CURIOSIDADES

Há já quem diga que o Benfica de Jorge Jesus é o melhor Benfica do pós-Eusébio.
Eu, por enquanto, não iria tão longe. Falta, acima de tudo, ganhar o campeonato, e tenho ainda na memória equipas como aquela que, com Eriksson no banco, chegou à final da Taça Uefa em 1983. A verdade porém é que, olhando aos números do campeonato, e tomando como referência a 23ª jornada, este Benfica, com 58 pontos já alcançados, aparece de facto em plano de destaque. Desde 1974, se contabilizarmos sempre três pontos por vitória, só em duas ocasiões os encarnados tinham por esta altura melhor pontuação: justamente com Eriksson em 1983-84 (62 pontos), e com Baroti em 1980-81 (60).

Diga-se também que em Portugal, nos últimos 14 anos, e também à 23ª ronda, só o FC Porto de Mourinho fez mais pontos (60 e 59, em 2002-03 e 2003-04 respectivamente). Mas a presença do FC Porto em duas finais europeias consecutivas viria a implicar algum desperdício nas derradeiras semanas, pelo que até final estes números podem perfeitamente ser ultrapassados.
Outro dado curioso que resulta desta análise é que, desde 1970, comandando a classificação à 23ª jornada, só por uma vez o Benfica não viria a conquistar o título. Aconteceu com John Mortimore, em 1985-86, quando na penúltima jornada o Sporting foi à Luz vencer por 1-2, retirando o pão da boca dos encarnados - jogo que guardo com grande mágoa, até porque foi o primeiro “derby” a que assisti ao vivo.
À excepção daquele ano, sempre que o Benfica comandava a classificação à 23ª jornada foi campeão, e sempre que foi campeão já era líder à 23ª jornada. Isto desde 1970, como disse.

2 comentários:

M disse...

nem me recorde esse jogo com o sporting...era tao novito, mas lembro-me do desanimo por todo o estadio...

provavelmente terá sido aí que comecei a ganhar a minha valente aversão a tudo o que diz respeito ao 5por7ing...

saudaçoes benfiquistas

Vitória do Benfica disse...

Permita-me que lhe diga. Este seu blogue é um arquivo histórico do nosso clube. Aprendo sempre e muito cada vez que leio um Post seu

Vamos ver o que os Franchsing do Porto são capazes de fazer: Braga, Olhanense, Sporting e Porto mesmo.

Vamos ver que capacidades temos para conviver com dois jogos semanais de grande intensidade