ACTUALIDADES

JESUS – A renovação do contrato de Jorge Jesus adivinhava-se desde há algum tempo. O timing foi o mais natural, após a conquista do título.
As provas da sua qualidade são eloquentes, o seu excepcional trabalho está à vista. Tal como diz Ricardo Araújo Pereira, por mim também renovava com o técnico até 2050.
Como o mundo não é perfeito, creio contudo que mais uma época como esta e Jesus acabará por voar para outros campeonatos.
Bem… venha lá outra época como esta, que depois se verá.
CARDOZO – Por entre a incompreensível incompreensão de alguns adeptos mais desatentos, o paraguaio acaba de se sagrar melhor marcador também da Liga Europa (juntamente com Pizarro do Werder Bremen), tendo ainda fortes possibilidades de se tornar o artilheiro máximo de todas as provas da UEFA. Talvez só o Mundial tire de vez as dúvidas a quem ainda as tem.
FALCÃO – É um excelente jogador, e durante toda a temporada sempre se deu ao respeito, o que não é frequente para aquelas bandas. Também por isso, tenho alguma pena que não esteja no Benfica. Já ele não se deve lamentar muito, pois se no FC Porto foi o segundo na lista dos marcadores, na Luz dificilmente passaria do banco, enquanto suplente de Cardozo e Saviola.
EDUARDO – Se alguma vez fosse contratado, passaria a ter o meu apoio, como qualquer outro. Mas, se me perguntassem opinião, jamais Eduardo vestiria a camisola do Benfica. Primeiro porque não tenho memória curta, e não esqueço o seu comportamento no túnel de Braga, depois porque não o acho tão bom como dizem.
QUIM – Pelo contrário, Quim é, para mim, o melhor guarda-redes português, e como tal, espero bem que chegue rapidamente a acordo com o clube para renovação do contrato. Não podendo, obviamente, ambicionar um Casillas ou um Buffon, não me parece que seja fácil ao Benfica encontrar no mercado um guarda-redes melhor que o actual.
TAÇA – O comunicado do Benfica sobre a final da taça fez-me lembrar que ela de facto existe. Com este documento, a direcção encarnada deu uma vez mais mostras de um nível superior, apelando ao bom senso, e lembrando aos adeptos que vingança é coisa dos fracos. Parece óbvio, parece elementar, mas infelizmente não é assim em todo o lado. Se alguma coisa acontecer, o Benfica, enquanto clube, jamais poderá ser responsabilizado - coisa que o FC Porto não soube, nem quis evitar, há duas semanas atrás.
EQUIPAMENTOS – São bonitos como todos os anteriores, mas, desta vez, tenho um reparo a fazer. Porquê uma só estrela sobre o emblema, quando o Benfica irá jogar a Liga dos Campeões, prova que venceu…duas vezes? Já não concordava com as três estrelas (a haver estrelas teriam sempre de ser duas), mas só uma é que não faz mesmo qualquer sentido. Talvez ainda haja tempo para corrigir este pormenor.

11 comentários:

Mário disse...

No mercado o Benfica não encontra melhor que o Quim?!
Lf, concordo com muita coisa que escreve e gosto de passar todos os dias por aqui pelo seu Blog, mas nesta questão do guarda-redes não consigo compreender a sua fixação pelo Quim.
Mais uma vez quase perdiamos um campeonato sofrendo golos de forma incrível. Saídas em falso, golos pelo meio da baliza de remates a mais de 30 metros, insegurança nas saídas, falta de comunicação com a defesa, etc.
Mais um ano disto não por favor, venha de lá um guarda-redes do nível da restante equipa.


Quanto às estrelas, a explicação prende-se com o facto de este equipamento ser em homenagem à equipa que conquistou a primeira taça dos campeões europeus.

Arsène Lupin disse...

Acho que o objectivo desta camisola é comemorar a conquista da primeira TCE. Daí ser uma estrela. Penso eu que seja esse o racional...

Vitória do Benfica disse...

Na realidade ontem reparei na camisola que o Artur Santos trazia vestida. Tinha uma estrela grande eu presumo que seja uma homenagem ao primeiro titulo europeu. Este ano comemoram-se 50 anos que ganhamos a primeira taça dos clubes campeões europeus.

Quim confesso que a baliza está bem entregue desde que os caminhos para ela estejam vedados.


Eduardo há muito que se fala que ele quer vir para o Benfica mas o Braga infestou de ódio todos os seus jogadores.

Jesus ainda bem que assim acontece.

Cardozo eu confesso que por vezes me irrita eu gostava que ele tivesse mais mobilidade, gostava que ele fosse um ETO mas não posso pedir isso para o Benfica.

Quique confesso que gosto muito dele e que no meu intimo queria muito que ele ganhasse a Taça. Deixou o futebol português com grande dignidade. Rui Costa tinha razão quando o escolheu. Mas talvez por sobranceria talvez porque o campeonato português é muito mau e tem muita matreirice Quique não vingou. A culpa não foi dele nem do Rui Costa, cada é para o que nasce e ele não nasceu ao contrário de Jorge de Jesus para ser um treinador à Benfica, com a espada capaz de matar o Dragão

LF disse...

Mário,

Erros qualquer um comete. Diga-me qual o guarda-redes que não os cometa.

O que eu acho é que existe uma dose desproporcionada de exigência para com o guarda-redes do Benfica, por contraponto com a que existe com outros jogadores, como por exemplo, para com David Luíz.

Gosto muito do defesa-central, que além de um grande jogador é uma figura que irradia simpatia e anima qualquer balneário, mas quanto a mim cometeu erros muito mais graves que Quim ao longo da época (auto-golos infantis, perdas de bola no meio-campo adversário deixando a equipa em risco, displicência no um contra um, etc), e olhando para as sondagens surge sempre como um dos jogadores preferidos dos benfiquistas.

Quim, a quem não me une qualquer laço de amizade pessoal(apenas falei com ele uma vez, e muito circunstancialmente), não é, admito, um guarda-redes de nível mundial.
Mas, à excepção de Preud'Homme, nunca houve nenhum desse nível a actuar em Portugal. Mesmo o Baía, quando foi para Barcelona, fracassou por completo.

O que sempre tenho dito é que não acredito na possibilidade (nem concordaria com tal) de o Benfica desembolsar 15 ou 20 milhões de euros por um guarda-redes de top (entre os 6 ou 7 melhores do mundo). E para contratar um por 4 ou 5 milhões, necessariamente também de nível médio (ou então um jovem inexperiente, e como tal, uma aposta no escuro) prefiro este, que tem experiência, conhece o clube e os colegas, e falha poucas vezes.

Para o futuro, acredito no Júlio César, que só em Liverpool esteve mal.

Caramba, não se pode crucificar um guarda-redes por cometer dois ou três erros numa temporada inteira.

LF disse...

O Maxi Pereira também não é o Maicon. O Aimar também não é o Kaká. E o Di Maria não é o Messi.
Porque raio teria o Quim de ser o melhor do mundo?

ulisses disse...

http://www.publico.pt/Sociedade/morreu-adepto-do-benfica-espancado-em-braga-no-domingo_1437281

adepto do benfica morre

Jotas disse...

Caro Lf, concordo no essencial contigo.
Saudações de campeões

Braveman disse...

Segundo o que sei cada estrela representa 10 campeonatos ganhos. Neste caso as 3 aplicam-se.

Segundo o que recolhi na wikipedia então é assim, não uma explicação oficial mas como acho que se pode explicar a única estrela. O Benfica Gannhou o 10º campeonato nacional em 1960, em 61 conquistou a primeira taça dos campeões. Assim ambos os factos estão relacionados. Daí uma estrela


Quim e Eduardo, Quim acho que já passou o tempo dele sinceramente, para o mim o melhor GR do Benfica é o Moreira.

A contratação de Eduardo não a vejo com bons olhos mas por mera qualidade não por outras questões.

Não acho Eduardo um mau guarda-redes, ou não fosse GR da selecção, mas de facto considero-o ao mesmo nível dos outros 3 que o Benfica lá tem.

Qual é a necessidade então do Benfica fazer tal contratação. A meu ver nenhuma.

Uma solução que para mim me parece bem tirada era a contratação do Daniel Fernandes.

É jovem, é Português, vai ao Mundial, não deve ser Caro, tenho-o como de excelente nível e com grande margem de progressão, e fisicamente cumpre todos os requisitos. Essa sim seria uma grande aposta não só para o próximo ano mas para os vindouros.

Cardozo - claro que gosto do Paraguaio, mas tendo em conta a idade e estar no auge das capacidades, parece-me o momento mais oportuno para vender. Sinceramente é na minha óptica o Jogador ideal para realizar mais valias. Mesmo que para o ano mantenha o nível, a partir de agora o valor não crescerá mais. Será uma posição difícil de colmatar mas com um grande jogador fica coberta.

Nuno Gomes fará mais uma época no máximo e o rendimento não será já muito forte. Perdendo Cardozo, serão então 2 baixas de vulto.

Mas... Saviola dá o toque de classe e De experiência, Weldon podemos contar sempre com ele, Kardec pelo que tenho visto tem potencialidades enormes, tem quase a corpulência de Cardozo, e é mais rápido e melhor com a bola nos pés.

Jara é uma incógnita mas sendo seleccionável pela argentina, mesmo com Maradona a treinador não será decerto um flop.

E ainda há um jovem que acredito que com mais oportunidades será uma estrela Nélson Oliveira.

Com a Saída de Cardozo faria falta eventualmente um jogador de créditos firmados para a frente de ataque, o nome que me surge claramente é Fórlan mas claro que é um sonho quase impossível.

E porque não Makukula, não sei se foi accionada a claúsula, mas representaria uma mescla de poder e experiência.

Quanto aos Outros Jogadores ficariam. Di Maria faria claramente mais um ano embora isso represente mais uma vez estragar Coentrão a defesa esquerdo. Pessoalmente acho que o jovem português está a ser "queimado" na Posição.

Ainda assim acredito que o argentino jogaria de bom grado mais um ano no Benfica, poderia valorizar-se aind mais e o Benfica retiraria o beneficio desportivo na liga dos campeões.

A sair Di Maria não acredito que seria dramático, Há Coentrão, eventualmente ADU que não sei que tipo de temporada fez na Grécia, Mas certamente a sair o Argentino tenho dois nomes incontornaveis, Reyes ou Quaresma. Sem esquecer agora Gaitán.

David Luiz será também um erro a sua saida. Tecnicamente até haveria substitutos há altura, confio em Sidney que me parece somente necessitado de rodar, e Miguel Vítor. Roderick parece-me extraórdinário. O que Faltaria seria a sua garra, o seu carinho pelo clube, a vontade de conquistar, e isso é impagável.

E mais uma vez Falta falar dos dois lugares onde o benfica realmente está desfalcado. As defesas laterais.

Adoro o Maxi e a sua garra, poderia-se eventualmente apostar numa jovem promessa portuguesa para crescer sabendo que Maxi cumpre mesmo não sendo um jogador fabuloso e ainda há amorim para as sobras na posição.

O lado esquerdo é o dramático, nunca percebi bem a não apesta em Shaffer, que gostei no pouco que lhe vi, mas esse é o calcanhar de aquile do Benfica. Será Fábio Faria uma solução? eventualmente, espero que sim. Aí sim é de facto preciso reforçar.

Pedro disse...

ulisses

e a PSP e os hospitais já vierem desmentir a noticia desse canal tão imparcial que é a Benfica TV

http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1437281

portodocrime disse...

é pá perderam com o não sei quantos na final four de hóckey em patins?
olhe que a final four do futsal é muito mais importante.
como é que se chamava o derrotado do futebol de salão?

Para o ano à mais.

abraço(fique em casa a ver o Chaves)

LF disse...

É claro que para um portista, uma derrota do Benfica, nem que seja no jogo da malha, é sempre motivo de regozijo.
Afinal de contas, o que seria do Porto sem o Benfica? Como sobreviveria?

Eu por acaso até gosto de Hóquei, e fui a Torres Novas ver o jogo.
Assim como fui à final-four do Futsal.
Nesta estavam, como se sabe, cerca de 10 mi pessoas. No hóquei estavam umas 600.
O que é mais importante? Para mim pessoalmente seriam as duas, mas tenho de reconhecer que uma (o Futsal) é uma modalidade emergente e em crescimento, outra (o Hóquei) está infelizmente em decadência total e absoluta (culpa da Associação do Porto, e do fantoche que está na presidência da federação portuguesa e europeia).

O que é certo é que nesta temporada o Benfica já tem um título europeu numa modalidade. Vamos ver quem mais consegue.