UM GIGANTE!

"Devo confessar que, num primeiro momento, a contratação de Roberto não me entusiasmou particularmente. Por se tratar de um jovem, por não actuar num clube de primeira grandeza, não o conhecia suficientemente bem. Parecia-me também que não era de um guarda-redes que o Benfica mais precisava naquela altura, além de o elevado custo da transferência fazer aumentar os riscos. Os primeiros tempos de Roberto na Luz não ajudaram a dissipar as dúvidas. Algumas exibições menos conseguidas lançaram-no para o banco dos réus, e muitos tentaram responsabilizá-lo pelo mau início de época do Benfica (procurando iludir a perseguição de que fomos alvo por parte de certas arbitragens). A verdade é que, volvidos poucos meses, o guarda-redes espanhol tornou-se uma das grandes figuras da nossa equipa. Descontando um ou outro momento menos feliz, Roberto tem justificado amplamente a contratação, mostrando-se um gigante na baliza, e prometendo ainda mais para o futuro. Não esqueçamos que se trata de um jogador com grande margem de progressão, sobretudo atendendo à posição específica que ocupa – na qual a experiência é mãe da perfeição. Recordo que o grande e saudoso Manuel Bento aos 24 anos (idade com que Roberto chegou à Luz) ainda andava pelo Barreirense, e só muito mais tarde viria a tornar-se naquilo que foi: um dos melhores guarda-redes portugueses de todos os tempos. Acresce que Roberto já demonstrou uma característica que ninguém de boa fé lhe poderá negar: é senhor de uma força mental assinalável, através da qual lhe foi possível resistir à campanha negra que certa comunicação social lançou sobre ele naquela fase inicial da temporada – a qual, diga-se, os benfiquistas ajudaram a combater, pois mesmo aqueles que, como eu, não tinham ainda certezas quanto à sua capacidade, nunca deixaram de o apoiar nos momentos mais difíceis. Hoje ninguém duvida que Roberto é um guarda-redes para o futuro. Debaixo dos postes já é quase intransponível. No jogo aéreo vai certamente melhorar com o tempo."

LF no jornal "O Benfica" de 25/03/2011

2 comentários:

pv disse...

Boa crónica, mas a parte do apoio não é bem verdade...
Lembro-me de gritar a plenos pulmões no estádio para os filhos do assobio irem assobiar as pi das mães deles...

jfk disse...

Acho que neste momento, poucas dúvidas restam que este rapaz, quando souber sair aos cruzamentos, vai ser um tremendo guarda-redes.

Aliás, dos 3 guarda-redes do benfica, nenhum sabe sair aos cruzamentos, pelo que joga o melhor de todos entre os postes, ou mesmo a sair aos pés (neste particular Moreira é igualmente muito bom).