GENTE GRANDE

"Estávamos no Verão de 2007 quando, num Mundial de sub-20 disputado no Canadá, vi jogar Fábio Coentrão pela primeira vez. Tinha sido contratado pelo Benfica umas semanas antes, e, como tal, mereceu a minha particular atenção ao longo de toda a prova.
Esse torneio (em que a Argentina de Di Maria e Aguero se sagrou campeã) não correu bem à selecção portuguesa, mas o toque de bola do jovem vilacondense mostrou desde logo que podíamos estar perante um craque fadado para os mais altos voos.
Permaneceu meia-temporada na Luz, onde não teve muitas oportunidades para se evidenciar. Não terá feito tudo o que podia para isso, e foi emprestado, temendo-se então que, à semelhança de tantos outros, não mais voltasse à casa mãe. Porém, um ano e meio depois Jorge Jesus decidiu trazê-lo de volta ao plantel encarnado. Não tardou muito tempo até que se percebesse porquê.
Apareceu-nos então um Fábio Coentrão muito mais maduro, muito mais profissional, felizmente (para ele, para o Benfica, e para o futebol português) ainda a tempo de resgatar todo o potencial que o seu enorme talento anunciava, e que a dada altura chegou a parecer perdido. Lembro-me de pensar, no início da época passada, que Fábio Coentrão tinha um ou dois anos para mostrar se era jogador para um Rio Ave, ou para um Manchester United, e que essa escolha só dependia da sua própria vontade. Passado um ano está claro que fez a opção certa, cabendo hoje em qualquer grande equipa do mundo.
O debate acerca da sua melhor posição em campo é deveras interessante, e daria para várias horas de discussão. Mas o que se deve extrair do seu trabalho, da sua atitude, e do seu talento, é que se trata já de um dos melhores jogadores portugueses da actualidade - talvez mesmo (juntamente com Nani) o segundo melhor, logo atrás de Cristiano Ronaldo.
Sabemos como o futebol actual é mercantilizado, e sabemos que um destes dias teremos provavelmente de o ver partir. Enquanto se mantiver de águia ao peito, regalemo-nos pois com o seu futebol, com a sua velocidade, e com a fantasia que se solta, em torrentes, do seu iluminado pé esquerdo."

LF no Jornal "O Benfica" em 8/10/2010

3 comentários:

No.Worries disse...

E mais esta: questionado por um jornalista se o seu sonho era jogar no Milão, Fábio respondeu que o seu sonho era ser bi-campeão pelo Benfica.

Está feito um senhor-jogador, e para mim tanto joga bem a lateral como a ala.

Peter disse...

É o maior.

FranciscoB disse...

Existe uma incorrecção no seu post.

Antes de ir para o Rio Ave o Fábio teve muitas oportunidades de mostrar o seu valor na equipa principal.

Nessa época só fez exibições decepcionantes e ainda não tinha categoria para jogar no Benfica.

Felizmente cresceu futebolisticamente e é hoje um jogador de categoria internacional embora lhe falte, para já, alguma inteligência a jogar... De salientar que a falta de inteligência não impediu o Ronaldo de ser considerado o melhor do mundo...