FINALMENTE A ZERO


Seria necessário recuar cinco meses, mais precisamente ao dia 24 de Fevereiro, para encontrarmos um jogo, oficial ou particular, em que o Benfica não tivesse sofrido golos. Foi em Estugarda, em partida da Liga Europa, que tal sucedera pela última vez. Esta noite, na apresentação da equipa aos sócios, voltou finalmente a acontecer.


Mesmo com muitas questões por solucionar na linha defensiva, e descontando uma certa fragilidade do opositor, o facto da baliza ter permanecido inviolável não deixa de ser um bom sinal para a próxima semana, designadamente para o jogo com o Trabzonspor, onde vai ser muito importante que essa inviolabilidade se repita.


Paradoxalmente, esta partida de apresentação mostrou um Benfica ineficaz no ataque, e bem mais seguro na sua parte de trás. As incorporações de Emerson e Garay também terão ajudado, mas é bem possível que algumas movimentações colectivas tenham sido particularmente acauteladas por Jorge Jesus, acrescentando segurança, e subtraindo risco ofensivo.


Este tipo de jogo serve também para mostrar as novas caras, e atestar do estado de forma das mais antigas. Cada vez parece-me mais evidente que o grande jogador do Benfica 2011-2012 vai ser Nico Gaitán. Mesmo sem encher o olho, o argentino (que para mim é um “dez”) voltou a mostrar uma vivacidade, e uma audácia, que há um ano atrás ainda encolhia. Quanto ás novas aquisições, devo dizer que, para além dos defesas, gostei bastante de Enzo Perez e, uma vez mais, Nolito. Pelo contrário, Witsel, ainda não mostrou o que vale.



Como não pude estar na Luz, não sei qual foi a reacção dos sócios a Eduardo. Espero que, com Artur/Eduardo, não se esteja a criar um novo fenómeno Moreira/Quim ou Quim/Moretto, e que qualquer jogador que vista a camisola do Benfica, e se esforce por defendê-la, seja igualmente apoiado.


PS: Não tenho falado sobre o Sporting, mas a última contratação surpreendeu-me bastante. Tinha Capel (do qual me lembro ser a estrela das selecções jovens espanholas) como um jogador destinado a um Real Madrid ou um Barcelona. Veio para o Sporting. Ou anda metido na cocaína, e alguém se quis ver livre dele, ou então, conseguir contratá-lo a preço de saldo, foi uma verdadeira lança em África.

10 comentários:

Brytto disse...

Temos plantel mas ainda não temos um onze...e isso é preocupante a uma semana de um jogo importantíssimo!!!!!!!!!...

Este ano, acho que temos um problema de concorrência a mais, principalmente no meio campo, há jogadores a mais, soluções a mais, isso pode trazer mts problemas de definição do onze bem como de balneário!

Não quero já crucificá-lo, até pq é ainda mt cedo para tal, mas ou mt me engano ou Bruno César vai ser um flop...Ainda não vi nada dele

LF disse...

Vi vários jogos do Bruno César no Brasil, via PFC, já ele estava falado para o Benfica. Dei por isso particular atenção.
É um bom jogador tecnicamente, tem boa visão de jogo, bom remate, boa capacidade de passe, mas é um jogador de bola no pé, tipicamente brasileiro.
Não é médio para pressionar o adversário quando não tem a bola, nem para cobrir as costas de colegas em transições defensivas.
Aimar ou Carlos Martins, têm muito maior cultura táctica.

Ele pode aprender, se quiser. E Jesus é um bom professor. Mas para já não me parece que seja solução para a titularidade.

É uma contratação que eu não teria feito. Mas não é mau jogador.

Vitória do Benfica disse...

Eu sinceramente não gostei do nosso Benfica, falta muito da fluência de jogo, do entrosamento das tabelas e do box to box. Achei a equipa ontem uma “não equipa” o que acontece quando se faz uma equipa nova. Gostei muito do Matic mas confesso que estou tão triste com toda esta avalanche de jogadores, talvez porque ou estarei inconscientemente também receptiva a este bombardeamento dos azuis da comunicação social, não tenho visto os jogos ou levanto-me do banco. Mas na realidade par quê e porquê de tantos médios e tão grande escassez de avançados, Mora?? Não tem classe para morar no Benfica deixando-se partir Nuno Gomes e Airton. Dos jogadores de Janeiro julgo que nenhum ficou

Ainda bem que gosta do GAITAN eu disse-o o ano passado quando o vi jogar pela primeira vez, é muito bom. Parece-me que Bruno Cesar vai ser o Peixoto/Roberto desta época um flop. Mas continuamos com o síndrome da baliza ou seja não conseguimos segurar a bola e metê-la na baliza, decapitamos frente ao guarda-redes adversário. Gosto muito do Artur e não percebo porque se contratou Eduardo. Não concordo com a apreciação que faz de Witsel parece-me um bom jogador e seguro. Claro que gostei dos toques de Garay de Perez e de Nolito, jogadores com o cheiro do futebol Espanhol são outra coisa vamos ver Capedevila.

Jogadores com cocaína/cafeina há muitos conforme diz o rapaz da bata branca” multados ? .Não. Não são comprados por grandes clubes”

Frank disse...

Amigos quanto ao Witsel nao viram muito dele...mas tambem ainda nao teve tempo de mostrar o que vale apenas treinou digo eu 4 a 5 vezes,o Garay e Emerson jogaram praticamente sem treinar o Enzo ja o conhecia da Argentina porque vejo muitos jogos da liga deles e um grande jogador acreditem,quanto ao B.Cesar tal como o Luis vi jogos dele no Brasil e bom jogador e pesadao agora nos resta esperar que se ambiente ao futebol Portugues a que ter calma chegaram um conjunto de bons jogadores ao Glorioso com muitos treinos e ambientacao vao partir a loica toda acreditem,olhando um pouquinho pro lado pros nossos adversarios todos estao com receio do FCP mas atencao a Lagartada ja muitos anos que nao os via tao euforicos na pre temporada ja ganharam tudo eu ate ja vi esse filme do nosso lado with a bad end.
thats it folks. viva o Benfica

Jotas disse...

Na minha opinião, viu-se que o Benfica tem de facto bons valores individuais, mas ainda está algo distante de ter uma equipa.
Nota-se ainda, um certo distanciamento e desconfiança dos adeptos em relação à equipa, longe de se formar uma grande empatia, a tal onda que ainda num passado recente nos conduziu a grandes momentos de felicidade.
Julgo até que há alguma injustiça na desconfiança que também existe para com o treinador, responsável por um futebol a que já assistimos na Luz, de qualidade e magia ímpar e que há muito andou arredada da Luz, no mínimo ele merece o benefício da dúvida.
Mas o futebol é isto mesmo, memória curta, em que a distância entre a besta e o bestial, entre a decepção e a euforia, está normalmente a um pequeno passo de distância.

Nós Sébio disse...

Com efeito, creio que só mesmo o facto de não termos sofrido golos pode ser saudado.

O ataque pareceu-me sempre inconsistente, desorganizado, e o meio campo surgiu com pouca capacidade defensiva e inspiração ofensiva.

Compare-se isto com a pré-época do ano em que fomos campeões e talvez possamos fazer um cálculo acertado do que será a época 2011/12.

Cheira-me que vamos acabar a lutar com os lagartos pelo segundo lugar e não tenho grande fé para o que aí vem.

Dylan disse...

Acredito no Bruno César desde que mude a sua condição física.

ulisses disse...

sairam nuno gomes, weldon e kardec, não entrou ninguém. O lugar de ponta de lança vai ser a nossa fragilidade.

Adalberto disse...

Vi o jogo e, não querendo ser demasiado céptico, não gostei do Benfica.
A equipa mantém-se mal estruturada, sem um fio de jogo, tem muitos jogadores para os mesmos lugares, faltam-lhe soluções noutras posições. Francamente, temo que o jogo de 4ª feira nos venha aclarar um pouco o que vai ser a época. Sinceramente, houve jogadores que me pareceram desenquadrados com as exigências de um grande clube como é o Benfica!

Anónimo disse...

patriarca disse:


Espero que Quarta-Feira o Jorge Jesus não INVENTE, que não se esqueça que este é um jogo para ganhar e que INCUTA nos jogadores o Espirito de Vitória e ele proprio tem que estar ACTIVO nessa perspectiva, que os Sócios e Adeptos do Benfica tudo irão fazer para a partir das Bancadas APOIAREM INCONDICIONALMENTE a Equipa e Empurrá-la para a vitória final.