bem internacionalmente. Uma prova daquilo que se diz em laboratório, os resultados só são credíveis quando são validados e o Benfica valida os seus resultados na Europa e por isso vai discutir o acesso às meias finais com uma grande equipa, que elogia e respeita o Benfica.

Mossoró miserável, é outro Ruben Michael, não sei como é que alguém que tinha fracturado uma perna nem há uma hora fosse capaz de dar uma conferência de imprensa. Aí os alcalóides, aí os alcalóides, a passarem ao lado do Horta.

iBenfiquista disse...

O Sry Lanka é um imbecil. Não pode ser outra coisa. Porquê? Porque vem para um blogue benfiquista mentir despudorada e repetidamente. Pensando que os benfiquistas que lêem este blogue são tão idiotas como os seus comparsas de blogues da sua cor.

1.Não foi o Jesus que começou a mandar postas de pescada. Foi o Domingos que no princípio da época insinuou, juntamente com o imbecil do seu presidente, que o JJ tinha preparado mal a época. Quando toda a gente sabe que o JJ saiu muito tempo antes disso acontecer. Isto é, mentiram.

2. O Benfica não tem inveja do Braga. Ter inveja de quê? Da cor das camisolas? Haverá alguma coisa, QUALQUER COISA, que o Braga tenha que o Benfica inveje?

3. Quem é este andrade, com alcunha de monhé (mouro), para andar a enviar e a pedir que se enviem recados a um jogador do Benfica? Que se meta com os seus jogadores, com os da sua laia, que necessitam de limpeza ao cérebro assim como aulas de ética, boa educação e de aprender sã convivência.

4. Então as agressões são justificadas pelo facto de serem resposta a bocas? Mesmo quando não existiram? De acordo com as testemunhas oculares e presenciais dos acontecimentos, não existiram. Isso poderá acontecer em Custóias, ou em pessoas habituadas a frequentar sítios desses. Em locais civilizados, isso não acontece. A bocas responde-se com o desprezo. Não com violência.

5. Como muito bem mostram a imagens, o Di Maria nem pontapeou a bola para o banco do Braga nem cuspiu nessa direcção. É MENTIRA!!! E espero ter lido aqui, PELA ÚLTIMA VEZ, esta mentira!

6. O Hulk não é exemplo para ninguém. Nem como jogador de futebol nem como pessoa. É, PARA TODOS, um MAU EXEMPLO. Será, possivelmente, um bom exemplo para pessoas habituadas a conviver ou a habitar Custóias. O que não é manifestamente as pessoas simpatizantes do Benfica que vêm para aqui.

7. Se o Di Maria simula ou não, ninguém tem nada com isso, muito menos andradres aziados, frustrados e ressentidos. Isso é uma questão para os árbitros ajuizar.

Manuel António disse...

Temos mas é de apoiar o Manuel Alegre para Presidente, porque o Porto lá vai voltar a controlar a Liga de Clubes.

dezazucr disse...

Pessoal, coloquem no vosso blogue, como em todos os blogues decentes a mensagem, bem visível:

"É que mesmo com o hulk, mesmo ganhando os jogos todos (o que normalmente não acontece) desde então, continuaríam atrás do Benfica, afinal ficaram nesse jogo a 4 pontos e o Benfica desde então perdeu apenas 2.

Mais, recordem-se que com hulk os corruptos perderam e bem o jogo da Luz no campo, mesmo roubando um penalti descaradíssimo do rodrigues. E nesse jogo hulk fez o quê? Um remate para a linha lateral?!"

O Presidente do nosso Benfica dará hoje uma entrevista ao vassalo corrupto miguel tavares que tentará colocar o assunto sobre a mesa. Esse dado desarmará grande parte dos argumentos.

O GLORIOSO disse...

Sry Lanka deve estar com uma azia?
Caro cure-se, vá á farmacia até porque ainda vai ter muito que sofrer e creio que para o fim do mês de Abril deve estar quase paranoico com os futuros CAMPEÕES NACIONAIS.