O CAMPEÃO VOLTOU A CASA


Numa bonita tarde de festa, o Benfica voltou à casa para se mostrar aos mais de 40 mil adeptos que, cheios de saudades, lá se deslocaram.
O tipo de sentimentos vividos neste jogo de apresentação não podiam contrastar mais com os da última vez que se tinha jogado naquele estádio. Então, com o Rio Ave, estava em causa o título nacional, e a ansiedade vivida à entrada só teve paralelo na euforia da saída. Agora, a tranquilidade quase sonolenta convidou a uma atitude contemplativa que deixa pouca margem para análises muito elaboradas ao futebol que se praticou. As camisolas são bonitas, o novo relvado parece excelente, a tarde foi bem passada, e, quanto ao resto, pouco há a dizer.
Roberto era uma das atracções do dia, e apesar de todo o apoio que lhe foi dispensado pelos adeptos (exemplares na protecção ao jogador), não só não teve oportunidade para brilhar, como acabou por ficar mal na fotografia do primeiro golo francês. Não se tratou de um “frango” - num jogo como este o lance até passaria despercebido, não fosse o peso dos erros nas partidas anteriores -, mas esperar-se-ia outro tipo de intervenção de alguém que veio para fazer a diferença. Custa-me falar dele, embora mantenha a esperança de que o meu cepticismo venha a ser desmentido. Por enquanto, o que mais me tranquiliza neste caso são dois nomes: Moreira e Júlio César.
Outro caso, mas de sentido diametralmente oposto, é o de Óscar Cardozo. Entrara havia apenas um minuto, e, mesmo ainda a ritmo de férias, ao primeiro toque na bola deu a vitória aos encarnados. É verdade que foi dos mais aplaudidos no estádio, mas não se entende como muita gente continua a desconfiar das suas capacidades, depois de 90 golos marcados em três anos. Como José Torres, Gerd Muller, Ian Rush ou Mário Jardel, Takuara não é avançado de dribles, nem de verónicas ou chicuelinas. É avançado de golos. E já mostrou ao que vem.
Quem não pôde mostrar-se foi o reforço Franco Jara. Quanto a Gaitán, embora tenha voltado a revelar bom toque de bola, esteve bastantes furos abaixo do que, pela televisão, já se lhe vira fazer nesta pré-temporada. Fábio Faria jogou apenas uns minutos.
Outras notas de destaque vão para a luta pelo lugar de pivot defensivo, que parece estar a ser ganha por Airton. Javi Garcia tem estado infeliz (já a sua ponta final da época passada não fora brilhante), e o brasileiro apresenta-se como uma hipótese bastante credível para a titularidade. Ruben Amorim também não esteve muito inspirado (o que é natural para quem vem de lesão, e viu as férias interrompidas pelo Mundial), ao passo que a dupla Aimar-Saviola já nos vai regalando os olhos, indiciando mais uma grande temporada. Fábio Coentrão foi o mais aplaudido, como, diga-se, bem merece; enquanto Mantorras foi assobiado por muita gente, como infelizmente também fez por merecer nos últimos tempos.
No fim, vitória do Benfica por 3-2, e a esperança de que o andamento do mercado permita manter uma equipa que tanta alegria deu aos seus adeptos.

PS: Já o texto estava publicado, e reparei que este era o post nº 2000 do VEDETA DA BOLA. É um número redondo, bonito, e que, sinceramente, em Março de 2006 não me passava pela cabeça vir a alcançar. Estão de parabéns, sobretudo, os leitores, pois foram eles (vocês) que trouxeram este espaço até aqui.

13 comentários:

Quim Tapisso disse...

Falta uma grande contratação para levar de vez esta equipa para os patamares de excelência que foram atingidos no ano passado. O treinador precisa desse jogador, a equipa precisa de um extremo e o público precisa de ser empolgado. Não havendo Quaresma, só me lembro de Simão ou Reyes para provocar esse efeito.

Natálio Santos disse...

Mais uma vez faço um apelo a todos os benfiquistas que deixem de comprar os jornais que têm com linha editorial atacar covardemente o nosso Benfica, por exemplo, se todos os benfiquistas deixassem de comprar qualquer um dos três jornais desportivos, em menos de 6 meses 2 dois deles entrariam seguramente em falência...! Mais uma vez relembro que com a força dos nossos números(somos realmente milhões) podemos ser a maior das defesas do nosso clube a quem nos quer mal, e por incrível que pareça não a estamos a usar...!!! faço um apelo aos blogs benfiquistas que se debrucem sobre este facto e que juntos organizem uma estratégia que possibilite juntar nesta luta todos os benfiquistas com acesso á internet, para sempre que for necessário defender o nosso clube...!!!
exemplo:imaginem por exemplo se todos os benfiquistas com acesso á internet enviassem um e mail cada ás marcas que patrocinam os corruptos afirmando que não mais comprariam os seus produtos por estarem associados a um clube corrupto dirigido por dirigentes corruptos...??? somos milhões e seguramente não podiam ignorar essa força...!!!
Acho sinceramente que estamos a ignorar uma grande "arma", que muito pode fazer pelo nosso Benfica !!!
Pensem nisto por favor... !!!

BENFIQUISTAS A NOSSA INÉRCIA É A FORÇA DOS NOSSOS INIMIGOS !!!

Vitória do Benfica disse...

Olá Luis

è Bom tê-lo de volta a comentar jogos do Estádio da Luz. Preocupa-me Roberto, mas tb acho que Jesus e Rui Costa não são burros. Há dois anos o que a imprensa não dizia de Aimar e Rui Costa sempre vaticinou aquilo que ainda no sábado El Mago mostrou. Acho que o terceiro golo tem muito de Coentrão e uma escorregadela do defesa francês, Cardozo só encostou. Airton está muito bem e não sei se Javi se dá bem com a concorrência. Agora fiquei preocupada com a convocatória para a selecção de David Luis e Ramirez para o amigável. Com Roberto na baliza e sem DL a coisa pode ficar preta

Catenaccio disse...

Olá Luís,

Excelente crónica que traduz o que se passou no relvado: uma 1.ª parte algo sonolento, sem dúvida; uma 2.ª parte mais dinâmica e empolgante. Ainda assim, nota-se que nem todos os jogadores partilham a mesma forma física e há uma heterogeneidade que quebra aquele futebol tão bem ligado da época passada, feito de arte em movimento.

Não sabia que tinhas o Red Pass mesmo ao pé do meu. Boa oportunidade para irmos trocando impressões ao longo da época.

Abraço!

LF disse...

Quim,

O Quaresma não o queria nem pintado de vermelho. É um jogador individualista, problemático e caprichoso, que só traria problemas ao balneário.

Já o Simão é um caso diferente.
Acaba contrato no próximo ano, e agora ainda custa bastante dinheiro.
Tenho dúvidas sobre a sua condição física, e não podemos esquecer que a sua arma era a velocidade.
Há também a considerar os equilíbrios do balneário, pois trata-se de um ex-capitão.
Teria de ser um caso bem ponderado.

Reyes deve ser difícil, pois o Atlético não o irá emprestar (é titular), e o salário é altíssimo.

LF disse...

Natálio,

A ideia era boa, os benfiquistas são efectivamente muitos, mas seria extremamente difícil conseguir uma mobilização desse tipo.

Temos 6 milhões de adeptos, mas só 200 mil são sócios, e só 40 mil vão ao estádio, dos quais alguns ainda assobiam.

Os benfiquistas muitas vezes nem sequer concordam entre si sobre se o Cardozo é ou não um grande ponta-de-lança, sobre se o Quim era ou não um grande guarda-redes, e seria impossível aglutiná-los numa movimentação como essa, de forma a que a mesma se tornasse eficaz.

Se tivermos uma grande equipa, e ganharmos dentro do campo com classe, todos os males da imprensa e das televisões não passarão de cócegas na sola dos nossos pés. É para aí que devemos apontar em primeiro lugar.

LF disse...

Vitória,

Creio que o David Luíz não vai perder nenhum jogo do Benfica.
É bom para ele, e para a sua valorização. Fiquei satisfeito com a convocatória.

Quanto ao terceiro golo do sábado, é verdade que muito do mérito é de Coentrão, mas o "só enconstar" do Cardozo não está ao alcance de todos, ao contrário do que possa parecer.
A grande qualidade de um ponta-de-lança é a perspicácia para perceber onde a bola vai parar, e conseguir estar lá, sozinho, no momento certo. Depois o golo parece fácil, mas isolar-se dentro da pequena área e aparecer no preciso momento em que a bola lhe chega é um mérito que não podemos escamotear.

LF disse...

É verdade, Catennacio,

Por lá nos encontraremos certamente muitas vezes ao longo da época. E esperemos que para comemorar muitas vitórias.

Em relação à equipa, creio que só quando estiverem todos os craques, se poderá ter uma ideia concreta da força colectiva (igual ou não à da época passada).
É o problema do Mundial e de ter tido lá tantos jogadores.

Bancada MEO disse...

Um apelo.

Consciente de que a classe dirigente do Sport Lisboa e Benfica é composta por um colectivo de pessoas maduras, responsáveis e altamente profissionais, apelo a todos os Benfiquistas de B grande que prestem um enorme apoio ao nosso guarda-redes Roberto.

Se alguns Benfiquistas, por meia-dúzia de intervenções menos felizes já são capaz de crucificar o jogador, aqui vos deixo outra meia-dúzia de razões para que se convertam ao Robertismo.

http://www.youtube.com/watch?v=MFRP5BVvy_k

Somos um clube Gigante, o que nos abriga a unir sob pena de sermos muitos a correr numa qualquer direcção que os 360º nos permite.

O sentido só pode ser um.
Defender o que é nosso, quase ao estilo religioso. Com a Fé de quem não vê, mas acredita que está lá.

Se não nos unirmos em torno do nosso clube, podemos condenar um jogador, um Homem, 8.5 milhões de euros ao fracasso.
Por isso, rir-se-ão lagartos e tripeiros!!
Já mais autorizarei que isso aconteça, e de se mim depender, tudo farei para que Roberto seja o nosso grande e invejável Guarda-Redes.

Força Roberto.
Força Sport Lisboa e Benfica

José Sousa disse...

Os uruguaios do Porto já treinam mas Maxi Pereira só chega para a semana e não vai jogar na super-taça...

teenagewasteland disse...

http://img265.imageshack.us/i/e228via120100727204.mp4/

Natálio Santos disse...

Ate quando vamos permitir que a sport tv insulte os benfiquistas, os seus jogadores e treinador...

http://forumbenfica.blogspot.com/2010/07/sportv-no-seu-melhor.html#comments

Natálio Santos disse...

Todos a enviar e mails para a sport tv... eu enviei este...

Venho por este meio repudiar os insultos dos vossos comentadores ao Sport Lisboa e Benfica , aos seus profissionais e sócios e adeptos, eu já sabia do vosso anti benfiquismo doentio, e por causa disso é que nunca subscrevi os vossos serviços, mas hoje foi demais, e se os ditos comentadores não forem imediatamente despedidos pela Sport tv podem contar com uma forte campanha na bloguoesfera benfiquista, para que todos os benfiquistas cancelem os vossos serviços, e também uma forte posição junto da direcção do Sport Lisboa e Benfica, para que termine desde já as negociações dos direitos televisivos...!!! Meus srs a bandalheira acabou e não mais vamos permitir que o nosso clube seja constantemente enxovalhado pelos vossos colaboradores , já não bastava o sonegar de imagens que em certos casos nos prejudicou seriamente, e o repetir até á exaustão quando são imagens que podem prejudicar o Benfica e os seus atletas...??? Mais uma vez digo e reafirmo, se não existir uma séria penalização contra os vossos colaboradores que estiveram presentes neste jogo do Sport Lisboa e Benfica , podem contar da parte de todos os benfiquistas uma luta sem tréguas contra a sport tv ...!!!

Natálio Santos