EFEITO SEIXAL

Com as atenções gerais voltadas para o Mundial, o futebol intra-muros vai vivendo das competições mais jovens.
Este domingo, com direito a transmissão da TVI, o Benfica venceu em Alvalade por 0-2 (golos de Ruben Pinto e Rafael Costa, nas fotos), e manteve em aberto a luta pelo título. A duas jornadas do fim, os encarnados terão de esperar ainda mais um deslize do rival para revalidar o título (sim, no campo o campeão da época passada foi o Benfica).
Já os Iniciados encarnados, com a vitória robusta (6-0) ante o V.Guimarães (também televisionada, mas pela Benfica TV), estão apenas a um ponto do bi-campeonato, quando faltam igualmente duas jornadas.
Os Juvenis, depois da derrota no Porto, têm a vida mais difícil. Precisam de ganhar os jogos que faltam (quatro), e esperar, pelo menos, por mais um empate dos dragões.
A título de curiosidade atente-se no exercício, meramente académico, de somar as pontuações das três provas. Daria o seguinte resultado: BENFICA 19 pts, FC Porto 16, Sporting 15 e V.Guimarães 8.
Alguma coisa está a mudar na formação em Portugal.

10 comentários:

No.Worries disse...

Pois, mesmo sendo a única equipa invicta na fase final do campeonato de juniores, o Benfica não depende de si próprio para ser campeão. Será uma pena se tal não acontecer.
Mas o ano passado é que foi mau demais, porque o Benfica tinha (de longe!) a melhor equipa de juniores, e o título foi decidido "à pedrada"! Foi apenas mais uma decisão do CJ da federação a revelar-se o que é aquele organismo.

Não vi o jogo dos iniciados, mas vi o resumo no site do clube, e fiquei "maluco" com o 3º e 4º golo. Falta um ponto para se revalidar o título neste escalão.

Os juvenis são os que estão em pior situação, mas faltando ainda 4 jogos, tudo pode acontecer.

Era lindo ser campeão nos 3 escalões de formação com campeonato nacional, para se juntarem aos campeões seniores.

Anónimo disse...

Sim, e nota-se bem pelo numero de jogadores formados pelo benfica q estão na equipa principal. Mas está a mudar muito, parece q vão apostar em alguns promissores valores das camadas jovens da luz, como o Leto, o Gaitan e o Jara.

Anónimo disse...

O único que pode revalidar o título é o Sporting. E está à frente para o fazer.
Bem haja.

Anónimo disse...

Somar os pontos dos 3 escalões é para quê?

12deles são dos iniciados...

Juvenis o benfica está na corrida pois o mais provavel é o Sporting ganhar aos corruptos enquanto o Benfica deverá ganhar ao Guimarães.

Quanto aos juniores, cantar de galo quando o futebol praticado é miserável é triste.
Benfica jogou mal já como tinha jogado contra os corruptos e provavelmente, caso nada mude, deverá empatar ou perder na Luz contra os corruptos pois Roderick, Danilo e Rafael não ganham o campeonato sozinhos.

Anónimo disse...

O mais importante é formar, e não ganhar. Eu quero é que eles evoluam.

pedrove disse...

Caro Anónimo,
prefiro ter o Gaitan, o Jara, etc e ser campeão, do que ter o plantel cheio de jogadores da formação, não pela qualidade deles, mas sim por falta de verbas para comprar bons jogadores como é o caso do sporting, e ficar em 4º lugar.
Quanto à formação eu gostava de lhe perguntar quantos jogadores oriundos das camadas jovens do sporting, foram campeões nacionais pelo sporting em séniores?
Quantos jogadores do sporting oriundos da formação ganharam uma taça europeia para o sporting?
Tirando 4 0u 5 fantásticos extremos que o sporting formou,diga-me lá mais jogadores de exelencia formados pelo sporting para outras posições?
Quanto ao bi-campeonato, o Benfica também o será em iniciados. E para ver como a vossa formação é mais um mito, quanto a titúlos eles estão muito bem distribuidos, se em juniores é o Benfica que domina, já em juvenis é o Porto e só no escalão mais baixo é que parece que vocês tem alguma vantagem, se me quizer falar de formação fale-me de clubes como o Barcelona, o Ajax, o Grémio de Porto Alegre, etc que além de tirarem dividendos monetérios com as suas pérolas também tiram dividendos desportivos e de que maneira.
Resumindo prefiro que o Benfica seja um clube ganhador do que formador, se puder juntar os dois optimo.
Passe bem

Anónimo disse...

Para a próxima tente ser menos tendencioso e em vez de colocar os dados que mais lhe convém, meta os dados que realmente se adequam mais como estes:

http://4.bp.blogspot.com/_66yaNAZ6G8I/TAwXdN6ROoI/AAAAAAAAAwg/DYJ-4UPAwjs/s1600/ranking4.JPG

Anónimo disse...

Caro Pedrove, primeiro, n sou sportinguista, segundo, apenas estou a contextualizar o post do LF. Apenas estou a dizer q estes titulos ou bons resultados nas camadas jovens representam o que representam, e o q importava era formar grandes jogadores para os seniores. Infelizmente, ao nível dos 3 grandes (Sporting ainda é o q ainda vai, de vez em qdo, salvando a honra do convento), não se vê produto que valha.
Quando ao Benfica ganhador em contraste com o formador, bem, tirando este ultimo ano diga-me lá qual dos dois benficas temos tido...
A formação em Portugal já teve melhores dias, esperemos que a coisa melhore.

bicadad´águia disse...

Seja qual for o desfecho, é consolador verificar que o Benfica tem uma escola de verdadeiros Benfiquistas.

Viva o Benfica.

LF disse...

Anónimo,

Tendencioso? Eu?
Apenas somei os pontos das três provas. Aritmeticamente.

Essa tabela que apresenta, não sei quem a fez, nem com que base a fez.
Aliás, dela não se percebe nada.