O HOMEM QUE SABE SEMPRE O QUE QUER

As opções para arbitrar o FC Porto-Benfica não eram muitas. Na verdade, creio que seriam apenas duas, e entre Pedro Proença e Jorge Sousa que venha o diabo e escolha. O diabo escolheu Proença, e o que tenho a dizer poderia ser traduzido nas imagens que oportunamente os meus amigos do Debate das quartas-feiras na Benfica TV colocaram no ar, refrescando à nossa memória colectiva.
Quem não viu, que veja aqui. É impressionante o desfile de decisões obtusas do homem da brilhantina ao longo da sua carreira, sempre em desfavor do clube da Luz. Falei de todos aqueles lances neste espaço, em várias ocasiões. Mas a força das imagens é avassaladora – os quatro penáltis de Penafiel (em 2004-05), o penálti do Silva na Luz (em 2003-04), os penáltis do Bessa (em 2001-02), terminando com o célebre lance entre Yebda e Lisandro (2008-09).
Pedro Proença é aquilo. E é aquilo que me preocupa.
Poderia acrescentar um penálti claríssimo sobre Nuno Assis num jogo com o Belenenses (em 2005-06); o Benfica-Marítimo de 2007-08; o “atraso” de Polga a Stojkovic no FC Porto-Sporting da mesma época; um penálti que faria o 2-0 no Benfica-Sp.Braga da época passada; ou o lance entre Belluschi e Paulo César, no FC Porto-Sp.Braga já desta temporada; para além, claro, dos dois penáltis que ficaram por assinalar a favor do Benfica, também já esta época, na Choupana, e do livre mal assinalado de onde resultou um dos golos do Nacional nesse mesmo jogo.
Muito honestamente, não me recordo de qualquer lapso deste árbitro, em quase 10 anos de carreira, a favor dos encarnados ou em prejuízo do FC Porto, o que, dado o inusitado peso do outro lado da balança, não pode deixar de indiciar um comportamento pré-determinado, tendencioso e manipulador.
As expectativas são pois as piores. Das duas uma: ou não há casos (aquilo que mais desejo), ou, se os houver, estou absolutamente certo do lado para o qual vai pender a decisão.

9 comentários:

Neuza disse...

Confesso que desde a nomeação do Proença as expectativas para o jogo com o Porto diminuiram bastante. No entanto, pode ser que desta vez ele nos surpreenda e não haja casos polémicos...dúvido...tendo em conta as suas conhecidas prestações, que em nunca prejudicam o Porto e muito menos beneficiam o Benfica...mas vamos acreditar que vamos regressar a Lisboa com mais 3 pontos e com o caminho aberto para o titulo.

No.Worries disse...

A ultima frase do post é elucidativa:
"ou não há casos (aquilo que mais desejo), ou, se os houver, estou absolutamente certo do lado para o qual vai pender a decisão."

É que por mais que eu puxe pela cabeça não me lembro de um jogo em que o clube corrupto tenha sido prejudicado pelos árbitros com influência no resultado.

Se juntarmos a isso o facto do proença errar quase sempre contra o Benfica quando apita os seus jogos, só podemos esperar jogar no antro da corrupção contra 14. Como é habitual, aliás.

Anónimo disse...

O penalti do Lisandro no Dragao n é penalti. O Yebda deu-lhe com o braço no peito para o equilibrar. É uma coisa normal e geralmente recomendada pelo International Board. Ele fez aquilo, n para tentar desequilibrar ou limitar, perfeitamente dentro das regras, o movimento do Lisandro, mas para o ajudar e incentivar a continuar o lance! Só por má fé o arbitro apitou penalti! Roubalheira!
Mas gostei de ver o video. Efectivamente, depois de ver todos os lances duvidosos do arbitro nos jogos do benfica, n tenho duvidas q o arbitro n teve um unico lance a beneficiar o slb! Felizmente temos o tertulia benfiquista, site manifestamente neutro, a ajudar a contextualizar a coisa!

the_passenger disse...

Curiosamente, eu deixei um comentário bastante semelhante num post anterior que estava a ler antes deste. Afinal o LF já tinha visto o vídeo e relembrado as peripécias com este árbitro, fazendo este post... Pois, não sei bem o que esperar do jogo no Dragão. Só espero que seja uma arbitragem isenta, o que duvido.

Seismilhoesum disse...

E o mais repugnante do caso é que os Andrades (sempre aqueles "inventores de histórias") estão desagradados com o árbitro porque é .... benfiquista!!!!!!!

Hugo disse...

"Muito honestamente, não me recordo de qualquer lapso deste árbitro, em quase 10 anos de carreira, a favor dos encarnados ou em prejuízo do FC Porto"

Mão tenho muita paciencia para as calimerices dos penalties mas lembro-me de um Rio Ave-Porto na terceira jornada de 2008/2009 em que ficou uma mão de Gaspar por assinalar.

Seismilhoesum disse...

Para o anónimo que fala no lance com o braço. Efectivamente é das leis da física impedir com o braço a progressão de alguém e ele cair para a frente! O fanatismo cego chega a este ponto. É um mergulho claríssimo, mas claro, só o Aimar e o Saviola é que mergulham, e sempre! E já agora, o Moutinho (já) não mergulha!
Uma última: que tentativa tão fraquinha de ser irónico! Tem que pedir leições ao seu presidente!

Diabinho disse...

Neuza, MAI NADA!!!

Diabinho disse...

Neuza, MAI NADA!!!!