CLASSIFICAÇÃO REAL

O treinador adjunto do FC Porto tem razão: é de facto massacrante ver o FC Porto receber dois pontos que não merecia, sobretudo se oferecidos por uma arbitragem desastrosa.
Mais massacrante ainda é verificar que, nas 13 jornadas já disputadas, em 7 delas (Figueira da Foz, Vila do Conde, Guimarães e Choupana, fora; Beira-Mar, Sp.Braga e V.Setúbal, em casa) o FC Porto foi directamente beneficiado com lances verdadeiramente caricatos. Se juntarmos ao que se passou em muitos dos jogos do Benfica, quase teríamos matéria para escrever um livro: “O Livro Negro da Liga 2010-11”.
É também curioso observar os momentos em que todos estes episódios ocorreram. Justamente nas primeiras jornadas (quando ainda se sentia o temor de um novo super-Benfica), e agora, que a equipa portista dá sinais de pronunciada quebra. Ou seja, quando é preciso.
Vamos ao balanço da jornada:

BENFICA-OLHANENSE
O golo anulado ao Olhanense não oferece dúvidas. Terei de dizer, contudo, que o lance protagonizado por David Luiz dentro da área me parece passível de grande penalidade, sendo todavia bastante difícil de analisar.
De resto, uma arbitragem sem categoria, cheia de pequenos equívocos, e muitas indecisões.
Resultado Real: 2-1

U.LEIRIA-SP.BRAGA
Foi o próprio presidente do Sp.Braga que veio a terreiro defender o árbitro. Fez bem, pois tem ainda a agradecer-lhe os três penáltis com que, na época passada, venceu o V.Guimarães, num momento importante do campeonato.
Neste jogo, admito que a segunda grande penalidade possa ser duvidosa, aceitando todavia o critério seguido. A expulsão de Matheus foi também um pouco forçada.
Resultado Real: 2-1

PORTIMONENSE-SPORTING
O 3º golo do Sporting é irregular, pois Maniche desvia a bola com a mão, movimento decisivo para a trajectória que ela seguiu rumo à baliza.
Em poucos dias, é a segunda vez que jogadores do Sporting utilizam as mãos para marcar golos. Com o Lille assistíramos a um verdadeiro lance de voleibol, que, incrivelmente, nem uma dezena olhos (dos cinco árbitros) conseguiu ver.
Lembrei-me, nesse momento, das palavras de Paulo Bento há uns anos atrás: Futebol, pé, Voleibol e Andebol, mão.
Resultado Real: 1-2

FC PORTO-V.SETÚBAL
Mais um jogo do FC Porto marcado pelo escândalo. É uma situação que se tem repetido, e que lança uma densa mancha sobre a credibilidade desta edição da Liga.
Não é com boicotes, nem comunicados que isto se resolve. O Benfica tem de actuar no terreno, nos bastidores, onde for necessário, e tem de saber usar a sua força para impedir que isto continue a acontecer.
O penálti assinalado a um minuto do intervalo, e que condicionou todo o jogo, não se vê em nenhum estádio da Europa. A farsa da repetição do penálti a favor do V.Setúbal (assinalado pelo assistente) vai ficar por explicar. A expulsão poupada a Fucile foi a cereja do topo de um bolo demasiado rançoso para ser digerido.
Na pior exibição da época, uma mãozinha amiga a proteger o FC Porto. Como sempre.
Resultado Real: 0-0

CLASSIFICAÇÃO REAL
BENFICA 34
FC Porto 29
V.Guimarães 20
Sporting 18
Sp.Braga 16

TOP-ERRO
Estou a ponderar passar este top 3 para um top 5, ou top 10, tantos vão sendo os casos dignos de aqui figurar. Esta semana terei de introduzir o penálti a favor do FC Porto no Dragão, que me fez lembrar um lance de há uns anos atrás, na Luz, protagonizado por Jardel, então ao serviço do Sporting.
1º SPORTING-V.GUIMARÃES (11ª jornada) Golo fantasma concedido pelo árbitro auxiliar, num lance em que a bola bate apenas na trave, e em que o guarda-redes vimaranense é empurrado, ele sim, para dentro da baliza. Resultado na altura: 1-0 Resultado final: 2-3
2º RIO-AVE-FC PORTO (3ª jornada) Rasteira clara de Álvaro Pereira a um avançado do Rio Ave dentro da área, a que Jorge Sousa fez vista grossa. Resultado na altura: 0-1 Resultado final: 0-2
3º FC PORTO-V.SETÚBAL (13ª jornada) Falcão mergulha para a relva no interior da área, e o diligente Elmano Santos aponta para a marca de penálti, a um minuto do intervalo. Resultado na altura: 0-0 Resultado final: 1-0

23 comentários:

Anónimo disse...

Sim Sim...actuarem nos bastidores...assim como fizeram no ano passado, q prova ter sido a única maneira de terem ganho.

A carga nas costa do Falcao, se fosse no Aimar, era clarissima...assim...éh pá!

Deu amarelo ao Otamendi, pq nem ele sabe o q apitou! Nem ele, nem ninguém. Falta sim, fora da area do Fucile.

Agora tb querem q s marquem penaltis sem apitar?? Se tivesse falhado a 1º tentativa sem apitar, o discurso já era ao contrário!

Anónimo disse...

Elmano Santos acaba praticamente o ano como começou: em Janeiro, recorde-se, marcou um penálti no último minuto frente à U. Leiria, que Helton defendeu para garantir o 3-2 depois de dois golos irregulares dos leirienses e dois golos mal anulados a Falcao. Elmano Santos não fica só na história por ser capaz de fazê-lo no Dragão, por duas vezes no último minuto, a ameaçar a vitória portista e em campeonatos consecutivos. Consegue-o no mesmo ano civil. É obra.

Anónimo disse...

Digam lá, quantos árbitros existem em Portugal capazes de marcar um ou dois penáltis num jogo contra um grande - e o FC Porto teve vários nos últimos anos - ou dois penáltis no último minuto em jogos no mesmo ano ainda que em campeonatos diferentes?

Anónimo disse...

Que benefício ou prejuízo pode ter uma equipa que tem uma penalidade a favor e outra contra, qualquer delas discutível, tão mal marcadas como bem assinaladas. Se erros ou acertos houve foram repartidos.

Anónimo disse...

Ainda deram um saltinho aos 89m, não?!?
Rais parta o apito, q entupiu!! :)

Alex Ferguson disse...

Tenho dito esta equipa ganha os campeonatos no supermercado.

Anónimo disse...

Assim mesmo é que é !
Imparcialidade acima de tudo !
Mas será que dos 12 jogos que o Benfica já fez (tirando o do Dragão) só empatava 1 e o resto ganhava tudo? 34 pontos nas outras 12 jornadas, dá 11 vitórias e 1 empate... Talvez seja um bocadinho exagerado, não?
Este ano as exibições não têm sido assim tão tão boas...

Anónimo disse...

Entao se o arbitro nao apitou, voce queria que fosse golo LF? Lembra-se do lance do carragher no mundial de 2006 quando marcou o penalti antes do arbitro apitar? Se bem se lembra, o que eu duvido, ele a seguir falhou, cristiano ronaldo marcou e seguimos em frente. Porque motivo é o resuldado real 0-1 em vez de 0-0?

Anónimo disse...

Só mentes conspurcadas de ódio, faciosas, fanáticas, perturbadas e mesmo dementes, é q podem achar q um árbitro, q apita aos 90m, um penalti INEXISTENTE, com o resultado em 1-0, está ali para beneficiar o FCP. Se tivesse essa intenção, não seria mais fácil não apitar o penalti?!?? E tb não apitar o penalti, q este mesmo arbitro apitou a favor do Leiria, tb no Dragão, com 3-2 po FCP, tb aos 90m???

Enterrem mais um bocadinho a cabeça na areia....oupa....

LF disse...

Não foi Elmano Santos que assinalou o penálti, mas sim o fiscal-de-linha.
É verdade que ele poderia não ter seguido as indicações, mas depois de saber (ao intervalo) o que tinha feito na 1ª parte, achou por bem seguir o auxiliar.

Ah... e o penálti existe mesmo, pois o Fucile puxa o braço do Henrique. Só faltou o segundo cartão amarelo, que foi, sabiamente, mostrado a Otamendi (e o principal prejudicado aqui é o meu Juventude de Évora...)

LF disse...

o resultado de 0-1 foi um lapso.
O resultado real é 0-0, e já está corrigido.

Quanto aos pontos do Benfica, as contas são simples:
-Um penálti por marcar contra a Académica, dava o empate (e até existiram mais lances duvidosos).
-Dois penáltis por marcar na Choupana (e a inexistência do livre de que resultou um golo do Nacional) davam a vitória.
-Dois penáltis em Guimarães davam a vitória.
Os outros jogos, o Benfica ganhou-os, mesmo com penáltis por marcar nos Barreiros e em Aveiro.

Parece mentira, mas é mesmo isto. E quem fizer o favor de rever esses lances novamente, verá que não estou a inventar nada.

Anónimo disse...

Penaltis na Choupana? Quais?
Falta que não era? Agora vais controlar os lançamentos de linha lateral também?
Custa não custa? Mas também queriam ir jogar para onde? Liga Israelita talvez...mesmo assim foi o que se viu.
E do Moretto não falas? E do golo anulado ao Olhanense? igual ao fora-de-jogo do Saviola em Guimarães...Como vês coerências...
E boa sorte para o jogo de logo...

antonioSLB disse...

Luís, por favor 1 penalty contra a Académica? A comunicação social focou 4 lances de penalty, eu estive lá e pelo menos 3 são limpinhos!
E o resultado do jogo de ontem estava correcto, deveria ter sido 0-1 e não 0-0 como diz, o penalty do golo não existe, como confirmou Falcão ao jogador do Vitória Collin, é um mergulho e desajeitado! O penalty a favor do Vitória só m cego não vê o Fucile PUXAR o jogador, faltou o respectivo amarelo que daria vermelho por acumulação, deu mais jeito amarelar um jogador inocente que nem estava em perigo! E porquê a repetição do penalty? Por uma só e simples razão: porque a bola ENTROU! Não há qualquer irregularidade, o guarda redes estava pronto tanto que se atirou á bola! O jogador do Vitória ficou nervoso e falhou nas mesmas circunstâncias. Aposto que se a bola tivesse entrado teria mandado repetir novamente! A corrupção no seu melhor sempre a favor dos mesmos, os Incríveis. Apesar das loas da imprensa avençada, se houvesse Verdade Desportiva e Isenção neste país estariam no 2º lugar apenas. É triste mas é a Verdade que quem de direito não tem a coragem de denunciar! A Mentir, a Roubar e a Corromper desde 1906 ... é o real e verdadeiro lema do clube Azul e Bronco!

Peter disse...

Este anónimo está mesmo desorientado e isso só tem uma razão de ser, não tem a consciência tranquila,meu caro ontem o teu clube foi mais uma vez ajudado e tu sabes que é verdade, senão nem te davas ao trabalho de fazer tantas observações ao Post do LF.

LF disse...

Penáltis na Choupana:

-Rasteira a Fábio Coentrão à etrada da área (já dentro);
- Corte com a mão de defesa do Nacional.

LF disse...

Comparar o fora-de-jogo de Saviola (em linha) com o do Olhanense (claro)... só mesmo para desconversar....

Anónimo disse...

Lf dixit : -Rasteira a Fábio Coentrão à etrada da área (já dentro);

Esta é a jogada em que o Saviola está a agarrar o Felipe Lopes antes do Fábio tocar na bola?

Anónimo disse...

Terei de dizer, contudo, que o lance protagonizado por David Luiz dentro da área me parece passível de grande penalidade, sendo todavia bastante difícil de analisar.
LOL
LOL
LOL

the_passenger disse...

O Moretto deu um frango... qual é a novidade nisso? Querem ver que ele nunca os deu no Benfica? Não se trata de uma questão de ajuda, mas sim de coerência: dava frangos na altura e continua a dá-los agora. Se ele fosse bom ainda era titular no Benfica.

Porque não falam antes dos jogadores emprestados pelo FCP aos outros clubes, que sempre se lesionam antes de jogarem com o clube de origem, recuperando por arte mágica na semana a seguir?

E aquele penalty ontem sobre o Falcão, veio mesmo a calhar não foi??

Anónimo disse...

Lf, nessa suposta rasteria ao fabio coentrao nao há antes um empurrao ao defesa do nacional que faz com que od efesa do nacional rasteire o coentrao?

Vitória do Benfica disse...

Realmente os seus pots sobre as classificações reais são sempre os mmais comentados pelos Portistas claro! No no fundo eles sabem quanto o clube dos batoteiros tem sido favorecido ao longo de anos. Mas claro que nada disto explica ou perdoa as boas exibições do FCP fora e as más do SLB dentro e fora

Nós Sébio disse...

"um empurrao ao defesa do nacional que faz com que od efesa do nacional rasteire o coentrao?"

a pergunta responde-se a mim mesma...

Unknown disse...

Acho que todos nós devemos tomar posição em relação ao manuel serrão. esse gajo já passou das marcas. Já merece um tratamento da parte da Direcção do Glorioso consentâneo que o faça parar de falar como fala